Bate-papo com a Beta #2 - Aqueles livros...


Oi, galera!
Pra quem não sabe, eu sou a Beta do blog Garota Liber. E eu tenho uma coluna fixa aqui no CdT todos os Domingos.
Perdoem-me o sumiço. Minha bebê ficou muito doente e precisei me ausentar para cuidar dela e não, não sou mãe de um bebê-bebê e sim de uma cachorrinha linda <3

O que me inspirou no tema de hoje foi minha ida ao cinema para assistir ao filme Divergente, baseado no best-seller de Verônica Roth, Divergente, publicado pela editora Rocco aqui no Brasil.

Sabe quando pegamos um livro, lemos e então nos apaixonamos? E aí, quando o fechamos, já queremos reler? Eu não sei se vocês são assim, mas eu sou.

Sou do tipo que vive e sente tudo o que o personagem está sentindo e quando eu interajo com o personagem, quando eu me apaixono por ele, já era. É batata que sofrerei, amarei, questionarei e viverei a vida dele. E eu simplesmente amo quando isso acontece.

Tenho alguns livros na minha lista que provavelmente serão aqueles queridinhos pro resto da vida, alguns já reli mais que duas vezes, outros reli duas e tem outros até que não reli por não querer sofrer novamente como: A Culpa é das Estrelas do tio John Green (Tio João Verde para os íntimos) e Como eu era antes de você da Jojo Moyes, dois livros que ano passado mexeram muito comigo e me fizeram pensar bastante sobre tudo: a vida, o amor, minhas escolhas, minha vida, eu.

De lá pra cá, uma enxurrada de livros New Adults foram lançadas, com eles, conheci: Métrica da Colleen Hoover e a história de Will e Layken me levou a outro patamar. Me peguei pensando sobre o amor verdadeiro, sobre o que ele nos faz sentir, sobre o que eu sinto com relação a pessoa que amo. Se é amor ou uma ideia de amar.

Muitas pessoas acham que esse tipo de livro é bobo e sem conteúdo algum, na minha opinião, essas pessoas são aquelas que não sabem sentir ou interpretar, não apenas um livro, mas tudo ao seu redor. Só porque esse tipo de livro não é um clássico como Dom Casmurro ou Romeu e Julieta, não quer dizer que tenha menos a passar. Se me permite a ousadia, Métrica e Entre o Agora e o Nunca conseguira me passar lições maiores que Dom Casmurro. Pronto, falei.

No início desse ano pude conhecer a história de Camryn e Andrew de Entre o Agora e o Nunca da autora J. A Redmerski e fiquei surpresa ao ver meu medo, o medo da rotina me pegar e me fazer infeliz, na Camryn. Em Entre o Agora e o Sempre, continuação de Entre o Agora e o Nunca, me mostrou que é possível vencer a rotina e qualquer obstáculo na vida quando se ama de verdade, quando se tem perspectiva, coragem e determinação.

O que quero dizer com tudo isso? Que há certos tipos de livros que não são feitos para serem lidos apenas uma vez. São feitos para ler, e ler de novo, e ler mais uma vez e então ler uma próxima.

Estou passando por isso com a série Divergente, mesmo com um último livro um pouco decepcionante e totalmente triste, ainda é a minha distopia favorita até o momento (e sim, já li Jogos Vorazes). Reli o primeiro livro para assistir ao filme e quem disse que agora quero ler outro a não ser Insurgente?

Não sei se vocês têm esse apego a algum livro ou algum personagem ou história. Deixe nos comentários quais livros fizeram vocês ficarem loucos pensando neles durante uma eternidade e quais vocês releram logo depois de acabar. =)

Antes de terminar, vou deixar listado aqui embaixo os meus vícios e quantas vezes reli cada um deles.

- A Culpa é das estrelas - John Green (preparando os lencinhos para reler em breve. Lido apenas 1 vez)
- Como eu era antes de você - Jojo Moyes (não sei se consigo reler, mas gostaria. Lido apenas 1 vez)
- Divergente - Veronica Roth (Lido 2 vezes e já quero começar uma terceira)
- Entre o Agora e o Nunca - J. A Redmerski (Lido 2 vezes.)
- Entre o Agora e o Sempre - J. A Redmerski (Lido 2 vezes.)
- Trono de Vidro - Sarah J. Maas (Lido 3 vezes. Uma atrás da outra.)
- Métrica - Colleen Hoover (Lido 2 vezes)
- Pausa - Colleen Hoover (Lido 3 vezes)
- O Segredo de Ella e Micha - Jessica Sorensen (Lido 2 vezes)
- Sr. Ardiloso Cortês - Derek Landy (Lido 4 vezes)
- Série A Mediadora - Meg Cabot (Lido 6 vezes cada livro. Meu recorde.)

