Bla, bla, bla #13 - "Sou blogueiro, sou parceiro e mereço respeito"

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje vamos falar de uma coisa bem chata que anda circulando aqui pela blogosfera. Leiam o post até o final e com muita atenção:

Significado de Parceria:
Na sua definição mais geral, parceria é uma associação de entidades (duas ou mais) para desenvolverem ação conjunta com vista a atingirem um objetivo determinado.

O blog Coração de Tinta e mais um grupo de blogueiros nos unimos para compartilharmos a nossa visão do que é uma parceria. Por isso criamos este post, em respeito às editoras, aos autores e, principalmente, a nós mesmos. Não queremos brigas ou troca de ofensas, apenas respeito. Respeitamos o trabalho do autor, que passou muito tempo sonhando com o seu livro: meses e anos escrevendo e mais outros meses aguardando a publicação. Respeitamos as editoras que fazem um trabalho bonito realizando o sonho do autor. Sabemos que nada disso sai barato e por isso respeitamos. Mas e quanto a nós?! 

Além de admirar o trabalho dos autores e nutrir paixão pelos livros, temos vida social. Trabalhamos, estudamos, somos mães, pais, namorados (as), esposas, donas de casa e etc, e, mesmo com isso tudo, tiramos um tempinho para ler e escrever (em um espaço que é nosso) sobre o trabalho de alguém. 

No início é difícil, gastamos sim com os nossos nacionais, estrangeiros e pedimos, humildemente, parceria. Às vezes o livro é tão bem falado e a grana tá curta que se for cortesia é melhor ainda. 

Vocês sabem o que significa uma cortesia para um blogueiro apaixonado por livros?! Não significa favor ou caridade, significa que estamos sendo valorizados e respeitam a nossa opinião... (Caramba, eles querem a nossa opinião)!!! Talvez vocês não saibam, mas temos cuidado ao escrever uma crítica (que SEMPRE queremos que seja construtiva) justamente para não magoar, mas também não mentiremos. Soube recentemente que propagandas em geral custam caro... Nós fazemos por amor! Não pensem que nos vendemos por um exemplar, não é isso! Nós fazemos uma troca, dou meu tempo e minha opinião aos meus amigos e em troca você me dá um exemplar... Simples assim!! 

Em toda profissão existe bons e maus profissionais, na blogosfera não seria diferente. Não queremos "puxa saquismo", só queremos o que é nosso de direito: RESPEITO. Por isso, nós nos reunimos viemos desabafar.



Aos autores, por favor, não generalizem o grupo. Às editoras, verifiquem se os blogs parceiros são atualizados e ainda estão ativos. Respeitem-nos que respeitemos vocês. 

Por que nosso trabalho não é valorizado??? Seria porque não cobramos pelo serviço? Vamos repensar as atitudes... Agradecemos de coração e desejamos o maior sucesso a todas as partes!

SOMOS BLOGUEIROS, SOMOS PARCEIROS E QUEREMOS RESPEITO!!


“... Em minha opinião nós blogueiros temos que nos tornar editoras. Mas digo: Editoras exigentes e que fecham o cerco de uma forma bem grande. Assim como nós recebemos um NÃO de cada uma delas, chegou a hora de darmos o nosso NÃO para nos valorizarmos. Porque pelo pouco que sei, aqui no grupo todos os blogs que aqui fazem parte, são blogs grandes e blogs muito bons que tem conquistado o seu pequeno espaço a cada dia ao lado das editoras. Aqui no grupo, hoje se formos olhar, aqueles blogs que sempre levaram NÃO de uma editora, hoje estão levando um SIM.” – Kelly Muniz, do blog Livros e Marshimallows (em relação ao crescimento dos pequenos blogs).

“Então pessoal... agora chegou a nossa vez de agir. Com educação, profissionalismo. A forma em  que fomos generalizados nos machucou. Tanto é que estamos remoendo esta história até hoje. E se não temos mais dinheiro pra comprar livros, vamos pegar emprestado, vamos fazer qualquer coisa.” – Kelly Muniz.

