Resenha #46 "Filho das Sombras" Juliet Marillier - Butterfly Editora



Título: Filho das Sombras
Trilogia: Sevenwaters 2
Autor (a): Juliet Marillier
Editora: Butterfly
ISBN: 9788588477995
Ano: 2013
Páginas: 608


Sinopse: O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos...
Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história da jovem Liadan, que, tal como sua mãe, Sorcha, herdou a habilidade de falar com os espíritos da floresta, os quais lhe segredam que ela deve permanecer para sempre em Sevenwaters, se quiser que as Ilhas Sagradas sejam retomadas dos bretões.
Os clãs estão mergulhados numa grande guerra, onde um misterioso homem é temido e reconhecido como um mercenário feroz. E, assim como sua mãe no passado, Liadan acaba por capturada e sente-se cada vez mais atraída pelo ser sombrio, apesar de saber da maldição da profecia que Seres da Floresta lhe preveniram...


- Uma história não tem uma única verdade. Ela simplesmente conta o que o ouvinte escolhe ouvir.
Filho das Sombras é o segundo livro da trilogia Sevenwaters, no primeiro livro, Filha da Floresta, mergulhamos na história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, que enfrenta perigos e desafia o grande mal, para libertar seus irmãos de um feitiço que os transformou em Cisnes. No segundo livro dessa belíssima trilogia, embarcamos na história de Liadan, uma jovem de dezesseis anos que não só herdou da mãe a aparência como também seu dom de conversar com os Seres da Floresta, o jeito com os unguentos, ervas e a cura e o elo de se comunicar com o irmão gêmeo Sean através do pensamento, além disso possui a benção ou para alguns a maldição de ter visões como seu tio Finbar.

No começo da história há uma sequência de acontecimentos que abalam a estrutura de Sevenwaters, e a certeza que o grande mal retornou é sentida por todos, os Clãs estão em guerra, além disso um mercenário conhecido como o Homem Pintado, está causando mortes nos arredores de Sevenwaters. Os Seres da Floresta deixam bem claro que para enfrentar esse mal, Liadan deve permanecer em Sevenwaters para que a profecia se cumpra. Nossa protagonista se vê então entre seguir seu coração e sua obrigação, e fará de tudo para proteger sua família e seu amor. Não se curvará aos mandos de desmandos dos Seres da Floresta, e encontrará um caminho para que a profecia seja cumprida, sem que ela precise abrir mão do mais deseja.
- Muitos cairão - respondeu o druida. - Muitos morrerão pela causa, como sempre. Aqueles que têm o mal no coração se fortalecerão. Sevenwaters chegará ao ponto de perder praticamente tudo, família e floresta, coração e espírito. Mas haverá uma maneira.
- Não no seu tempo. Haverá alguém que não será bretão ou de Erin, e ao mesmo tempo será as duas coisas. Essa criança carregará a marca do corvo e será através de sua intervenção que as Ilhas serão salvas, e o equilíbrio, restabelecido.
Os personagens nesse livro são muito bem construídos, nossa protagonista é uma jovem forte e destemida, que enfrenta suas provações com a cabeça erguida, porém ao mesmo tempo é insegura, o que faz da personagem bem real. O Homem Pintado é um enigma, sem passado, sem história, que é carrega consigo o peso de uma infância marcada pela morte e pelos maus tratos, esse personagem me cativou, a autora tem o poder de criar personagens reais, com dilemas profundos e humanos, o Homem Pintado ou Bran como Liadan o chama, apesar de ser um mercenário e ganhar a vida matando por dinheiro, tem um código de honra, não é perfeito, mas me cativou completamente.

Conforme a leitura do livro evoluía, tentava imaginar quem seria o personagem que dava origem ao título, já que nossa protagonista é uma mulher, quem seria o Filho das Sombras? A autora não deixou essa dúvida sem resposta, assim como várias pontas soltas e histórias secundárias foram fechadas neste livro, apesar de Liadan passar por provações, nenhuma delas chega perto do que Sorcha viveu no primeiro livro, e mesmo assim o livro é lindamente doloroso, vários personagens pelos quais me apaixonei morrem, as cenas são tão bem descritas e emocionantes que me fizeram chorar, pura crueldade da autora, que escreve com tanta maestria que faz com que nos apegamos aos personagens de forma tão singular.

