Resenha #62 "Sereia" por Tricia Rayburn - Editora Verus




Titulo: Sereia
Autor (a): Tricia Rayburn
Editora: Verus
ISBN: 9788576861089
Ano: 2011
Páginas: 306


Sinopse: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte.
Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido.
Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha.
Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.

Como uma grande fã da Ariel de A Pequena Sereia, assim que vi esse título, corri e comprei.
E então, a doce e inocente Ariel explodiu em milhões de pedacinhos e em seu lugar ficou este ser lindo, gracioso e completamente pavoroso que é a Sereia de Tricia Rayburn.

Vanessa Sands tem 17 anos e tem medo de tudo. Com a ajuda da cativante e extrovertida Justine, sua irmã mais velha, ela vai enfrentando seus medos, isso até que sua irmã vai pular do penhasco uma noite, em uma praia perto de sua casa de veraneio na aconchegante Winter Harbor, e o que era pra ser uma diversão, transforma-se num pesadelo quando seu corpo é encontrado na praia no dia seguinte.
Tentando superar a precoce morte de Justine, Vanessa e seus pais voltam para Boston, porém ao descobrir que sua irmã guardava alguns segredos, Vanessa decide voltar a Winter Harbor para tentar descobrir o que realmente aconteceu com sua irmã e sua misteriosa morte.
Lá, ela espera que o namorado da irmã, Caleb, possa ajudá-la a entender que segredos eram esses que sua irmã escondia, entretanto, ao chegar em Winter Harbor, Vanessa descobre que Caleb está desaparecido.
Com a ajuda do irmão mais velho de Caleb, Simon, Vanessa vai em busca de Caleb e das respostas para as atitudes da irmã.
Sombrio, misterioso, apavorante e apaixonante, Sereia te guia num mundo fantástico incrível.

Quando iniciei a leitura, eu esperava um rumo diferente para a história, ficava tentando não achar ridículo alguma descrição de rabo de peixe e vozes doces e angelicais. Surpreendi-me ao ver que nenhuma dessas características apareceram no livro, pelo menos não da forma ridícula e boba como eu achei que fosse aparecer.

Tricia Rayburn, criou um YA misturado com um New Adult incrível (não sei dizer se classifico esse livro como YA ou NA), embora não tenha cenas explícitas de sexo, o mesmo fica bastante claro nas páginas do livro.

A forma envolvente e direta como o livro é narrado por Vanessa, nos faz sentir um frio na espinha e uma ansiedade em desvendar os mistérios que cercam Winter Harbor.

Simon, com seu jeito nerd, romântico e maduro nos encanta a cada momento, deixando de lado o romantismo forçado de vários mocinhos de livros, Simon tem sua própria característica e charme, que nos mostra que não é preciso ser forte, alto, tatuado e falar palavrão para ser sexy.

Vanessa em algumas partes nos irrita com todos os seus medos que vão desde o escuro à alturas e o mar, mas sua força e coragem para ir em busca de uma resposta sobre o que aconteceu com sua irmã, nos faz ver que por trás daquela fachada medrosa, esconde uma garota valente, fiel e muito destemida.

Infelizmente, a diagramação deixou muito a desejar nesse livro. Encontrei diversas palavras que foram separadas ao final da linha sem o hífen e às vezes eu me perdia por conta deste erro, eu dei uma lida em alguns capítulos em inglês para me situar na história quando ficava muito perdida por conta desses erros e outros de português.

Por esse motivo, tirei uma estrela do livro, pois eu gosto de avaliá-lo como um todo e isso inclui diagramação, ortografia, pontuação, capa, conteúdo, história, narrativa e coerência. O livro pecou apenas na diagramação e em algumas partes da narrativa que achei um pouco confusa.

Mesmo com esses lados negativos, Sereia é um livro que vale muito a pena ser lido e desfrutado.
Mas aviso aos medrosos de plantão como eu: não o leia de noite.

Para finalizar, não posso deixar de comentar esta bela capa. Quando meu exemplar chegou, fiquei horas babando por ela. Os tons em azul e verde com os olhos cintilantes dão um ar lindo e maligno a capa, o que descreveu perfeitamente o livro. Belo e maligno.