“É muito triste quando começam a te "criminalizar" por causa de uns poucos que não sabem a hora de parar, não sabem ser seletivos, ou por causa de uns irresponsáveis como o que fez aquela maldade com a Eleonor. Se já me sentia humilhada antes ao pedir parceria com autores nacionais, agora vou me sentir mais ainda, sendo passível de um julgamento tão esdrúxulo quanto aos que eu tenho visto de alguns deles. Não quero mandar um e-mail para uma pessoa a fim de divulgar o trabalho dela e ser respondida como uma aproveitadora, que só quer se aproveitar de sua obra de arte perfeita e imaculada.” – Sarah Marques, do blog Endless Poem

“Se você concorda em ser parceiro de todos os blogueiros que te procuram sem ter um critério para esta parceria não pode reclamar depois. Agora vir dizer que todos os blogueiros só desejam receber livros gratuitos e que os livros de autores estrangeiros compram sem reclamar chega a ser uma ofensa... Parceria é uma via de mão dupla. Os dois lados devem ficar satisfeitos com os resultados e devem sim receber por isto. Afinal nem mesmo o relógio funciona de graça. Você precisa lhe dar corda (os antigos) ou lhe fornecer uma pilha ou uma bateria.” – Khrys Anjos, do blog Minha Montanha Russa de Emoções (em relação a parcerias).

“Acha que estão me fazendo favor mandando livro? Não não! Quer que eu faça propaganda, me paga, mas se for de graça é do meu jeito! Ninguém compra minha personalidade, nem livros muito bons!! Sou muito direta, tranquila e transparente, então vamos deixar as coisas às claras: O blog é MEU, EU leio, EU resenho, EU escrevo da MINHA forma. Sei que não sou crítica literária, mas a partir do momento em que me dão um exemplar para resenhar, eu tenho o direito!” – Priscila Domingues, do blog Sou Eu, Pri (sobre alguns autores mandarem retirar conteúdo negativo sobre o livro).

“Hoje é muito complicado você descobrir se um blogueiro é confiável ou não antes de enviar um livro. Infelizmente, com o aumento desses casos lamentáveis e ridículos, os blogueiros que realmente fazem um trabalho legal, vão acabar pagando o pato. Isso não significa que é o fim do mundo, que você vai ter que excluir o se blog etc. Continua fazendo seu trabalho, seguindo com seu blog...” – Elton Max, do blog O Elton Max (sobre o “parceiro” que vendeu seu exemplar cortesia no Mercado Livre).



“... Em todos os setores vemos meios de agir deturpados. E não seria correto condenar todas as profissões devido a isso. Já vimos autor sumir, não cumprir com acordos, parar de responder. Já vimos editoras faltarem totalmente com o acordo feito também. Vemos falta de conduta profissional em diversos setores de atendimento público. E vimos o problema que envergonha aqueles que trabalham direito, na blogosfera: blogueiros que comentem as mais variadas violações, as mais variadas faltas contra os outros profissionais. Onde está a culpa? Na alienação? Na falta de educação? De maturidade? De caráter? Ainda estamos buscando... Porém, o que não podemos esquecer é que cada caso é um caso...” – Vivian Pitança, do blog Reflexão Literária

"Nunca exigi livro de graça para ninguém. Sei o quanto os autores nacionais batalharam para conseguir a sua publicação. Gasta-se dinheiro, é um processo bem burocrático. Só peço parceria com aqueles que eu quero ler os livros e não me importo em pagar pelo exemplar. Mas assim, não me venha dar faniquito dizendo que todo o blogueiro não presta porque isso é mentira. E quando a gente faz a resenha, manda para o autor e o mesmo nem se incomoda em compartilhar o link? E quando a gente perde pelo menos uma hora escrevendo uma resenha pra vir o autor e reclamar que demos cinco estrelas, mas reclamamos do tamanho da fonte? Disso ninguém fala. Então não generalize para que a gente também não generalize autores e editoras. Cada um é cada um. Tem muito blogueiro sério por ai e, uma dica, nem todos eles tem blogs de quatro anos de existência, 20 mil seguidores, postagem diárias e mil e uma colunistas." - Raquel Araujo, do blog Por Uma Boa Leitura

