Resenha # 14 - Conhecendo a Série "Fazendo Meu Filme" - Paula Pimenta - Editora Gutenberg





Oi galerinha! Que tal conhecermos hoje a Série "Fazendo Meu Filme" da Paula Pimenta, li essa série o ano passado e me apaixonei pela história da Fani e do Leo, uma leitura infanto-juvenil nacional que não perde em nada para as séries estrangeiras. 

A série é composta por 4 volumes, é gostosa de ler, os livros tem capas muito fofas e bem coloridas, que eu adoro, a diagramação é uma graça cada capítulo começa com a citação de uma frase de um filme.




Fazendo Meu Filme 1
A Estréia de Fani





(...) O problema é que, quando eu estou interessada, não consigo agir naturalmente. Disfarço ao máximo os meus sentimentos, não consigo deixar que o menino perceba que eu estou a fim, como se isso fosse me deixar muito vulnarável, tipo nas mãos dele. E nas poucas vezes em que eles, apesar do meu disfarce, conseguiram perceber e fizeram menção de chegar em mim, eu simplesmente estraguei tudo, desviando o olhar e quebrando qualquer clima que pudesse ter (...)

Sinopse: Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

Fazendo Meu Filme 2
Fani na Terra da Rainha


(...) Parece que eu estou em um sonho. Não. Parece que eu estou em um filme. Um filme sem legendas (...)



Sinopse: O segundo volume do livro Fazendo meu filme apresenta as aventuras de Estefânia Castelino Belluz na terra da rainha. Sim, na Inglaterra! Longe do grande amor, ela passa por momentos de alegria, dor, saudade, tristeza e, mais do que isso, pode conhecer melhor a si mesma. Sem deixar de lado suas amigas inseparáveis e sua família, ela consegue, no outro continente, viver momentos cheios de suspense, revelações, aventuras, descobertas e emoções fortíssimas! Feliz, triste, preocupada, ansiosa, temerosa, otimista, insegura, cheia de si, apaixonada, desiludida, seja como estiver, Fani mostra a cada página deste livro que não é mais aquela menina tão frágil que muitas vezes se escondia por trás de sua timidez.
Mais do que a história de uma adolescente que se encoraja a fazer intercâmbio e morar fora por um ano, este livro fala de um grande e delicado amor. Em meio a uma avalanche de sentimentos e acontecimentos surpreendentes, ela consegue viver intensamente na Inglaterra, conhecendo pessoas que conquistam seu coração e sua amizade para toda a vida. Porém, o melhor filme de sua vida ainda está para ser contado, ou melhor, vivido…

Fazendo Meu Filme 3
O Roteiro Inesperado de Fani


(...) Eu acordei no dia seguinte, completamente confusa. Minha primeira reação foi de susto, meus olhos custaram a reconhecer o ambiente onde eu me encontrava. Quando eu me lembrei que estava no Brasil, tive um sentimento estranho. Aquele quarto não parecia meu,. De alguma forma, aqueles ursinhos de pelúcia da estante não combinavam mais comigo. E a janela estava pequena demais! Levantei para abri-la e dei de cara com vários prédios e uma avenida cheia de carros lá embaixo. Senti saudade da vista que eu tinha até dois dias atrás, do silêncio da rua, do quintal da minha casa. Minha casa. Eu me lembrei que aquela casa não era mais minha... (...)

Sinopse: "Um turbilhão de sentimentos e emoções. Assim podemos definir o terceiro volume de Fazendo meu filme. No mais intenso livro da consagrada série, Fani, agora com dezoito anos, volta da terra da rainha mais segura, mais madura, e logo se dá conta de que já não é mais a mesma menina que viajou para a Inglaterra, cheia de anseios e temores. Agora, as expectativas estão voltadas para o vestibular e o tão sonhado namoro com Leo.
Mas, como em um bom filme, sua vida é cheia de surpresas, alegrias, decepções e conflitos. Estefânia Castelino Belluz terá de fazer escolhas difíceis e corajosas. Seja em confusões no namoro, nas dúvidas do vestibular, nas relações com a família ou com as amigas, Fani passa por várias novas experiências e continua a fazer o seu filme, por caminhos às vezes cheios de romance e felicidade, às vezes duros e nebulosos. A envolvente série, que já conquistou milhares de leitores e leitoras em todo o Brasil, promete, neste terceiro livro, muito mais emoções. E o comovente filme de Fani continua a ser escrito..."

