"Clássicos" - O Primo Basílio - Eça de Queiroz


Acredito que muita gente já tenha escutado essa citação na música da Marisa Monte, eu acho muito bonita essa passagens.


(...) E Luísa tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo conduzia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!
Ergueu-se de um salto, passou rapidamente um roupão, veio levantar os transparentes da janela... Que linda manhã! Era um daqueles dias do fim de agosto em que o estio faz uma pausa; há prematuramente, no calor e na luz, uma certa tranqüilidade outonal; o sol cai largo, resplandecente, mas pousa de leve; o ar não tem o embaciado canicular, e o azul muito alto reluz com uma nitidez lavada; respira-se mais livremente; e já se não vê na gente que passa o abatimento mole da calma enfraquecedora. Veio-lhe uma alegria: sentia-se ligeira, tinha dormido a noite de um sono são, contínuo, e todas as agitações, as impaciências dos dias passados pareciam ter-se dissipado naquele repouso. Foi-se ver ao espelho; achou a pele mais clara, mais fresca, e um enternecimento úmido no olhar; seria verdade então o que dizia Leopoldina, que “não havia como uma maldadezinba para fazer a gente bonita?” Tinha um amante, ela!
(...)

7 comentários:

  1. Amiga sou doida para ler esse livro, até porque eu vi o Filme Brasileiro que foi feito e ADOREI a trama. Muito interessante a história. É algo que te prende. Não sei como funciona o livro, mas deve ser muito bom também. Nossa quero muito ler essa história. Pena que não acho o livro certo para ler, porque tem vários autores que escreveram. Qual vc indicaria ??

    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo gostar desse tipo de leitura. Juro que até tentei gostar quando estava no colegial mas eu abomino. Eu admiro quem o faça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cammyz, vou ser sincera no colegial eu também não gostava não... não tem como gostar quando te forçam uma leitura!!!
      A leitura tem que ser prazerosa, e não forçada neh???
      Bjks

      Excluir
  3. Nossa, confesso, nunca consegui ler esse livro :o( Tenho pavor de clássicos, primeiro, porque detesto as famosas leituras obrigatórias dos colégios e fugi a todas elas. Segundo, porque detesto o linguajar culto, rebuscado e antigo que a maioria dos clássicos apresenta. Então, sem chance. É uma pena. Se pelo menos eles fossem reescritos, com o linguajar atual e moderno, teriam chance de serem lidos por mim.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  4. Belo post guria, confesso que gostei muito do seu blog ^^
    Abraço! \o/

    oleitorsordido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Faz muito tempo que li esse livro. Lembro-me de ter ficado com muita raiva do Basílio. Também que mulher não ficaria? rsrs Essa parte na música da Marisa Monte é esplendorosa! =)

    PS Patty, gostei muito do seu blog também! =) Sou louca pra ler essa saga do Coração de Tinta, gostei muito do filme.

    Fernanda
    http://www.admiravelmundonovoh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse eu já li e é realmente um clássico muito bom :)
    Beijos,Maya :*

    www.designmayaramendes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!