Bla, bla, bla #16 - Blog Homônimo e Pirataria de Livros

Oi galerinha!

Hoje ocorreu uma situação bem chata envolvendo o Coração de Tinta e um blog homônimo. Sem ter a intenção de prejudicar o CdT a organizadora da promoção de aniversário dos blogs amigos (link da promoção) cometeu um equivoco e colocou o link do CdT errado na postagem da promoção e no formulário, um erro que qualquer poderia cometer, e que seria facilmente resolvido com a troca do link. Porém todo o problema esta no fato que o link vinculado ao nome do CdT era de um blog homônimo que pratica a pirataria de livros nacionais e estrangeiros.

Essa promoção foi postada hoje pela manhã em alguns blogs participantes com o link errado, e a bagunça foi formada, vincularam o Coração de Tinta ao blog homônimo, como se eu, Patrícia Santos, fosse a autora desse blog também e até cogitaram em denunciar o CdT.

Estou escrevendo esse post para esclarecer que o Coração de Tinta, cuja url é http://coracaodetinta.blogspot.com.br, não tem nenhum vínculo com o blog homônimo em questão, e eu Patrícia Santos não tenho vinculo nenhum com o Blog Coração de Tinta cuja url é http://livrariacoracaodetinta.blogspot.com.br, do qual só tomei conhecimento de sua existência hoje.




Quem realmente me conhece sabe que eu nunca teria tal conduta, sou contra a qualquer tipo de Pirataria e repudio qualquer blog ou página no facebook que pratica tal ato. Tenho um orgulho muito grande da minha coleção de livros, da minha estante, não tenho o costume de ler livros em PDF, no meu tablet tem e-books que eu comprei no Amazon.com.br, respeito muito o trabalho dos autores e das editoras.
O que nós chamamos no dia a dia de pirataria é crime. Na verdade, dependendo do que for violado, pode ser violação de direito autoral (art 184 do Código Penal).

Ter o CdT vinculado a esse blog me deixou terrivelmente triste, um erro bobo que pode prejudicar o trabalho de um ano inteiro, deixando o CdT malvisto pelos meus parceiros, autores, editoras, seguidores e claro em toda a blogsfera.

Estou cogitando a possibilidade de mudar o nome do Coração de Tinta que foi escolhido com tanto carinho baseado em um livro que eu amo de paixão.

Se vocês acessarem esse blog estejam cientes que ele não tem vínculo NENHUM com o CdT, e se caso souberem que alguém esteja vinculando o CdT a ele me ajudem por favor a desfazer esse engano. 

Vou ficando por aqui, espero que tenha esclarecido as coisas.

Bjks







26 comentários:

  1. Paty eu achei que você fez bem em se explicar no post, até porque fui eu que avisei a pessoa que te informou sobre o ocorrido. EU que recebi a mensagem da pessoa.
    Enfim...Mas ainda bem que tudo foi esclarecido, porque quando eu fui ver o link de seu blog, estava com esse outro ai e ai informei a pessoa que preparou a promoção que havia errado apenas o endereço. Eu sabia que vc n seria capaz de fazer isso.
    Mas erros podem ser cometidos e tem gente que não entende isso de plágio e tudo mais e acaba fazendo na inocência sem a supervisão de alguém e tudo mais.
    Mas eu fico feliz que tudo tenha se resolvido.
    =]

    ResponderExcluir
  2. Patty reforço o que disse para você no Facebook. Quem acompanha seu trabalho sabe que você nunca seria capaz disso. Infelizmente houve esse equívoco, mas que as pessoas saibam olhar as URL's de um site, pois elas são únicas. Seu trabalho é único!
    Você tem total apoio do Livros y Viagens!
    Fica triste não minha amiga porque você é merecedora do sucesso do seu site.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Patty.
    Que triste essa situação, que bom que tudo foi esclarecido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Fica tranquila Patty, esse tipo de coisa acontece, aconteceu comigo uma vez.

    Nós, que conhecemos o seu trabalho e sabemos da sua dedicação, estamos do seu lado. Acho que seria uma pena você trocar o nome do blog, mas você como dona (ou mãe), sabe o que é melhor para o seu bebê. Eu e o Estórias & Café estamos do seu lado, caso queira ajuda na divulgação.

    Pirataria é crime, mas conhecemos a sua índole e o Coração de Tinta e garanto que o seu trabalho não vai ser prejudicado por essa confusão.

    Beeijos!
    http://www.estoriasecafe.com

    ResponderExcluir
  5. Ih, fala sério, Patty. Nós conhecemos você e sabemos o quanto você é uma blogueira integra. Tenha a sua consciência limpa. O seu trabalho no Coração de Tinta é lindo e muito digno. Tô contigo.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiiii, Patty!

    Eu acompanhei essa situação!! Ainda bem que foi descoberto o endereço errado do formulário que levava ao outro blog, com mesmo nome que o seu (mas práticas ABSOLUTAMENTE diferentes!!!). É o lado bom, né? ;)

    Que bom saber que você é totalmente contra a pirataria, é um ato tão prejudicial e maldoso... mas você nem precisaria dizer, quem vê suas postagens e acompanha seu blog tem certeza disso :)

    Mandei um e-mail para você, querida! Quando puder, dê uma olhada ;)

    Beijos carinhosos!
    Samanta

    www.samantaholtz.com

    ResponderExcluir
  7. Oi flor!