Sereia é o primeiro volume da série, o segundo, Encanto já foi publicado pela Verus assim como o terceiro, Profundezas.

É claro que eu já comprei todos. Não perco tempo quando gosto de uma série.


15 comentários:

  1. Eu adicionei esse livro a minha lista de desejados, mas li algumas resenhas negativas e o livro perdeu a prioridade na minha lista, mas a sua resenha me fez ter esperanças de que talvez eu goste do livro. Também adoro a pequena sereia, mesmo que esse livro não tenha nada haver com ela, quero ler algum livro com esse ser mitológico.

    ResponderExcluir
  2. Essa capa é mesmo linda, ainda não conhecia! Achei o enredo muito interessante, fiquei curiosa para saber quais mistérios estão por trás da morte da irmã mais velha e para descobrir este mundo fantástico. Achei bem interessante o fato de ser narrado em primeira pessoa e gostei de saber que os volumes seguintes já foram lançados, é muito ruim ler um livro e ficar esperando meses até o lançamento do volume seguinte! rs
    Que pena que há muitos erros da diagramação, mas mesmo assim, fiquei com vontade de ler :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. A capa é linda mesmo e também fiquei apaixonada pelo Simon <3 gostei de Encanto, mas caiu a qualidade em comparação ao primeiro. Agora quero é ler Profundezas pra ver como vai acabar!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Um nerd romântico e maduro, ainda por cima sexy <3. Apesar de não ser nenhum pouco fã de sereias o toque de belo e sombrio me cativou <3. Mas vou esperar as resenhas dos próximos livros e se me encantarem igual o primeiro...
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  5. Olá Patty,
    já tinha lido esse livro a algum tempo e gostei da história. Já li o segundo até o segundo que é Encanto. Estou agora aguardando ler o terceiro. Vamos ver o que a escritora nos reserva.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Bela resenha Dona Patty!
    Eu já tinha visto esse livro por 9,90 e várias vezes tirei ele do carrinho.
    Quem sabe na próxima eu não dou uma chance xD

    ResponderExcluir
  7. Own gente, rindo aqui ao ler " a doce Ariel explodiu em milhares de pedacinhos" oo"
    já estou encantada e quero o livro, nunca imaginei que fosse assim, tanto que nem está entre os livros que vou ler no skoob, depois de ler a resenha mudei meu conceito, eu quero ~~~~ mas ao mesmo tempo não ~~ pois como você sou medrosa até na leitura! rsr
    dica anotada caso venha ler, nada de noite!!
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu curto histórias com esses seres, então está na minha lista de futura leitura. Mas achei essa capa bem feia.. mas gosto não se discute né? Que pena que algumas partes foram confusas, talvez na tradução....e eu tb fico chateada ao encontrar erros de português, sempre cai no meu conceito
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Teve uma época que eu era LOUCA para ler essa série. Mas aí eu vi tantas críticas negativas que perdi totalmente a vontade de ler. :(
    Mas até que fiquei com uma pontinha de curiosidade agora! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Faz tempo que eu penso em comprar essa série, mas sempre acabo colocando outros livros na frente... Agora, a sua resenha me deixou com vontade de ler o quanto antes, só de dia hahaha
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi meninas, o livro é todo um conjunto para nos conquistar né, a capa é muito bonita, mas como li na sua resenha sobre a diagramação eles pecaram no principal a leitura, pois esse é o essencial para a leitura de tornar prazerosa!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação


    ResponderExcluir
  12. Oi Roberta, tudo bom?
    Que livro diferente e interessante. Eu já conhecia, mas não sabia do que se tratava. Gostei!
    Amei a capa com esse tom sobrenatural.
    Uma pena quando encontramos esse excesso de erros em um livro.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Preciso ler Profundezas para terminar essa trilogia. Gostei muito dela até agora.

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente eu nao gosto desse , o motivo eu nao sei mas eu tentei ler mas nao consegui ler muita coisa nao, acho que pelo fato de ser sereia (trauma de infancia) que nao conseguir ler, quem sabe um dia eu nao possa ler.


    xx

    ResponderExcluir
  15. Nossa esse livro dever do tipo que nos faz deixar de canto a imagem de um ser belo e delicado para passar a ter medo.
    Fiquei muito interessada, e eu não teria problema em ler ele a noite.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!