Fazendo meu filme 4
Fani em Busca do Final Feliz




(...) Quando escrevi o roteiro, eu tinha esperança de que o público gostasse. Mas eu certamente não estava preparada para aquilo. Assim que o filme terminou, as pessoas começaram a gritar e a bater palmas de pé, como se fosse um gol do Brasil na final da Copa do Mundo. Mas ali a artilheira era eu (...)

Sinopse: “O destino pode ser cruel, como sua cartomante disse. O amanhã pode não existir, como escrevem os poetas. O mundo pode até acabar, como os cientistas preveem.
Mas nada vai ter força para apagar o meu sentimento. Você pode ir para longe, se esconder, sumir. Mas eu vou continuar te amando. Para sempre.” Depois de uma ríspida separação, Fani e Leo agora têm que seguir caminhos diferentes. Porém, as juras de amor feitas no passado deixaram marcas profundas em seus corações, e, mesmo anos depois, eles ainda sentem as consequências daquele trágico dia.
Será preciso mais um encontro, para que eles possam finalmente entender o que houve e libertar um ao outro? Ou será que isso devastaria ainda mais o seu destino?


Uma leitura deliciosa, apaixonante e para todas as idades, Paula Pimenta ainda deixa os livros mais charmosos ao trazer citações de livros que com certeza você já viu e uma trilha sonora maravilhosa.

Os livros nos conta uma história de amor, de vida e de amadurecimento, o primeiro volume da série de passa todo em Minas Gerais, mas precisamente em Belo Horizonte, Fani está com dezesseis anos e vê tentada a desistir de fazer um intercâmbio na Inglaterra quando se descobre apaixonada pelo melhor amigo Leo.

O gostoso é poder reconhecer cenários que você já viu, eu sou de São Paulo, mas já tive a oportunidade de conhecer BH, reconhecer as músicas citadas no livro, os filmes.

Fani é apaixonada por filmes, principalmente de "amorzinho", como ela mesma intitula e Leo seu melhor amigo gosta de música, ele sempre foi apaixonado pela Fani, mas ela só percebe que também gosta do amigo, quando ele começa a namorar outra garota (acho que isso já aconteceu comigo), o "pré-romance" dos dois é embalado por músicas que Leo grava para Fani na tentativa de fazer com que ela perceba seus sentimentos. 

Só no final do primeiro livro, após situações hilárias repletas de desencontros, é que Leo descobre os sentimentos de Fani por ele e quando isso ocorre Fani está prestes a embarcar para Londres, o livro é repleto de situações que com certeza todos os adolescentes já passaram, as amizades, as descobertas, os delírios, e o final é uma graça digno de uma Comédia Romântica.

No segundo livro o cenário muda e estamos em Londres, Fani está longe dos amigos, da família e de seu amor, porém com um mundo totalmente novo a ser explorado e para conseguir sobreviver ao intercâmbio ela decide não responder aos e-mails de Leo, e aí começa os novos desencontros.

Não pensem que toda a história se baseia no romance entre Fani e Leo, acontece muitas coisas, Fani conhece novos amigos e tem que lidar com o ciúmes dos amigos que ficaram no Brasil, Leo desisti do namoro por carta, mas essa é uma longa história, Fani começa a namorar Christian, que é tudo de bom, a mãe que mesmo distante insiste em controlar Fani, a amiga que fica noiva de seu irmão, e além disso as experiências da Fani no intercâmbio que faz com que ela amadureça, ela comemora os 18 anos em Londres.

Fani retorna ao Brasil no final do segundo livro e no terceiro, ela passa pelos problemas que a maioria dos jovens passam a escolha da faculdade, a mãe quer que ela faça Direito, ao passo que Fani quer estudar Cinema, finalmente ela e Leo reatam o namoro. Porém nem tudo são rosas, Leo se mostra um namorado muito ciumento, principalmente em relação ao Christian, que vira galã de Hollywood. Tem uma passagem nesse livro que me fez chorar...

Acontecimentos fazem com que Fani tome uma decisão muito importante em sua vida, com a ajuda de Christian ela se muda para Hollywood e vai estudar cinema e Leo vai para o Rio de Janeiro estudar jornalismo. Quando voltamos a nos encontrar com Fani ela já está concluindo sua formação em Cinema e já está com 23 anos, em Fazendo meu Filme 4, iremos finalmente ver o enredo da vida de Fani em filme, seu reencontro com Leo e sua história de amor!!!

Eu poderia ficar horas e horas falando sobre esses livros, mas já me estendi demais, os quatro livros somando tem por volta de 1.600 páginas, que vale muito a pena ler.

