Resenha #76 "Flash Forward " - Robert J. Sawyer - Editora Galera Record


Título: Flash Forward

Autor (a): Robert J. Sawyer
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501089823
Ano: 2014
Páginas: 382




Sinopse: O que faria se tivesse um vislumbre trágico do seu próprio futuro? Tentaria mudar as coisas, ou aceitaria que o futuro é imutável? Em Flashforward - Presságio do Futuro, é iniciada uma experiência científica que conduz ao inesperado: o mundo inteiro cai inconsciente por instantes e todas as mentes são projectadas vinte anos no futuro. Quando a humanidade desperta, o caos impera por todo o lado: carros arruinados, cirurgias falhadas, quedas, destruição em massa e um elevado número de mortes. Mas esse é apenas o início. Passado o choque das visões, cada indivíduo tenta desesperadamente evitar ou assegurar o seu próprio futuro vislumbrado… Expondo as perspectivas de várias personagens, Robert J. Sawyer realiza uma brilhante reflexão filosófica sobre viagens no tempo, consciência, destino e o que significa ser humano.

Adianto a vocês que esse livro me surpreendeu um pouco. A sinopse em si, te instiga a curiosidade, mas ao me deliciar com a narrativa de Sawyer eu percebi  que era muito mais do que eu esperava.

A história começa com um grupo de cientistas que trabalham na CERN, uma Organização Europeia para Pesquisas Nucleares, realizando os últimos preparativos para ativarem o LHC ( Grande Colisor de Hadrons). Esse experimento geraria uma quantidade de energia similar a liberada instantes depois do Big Bang( Explosão que gerou o universo ). O intuito desse experimento era que quando o aparelho atingisse essa energia, uma partícula chamada Bozon de Higgs seria encontrada, e isso ocasionaria numa reviravolta no ramo da ciência.

Os dois responsáveis pelo experimento eram Lloyd Simcoe, nascido no Canada, tinha 44 anos e Theo Procopides, de 27 anos, nascido na Grécia. Além deles também tinha Michiko Komura, engenheira de 35 anos e noiva de Lloyd.

Após os últimos ajustes, a contagem regressiva começou: 5...4...3...2..1.. BAM. Todos as pessoas do mundo desmaiaram por cerca de 2 minutos e 17 segundos. O ocorrido ocasionou numa das maiores catástrofes que a humanidade já presenciou. Aviões caíram, carros bateram e muitas pessoas morreram. E para piorar ainda mais a situação e virar o mundo de cabeça para baixo, durante esses 137 segundos, as pessoas tiveram alucinações, mas não eram normais, na verdade eram vislumbres do futuro.

As pessoas não sabem ao certo como esse fenômeno ocorreu. Tudo indica que o LHC foi o responsável, mas causar um efeito em escala mundial é algo grandioso. Lloyd e todos os cientistas da Cern estão correndo contra o tempo para descobrir o por que que isso ocorreu, e além disso, enfrentando as visões de seus futuros, pois nem todos viram algo brilhante a sua espera.

" Nós somos cientistas, Lloyd... Deveríamos ser o bastião definitivo do pensamento racional, de provas verificáveis, reproduzíveis, irrefutáveis - e, no entanto, somos nosso maior inimigo.  "

Bom gente, como eu disse anteriormente o livro me surpreendeu. A narrativa em terceira pessoa de Sawyer te prende de uma forma incrível. Você fica querendo descobrir como os personagens vão enfrentar as situações ao seu redor, como eles vão lidar com aquela premonição do futuro.

Os personagens são bem construídos e mesmo em uma narrativa em terceira pessoa o autor conseguiu nos mostrar o que eles pensam de uma forma incrível e contagiante. Nos vemos presos em suas buscas pessoais. Theo foi uma das pessoas que não teve nenhuma visão e isso indica que o futuro que todos presenciaram ele não estaria vivo.

A história se ramifica em várias linhas. Temos a linha principal que são os cientistas tentando entender o por que daquilo ter acontecido e temos as buscas pessoais. Theo e Lloyd são os personagens principais e a narrativa foca mais nos dois, apesar de termos visões através de outros pontos de vista. É impossível não se apegar a busca de Theo para descobrir quem iria matá-lo e o motivo disso ter acontecido. Esse tipo de conhecimento pode deixar uma pessoa paranoica e sem perspectiva nenhuma para o resto da vida. Como reagir sabendo que é certo que no dia x você vai ser assassinado? Mas como eu disse anteriormente, os personagens são humanos e ele chegou a me irritar um pouquinho durante uma determinada parte da história.

