Bla, bla, bla #4 - Vamos falar de Plágio?


Olá galerinha, após um episódio bem chato ontem, resolvi desabafar um pouco com vocês, e aí o que vocês acham "Vamos falar de Plágio?"

Segundo o Wikipédia Plágio é:
O ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença à outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

A velha frase “Na vida nada se cria tudo se cópia” que pode até parecer engraçada em determinados momentos, perde totalmente a graça quando encontramos uma pessoa levando os créditos por uma criação nossa. Ontem uma parceria do blog teve uma de suas resenhas plagiadas e só ficou sabendo por que a editora com a qual ela tem parceria avisou, e qual não foi minha decepção ao constatar que várias outras resenhas divulgadas blog literário (plagiador) também eram plagiadas, eu mesmo seguia esse blog, não vou citar nomes porque o intuito do post não é de denúncia e sim de desabafo. 

Muitos de nós blogueiros levamos muito a sério nossos blogs, muito de nós dividimos nossa rotina entre trabalho, estudos, família, leituras e o blog, quantas vezes nós nos vemos sem tempo de postar algo interessante, ou quantas vezes perdemos horas de sono para terminar aquela resenha, aquele texto ou mesmo uma notícia, às vezes o blog fica sem atualização por conta da falta de tempo, porém nada justifica alguém se apossar de um trabalho que não é seu. 

Se você viu algo interessante em algum blog, e quer publicar o conteúdo no seu, entre em contato com o autor, peça autorização e dê os devidos créditos, essas são práticas simples utilizadas por pessoas de boa índole. Acredito que todos nós gostamos de servir de inspiração, é bom saber que gostaram do que escrevemos, porém cópia não é inspiração.

Plágio é crime segundo o Código Penal Brasileiro, o tema é tratado no Título Crimes Contra a Propriedade Intelectual, o artigo 184 diz: Violar direito autoral: Pena – Detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. É claro que para nós blogueiros é muito difícil comprovar o crime de plágio, pois nossos textos e resenhas não são registrados, porém podemos denunciá-los na Blogsfera esperando que ele tome consciência de seus erros.

Vamos dar um CTRL ALT DEL em todos os adeptos ao CTRL C+CTRL V, eu darei e você?





23 comentários:

  1. Oi amiga.
    Pois é, passei o dia ontem pensando nisso. Muito chato o que aconteceu com nossa parceira. Eu fiquei revoltado em saber que o blog plagiador ainda colocou a culpa nos moderadores, dizendo que não revisava resenhas, sendo que algumas estava assinadas pela própria dona do blog. Que coisa horrível ficar se lucrando em cima da criatividade e do trabalho dos outros. Acho que além da multa, o blog tinha que sair do ar. Imagina só quantos blogs não estão sendo plagiados e nem sabem. A pessoa não se deu nem ao trabalho de ler o livro, simplesmente achou a resenha legal, copiou e colou no blog. Ai, tô muito decepcionada. Eu também seguia o blog, mas já fiz questão de excluir e de deixar de curtir a página no face.
    Adorei seu texto amiga, disse tudo da maneira mais clara possível.

    Beijos
    Jéssica - Ela e Seus Livros
    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  2. Hey flor!

    Lamentável isso. Fico até me sentindo mal por talvez seguir este blog, já que não sei qual é. Pelo amor de Deus, dá trabalho fazer todo e qualquer post, e os outros copiam? AFFZ

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quanto mais o blog é acessado mais gente fica plagiando.É sempre assim.
    É uma pena porque desincentiva a blogueira a continuar o trabalho por ficar pensando que vão ficar copiando o trabalho dela sempre,mas não desista querida.
    Seu blog é lindo,seus posts maravilhosos e ninguém pode roubar a sua personalidade.Suas postagens trazem a sua emoção da hora e isso mesmo plagiando não se consegue (Y)

    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que situação chata em! Penso que muitas dessas pessoas nem sabem a gravidade do que estão fazendo, mas isso não justifica fazer. Realmente, muitas vezes paramos para ler coisas novas, assistimos vários filmes e até gastamos para ter um bom conteúdo em nosso blog. Não é legal quando alguém simplesmente vem e copia e ainda ganha os créditos.

