Resenha #69 "Enders" - Lissa Price - Novo Conceito



Título: Enders
Startes 2
Autor (a): Lissa Price
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633602
Ano: 2014
Páginas: 285



Com exceção da sinopse a resenha não apresenta spoilers do primeiro livro.



Sinopse: Depois que a Prime Destinations foi demolida, Callie pensou que teria paz para viver ao lado do irmão, Tyler, e do amigo, Michael. O banco de corpos foi destruído para sempre, e Callie nunca mais terá de alugar-se para os abomináveis Enders. No entanto, ela e Michael têm o chip implantado no cérebro e podem ser controlados. Além disso, o Velho ainda se comunica com Callie. O pesadelo não terminou. Agora, Callie procura uma maneira de remover o chip – isso pode custar sua vida, mas vai silenciar a voz que fala em sua mente. Se continuar sob o domínio dos Enders, Callie estará constantemente sujeita a fazer o que não quer, inclusive contra as pessoas que mais ama. Callie tem pouco tempo. Obstinada por descobrir quem é de fato o Velho e desejando, mais que tudo, uma vida normal para si e para o irmão, ela vai lutar pela verdade. Custe o que custar.
Senti como se meu estômago estivesse se retorcendo em um nó. Eu realmente detestava esse chip – essa coisa – na minha cabeça. Não ia deixar um Ender sinistro me controlar pelo resto da vida.

É sempre complicado pelo menos pra mim, começar a resenha de um livro que é uma continuação, primeiro porque ninguém gosta de spoilers e segundo porque eu não gosto de dar spoilers, já basta a sinopse, por ela o leitor já tem uma ideia do que esperar do livro, então com isso em mente, se você não leu ainda Starters o primeiro livro da duologia, já resenhado aqui no CdT no finalzinho de março de 2013, pode ficar sossegado que não falarei nada que comprometa sua viagem na leitura do primeiro livro.

Enders com certeza veio para esclarecer todas as pontas soltas deixadas em Starters e chocar alguns leitores com suas revelações, eu acredito que boa parte dos leitores não gostarão do rumo dos acontecimentos ou do desfecho desta distópia, eu posso dizer que fiquei desconcertada em determinados momentos tamanha a crueldade de alguns personagens.

Se no primeiro livro a frase "Quando os gaviões gritam, é hora de voar" deu a entonação de que poderíamos esperar um livro repleto de mistérios, pela frase "Não confie em ninguém além de você mesma. E, em seguida, questione essa confiança." podemos ter ideia do que esperar de Enders, o sentimento de desconfiança está presente em cada página do livro.


É tudo por causa do dinheiro, então? Você não está fazendo isso porque acredita em alguma coisa?
- As pessoas fazem qualquer coisa por dinheiro. – Ele examinou suas unhas. – Ainda não percebeu?

Com uma narrativa intensa e direta Lissa nos brinda com uma boa continuação, em Enders temos uma enxurrada de informações e tudo acontece muito rápido, o primeiro capitulo é explosivo, literalmente. Não há enrolação, estejam preparados para o ritmo frenético do livro, como não há em quem confiar, passei boa parte do livro com o pé atrás, principalmente em relação aos personagens novos da trama.

Para Callie não há folga, a garota é bombardeada com revelações e situações de stress o tempo todo, e mesmo assim se mostra uma garota corajosa e forte, ela é o tipo de personagem que conquista o leitor, acima de tudo por fugir do convencional, mesmo com seu mundo desabando Callie ainda é capaz de amar, e nesse livro os sentimentos dela começam a mudar, a idealização de um romance em uma cenário caótico e repleto de perigos é sensacional.

O livro é bom? É sim. A autora não nos deixa com dúvidas e ainda dá um final plausível para todos os personagens. Então porque dei somente quatro estrelas? Acredito que por ter iniciado a leitura com altas expectativas acabei incomodada com algumas revelações, principalmente sobre O Velho, achei bem fantasioso, isso aliado ao fato de ter amado o primeiro livro. Enders é bom, mais Starters é melhor.