    Meu blog é um dos que estava na promoção, e só assim fui descobrir esse outro blog, também não sabia de sua existência. Mas fique tranquila viu, conhecemos o seu trabalho e sabemos que você jamais apoiaria esse tipo de prática. Espero que não cause muitos problemas.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa que droga mas todos conhecemos sua idoneidade e sabemos que você nunca faria isso.

    Tem meu total apoio e se precisar de algo é só falar porque além de amiga sou mega fão do blog.

    Beijos
    http://amantedaleiturabydrika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que situação chata Paty! Mas você não deve se preocupar, porque o seu publico sabe que você não seria capaz de uma coisa assim. Tenho certeza até que foi uma dessas pessoas que avisou sobre o equivoco no formulário ;D
    O que você construiu não será destruído por causa de terceiros que nada tem haver com o belo trabalho que você faz aqui =))

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Caramba Patty,
    é muito chato quando uma coisa dessa acontece. Mas sabemos que seu blog é série.
    Detesto esses blog piratas. Só servem pra manchar a imagem dos blogueiros.
    Mas não se chatei com isso.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Patty

    Acho que você não precisa alterar o nome do seu blog, infelizmente tem gente que utiliza do sucesso de um para aproveitar e usar nomes parecidos mas enquanto a isso não se preocupe pois o CDT ja tem um lugar reservado em nossos corações e nunca mais saira :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  12. É uma situação complicadíssima essa, pois apesar de url semelhantes, o publico acaba confundindo, o que é um equivoco, afinal, como o pessoal acima comentou, quem conhece seu trabalho, sabe que você jamais estaria vinculada um blog de pirataria de livro. Quando a mudar o nome, é um caminho que deve ser pensando com cuidado (se não me engano dá para mudar a url também, mas não sei ao certo). Espero que de tudo certo, Patty, boa sorte.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Paty,
    Sei que é uma situação chata, mas não se preocupe pelo menos nós os seguidores do blog <3 sabemos que você jamais faria algo assim. Estamos com você.
    Beijocas flor ^^

    ResponderExcluir
  14. Não acho que você deveria trocar o nome do blog.
    Isso é muito chato mesmo quando acontece.

    http://talento-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Patty, que situação chata. O bom é que tudo está sendo esclarecido.
    Beijinhos e força, querida.

    ResponderExcluir
  16. Situação realmente chata, já fui plagiada uma vez, mas depois foi tudo resolvido e espero que seu problema também seja.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Patty, a situação realmente é chata e imagino que até constrangedora, mas tudo já foi esclarecido e realmente, quem conhece o blog sabe do seu orgulho pelos seus livros físicos e do seu carinho por esse cantinho que é o Cdt, então bola pra frente, errar é humano então nem ligue para isso e não mude o nome do blog por causa desse mal entendido! rs o blog é lindo tanto o seu nome, quanto ao conteúdo e esteticamente e espero que você nem esteja mais triste por causa dessa situação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Nossa que situação horrível! :O
    Acho isso muita falta de ética e desrespeito com o trabalho dos autores mas é pior as pessoas estarem achando que o seu blog tem algum envolvimento com este blog pirata! Se você quiser mudar o nome do blog CdT, deve mudar mas acho que não tem necessidade, pois é um livro e um filme então qualquer um pode ter escolhido, e se houver algum mal entendido, espero que consiga explicar que o seu blog não tem nada a ver com este outro e espero que tudo fique certo! Espero que essa confusão passe =/
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Espero que não tenha nenhum problema devido a esse ocorrido. Creio que foi muito chato, mas tudo vai ficar bem. Beijos e tenha calma, não fique estressada, pelo menos não muito mais do que já está.

    ResponderExcluir
  20. Nossa, Flor!! Que coisa chata de se
    acontecer!!
    Já entrei neste blog pirata diversas
    vezes pensando que era o seu...
    Ainda bem que tudo se esclareceu!!!
    Você tem todo o apoio de nós, seus frequentes leitores!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Caraca, que situação chata. Mas acho que o post foi bastante esclarecedor, agora é só evitar confusão com os nomes e se achar mesmo necessário, mude pra evitar futuros problemas.

    ResponderExcluir
  22. Poxa, imagino quanto desconforto isso deve ter causado.
    Vc esclareceu muito bem esse equivoco. Eu ainda não conhecia esse blog.
    Tudo ficará bem logo e espero que se for preciso mudar o nome do blog, que seja um nome que te faça sentir tão bem quanto o CdT.
    Bjs flor, e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  23. Que chata a situação, Patty!
    Mas basta acessar o seu blog para ver que você realmente não tem nada a ver com o outro tal blog.. Todo mundo sabe que você não faria isso. E para quem não sabe, basta acessar o CdT!
    O seu blog ainda terá muito sucesso, tenho certeza disso! Fica tranquila!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  24. Coisa chata em Patty =/
    Ainda bem que tudo se resolveu.

    ResponderExcluir
  25. oi Patty, que situação chata. Mas fica tranquila, quem te conhece e acompanha o seu trabalho, sabe que você não tem nada a ver com pirataria.
    Infelizmente essa coincidência de nomes é uma coisa muito fácil de acontecer na blogosfera literária, porque por mais que pensemos que encontramos um nome próprio, sempre acabamos descobrindo outro bem parecido. Muitas vezes simplesmente ter homônimos pode ser inofensivo, mas outras pode gerar problemas, como no seu caso.

    beijos
    Bruna
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!