    Abrs!
    http://ramonbatista1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. É lamentável que existam tantas pessoas desonestas nesse mundo, que ajam tão de má fé, e só querem se dar bem as custas dos outros. Acho que eles não pensam no trabalho que a pessoa teve pra fazer a resenha, ou até outras coisas também, e saem por aí copiando. Dá até um desânimo você ver todo o seu trabalho sendo copiado e levando créditos como se fosse de outra pessoa. Mas queria dizer pra você (e o blog que foi plagiado) não se desanimarem, porque o trabalho de vocês é ótimo, vocês tem muitos seguidores fiéis, e nada vai tirar isso de vocês.
    Só acho que o blog deveria ser tirado do ar, e a dona não deveria poder criar outro. É realmente triste que uma pessoa aja tão de má fé com outro, abomino esse tipo de atitude.
    Beijos (:

    ResponderExcluir
  6. Oi Paty!!
    Que noticia horrível, sou seguidora do blog que foi plagiado e entendo essa injustiça... Uma pessoa fazer um blog e copiar resenhas de outras pessoas é mega errado. Imagino a força e foco que donos de blogs tem de manter eles atualizados, com resenhas ou com posts, sigo alguns e sempre vejo este detalhe " se gostou e quer publicar peça autorização e dê os créditos" não foi você que escreveu, como pode fazer isso?? Não compreendo mesmo.
    Mas espero que seja um fato isolado, e que ela nem ninguém desanime e que a partir de agora as pessoas prestaram mais atenção e com certeza não farão mais plágio.

    ResponderExcluir
  7. oi Patty, ótimo desabafo. eu também fiquei super decepcionada por esse problema, porque também seguia aquele blog. Não há nada que justifique o plágio, que na verdade (nunca, nunquinha mesmo) o plágio. É revoltante mesmo!
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Patty amiga obrigada pelo apoio viu, nossa eu chorei tanto ontem de raiva...
    Pedi perdao a Deus pelas coisas que pensei pois a minha vontade era de ... deixa pra lá
    O Google me respondeu me pedindo mais detalhes e já encaminhei com todo o prazer, espero que ela nunca mais faça algo tão vergonhoso na vidinha dela, o recado pra ela ta dado!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Patty :)

    Realmente isso é lamentável, eu já fui plagiado duas vezes e fiquei muito triste em saber que um dos blogs era meu parceiro acredita ? eu acho que como você disse ninguém tem o direito de tomar posse do trabalho de outra pessoa, indignado aqui hahaha, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Patty! :)
    Post muito pertinente depois do que aconteceu ontem com nossa querida parceira Dani. Isso é um absurdo. Onde uma pessoa como esta pensa que irá chegar? Dá muito trabalho manter um blog, apesar disso, levo o meu como se fosse uma diversão para mim. Adoro ler, e falar dos livros para várias outras pessoas é um prazer para mim. Aí você acaba perdendo o sentido da coisa. O que ela queria ou pensava ao sair copiando as resenhas por aí? O que ela acha que ia ganhar com isso?
    Esse mundo tem cara morador, viu? Espero que ela perceba a burrada que acabou fazendo e mude suas atitudes a partir de agora.

    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi gente,
    não sabia do ocorrido, mas apoio vocês 100%, podem contar comigo!!! Tem espaço para todo mundo, não existe necessidade de fazer isso. Dani, isso só prova que você escreve muito bem, tanto que querem lhe copiar.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Patty!

    Nossa deve ser muito chato isso a gente fica horas e horas pensando no que vai escrever sobre o livro daí aparece uma pessoa e simplesmente copia e cola no blog dizendo que é sua isso é muita falta de verginha na cara, não sei qual é o blog mas talvez já tenho até seguido !

    ResponderExcluir
  13. Nossa Patty que chato isso, nem sei que blog foi esse que copiou e nem o blog que foi copiado... talvez eu etá siga o blog que copiou sem saber, mas de qualquer forma força para a dona do blog que foi copiado... Esse tipo de coisa é muito chato e eu fico cada vez mais horrorizada com esse tipo de situação, pois nós blogueiros como você mesma disse temos trabalho, casa, filhos para cuidar, estudamos e ainda encontramos tempo para publicar as coisas nos blogs ai vem uma pessoa dessas e copia tudo... Nossa Deus me livre... espero sinceramente que tirem o blog da copiadora do ar... porque afinal de contas ela não tem nem trabalho para fazer publicação a não ser control C e control V e isso para mim não é trabalho... é sugeira. Xero!!!! Ótima postagem...