Essa série é um encanto!!!


Dias tornaram-se semanas,
semanas tornaram-se meses.
E então, um dia, eu fui pra a
minha máquina de escrever, me
sentei e escrevi a nossa história.
Uma história sobre uma época,
uma história sobre um lugar, uma
história sobre as pessoas. Mas, acima
de tudo, uma história sobre o amor.
Um amor que irá viver pra sempre.
(Moulin Rouge - Amor em vermelho)


47 comentários:

  1. Parece uma série bem adolêscente, divertida e interessante. ;))

    ResponderExcluir
  2. @Gabrielly

    Quando eu comecei a ler Gabrielly pensei que não iria gostar, mas é uma leitura tão leve e tão divertida, cheia de dramas adolescentes, que acabei me apaixonando, a serie é uma graça!!!

    ResponderExcluir
  3. AMO a Paula Pimenta, sério! Concordo com tudo o que você disse, Fazendo Meu Filme é uma série ótima, deliciosa de ler!

    Beijos,

    Lulu

    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. @Sefora Silva

    Sefora se você tiver a oportunidade de ler, leia sim, eu amei!!!

    ResponderExcluir
  5. @Blog Amantes de Livros

    Lulu, somos duas, me apaixonei pelo modo dela escrever!!!

    ResponderExcluir
  6. Para ser muito boa essa série, eu to louca pra ler =)
    Assim que der vou comprar o primeiro volume =)

    ResponderExcluir
  7. @Roberta Santos

    Beta, eu amei!!! Compra sim... apesar que eu amo o 2o.livro!!!

    ResponderExcluir
  8. Preciso ler o último, mas os três que terminei, sem dúvida, a-m-e-i! A série é incrível né? ♥
    Ah, essa é a primeira vez que acesso seu blog e amei logo de cara! O conteúdo e o layout são apaixonantes. Garota, você tem um talento e tanto *-* Continue assim! Sabe, vendo o que faz aqui, fiquei com a impressão de que encontrei um refúgio, uma dica bacana, um texto legal, um conteúdo original... Eu nem preciso dizer que eu gostei o seu Blog, não é? Porque eu não só gostei.. eu me encantei, eu amei! O mínimo foi clicar ali e te seguir! Que bom foi ter encontrado seu espaço! *-* Parabéns e muito sucesso, viu?
    Seria uma honra vê-la no meu blog, e se gostar, seguir também! Tem posts novos por lá! Beijos!

    Antes de Sonhar

    ResponderExcluir
  9. @Mariana Solis

    Mariana, fiquei super feliz com suas palavras, mesmo!!!
    Que bom que gostou do blog, estou começando o blog tem um pouquinho mais de 3 meses, mas eu chego lá!!!
    Obrigada pela suas palavras, elas são um incentivo pra eu continuar!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Amiga eu comprei os dois primeitos e jâ estou querendo comprar os outros 2.....todo mundo fala muito bem desses livros e deve ser ótimo mesmo. Vou ver se encomendo eles. Gostei de saber que vc jah leu e n vejo a hpra de terminar de ler pretty little liars. 8 livros nao é mole nào hehehe.....enfim....beijinhos e obrigada por tudo amiga.

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Fiquei com vontade de ler essa série. Sempre tive pé atrás mas, com a sua resenha, fiquei bem curiosa!!!!

    ResponderExcluir
  12. Já li essa série inteirinha, e ela é demais! Particularmente, o meu favorito é o segundo, sobretudo porque intercâmbio é um sonho antigo meu (que será realizado em agosto *_*) e o livro meio que mostrou isso, sabe? Fiquei muito feliz quando vi que vai ser transformado em filme!

    ResponderExcluir
  13. @Silvana Sartori

    Eu adorei essa série Silvana, espero que você goste também!!!
    Quero ver se coloco PPL na minha listinha de desejados!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. :C Adorei o post e fiquei interessada em ler a série.
    Beijos, já estou seguindo no GFC
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda nao li essa serie, mas oh como eu quero pffs!!!
    O problema eh que tenho tantos livros na minha lista de desejos que acabo os deixando pra depois, mas sua resenha me deixou com mais vontade ainda =)

    Adorei teu blog, estou te seguindo!
    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  16. Até hoje ainda não li nenhum livro da Paulo Pimenta, infelizmente :/ Mas não é por falta de vontade viu?! Todo mundo fala super bem dela e agora a vontade cresceu ainda mais hehe Sem contar que as capas da série Fazendo o Meu Filme são lindas né *-* Adorei o post (:
    Abraços,
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ei, tudo bem?
    Eu to bem curiosa pra ler essa série, sabia? Acho as capas uma gracinha e adoro essa literatura mais levezinha! To pensando sériamente em comprar e pelas suas dicas fiquei com mais vontade ainda

    beijos
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. @Fabiola Luz

    Obrigada pela visita Fabiola, essa série é bem legal!!!