"Sempre acreditei que todos mereçam ganhar pelo seu trabalho, tanto que 80% das parcerias que tenho com autores eu adquiri o livro, comprei mesmo, porque acredito que se posso gastar dinheiro com livros de autores internacionais, posso gastar com livros de autores nacionais que eu queira ler. Eu sei que existem muitas pessoas que não tem condições de adquirir todos os livros que desejam ler, felizmente esse não é o meu caso, porém já vivi isso na pele, é muito triste quando ouvimos dizer que todos os blogueiros só querem ganhar livros de graça. Separar o joio do trigo é um dádiva que todos temos que aprender, e respeito é a palavra chave nessa questão." - Patty Santos, do blog Coração de Tinta.




27 comentários:

  1. Também acho que vocês merecem muito respeito, afinal, ser resenhista e incentivar nos, os leitores, a comprar os livros resenhados, é uma tarefa difícil e que merece reconhecimento.
    Parabéns pelo trabalho, e eu como leitora... Respeito Muito!
    :D Bjks

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, saber as opiniões, era bom que todos lessem essas postagem: blogueiros, autores, editoras,
    Achei o que aconteceu com a Eleonor uma falta de respeito, e não foi só uma vez, foram duas...
    Beijos, Thaynara
    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu vi esta postagem no blog Lendo, Imaginando, Vendo e descobrindo, e quero compartilhar oque coloquei nos comentários!!
    "Concordo. Estou começando a levar meu blog mais profissionalmente agora que ele está completando um ano, e com as parcerias que tenho agora, considero uma grande conquista. Vejo blogs amigos que tem vários parceiros mas em nenhuma resenha existe um comentário, mas a parceria foi aceita pois o blog tinha "1.000 seguidores". Não estou condenando o blog, pois ele é muito digno de respeito e todo o esforço para fazer a resenha é válido, mas muitos só pensam no número de seguidores, mas muitas vezes nenhum deles é presente. Acho que autores tem que começar a analisar melhor os blogs antes de uma parceria, pois depois começam a generalizar por conta de um que cometeu o erro, e o erro pode ter sido deste "grande" blog.
    Oque me deixa muito brava são os autores que mentem pra você... eles falam ali "desculpe, não estou aceitando mais parcerias", e uma semana depois seu amiguinho com "1.000 seguidores" faz parceria com este mesmo autor. Pô, basta falar a verdade... era só "desculpe, acho que seu blog não se enquadra", acho que seria muito melhor ser realista, mesmo que nonguém goste. É, vida de blogueiro cansa!"

    http://palavras-digitadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai que situação horrorosa. Todo mundo sai perdendo, autores, editoras e blogueiros. Os autores e editoras mais ainda, pois os blogueiros leitores de vdd não vão deixar de ler nunca, então deveria ter uma transparência enorme na parceria e sem generalização caso alguem resolvesse fazer o idiota.

