Resenha #39 " Liberta-me" - Tahereh Mafi - Novo Conceito




Título: Liberta-me
Autor (a): Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632353
Ano: 2013
Páginas: 448




Sinopse: Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante.

Vou contar um segredo para você.
Eu não me arrependo do que fiz. Não me arrependo nem um pouco.
Na verdade, se tivesse a chance de fazer de novo, sei que faria certo desta vez. Eu atiraria bem no coração de Anderson.
E iria gostar.
A Maldição do Segundo Livro existe?
Quando comecei a ler Liberta-me que é segundo livro da trilogia escrita pela autora Tahereh Mafi, essa era uma pergunta que rondava meus pensamentos, quando acabei de ler Estilhaça-me e Destrua-me minha empolgação com a série era enorme e fiquei com muito medo de me decepcionar com o livro, porém para meu alivio o livro se mostrou consistente, muito bem escrito e cheio de surpresas e reviravoltas, os pensamentos e sentimentos de Warner estão bem mais presentes nesse livro, e o triângulo amoroso, Adam, Juliette, Warner, ganha um elemento surpreendente.

Longe do Restabelecimento, livre de ser transformada em uma arma e com a possibilidade de viver sua paixão com Adam, podemos pensar que a vida sofrida de nossa protagonista tenha chegado ao fim, doce ilusão, se a vida de Juliette já era difícil, agora com a eminência de uma guerra, ela tende a piorar, em Liberta-me, Juliette além de se preparar para a guerra propriamente dita, trava uma guerra interior, entre o que ela deseja e o que é correto fazer. 

Ela está no Ponto Ômega juntamente com outras pessoas que possuem habilidades especiais, liderados por Castle, tendo como braço direito Kenji, um jovem que serviu ao exército de Warner juntamente com Adam, e que merece um destaque todo especial, Kenji é um personagem muito cativante os raros momentos de descontração presentes na história partem dele. No Ponto Ômega, Juliette é forçada a descobrir o seu verdadeiro potencial, e acaba constatando ser muito mais perigosa para os que a cercam do que imaginava, inclusive para Adam.
Meus ossos, meu sangue, minha pele.
Eu disse a ele que era uma teoria interessante. Disse a ele que sempre me vi como um tipo de versão doentia de uma planta carnívora, e ele falou:
- Ah, MEU DEUS. Sim. SIM. Você é exatamente assim. Caramba, sim.
Bonita o bastante para atrair a presa, ele disse.
Forte o bastante para apertar e destruir, ele disse.
Venenosa o suficiente para digerir as vítimas quando a carne entra em contato.
A autora conseguiu mais uma vez equilibrar muito bem os temas propostos no livro, com uma narrativa envolvente, porém mais madura, o segundo livro nos traz a relação distópica muito mais latente, os sentimentos dos personagens muito mais aflorados e o triangulo amoroso perturbador. O único ponto negativo que tenho que ressaltar é a indecisão de Juliette e seus conflitos internos, a quantidade de idas e vindas, sei e não sei, faço e não faço, aquela sensação de "eu sou a coitadinha", acabou se tornando irritante, pois foi um tema demasiadamente explorado pela autora.

Porém o conjunto me deixou bem contente, eu realmente gosto da narrativa da Tahereh, em Liberta-me a narrativa não está tão floreada como em Estilhaça-me, que foi repleto de metáforas, porém continua muito fluída. A diagramação continua muito boa, com as páginas amarelas e as letras grandes, a capa ficou um pouco a desejar, os parágrafos curtos ditam o ritmo dos acontecimentos, e só nos resta aguardar o último livro da trilogia para conferir o final dessa série que conquistou vários fãs.

 "- Nos dias mais escuros, você tem de procurar um ponto de luz; nos dias mais frios, você tem de procurar um ponto de calor; nos dias mais desoladores, você tem de manter os olhos para frente e para cima e, nos dias mais tristes, você tem que deixá-los abertos para permitir que chorem. Para, então, permitir que sequem. Para dar a eles uma chance de lavar a dor, para verem com frescor e clareza mais uma vez."






22 comentários:

  1. Olá Patty :]
    Eu li Estilhaça-me há algumas semanas atrás e achei muito interessante a escrita diferente da autora e a história em si, mas MUITAS vezes esse papo de "eu sou a coitadinha" irrita mesmo, pena que encontrarei em Liberta-me um pouco disso :\
    Mas mesmo assim espero gostar da continuação.
    Beijos e até mais.

    ResponderExcluir
  2. Patty, não faz isso comigo! Eu ainda não li o primeiro e vc já colocou resenha do conto e do segundo, aí eu fico doida pra ler mas tenho medo de ler spoilers! hehe...
    Eu tava desanimada de ler esse livro, mas depois que vi que vc tá lendo um atrás do outro, me animei e Estilhaça-me será minha próxima leitura, assim que eu terminar Os Instrumentos Mortais!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente eu acredito na história da maldição do segundo livro de seérie, e fico muuuito feliz que não tenha acontecido com essa série. rsrs

    Adorei sua resenha, achei bem objetiva, destacando pontos que são importantes, ao passo em que não revelava coisas que pertencem à história.