Quem gosta de distopias não pode deixar de ler Starters e Enders, a narrativa de Lissa nos faz mergulhar em um universo bem construído com personagens fortes e cativantes, te surpreende e ainda deixa aquela sensação que valeu a pena.

Abruptamente, parei de me mover. Fiquei imóvel, e devagar percebi que alguém estava tomando o controle de meu corpo. Parecia que eu tinha uma boa quantidade de mercúrio correndo pela minha espinha. Dos pés para as pernas, para os quadris, para o abdômen, para meu peito e meus braços. Até minha garganta parecia rígida. 



15 comentários:

  1. Querendo muito esse livro, sempre que vou a livraria vejo ele lá esperando por mim :)

    http://talento-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. cara eu to querendo ler ess livro, mas ainda não tive tempo, mas adorei starters.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, cada vez que leio quero muito ter,estar na minha ista de favorito!
    beijinss!

    ResponderExcluir
  4. Oi Patty!
    Não li Starters, mas todos falam tão bem dessa distopia que não tem como não ficar curiosa, sem contar que acho essas capas lindas!
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Patty..
    Confesso que a sinopse deste livro não me chama muita atenção.
    Não sei se leria ele..
    O que as vezes me anima são as resenhas positivas..rs Como a sua.
    Quem sabe um dia..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já vi muitas recomendações desse livro e nunca me interessei. Mas agora vendo essa resenha dá pra ver que é muito interessante..Adorei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkk, sendo trolada pela minha mente cansada. Quando fui começar a ler, vi o Started 2, e pensei que era a nota, de 2 estrela,rs.

    Adorei a resenha, principalmente por não conter spoiler do primeiro livro, que eu não li,rs. Adorei quando vi seu aviso, e já aproveitei para não ler a sinopse. Quero muito ler essa série, e quando for começar, pretendo comprar os dois juntos, pra pegar a energia do primeiro e explicações do segundo.

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já li algumas resenhas sobre o primeiro livro da série, e não é um livro que me interessa muito, mesmo assim achei legal você não dar spoiler sobre o 1° livro, assim mesmo quem tenha interesse no livro pode ler sua resenha e comentar sem medo!
    As capas dois dois livros me chamaram bastante atenção, pois são muito bonitas...

    Beijo :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu me apaixonei por Starters e estou super ansiosa para ler Enders logo! Realmente, o primeiro livro termina e achamos que, finalmente, Callie terá alguma paz - mas isso, com certeza, não vai acontecer, né? Estou super curiosa para saber ainda mais sobre o velho!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho Starter mais ainda nao li o livro espero que goste, fiquei com vontade de apressar essa leitura :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de distopias e tenho muita vontade de ler Starters e Enders, adorei sua resenha e fiquei muito curiosa! Pretendo ler o primeiro volume em breve e fiquei bem interessada neste também, parece ser bom, apesar de você ter comentado que infelizmente este não superou o primeiro.
    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li Starters, e também não li nenhum livro do gênero distópico, mas tenho muita vontade de ler, confesso que não tinha muita vontade de ler essa duologia, mas parece que ela é melhor do que eu pensei, e me pego agora cogitando a possibilidade de uma leitura, é muito triste quando a continuação não noa agrada tanto quanto ao primeiro livro, mas o importante é que continue bom né.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sua resenha. Como gosto de distopia vou ler. Só não gosto da capa.

    ResponderExcluir
  14. Quando eu conheci Starters vi algumas resenhas bem negativas, principalmente falando que ele era demasiadamente parecido com um outro livro que não me recordarei agora, enfim. Mas parece que mesmo assim a duologia é boa. De qualquer forma, tenho um receio de iniciar a leitura não gostar =/

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Patty, tudo bom?
    Como eu adoro distopias eu preciso ler essa dualogia em breve. Confesso que já achei Starters por 10 reais e deixei passar porque não sabia do que se tratava. Agora que os dois foram lançados eu espero ler logo.
    Adorei sua resenha ter sido informativa e não ter dado spoilers.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!