Resenha #58 "A Bruxa de Near" - Victoria Schwab - Planeta



Título: A Bruxa de Near
Autor (a): Victoria Schwab
Editora: Planeta
ISBN: 9788542201673
Ano: 2013
Páginas: 240




Sinopse: Na cidade de Near não existem estranhos e a velha história da Bruxa é contada apenas para assustar as crianças. Estas são as verdades que Lexi Harris ouviu durante toda a vida. Mas quando um estranho, um garoto que parece desaparecer como fumaça, surge em uma noite do lado de fora de sua casa, ela sabe que algo não está correto. Na noite seguinte, crianças começam a desaparecer de suas camas sem deixar qualquer vestígio e o estranho é o principal suspeito. Mas quando o garoto se oferece para ajudar na busca, algo no coração de Lexi diz que ele esconde outros segredos e não é o culpado. Ela estaria imaginando ou o vento parecia sussurrar através das paredes? Quando a busca pelas crianças se intensifica, o mesmo acontece com a necessidade de Lexi de saber sobre a Bruxa que talvez não seja só uma história para dormir...


"Quando eu era pequena, o vento me cantava músicas de ninar. Com ritmo, sussurrando, agudo, enchendo o espaço ao meu redor, de modo que, mesmo quando parecia tudo e silêncio, na verdade não estava. Foi com esse vento que vivi.
Mas esta noite é diferente. Como se houvesse uma nova música tocando, mais baixa e mais triste que as outras..."

Lexi Harris é uma jovem que vive no vilarejo de Near, um lugar cheio de mistério e encantamento, margeado pelo páramo (planaltos desérticos encontrados a grandes altitudes, principalmente em cadeias montanhosas como os Andes, inexistentes no Brasil), ela perdeu o pai e agora é pressionada pelo tio a ser uma moça exemplar, porém Lexi é uma jovem corajosa e com opinião formada sobre o que acredita ser certo, além disso carrega dentro de si a herança de seu pai, ela é uma Rastreadora, algo que seu tio não aprova de maneira nenhuma.

O vilarejo de Near é cercado por lendas, e o páramo está interligado a essas lendas, todos em Near acreditam nessas lendas e por conta delas as bruxas não são vistas com bons olhos, tanto que foram banidas da vila, onde seus moradores preferem não se aventurarem além de seus limites, Lexi é a única a visitar as irmãs Magda e Dreska Thorne, que todos sabem são bruxas, assim como seu pai fazia, e apesar dos comentários ríspidos por parte das irmãs, com elas mantém um relacionamento de respeito, beirando a amizade.

"- Há muito, muito tempo, a Bruxa de Near vivia em uma pequena casa na parte mais distante da vila. Ela era muito velha e muito jovem, dependendo da forma que virava sua cabeça, pois ninguém sabe a idade das bruxas. Os riachos do páramo eram seu sangue e o mato era sua pele, e seu sorriso era doce e azedo ao mesmo tempo, como a lua no páramo nas noites muito escuras. A Bruxa de Near sabia como falar ao mundo em sua língua e às vezes não sabia se o som que ouvia por baixo da sua porta era o uivo do vendo ou a Bruxa de Near cantando para as colinas dormirem. Tudo parecia o mesmo..."

Em Near todos se conhecem e cada um tem um papel definido na sociedade, porém a rotina é quebrada quando um estranho aparece na vila, levantando uma série de comentários especulativos, a situação piora quando crianças começam a sumir durante a noite sem deixar rastros, os anciãos da vila logo atribuem ao estranho a culpa por tal situação. Lexi indo contra a vontade de seu tio começa a investigar os desaparecimentos, e no meio de suas investigações acaba conhecendo e Cole o estranho que chegara a vila, ele é um jovem misterioso, aparentemente frágil e muito calado. 

Lexi ao contrário dos moradores da vila não deixa se enganar pelo pré-julgamento e resolve dar um voto de confiança a Cole, que se mostra um aliado poderoso em sua busca, os dois então passam a trabalhar juntos para resolver o mistério e encontrar as crianças, durante esse processo Lexi passa a conhecer a história da vida de Cole, e a proximidade acaba transformando a amizade em algo mais.

" - Não se solte.
Antes que eu possa perguntar o que ele quer dizer, o vento começa a aumentar ao nosso redor, soprando tão forte que o mundo mais uma vez começa a desbotar. O mato fica achatado quando a rajada corta a colina na direção dos homens, com tal força que fico esperando pelo som do impacto, da colisão, mas somente sinto o assobio do vento enchendo os meus ouvidos e a voz tranquila de Cole.
- Corra.
Então entramos na floresta."

A Bruxa de Near é um livro diferente de tudo que eu já tenha lido, é uma história que mescla mistério, romance, aventura e um toque de terror. A história fala sobre respeito, injustiça, preconceito, dedicação e acima de tudo coragem, é uma história atemporal, não conseguimos saber em qual época se passa a história, como também não sabemos onde fica Near, a autora acertou em cheio nesse quesito, pois esse fato só colaborou para deixar a história mais misteriosa e real.

A presença da bruxa é constante no decorrer do livro, em cada pensamento dos personagens ou em suas ações, é algo forte, como se o páramo e ela fossem um só, sem opção de fuga, é assustador. 

A narrativa é simples e o ritmo do livro é cadenciado, e apesar de ser uma leitura fácil o começo da história pode parecer um pouco travado, porém a narrativa evolui, e o que começa como uma história simples, ganha corpo, se tornando uma agradável surpresa literária, uma viagem por um mundo povoado de mistérios e aventuras com um grande final. Para quem quer ler uma história sobre bruxa que foge da mesmice, eu mais que recomendo a leitura de A Bruxa de Near.