    Beijos
    @clicandolivros
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie :)

    Nossa eu estou doido para ler Estilhaça-me tenho certeza de que vou adorar pois todos falam super bem e sua resenha provou que a maldição do segundo livro passou bem longe desse hahaha !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Patty adorei seu ponto de vista sobre o livro.. magnifico... eu sou tão apaixonada pela escrita de Tahereh que nem me deparei com pontinhos negativos e devo concordar com você sobre a indecisão de Juliette. Eu amei demais conhecer o Kenji me diverti demais com ele. Fora algumas lições que ele deu em Juliette que foram precisas e totalmente necessárias. enfim. Vamos aguardar o fim da história... confesso que estou com medo e muito ansiosa rsrsrs Xero!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito desse livro, justamente pela maior participação do Warner, e quer saber? Eu quero que a Juliette fique é com o Warner, seria um final surpreendente (:

    ResponderExcluir
  7. esse livro é ótimo. Ganhei o meu e comprei o primeiro pra ler antes de iniciar minha leitura nele. Agora, aguardo ansiosa pelo 3 volume, porque em pdf eu nunca consigo baixar =/
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente ainda não li nenhum livro da série, mas estou louca pra ler porque além da estória me atrair muito eu sempre vejo resenhas positivas, amei sua resenha, parabéns!

    Beijos <3
    http://pomardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Como eu havia dito, esperava muito de Estilhaça-me. Pela avaliação e a resenha, consigo notar um avanço na história. Sou obrigado a concordar que essa capa ficou MUITO a desejar. Poderiam ter caprichado, já que a primeira é lindíssima.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia essa de maldição do segundo livro hehehehe, ainda bem que esse ai nao se encaixou, ne?! Não li nenhum livro dessa trilogia ainda, mas fiquei intrigada.Vamos ver, quem sabe não me arrisco.

    Beijos

    Livros e Café

    ResponderExcluir
  11. Ai, eu também não vejo a hora de ler o fim da trilogia. Se tornou uma das minhas favoritas, a escrita é super diferente e me encantei com a historia e com o Warner, que se destaca muito nesse livro, ao meu ver.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Primeira resenha que leio de Liberta-me. Eu gostei de ler Estilhaça-me, mas não será um dos meus favoritos. Mesmo assim sou super curiosa para ler Liberta-me, mas vivo adiando!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com


    ResponderExcluir
  14. oi Patty. Confesso que não li sua resenha toda, só o inicinho e o final, porque ainda não li Estilhaça-me. já tenho os dois livros, mas ainda não deu tempo, rs,
    Bom saber que a história continua boa e bem escrita, e espero que esses dramas interiores da mocinha não estraguem nada, rs
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Patty! Tudo bem?
    Terminei de ler "Estilhaça-me" recentemente e não achei o livro tããão sensacional quanto eu estava esperando, mas o final me deixou bastante curiosa para ler a continuação. Realmente, eu sempre fico me perguntando sobre a tal maldição do segundo livro e é bom saber que "Liberta-me" não é assim :) Ainda assim, para a continuação eu só quero saber de uma coisa: sobre o Kenji haha Foi o personagem que eu eu mais curti e espero que ele tenha mais destaque! Curti a resenha (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Patty, tudo bem?

    troquei Como eu Era Antes de Você por Estilhaça-me na Bienal, tava doida para ler essa série, mas ainda não comecei. Pelo que leio pela blogosfera, Estilhaça-me é muito bom, mas Liberta-me deixa um pouco a desejar. Só vou poder saber lendo, né? =P. Agora, alheio ao livro ser bom ou não, a capa de Liberta-me é o ó!!! Zoom máximo na modelo de Estilhaça-me, né? huahuahuahua =P.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Patty! To sumida, né? Rs! Cara, eu quase comprei o livro na bienal, mas por não conhecer a história não comprei, mas agora sabendo do que se trata eu quero! Isso aconteceu com vários livros! Rsrs! Beijoooo! mygirlyandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Patty Santos, sabe que acabei de comprar esse livro por sua causa, né?
    Não sei mais o que faço com vocês, vou falir. Kkkkkkkkkkkk!!!
    Sério, apesar de não ter gostando muito de "Estilhaça-me", você acabou de me fazer dar uma outra chance pra essa história. :)
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Paty!! Tudo bem??
    Sabe aquela distopia que você está morrendo de curiosidade de ler...Pois então para mim é essa...
    Não pude ler o primeiro livro ainda e já li várias resenhas positivas sobre o livro, mas como tenho outras séries na frente e outras que tenho que completar ainda não pude comprar esta. Mas dei uma " espiadinha" na sua resenha, o que somente aumentou minha curiosidade!!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  20. Ahhhh eu não achei que a capa deixou a desejar. Eu adoro essa capa! Pra mim é a mais bonita da série.
    Estou ler pra ler esse romance distópico, e confesso que li sua resenha morrendo de medo de spoilers. Mas não os encontrei, para meu alívio.
    Estou louca pra saber como a autora desenvolve a sua narrativa e os personagens, principalmente os outros com poderes.

    ResponderExcluir
  21. Aaaaaah, eu nçao queria ler a resenhaa, mas não contive minha curiosidade!! Pelo menos não teve spoiler né? hahah Estou louca pra ler esse livro desde que li os outros, amo essa séria e ficou curiosíssima pra saber o que vai acontecer, eu não gosto muito de distopias, mas esse é muito boom!
    Enfim, amei a resenha, estou cada vez mais curiosa e ansiosa pra ler esse livro! (:

    ResponderExcluir
  22. Uma das muitas séries distopicas que eu mais quero ler, já várias resenhas do primeiro livro e falam que é muito bom a primeira resenha do segundo livro que eu leio e posso dizer que não encontrei spoirles e amei a resenha amo triangulos amorosos mas acho meio chato a personagem se achar a coitadinha e ficar no meio termo !

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!