Como os personagens em sua maioria são cientistas, temos muitos diálogos usando certos termos e coisas que a maioria das pessoas não entenderia, eu particularmente não me incomodei muito com isso, alguns dos termos utilizados eu conhecia. Mas do ponto do vista do leitor, o autor poderia tentar fazer mais analogias para melhorar o entendimento.

Uma das coisas mais legais do livro, são os impactos que as visões causaram. As pessoas sabiam coisas sobre tecnologia avançada, que tipo de mercado estava em alta, quais empresas iriam crescer e quais delas iriam a falência. Um fato curioso é que, o livro foi escrito em 1999 e se passa em 2009. O autor fez algumas teorias do que aconteceria no futuro. Por exemplo, segundo ele em 2000 e tantos o presidente dos EUA seria negro e o Papa seria o Bento XVI. Como ele soube disso eu não faço a mínima ideia. Outras coisas que o autor diz é que a Pepsi iria ganhar a luta contra a Coca-Cola e que o Bill Gates iria a falência, o que eu achei bem divertido rsrs.

" Bill Gates perderia sua fortuna: as ações da Microsoft cairiam muitíssimo em 2027, em resposta a uma nova versão da crise do ano 2000. "

" As cores da moda de 2030 seriam amarelo-palha e laranja-queimado. As mulheres estariam usando cabelos comprido novamente. "

O livro também é repleto de passagens tensas e tristes, quantas pessoas ficaram mentalmente abaladas com o vislumbre do seu futuro?

"- O que move os artistas é o sonho. Quantos atores não estão desistindo de tudo hoje - neste exato instante - por que suas visões lhe mostraram que eles nunca terão sucesso? "

Bom gente, é isso. Espero que vocês tenham gostado da resenha e espero aparecer mais vezes por aqui.
Obrigado a Patty pela oportunidade.

Esse livro foi enviado pela Editora Galera Record para resenha.



37 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas gostei bastante da ideia.
    Essas histórias que conseguem misturar uma parte mais científica com dramas pessoais, tensão e mistério geralmente prendem o leitor. Também acho fantástica essa abordagem mais psicológica, com as paranoias sobre o futuro.
    Espero ter a chance de ler um dia desses.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! Leia sim! Acredito que você não vá se arrepender.

      Excluir
  2. Oi Gabriel, tudo bem???
    Menino que resenha maravilhosa ein!!!
    Gostei muito da premissa desse livro, e não me recordo agora, mas assisti um filme ou foi uma série que instigava a isso, as pessoas desmaiavam e quando acordavam tinha visualizado o seu futuro e raríssimas pessoas, bem raras mesmo não tinham conseguido ver nada. Tentei lembrar mais não consegui. Eu gostei dessa história e a sua resenha me encantou, espero poder ler mais vezes a sua escritura por aqui... Patty ótimo resenhista ein parabéns... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana!
      Que bom que gostou da resenha =)
      Você não está enganada, teve uma série que foi baseada nesse livro xD

      Excluir
  3. Acho que já tinha ouvido falar do livro, mas não me lembrava.
    O enredo é mesmo intrigante. E eu como crente da teoria do evolucionismo não pude deixar de ficar interessada ao ver que a "Partícula de Deus" foi citada.
    Este é um livro pelo qual eu vou procurar toda vez que for em livrarias, pois fiquei mega curiosa a respeito.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabriel
    Gostei muito da sua resenha. O gênero ficção científica me agrada muito. A premissa desse livro é muito legal. Fiquei com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu! =) Ficção científica é tudo de bom -=]

      Excluir
  5. Olá Gabriel,
    muito interessante a historia do livro. É bem diferente do que vejo por aí.
    Não é muito o meu estilo de leitura, mas leria pra matar a curiosidade: O que ocasionou esse "apagão" das pessoas e seus futuros?"

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  6. Eu acompanhava o seriado e fiquei super chateada quando foi cancelado em sua primeira temporada e, mais chateada ainda, quando não revelaram nada ao fim da temporada... o pq de todos terem "apagado" por mais de 2 minutos - exceto uns 2 ou 3, não me lembro pois já tem alguns anos - e os vislumbres do futuro.

    No livro tudo é explicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, mas é uma coisa muito mais técnica. E como o livro utiliza de termos cientificos e tudo mais, a discussao sobre o futuro é um pouco mais abstrata rs. Mas eles explicam o que causou.

      Excluir
  7. Oi Gabriel!
    Não conhecia o livro, mas apesar de ter gostado da sua resenha acho que não leria... Ainda assim fiquei curiosa para saber o que aconteceu para que as pessoas simplesmente apagassem por esse tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... o livro chama mais a atenção por deixar as pessoas curiosas.