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Super apoiado o projeto! Essas situações me deixam mega chateada, como a Pri falou, o blog é NOSSO. Ponto. Quando se envia uma obra pra ser resenhada, tem que se ter a noção de que os comentários podem ser bons ou ruins. Aceite e tente melhorar. Não é porque um faz merda que todos os outros vão também!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei a postagem!
    Tirou (tiraram na verdade) as palavras da minha boca.
    Tenho um Blog e ele é pequeno, e quando procuro parceria com editoras e autores na maioria das vezes eles não respondem (e olha que deixo mensagem na página do Facebook, no Skoob, e e-mail) ou inventam que não estão fazendo parcerias no momento (o que na maioria das vezes é mentira, pois vejo os outros fazendo parceria, menos comigo), ninguém mais respeita ninguém!
    Super apoio \0/
    Beijos :*
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Patty estou participando dessa campanha com todas as letras e super apoio a iniciativa!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  8. Super apoio, tem que ter mais respeito mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Eu também apoio essa CAMPANHA, até porque a gente faz tanto ESFORÇO pra manter o Blog de pé...Divulga e faz nossa parte que tem gente que nem dá o valor que realmente merecemos pelo que fazemos.
    E uma coisa que foi citado, é que nem ganhamos por isso.
    Isso é verdade mesmo. Se fosse um meio de renda não teria problema nenhum né?
    Mas a gente que não ganha nada com isso sendo um lazer ficam nos criticando em tudo que fazemos.
    Eu também comprei a maioria dos livros que tenho...não foram só livros cedidos.
    Eu tinha mais de mil e cacetada na minha poupança...Se eu falar quanto que tá agora...vcs nem vao acreditar. Mas nem gosto de falar disso, porque é uma coisa minha. Mas eu fiz isso, porque eu gosto de livros. Enfim...Mas o problema que tem gente que nos julga até por isso. INCRIVEL !!

    Enfim...EU TBM QUERO PARTICIPAR dessa CAMPANHA AI !! Estou dentro !!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. É a campanha a todo vapor, Patty!! Legal ver que as pessoas possuem uma boa aceitação disso. Recebi comentários no facebook, falando sobre não se importarem e não desistirem. É verdade. Não vamos deixar de fazer algo que gostamos por isso. Já pedimos respeito, já nos fizemos ouvir, agora, é ir adiante! Sempre com nossa ética e profissionalismo, como fazemos. :)
    Beijos!!

    vivianpitanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Patty,

    O post, foi muito legal, concordo com vocês blogueiros eu mesma tenho um blog pequeno e só tenho parcerias com autores, acho que editoras generalizam pois, muitos blogs tem milhares de seguidores e só postam uma vez por semana e ganha parceria, e outros que tem poucos seguidores postam todos os dias não tem nenhuma, em relação aos livros, não é ganhar livros de graça, perdemos o nosso tempo, pensando em como iremos escrever sem dar spoilers e tentar que nossos leitores se interessam pelo livro, como não tenho dinheiro para comprar os livros com os parceiros, irei esperar para comprar, pois fiquei interessada em muitos, a maioria das resenhas do meu blog são livros que eu pedi emprestados para os meu amigos, ou ganho de presente, faz quase 6 meses que eu não compro um livro, por causa dos problemas da família, mas assim que voltar irei comprar vários livros nacionais, pois eu sei o como é duro divulgar, criar um livro, e é muito recompensador ver as pessoas comprando!

    Mayla

    ResponderExcluir
  12. Oi Patty!!!

    a união faz a força. Vamos mesmo divulgar essa campanha e espero que algumas pessoas façam uma reflexão e vejam tb o nosso lado, né? Tem muita gente que se dedica ao que faz e que não merece essa generalização!!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Campanha mais que aprovada! Achei mto errado essa generalização toda =/ acho que se ambas as partes são transparentes então não há erro. Mas estar bravo com um e soltar os cachorros em todos foi realmente mto errado de alguns que vi!
    Eu não tenho la mtas condições, mas tento sempre comprar as obras, se não dá eu espero, ou um dia pego emprestado de alguem, acho que eu aceitaria um livro apenas no extremo, pq não quero esse tipo de confusão, nem autor reclamando de minha resenha nem nada do gênero. Quero liberdade e não ter problemas com ela também
    ótima campanha!
    Um abraço linda!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com/2013/11/sorteio-de-natal-amazonia-arquivo-das.html

    ResponderExcluir
  14. Acho que vocês estão super certas. Afinal, de certa forma estão trabalhando de graça. Respeito é o minimo.