O que percebemos nesse livro é que as aparências podem nos enganar, somos o conjunto de nossas ações e de nossas escolhas, e nosso futuro é moldado com base nelas e por elas seremos julgados.

O livro é uma bela sequência e é necessário sim a leitura do primeiro livro para entender os acontecimentos do segundo, como no primeiro os capítulos são extensos e ditam o ritmo do livro, porém a trama acontece logo no começo o que nos tira a sensação que a leitura é arrastada. Mais uma vez tenho que dizer que a diagramação do livro é perfeita, e segue o estilo do primeiro livro, encontrei poucos erros de revisão, que em não desabonam em nada o livro e a capa é absolutamente linda.

Com certeza Filho das Sombras é um dos melhores livros que li em 2013, e também chegou até minhas mãos pela parceria com a Butterfly Editora, que está de parabéns, eu me apaixonei pela história e estou aguardando ansiosamente pelo próximo livro, Filha da Profecia, e nem preciso dizer que mais que recomendo a leitura dessa trilogia.

- Sou o bater de asas de um cisne no ar. Sou o segredo das pedras. Sou a ilha no meio do mar agitado. Sou o fogo que paira sobre a cabeça do profeta. Não pertenço a este mundo nem ao outro. E, ao mesmo tempo, sou um homem. Tenho sangue em minhas mãos. Já amei e já perdi. Sinto sua dor e conheço sua força.



Book Trailer



Acompanhe a Butterfly Editora nas redes sociais




27 comentários:

  1. Oi, Patty! :)
    Adorei sua resenha. E fiquei muito feliz por saber que é tão bom, porque já estou com os dois livros para ler lá em casa. A editora me enviou e chegou ontem. \o/
    São lindos, né?
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa preciso ler logo esse livro, Filha da Floresta é lindo, e o segundo tem tudo pra ser ótimo, adorei sua resenha amiga!
    bjkas

    ResponderExcluir
  3. Mais uma trilogia, que apesar de não ser o meu tipo de livro preferido, fiquei interessada nesse. Espero que quando o leia eu me apaixone. Bjokas =D

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro a capa dessa série e vocês me deixam curiosa porque não sou leitora assídua de fantasias.
    Mas a premissa dos dois livros é bem interessante.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Uh, sem sombra de dúvida sua resenha me instigou a ler esse livro,
    nossa parece realmente ser muito bom... Já havia me apaixonado pela capa anteriormente, agora me vejo mega curiosa pelo enredo, com certeza entrou para a lista de desejados.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que lindo livro ,Patty *-*
    Sou suspeita para falar que gosto de suas resenhas porque até agora elas me incentivam a gastar dinheiro com mais livros que não conheço. Sei que esse é o segundo livro,mas achei ele tão perfeito quanto a primeira resenha (:
    Não tenho pressa para comprar esses dois porque não estou no clima do livro,mas assim que tiver um dinheiro sobrando vou querer conhecer a história dessa autora! *-*

    ResponderExcluir
  7. Patty, parece ser uma ótima série pra quem gosta de aventura e tem um pouco de romance também *_*
    Vou ler com certeza.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Mais um que vai entrar pra lista. Ainda mais vc dizendo que foi um dos melhores de 2013.
    Mas ainda não li Filha da Floresta, então vai demorar um pouco até ler este.

    Beijos

    Juliana Lira- Reticências...
    http://www.reticenciando.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Patty...
    Esses dias estava passando na Nobel e vi os dois livros, só não comprei por falta de dindin... Eu quero tanto ler essa saga.... Adorei a sua resenha super bem elaborada, desenvolvida e de uma maneira que nos faz querer correr e comprar logo esses livros... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro definitivamente parece ser maravilhoso, li de "incherida" a resenha porque nem li o primeiro livro da trilogia, mas fiquei tão curiosa que precisava ler a resenha e agora preciso ler o livro!
    Vou dar um jeito de comprar logo o primeiro livro para ler, porque realmente parece ser muito bom.
    Ainda mais que é meu gênero literário preferido ^^
    beiijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Aiiii Patty....... como faz???? Estou doida para ler este livro.... Jesus, vou ter de sair correndo para comprar os dois volumes e passar a noite em claro lendo... você é má por me fazer querer tanto assim um livro, tendo eu tantos aqui para ler!! hahahaha