      Excluir
  8. Oi Gabriel..
    Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas confesso que gostei da sinopse.
    Deve ser interessante esse negócio de futuro..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. oi Biel, realmente esse livro parece ser bem instigante, e acho que eu iria adorar. E que medo desse autor, escrevendo um livro que "prevê" coisas assim!
    Outra coisa que me chamou a atenção foi o experimento que causou o problema, porque tem mesmo um grupo de cientista na Europa tentando recriar o Bozon de Higgs. Eles criaram um acelerador de partículas enorme, que passa embaixo de vários países, e meu maior medo é que eles sejam bem sucedidos e consigam criar essa partícula, rs, porque assim como ocorreu no livro, eu acho que isso não traria nada de bom
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ou menos Bruna hSUHSUh Sim.. aparentemente o autor fez uma pesquisa sobre o Bozon e tudo mais =)

      Excluir
  10. Oi Gabriel.
    Eu assisti a primeira e única temporada dessa série e AMEI! Achei a ideia super original e também fiquei pensando o que eu faria se tivesse um vislumbre do futuro.
    Na série, os agentes da CIA não sabem quem ou o que causou isso, então eles estão atrás dessas informações e o foco da série são nesses personagens.
    Não leria o livro, pois já vi a série =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado... Não tem personagens da CIA no livro... entao eles devem ter feito uma adaptaçao um pouco diferente.

      Excluir
  11. Olá Gabriel, primeiro parabéns pela resenha, não conhecia este livro mas achei sua proposta muito bacana, creio que seria um leitura diferente das que estou acostumada a realizar e e isto me deixa ainda mais entusiasmada!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Sobrinho tudo bem, agora vc está aqui tbm né menino danado!
    Adorei esse livro e sua resenha quero muito ler esse livro para saber o que acontece, apesar de não livros assim esse me chamou atenção logo de cara!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Dani! =D
      Sou danado nada haha.

      Excluir
  13. Oi Gabriel, tudo bom?
    Adorei a resenha e fiquei muito curiosa com a história desse livro. Sempre que uma pessoa é capaz de ver o futuro em um livro isso nunca resulta em coisa boa. Imagina em quanta dor isso pode causar? Livro já adicionado na lista de desejados.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. a resenha é boa , mais nao curti muito o livro nao me despertou o interesse , !!
    Beijos da Quel !

    ResponderExcluir
  15. Olá Gabriel,
    adorei sua resenha.
    Não costumo ler livros desse gênero, mas com sua resenha fiquei interessada nesse livro. Vou anotar na minha listona. Kkkkkkk
    Beijinhos!

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Listona, haha bem verdade isso HSUHS
      Que bom que gostou =)
      Beijos.

      Excluir
  16. Nossa que resenha é essa, menino quando eu li que teve a contagem regressiva ai todo mundo desmaiou quase cai da cadeira, que loucura, estou super curiosa para ler esse livro, ele parece ser surpreendente, gosto de historias que mencionam como será o futuro da humanidade, a resenha esta perfeita, parabéns.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Camila! =D
      Sim, coisas relacionadas com viagem no tempo são bem interessantes xD

      Excluir
  17. Só tenho uma coisa pra dizer: que história de doido a desses cientistas. Como assim você para o mundo por 2 minutos? As pessoas estariam seguindo suas vidas normais, nas ruas, trabalhando, lidando com coisas perigosas até! Como diria o meu pai, é uma ideia de gerico! hahaha
    Mas curti isso das visões e como todas as pessoas começam a lidar com suas vidas sabendo coisas sobre o futuro...O livro ão me conquistou totalmente, terei que ler mais algumas resenhas antes de saber se vai valer a pena ou não. Mas curti a proposta =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dreeh, isso não era pra acontecer!
      Espero que você dê uma chance xD

      Excluir
  18. Achei a premissa desse livro incrível. Adoro ficção científica e uma experiência ter um efeito colateral como esse seria trágico, ao mesmo tempo que seria incrível. Amei a sua resenha e vou colocar esse livro como desejado no skoob. Vou comprá-lo da próxima vez que fizer minhas compras no Submarino.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Espero que aproveite a leitura xD

      Excluir
  19. Muita, muita, muita vontade de ler. Descobri há pouco que gosto de livros assim, com uma pitada de ação, de ficção científica, de tragédia e de suspense. rsrsrs!
    Já tinha ouvido falar do livro, mas adorei sua resenha e fiquei bem curiosa.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!