Indico todos esses livros pra vocês =)
Bom, é isso. Até a próxima gente!





19 comentários:

  1. Impossível não ter um xodó que v já releu trocentas vezes. Tenho em minha coleção uns 400 livros e todos já foram relidos pelo menos uma vez. As vezes deixo de ler algo novo só pq bateu aquela saudade de um determinado livro.

    ResponderExcluir
  2. Também me envolvo demais com os livros que amo. Acho que em todos os casos, o que me faz amar a história é o personagem (ou os personagens, em alguns casos). Quando acontece aquela empatia, não tem quem desfaça. rs
    Concordo que tem gente que não sabe ver "além" de letras em uma página. Livros se tornam marcantes porque eles "falam" com a gente de muitas maneiras. E isso independe do estilo!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Beta tudo bem?
    Nossa é incrível nossa semelhança literário! Eu assim como você reli Divergente, Entre o Agora e o Nunca e Entre o Agora e o sempre, e outros da tua listinha tbm já li mas por enquanto apenas uma vez!

    São livros realmente muito bons que eu indico a todos! Principalmente o Entre Agora e o Nunca que ultimamente mexeu muito comigo. É incrível o quanto a autora conseguiu colocar em palavras muitos sentimentos juntos, e nos mostra um pouquinho que para estar vivo precisa muito mais do que apenas respirar.

    Adorei o post e fico feliz por sua volta (ainda nao tinha te visto por aqui! Seguidora nova o/)

    Beijão Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Eu também tenho meus "livros eternos". Alguns deixam um pontinho inexplicável no meu coração, uma vontade de abraçar os personagens e ser amiga íntima deles - como é o caso de As Vantagens de ser Invisivel (meu livro favorito de todos os tempos) e Quem é você, Alasca? que me dá vontade de gritar de amor. Amo muito hahahah.

    Fora isso, concordo com você sobre a questão dos livros New Adult terem uma importante mensagem a ser passada (na maioria das vezes). Acho que o preconceito é tão grande por parte deles acabar "virando modinha" (odeio esse termo, odeio), e as pessoas já olharem com maus olhos.

    Um beijo!
    http://poesiadestilada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei Divergente e Métrica!! Mas não reli nenhum deles. O Will e Layken são muito fofos! *-*
    Outros queridinhos meus são vários do gênero distopia: Jogos Vorazes, Starters, Legend e Caminhos de Sangue.
    Tenho muita vontade de ler Trono de vidro! Espero poder ler em breve. Vi muitas resenhas positivas sobre ele.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    adorei o assunto da coluna de hoje.
    Todos nós temos os seus queridinhos. Mas eu nunca li um livro mais de uma vez. O que faço quando gosto muito do livro é reler as partes que mais gostei. Agora escrevendo esse comentário, lembro que o único livro de li duas vezes foi A Viagem do Tigre de Colleen Houck.
    Beijinhos!

    Www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum livro duas vezes rsrs , ja li A Culpa é das estrelas , quero muito ler Como eu era antes de você , Divergente , Métrica , Pausa , O Segredo de Ella e Micha , aah eu to louca aki , kkkk quero mt e sses livros !

    ResponderExcluir
  8. Ahhhh sou apaixonada por Divergente! Mas vai levar um tempinho ate eu reler a trilogia.
    Um livro que eu amei e quando fechei desejei desesperadamente voltar a ler foi Dançando sobre Cacos de Vidro, mas este será um daqueles que eu não irei reler por não querer sofrer novamente, pois foi um livro que abalou minhas emoções.