    Beijos querida, parabéns pela resenha!

    escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Flor não li a resenha pra não pegar spoilers do primeiro, mas se você marcou como favorito deve ser bom demais!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa não sabia que esse livro era tão bom, já tinha visto várias coisas dele, mas nenhuma resenha. Agora fiquei com muita vontade de ler!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa eu realmente estou muito ansiosa para a leitura deste livro, ops desses livros, vocês sempre falam dele no bate-papo e eu não meu aguento mais de tanta curiosidade! OMG!!! Deu para perceber que vou chorar horrores, e que a estória e bem intensa! Depois de papos e mais papos sobre o livro e esta resenha MARA com certeza esta na minha Listinha de 300 metros de leitura!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha Patty... Nunca li nenhum livro dessa editora mas espero poder ler logo.
    abraços!!!
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie sua linda =)
    Gosto muito de vim no teu blog, apesar de está sumidinha, rs, mas ele é tão clarinho me dá uma sensação boa aqui!
    Gostei da tua resenha, como sempre bem elaborada, essa é uma série que quero acompanhar, espero conseguir eles logo, espero gostar tanto quanto você!
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  17. Espero ler logo os dois livros da linda continuação.
    Amore, eu me encnto por livros assim, sabe? Sempre que vejo fico fascinada, definitivamente é meu gênero favorito!

    Beijos, um ótimo fim de semana :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Patty,
    tudo bem?
    Eu gostei muito das resenhas sobre o primeiro livro. Essa é a primeira que leio sobre a continuação. E seus comentários me deixaram bem animada. E melhor livro de 2013? Não precisa dizer mais nada, tenho que ler!!! Já coloquei na minha lista.
    Beijos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adorei a sua resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler Filha da floresta. Os dois parecem livros ótimos, e mal posso esperar pra ler! Esse gênero de livro é fantástico e esse livro parece incrível! To ansiosa pela leitura, tenho certeza que vou amar!
    Beijos ((:

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    menina eu estou doida para ler este livro.
    Li a filha da floresta faz pouco tempo e gostei mto.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  21. A resenha está perfeita. Já me indicaram muito esse livro, só que até hoje eu não consegui lê-lo.

    ResponderExcluir
  22. Patty,

    Conheço os livros mais nunca tive interesse em ler nada deles...Acho que essa é a primeira resenha que leio dele e você falou tão bem do livro..Achei Incrivel sua resenha...Porém a história não me agrade e me prende ;)

    ResponderExcluir
  23. oi Patty, estou louca por esse livro! Me apaixonei por Filha da Florestsa, que nãos ai da minha cabeça, apesar de te-lo terminado há umas duas semanas. Gostei de saber que a Liadan não passa por tantas provações como a Sorcha, porque, nossa, aquela sofreu, viu! E quem vai morrer? Não me diga que será a Sorcha ou Red!!!! Aí morro junto! Imagino que o Liam morra em algum momento da trilogia, porque o Finbar disse que os filhos da irmã seriam os herdeiros de Sevenwaters, então já estou preparada pra isso,rs
    Amei sua resenha, que me deixou com ainda mais vontade de ler o livro!
    beijos

    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá Patty!! Quase impossível não ficar morrendo de vontade de ler este livro, com uma resenha tão positiva como esta sua, não li nenhum livro com este tema e isto despertou minha curiosidade...
    Adorei demais este livro, e com toda certeza este livro já esta na minha lista de desejados, pois amo flores também!!

    ResponderExcluir
  25. Resenha muito boa e que se completou com o BT. Vou querer ler com certeza.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  26. Já ouvi falar dos livros dessa série mas ainda não tenho nenhum, mas estão na minha lista de desejados faz algum tempo.Bom saber que é uma dos melhores livros que leu esse ano, agora quero ele pra ontem, gosto desse tipo de história, se não fosse pela trama em si ia querer só pela capa linda.

    ResponderExcluir
  27. Estou louca pra ler essa trilogia, uma pena que ainda não tive a oportunidade de ler nem o primeiro. Mas lerei em breve! Estou muito curiosa, e você ter pontuado como favorito só me deixou ainda mais curiosa. Espero não me decepcionar com a leitura.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!