Resenha #11 - Starters - Lissa Price - Editora Novo Conceito


Titulo: Startes
Autor (a): Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Páginas: 367





Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando a Guerra dos Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Velho. Ele contrata adolescentes para alugar seus corpos aos Enders — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o que parecia ser a solução é apenas o começo de grandes descobertas... E Callie terá que lutar para sobreviver.

Uma garota com um escolha terrível. Seus Pais? Mortos Seu Irmão? Doente Sua Saída? Ser Vendida para ser outra pessoa. Em quem ela pode confiar? NINGUÉM.

"Quando os gaviões gritam, é hora de voar."

Starters com certeza entrou para minha lista de "Agradáveis Surpresas Literárias", quando recebi esse livro, apesar de achar a capa linda, pensei "a capa não é tudo", porém não poderia estar mais enganada, a capa é linda e o livro me prendeu de tal forma, que tive que fazer várias anotações com medo de esquecer algum detalhe.

Starters.
Enders.
Renegados.
Inspetores.
O Velho.

Quem gosta de distopias, acredito que vá gostar do livro, para mim o único ponto negativo é que ele deveria vir com um glossário, daqueles parecidos com os que existem nos livros da Irmandade da Adaga Negra, pra quem leu a série sabe do que estou falando. Iria ser mais fácil entender quem é quem, o que é o que (risos). No começo do livro isso é meio confuso, não que não consigamos compreender no decorrer da história, só seria mais prático.

A Guerra dos Esporos dizimou a população dos 20 aos 60 anos, os jovens - Starters e os idosos - Enders, foram considerados grupos de risco, e receberam a vacina antes que a ameaça da guerra biológica se concretiza-se. Com as novas tecnologias os idosos passaram a viver mais, muito mais, e o governo criou uma espécie de lei de proteção aos empregos dos idosos, sendo assim os adolescentes não podiam trabalhar até completar 19 anos.

Com os pais mortos os adolescentes que não tinham avós ou parentes idosos, se tornaram "renegados", caçados pelos inspetores e vivendo em prédios abandonados em condições desumanas. É nesse universo que vive nossa protagonista Callie, ela e o irmão Tyler, perderam os pais na guerra, com o irmão doente Callie não vê alternativa a não ser vender seu corpo a Prime Destinations, só não esperava que sua vida estaria em jogo ao fazer isso.

A Prime Destinations é uma organização que desenvolveu uma tecnologia que tem o poder de adormecer o cérebro dos doadores e colocar no lugar os dos inquilinos, desde forma os Enders podem desfrutar novamente da juventude perdida, o dono desta organização é um homem conhecido como "O Velho" e que ninguém tem ideia de como ele seja, uma vez que o mesmo não se deixa ser visto por ninguém.

Callie em busca de melhores condições de vida assina um contrato por três aluguéis com a organização, sendo que o terceiro tem o prazo de duração de um mês, e é nesse terceiro aluguel que tudo acontece, Callie acorda em uma danceteria, sem saber como foi parar lá e começa a escutar a voz da inquilina dentro de sua cabeça. A partir daí ela começa a reversar com a inquilina o controle sobre seu corpo e nesses momentos de controle acaba descobrindo o plano de sua inquilina, que envolve assassinato e a destruição da Price Destinations, o que coloca sua própria vida em risco. E Callie tem que decidir se ajuda a inquilina em seu plano ou não.

Em alguns momentos eu percebi certa familiaridade com o livro "A Hospedeira" e o filme "Os substitutos", A Hospedeira pelo fato dela ouvir outra pessoa dentro dela e Os Substitutos pela tecnologia que faz com que você ligado a uma máquina controle outro corpo. É um livro rápido, com algumas cenas de ação e embora nossa protagonista tenha atitudes impensadas temos que relevar afinal ela é apenas uma adolescente com o irmão para criar.

Tem é claro ainda um romance velado de Callie por seu amigo Michael, e o relacionamento meio conturbado dela com o Blake um jovem rico, neto de um senador. O final do livro é realmente surpreendente, a autora consegue deixar aquele gostinho de "o que será que vai acontecer" e com toda certeza eu vou querer ler "Enders" que será a continuação da história. Quem sabe descobrimos quem é na realidade O Velho, e qual o seu verdadeiro interesse em Callie.

Eu gostei muito do livro, espero que vocês também gostem.





4 comentários:

  1. Tenho ele aqui, mas ainda não li...
    Eu gostei muito da sinopse, a idéia de doar o corpo para outra pessoa viver minha juventude é interessante e a trama parece ser bem elaborada. Acho que logo devo dar espaço para este livro em minha lista de leituras.

    Só espero não me decepcionar!


    Eve Fowl
    http://sybilspage.wordpress.com/
    http://sakecomsal.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Eve Fowl

    Eve, espero que você goste!!!
    Eu não dava nada pelo livro, mas agora quero ler a continuação... o final muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Sou louca pra ler esse livro,li a sinopse e ele de alguma forma sempre pareceu me agradar.Amei a resenha, gostei muito do seu blog e estou seguindo, quando puder visitar o meu blog, vou ficar muito feliz em receber.
    Beijos,
    Scar
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!