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    menina sei como é os dois lados, sou autora e blogueira. Adorei a tirinha, realmente algumas editoras trabalham assim mesmo e confesso que eu mesma não aceito.
    Infelizmente por ser autora sei que nem sempre é possível enviar o livro e tb sei que muitos blogueiros trabalham direito, enquanto outros dão a má fama para os demais.

    Acho que os blogueiros, editoras e autores tem que ter critérios para suas parcerias e assim os espertinhos de plantão teriam menos chances.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  16. Concordo plenamente, Patty! É necessário compreensão, afinal, como você mesma disse, o blogueiro tem uma vida, né? Tem meu apoio total! Beijos! My Girly & Books.

    ResponderExcluir
  17. Campanha aprovadíssima.
    Acho que nós, blogueiros, devemos ser respeitados tanto quanto qualquer outra profissão. Porque ninguém em sã consciência trabalha de graça. (só os voluntários, mas isso não vem ao caso!)
    Acho muito triste, quando editoras não levam a sério o nosso trabalho, e o que mais me deixam com raiva é que eles deveriam ter amor pelo nosso trabalho porque nós levamos um pouco do que eles fazem para o público.

    Enfim, tô com vocês e não abro.

    ResponderExcluir
  18. A campanha tem meu total apoio Patty. Merecemos respeito, pois se temos um blog é porque amamos a leitura. O mínimo que merecemos é apoio e respeito mútuo. Da mesma forma os blogueiros devem respeitar o trabalho do autor e da editora.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Adorei o movimento Patty!!!
    Está apoiada! Ser blogueiro literário não é a coisa mais fácil do mundo também. Merecemos respeito!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. É uma situação muito chata mesmo, existe esse tipo de desconforto em todos os setores da vida em sociedade e na blogosfera não seria diferente. O pior é que a sujeira acaba respingando em toda a classe, e como já diria minha avó, pagam os justos pelos pecadores. Bjs....
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Patty tbm participo do "protesto" e super concordo!!!
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  22. Patty, super concordo com a postagem, tem autores que nos faltam com respeito (nem todos é claro), como também tem editoras que fazem isso.

    ResponderExcluir
  23. O desabafo foi importante e necessário, pois vejo trabalhos realmente bons de blogueiros que trabalham com seriedade e merecem sim o nosso respeito e o das editoras pois quantas vezes eu decidi ler um livro devido uma boa resenha, mesmo quando as resenhas são desfavoráveis eu procuro outras resenhas pois opiniões diferentes e temos que ver os dois lados da moeda, e depois formar a sua opinião. E fazer uma resenha desfavorável não era para ser vista como o fim do mundo.
    Parabéns pelo desabafo.

    ResponderExcluir
  24. Estão certíssimos! Vocês tem MILHARES de livros pra ler, resenha e postar... e além de tudo, tem vida social também! Respeito é o mínimo!

    ResponderExcluir
  25. Oi Patty. Eu não sou blogueira literária (ainda) mas fiquei muito triste com essa situação, imagino o quanto vocês se empenham para fazer as resenhas, porque sempre que faço um post demoro muito tempo para concluí-lo, porque quando escrevemos, fazemos isso com carinho e nos dedicamos ao máximo. Propagandas custam caro, e vocês fazem isso de graça!
    Amo blogs literários, amo seu blog.
    Não desista Patty
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. As pessoas são muito ignorantes hoje em dia. Não respeitam mais nada. Eu gosto muito dessa campanha de vocês. Precisa haver mais respeito com todos os blogueiros, as pessoas não pensam antes de falar e amam apontar o dedo na cara do outro e sair julgando.

    ResponderExcluir
  27. Nossa, parabéns pelo texto! Concordo plenamente com tudo o que foi escrito e acho muito legal vcs expressarem os seus pontos de vista.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!