    ResponderExcluir
  19. @Carol

    Carol, eu também tenho uma listinha extensa de livros pra ler... mas ela não para de crescer!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. @Jéssica Soares

    Olha Jéssica, é uma leitura tão leve e tão prazerosa, eu super indico!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. @Kel Araujo

    Kel, essa série é muito boa, as capas são lindas e muito coloridas eu adoro!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Ah, quero muito ler esses livros! Parecem mesmo encantadores! =D

    Gloria, Leitura e Pipoca.
    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Patty,
    Adoro leituras divertidas, depois da resenha vou add nos livros que quero lê :D

    Bjs!!
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. @Iris Pereira

    Iris, você não vai se arrepender, é muito gostoso de ler esses livros, pra mim foi uma agradável surpresa literária!!!

    ResponderExcluir
  25. Olá, Patty! o/
    Estou aqui para divulgar o 1º Sorteio do blog Café com Leituras!
    Confira as regras lá no blog.

    Participe e boa sorte! Beijos!
    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, Patty!
    Gostei muito de conhecer o seu espaço, inclusive, já me tornei seguidora. Parabéns!!!
    Muito sucesso, flor!!!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  27. Poxa, não estou no meu momento de séries assim, mas lendo o enredo das histórias, parece-me ser muito legal.
    Li comentários aí em cima também a respeito e fiquei interessada :)

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Eu amo as capas dessa serie. Ainda não consegui ler, pois o preço não está muito convidativo, mas assim que der eu vou comprar.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Sempre fiquei namorando esses livros na livraria .. queria comprar . Vou ver se na feira do livro no meu colégio tem. Adorei a indicação :d

    Crazycherry-sa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Minha querida passando para te convidar para ver minha postagem nova. Cheio de livro novo..Um mais lindo que o outro. Dá uma passadinha para aprecisar. Espero que goste de algum.


    Ahhh e também dizer que resolvi aquela história com a pessoa...de fazer meu blog. enfim...vc sabe ?! hahahaha...

    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Parece ser muito boa a série!
    Amei o post
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. @Tamires Mirele

    Tamires, fico super feliz de você ter gostado do blog, fica a vontade hein, no Coração de Tinta é como coração de mãe, sempre cabe mais um!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. @Luiza Ferreira

    Luiza a série é uma fofa, quando você tiver no clima de algo bem leve, lê Fazendo meu Filme!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. @Sil

    Sil, o triste dos livros no Brasil é o preço, tenho certeza que se fosse mais barato o país iria ler muito mais!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. @Isa e Gaby

    Garanto que você não vai se arrepender, os livros são realmente uma graça!!!

    ResponderExcluir
  36. @Silvana Sartori

    Que bom que resolver a questão do blog, super feliz por você!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. @Mariana

    Mariana, quando tiver a oportunidade leia a série é muito boa mesmo!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Oi, tudo bom?
    Todo mundo fala super bem dessa série!
    Obrigada por prestigiar minha coluna no Blog Refúgio das Palavras!
    Tem post novo no meu blog!
    Beijão
    endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

  39. Adorei o seu blog, gostei muito da maneira como escreve, as fotos e as postagens
    super femininas....
    Tenha certeza de que eu irei te indicar para minhas amigas e leitoras do meu blog

    Também tenho um blog o Não Vivo Sem Esmaltes, um blog que fala sobre moda, tendências,
    cosméticos e maquiagem.

    VISITE E SIGA O MEU BLOG =)

    www.naovivosemesmaltes.com

    ResponderExcluir
  40. Eu gosto de séries adolescentes, acho que vou gostar dessa também. Ainda não li nenhum livro, mas tenho ouvido bons comentários sobre eles.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  41. Nossa! Deve ser mesmo muito legal essa série! Vontadezinha de ler :c

    Bjs e Abçs

    Gabryelfellipeealgo.blogspot.com
    Gabryel Fellipe

    ResponderExcluir
  42. Adoro e indico essa série!! <3
    Parabéns pelo blog está um encanto. Iniciei o meu, dê uma passadinha lá! Bjs!!!

    http://blogliturama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!