    ResponderExcluir
  9. Oi Beta..
    É bem assim mesmo, eu também vivo e sinto personagem que parece se tornar tão real. E é claro tem livros que merecem ser relidos mais de 2, 3 vezes. Eu tenho alguns que reli porque simplesmente me apaixonei por eles.
    Mas mesmo assim acho que nunca cheguei a ler 6 vezes o mesmo livro..rs Meu recorde foi 3 vezes. .rssrs

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente amei as indicações, já escolhi alguns para ler. Quando o livro é bom eu repito várias vezes também. A maioria leio no máximo umas 3 vezes.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Beta
    Entendo perfeitamente o que você sente, pois comigo acontece a mesma coisa. Às vezes, acabo de ler um livro e já quero voltar a ler. Os livros que eu mais reli até hoje foram os da série Harry Potter, até á perdi a conta de quantas vezes.

    ResponderExcluir
  12. Dom Casmurro te passou alguma lição? Então isso quer dizer que você terminou de lê-lo ne.. nem isso eu consegui hahaha
    Eu sou assim também. quando me entrego ao personagem não tem como voltar a trás. Normalmente isso acontece em séries. Agora eu estou evitando ler vários livros de uma serie seguidamente. Eu amo fazer isso, mas no final fico sem coração, órfã daqueles personagens! Eu não costumo reler livros. Isso aconteceu apenas duas vezes. com a saga crepúsculo - sempre que eu sentia saudade de alguma parte da história eu ia la e relia um livro haha - e Harry Potter.
    Mas sei que irei reler a série A Mediadora quando estiver com os livros na minha mão , é que tenho eles no formato viva vira.

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá Beta...Nossa um amor só esta tua postagem,as vezes gostamos tanto de um livro e sua historia nos marca de uma tal forma que não conseguimos nos desfazer deles e sempre que possível relemos...Tenho amor por O lado bom da Vida, A trilogia Jogos Vorazes e A cabana.
    Beijos♥

    ResponderExcluir
  14. Há livros que leio e releio várias vezes também. O que bate o meu recorde é o Memórias Póstumas de Brás Cubas que já li cinco vezes.
    New Adult não é meu gênero favorito, mas já li alguns e gostei. Acho que toda leitura é válida, desde que seja construtiva para a pessoa.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  15. Oi Betta...
    Na minha atual situação, não estou podendo reler nada, mesmo que quisesse!
    A pilha dos não lidos é enorme e não dá pra ter esse luxo!
    E sinceramente, não sou de reler livro...
    Não reli nenhum da minha estante!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  16. Ai, eu apaixonei por esse coluna. Socoooorro! HAHA ;')
    Preciso registrar que comprei junto de Destrua este diário: Como eu era antes de você e Belo casamento. Só que vou receber somente quando Belo casamento lançar e MEU DEUS! Como você faz isso comigo falando que Como eu era antes de você é maravilhoso assim? Agora que eu infarto querendo ler esse livro. Nossa, estou pra ler divergente, só estou esperando acabar a série Fallen pra mandar ver. xD
    Eu amei suas indicações, com certeza métrica e pausa subiram bastantes degraus na minha prioridade de compra. HAHA
    Enfim, amei a coluna.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oie Roberta, tudo bom?
    Eu adorei o tema do post e realmente tem livro que a gente já termina com vontade de reler. Eu também amei Como eu era antes de Você e relembro da história até hoje. Deixa eu pensar: Éramos Seis (já reli mais de 10 vezes), o primeiro livro da série A Mediadora, O Segredo de Ella e Micha....
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. oi Beta, adorei o poste. E eu sou iguazinha você, tem livros que me marcaram profundamente, e tem aqueles que já li, reli e treli. um que já li várias vezes é o maravilhoso Alguém para Amar, de Judith McNaugt, e também a série IAN (tirando os dois últimos que não reli ainda, já reli todos! Outros, como Belle e Entre o amor e a paixão, me marcaram profundamente, mas não consegui reler, porque são muito tristes, mas continuam na estante esperando o momento, rs
    adorei o post,
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, eu já reli alguns livros hehehe não tem como evitar, eu já reli três vezes Harry Potter e as relíquias da morte, Harry Potter e a pedra filosofal duas vezes, os quatro primeiro livros de A mediadora duas vezes cada, bom não me lembro de mais nenhum, e fiquei impressionada seis vezes cada livro da serie A mediadora? Recorde mesmo hein, que bom que você gosta, eu amooo essa série, quero muito ler O segredo de Ella e Micha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!