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Foi uma coisa bem chata né Patty?
    Tem gente que não se contenta com o que tem... é aquela velha frase... a grama do visinho é sempre mais verde.
    Triste.
    Pelo menos tudo já foi resolvido.

    ResponderExcluir
  15. Patty:
    Que notícia desagradável, o que aconteceu com a Dani.
    Fiquei chocada e muito chateada, pois ela é minha parceira e uma amiga especial.
    Eu adicionei no meu blog, um código que não permite cópia, assim evito (ou pelo menos, tento) o plágio.
    E já publiquei um post sobre plágio, porque já vi muitos blogueiros que copiam textos alheios e assinam embaixo.
    Se tiver curiosidade, meu post tem algumas explicações sobre como descobrir o plágio e fazer denúncia.
    Segue o link = http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/2013/07/um-conto-sobre-plagio-versao-em.html
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  16. Achei bem chato a situação também. Nada justifica você pegar algo do outro e dizer que é seu. Eu acho que quando se tem um blog você tem que postar as coisas de acordo com sua opinião.
    Beijos

    http://viciosdeumabaiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Acho um absurdo copiar o trabalho dos outros. Se não tenho tempo ou inspiração para escrever, prefiro ficar sem postar, mas jamais copiaria dos outros.


    Adorei o seu blog! Estou seguindo.

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br
    *Ficarei feliz com uma visita sua ao meu blog!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. É mesmo lastimável copiar o trabalho de outra pessoa e não dá os devidos créditos a ela.As pessoas se esquecem que PLÁGIO É CRIME,mesmo no mundo virtual.Se vc tem um blog,seja autêntico e dê sua opinião sem receio...triste com a situação...Bjos

    ResponderExcluir
  19. Oi Patty! Como vai? Gostei do blog, parabéns! Já curti e segui.. O blog tem twitter, pra seguir também?? heheeheh enfim, esse tema é ótimo para discussão.
    Na verdade, é um tema para explicar por quê nós, blogueiros corretos, estamos certos u.u kkkkkk pois ao meu ver, são pessoas de má índole que cometem esses atos.. Pois como você disse, nós nos doamos ao blog, temos que dividir o tempo com família, trabalho e etc, e é uma falta de vergonha quando isso ocorre né? uma vez me plagiaram, no meu antigo blog.. fui lá e armei o barraco no blog, falei que ia denunciar e tomar as atitudes dentro do meu direito.. o cara ficou com medo e excluiu o blog.. Hahahaha Enfim, acho é pouco, quem mandou agir de má fé? hahaha
    Mas é legal discutir sobre isso, e devemos ficar atentos à estes espertinhos por aí.. :)) Abração,. e ótimo blog!

    Luis Fernando
    http://www.novelodeletras.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Esse assunto está em alta nos últimos dias, eu vi a revolta da menina que teve uma resenha plagiada e a descoberta depois de vários blogs fazendo isso, e não acredito que ainda tem gente que realmente acha que nunca vai ser descoberto, alguém algum dia vai perceber e fico muito chateada em saber que ainda tem gente que é capaz de fazer isso.
    Muito legal você abordar o assunto!
    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Patty!
    Eu tb já deixei de seguir o tal blog, e fiquei chocada com a cara de pau da mocinha lá!
    Além de ser uma falta de respeito com quem fez a resenha é falta de respeito também com os leitores, que pensam estar lendo uma opinião verdadeira da pessoa e é enganado!
    Muitas vezes eu olho as resenhas antes de comprar um livro, mas depois que acontece uma coisa assim eu já nem sei se posso confiar nas opiniões que leio por aí...

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente, ainda há pessoas assim, que se apropriam de ideias alheias. O que nos resta fazer, é denunciar, para que esse tipo de situação ocorra o mínimo possível. Pode até existir um lado positivo disso, como diria outro ditado: o inteligente cria, e o burro copia.

    @lucasgrima

    ResponderExcluir
  23. ctrl c + ctrl v tornou-se uma prática comum, infelizmente. É uma pena existir tantas pessoas agindo assim. E claro, a pessoa que é plagiada não pode fazer muito além de desabafar.
    É tão gratificante você criar algo seu, um texto bem elaborado, um poema, um conto... E tão desolador ver outra pessoa apoderando-se dele.
    E o bom senso? É uma pena poucas pessoas lembrarem-se de utilizá-lo.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!