"Meu pai costumava dizer que a mudança é como um jardim.
Não acontece da noite para o dia, a menos que você seja uma bruxa. As coisas precisam ser plantadas e cuidadas e, acima de tudo, o chão precisa ser o certo."

Recebido em parceira com a Editora Planeta



23 comentários:

  1. Mesmo eu sabendo que apenas acrescentarei mas um livro à lista, ainda assim eu leio suas resenha shahahaha.
    Agora, quero ler esse!!
    Beijos
    Garota Liber

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty, adorei a resenha. Super completa!
    Adoro livros com Bruxas e muitas fantasia. Tá ai um livro que eu iria adorar ler!
    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

  3. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  4. Livros sobre bruxas não tem feito muito meu gênero ultimamente, mas esse parece ser interessante. Sua resenha é bem informativa.
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?
    Eu simplesmente amo esses livros; Quando ja vejo um "bruxa/bruxo" escrito na capa, ja me interesso logo haha. Pelo jeito que você escreveu, esse parece ser um ótimo livro e ainda tem um leve toque de Terror, melhor ainda! Amei a resenha.

    www.espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    Eu preciso desse livro. Ele consegue unir tudo que eu gosto e mais um pouquinho =) , eu o leria pelo simples fato de ter bruxa <3 <3 , mas depois da resenha eu leria por tudo que o livro traz.
    Aumentando a lista dos desejados.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  7. Adoro estórias de mistério, terror e aventura e gostei muito do enredo deste livro, parece ser muito bom e emocionante! Fiquei curiosa para saber o por que desses acontecimentos, e nunca tinha lido nada parecido com isso também, despertou meu interesse! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ah esse livro não faz meu gênero não... Não gostei do enredo, não sou fã de bruxas, e achei essa capa horrível, me deu até arrepios. Bjs...

    ResponderExcluir
  9. Histórias de mistério são bem legais, gostei desse livro parece ser bem legal. Pena que esses dias estão sendo bem corridos para mim, já faz um tempo que estou sem ler nada e é horrível, mas quem sabe quando estiver com o tempo mais livre não começo a ler esse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Minha lista de livros pretendidos está gigante, e a culpa é sua :D rsrs
    Bom, esse livro não me pareceu ser o terror que me amedrooontaa tanto, então, mais um na lista kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Não me lembro de já ter lido alguma resenha desse livro, mas eu já o vi e nunca me interessei de fato. Mas a sua resenha foi tão positivas e surpresas literárias não devem ser deixadas de lado. Assim que eu tiver a oportunidade, lerei!

    ResponderExcluir
  12. Olá querida!

    Adoro livros com temáticas de bruxas, e a capa desse é maravilhosa. Curti a premissa e a sua resenha, imaginei que seria mais "aterrorizante" e não quis ler. Mas agora estou curiosa!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Patty, também gostei muito desse livro porque ele mescla mistério, terror e romance.
    Além disso, a Lexi é uma personagem decidida e isso me agrada muito em protagonistas.
    Prefiro livros de bruxas do que as histórias sobre vampiros.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante do enredo do livro. Confesso que toda vez que vejo que um livro é sobre bruxas, feitiços e tal... eu acabo colocando-o na minha lista. Gosto do universo mágico desse tipo de história, principalmente quando fala das bruxas demonstrando que todas elas não são ruins quanto os outros personagens pensam.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Amo bruxas. Meu vicio em séries de bruxas não me deixa mentir.
    Achei a história bem interessante e agora quero ler. :3
    Realmente senti que é diferente das outras... E os quotes mostram que vou gostar da escrita da autora. Parece mágica... é mágica! Adorei.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro e a primeira vista ele não me atraiu, mas adoro estórias de/com bruxas e você recomendou, agora fiquei curiosa, rs. Vou adicioná-lo a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha ouvido falar nesse livro. Mas gostei da história, parece bem envolvente.
    Não costumo ler livros de bruxas, mas talvez esse eu leria.
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  18. De início fiquei animada em ler esse livro/série, mas depois de algumas resenhas fiquei desanimada. Sua resenha apontou coisas que não havia lido ainda, e acredito que vou dar sim uma chance a série, claro, vou acompanha-la até o final primeiro pelas resenhas, para depois lê-la, acredito que haverá explicações mais a frente, assim espero!

    ResponderExcluir
  19. Oiee

    Já vi bons comentários sobre esse livro e gosto de livros que misturam romance fantasia suspense parece ser bem interessante.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  20. Adoro bruxas!
    Engraçado que tem gente que sente medo, eu não.. na verdade queria ser uma -q HAHAHA
    Acho um mundo fantástico e são desses seres 'místicos' que mais me chamam atenção.

    Estou muito curiosa pra ler esse livro e o fato de você ter falado que te impressionou, já ganha um ponto a mais!
    Só podiam ter caprichado mais na capa, mas tudo bem :)

    bjs e uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  21. Dois livros que já li na temática Bruxas não me agradaram, mas fiquei curiosa com essa história! Principalmente por envolver mistério, adoro esse gênero! :)
    E como você disse que é uma história sobre bruxa que foge da mesmice, já vai para os desejados. Capa maravilhosa!

    ResponderExcluir
  22. Bruxas é uma temática que me atrai naturalmente. E essa capa é tão fofa *-*
    Conheci o livro na época do lançamento e já me encantei.
    Ler resenhas positivas sempre me deixa animada com um livro.]
    Parabéns pela resenha.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  23. Sabe, mesmo eu não gostando de estórias a respeito de bruxas, vampiros, demônios, etc (coisas que envolvam o sobrenatural) este livro conseguiu chamar minha atenção. Talves a época do enredo do livro seja a Idade Média, em que as mulheres consideradas bruxas eram caçadas e mortas... sei lá.
    Não sei se este livro eu compraria, mas com certeza leria...

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!