Resenha #85 "Hyperbole and a Half" - Allie Brosh - Editora Planeta



Título: Hyperbole and a Half
Autor (a): Allie Brosh
Editora: Planeta do Brasil
ISBN: 9788542203073
Ano: 2014
Páginas: 224




Sinopse: Em Hyperbole and a Half situações lamentáveis, caos e outras coisas que me aconteceram, a autora apresenta alguns dos textos mais lidos e comentados em seu blog e também muito material novo, inclusive histórias sobre seus cachorros, um deles aparentemente com leves problemas mentais, sua luta para lidar com a depressão e ansiedade que insistem em dominá-la, além de anedotas hilárias sobre sua tumultuada infância. Sim, Allie foi uma criança difícil, Talvez a mais difícil de todas. Por exemplo, uma vez ela comeu um bolo inteiro só de burra porque sua mãe a proibira. E ela também atazanou a vida da família quando ganhou um papagaio de brinquedo que repetia tudo - tudo - que ela queria. Inteligente, irônico e absurdamente engraçada o livro traz o estio inimitável de Allie nos textos e nas ilustrações, além de alguns de suas típicas reflexões que conquistaram o coração de inúmeros leitores.


Quando eu tinha dez anos, escrevi uma carta para meu futuro eu e a enterrei no quintal. Dezessete anos mais tarde, lembrei que eu deveria ter desenterrado dois anos antes.
Fiquei animada para vislumbrar com nostalgia minha infância - talvez eu me maravilhasse com minha própria inocência ou visse os primeiros sinais de minhas aspirações atuais. No fim das contas, só fez eu me sentir bem esquisita a respeito de mim mesma.

Hyperbole and a Half é o nome de um blog americano muito famoso ganhador de vários prémios, (link do blog aqui ), e mesmo que você não soubesse dessa informação, é possível que já tenha se deparado com algum dos personagens de Allie pela rede.




Hyperbole and a Half - Situações lamentáveis, caos e outras coisas que me aconteceram é um livro composto por fatos cotidianos que ocorreram com a autora Allie Brosh. Algumas situações realmente hilárias, ele foi o grande responsável por eu não surtar no sábado passado, comecei a leitura no caminho para um curso no sábado pela manhã, onde o metrô de São Paulo colaborou para que eu me atrasasse. E só não entrei em parafuso porque estava me divertindo muito com a leitura.

Confesso que fiquei um tanto nostálgica, claro que guardadas as devidas proporções, eu me lembrei dos livros que eu li na minha infância, onde 80% das páginas eram compostas por ilustrações maravilhosas, a diagramação da Editora Planeta ficou um espetáculo, o livro é todo colorido, a cada situação nova apresentada pela autora a cor das páginas mudam, é de encher os olhos.






O livro não apresenta um enredo, porém Allie se superou ao contar de uma forma divertida as situações cotidianas, eu ri demais com os cachorros de Allie, a Simplória e a Ajudante, demonstração de um amor único e verdadeiro.

Essa é a Simplória, Allie aplicou um teste de QI em sua cachorra, teste esse que ela encontrou no Google ao digitar "como saber se seu cachorro é retardado" e chegou a conclusão que ela era "meio doida", ou algo parecido. 




E porque ela é nossa cachorra podemos notar as menores e mais imperceptíveis boas qualidades em um oceano de péssimas qualidades e nos agarrar a elas. Porque queremos amá-la.


Tenha a mente aberta ao ler Hyperbole and da Half, se você procurar um enredo complexo, com personagens marcantes irá se decepcionar com o livro, porém se estiver disposto a se arriscar poderá aprender na simplicidade de cada fato narrado pela autora, um livro divertido, inteligente e muito rápido de ler que cumpri seu papel que é de entretenimento.

27 comentários:

  1. Patty sei que faz tempo que eu não passo aqui, mas queria te dar os parabéns pela sua NOVA CONQUISTA de parceria com a NOVO CONCEITO. MUITO SUCESSO para o seu blog e tudo de bom pra vc =] PARABÉNS !! - beijinhos - http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Patty, tudo bom?
    Esse livro é super leve, divertido e engraçado. A diagramação da Planeta está muito boa e os desenhos ficaram super coloridos e parecidos com o que aparece na internet.
    Essa leitura pode ser feita em apenas algumas horas e recomendo também.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a sua resenha. Tinha outra impressão do livro, mas acho que você está coberta de razão: tudo depende da expectativa.
    E acho que posso gostar bastante das situações apresentadas no livro. Parece bem divertido mesmo.
    Ainda que não seja uma trama complexa, com personagens super marcantes, cumpre o seu papel.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Esse livro deve ser Hilário e a Allie aparenta ser uma graça!
    Quero muito ler.
    "Como saber se seu cachorro é retardado" Foi ótimo, acho que vou tentar algo do tipo com meu gato. KKKK

    Beijos, Patty
    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  5. Não me interessei muito por esse livro, por não ter uma história linear e sim uma espécie de crônica do dia a dia da autora. Achei as ilustrações um pouco estranhas rs

    ResponderExcluir
  6. Que legal Patty o livro.
    Voce tinha comentado dele em vídeo e percebi que não teria personagens formados e tal.
    Mas assim pelo menos é uma leitura diferente, e divertida como voce disse.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tenho lido muitas resenhas positivas sobre este livro e fico muito curiosa para lê-lo também, parece ser muito divertido e diferente de tudo que tenho lido. É muito interessante saber que todas as histórias contadas foram vividas pela autora e isso parece render muitas risadas! Já está na minha lista. :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro livrinhos assim, fácil leitura, rápidos e dinâmicos, são ótimos para intercalar com uma leitura mais "pesada" ^^

    Já adorei! Se tiver a oportunidade de adquiri-lo com certeza vou ler.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Apesar da resenha esta muito boa, não gostei muito do livro. Esse eu não colocaria na minha lista de futuros livros para ler.

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar muito bem desse livro em todo lugar onde o vejo. E como uma amante de cães, tenho 6, adorei a parte sobre os cãezinhos dela!

    ResponderExcluir
  11. Oi Patty!!

    Gostei muito da sua resenha! Esse livro parece ótimo! Quero muito ler!! As ilustrações estão bem feitas mesmo e me passa uma imagem de algo engraçado! Gosto bastante de livros descontraídos!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Patty
    Acho a diagramação desse livro muito bonita. Deve ser super divertido. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  13. Oi Patty,
    Estou louca para ler esse livro, ele tem jeito de ser bem fofo. Amo leituras rápidas e leves.

    Bjim!!!
    Tammy - Livreando

    ResponderExcluir
  14. Oi Patty, tudo bem?
    Eu achei esse livro super interessante, cheio de ilustrações, só que acho que ele não é muito bom, porém me parece ser uma leitura leve, e um ótimo passatempo, algo para ler entre dois livros mais tensos.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. oi Patty,
    o livro parece ser muito bom mesmo, bem leve e divertido. Tem hora que é isso que precisamos, e não um enredo complexo e elaborado.
    Adorei as ilustrações que você selecionou
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adoro esses textos curtos e leves de se ler. Com essa pitada de humor que vc descreveu o torna ainda melhor. Claro que por ser a maioria de postagens do blog não poderíamos esperar um enredo elaborado, mas acho que isso é até uma vantagem. Adorei a resenha.
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com
    @GicaTeles

    ResponderExcluir
  17. Oi Patty
    Adorei a resenha, mas não curti muito o livro em si.
    Beijos. =)

    ResponderExcluir
  18. Adorei esse livro, ri muito, mas achava que esse personagem era somente aquele do meme "o que queremos?" do facebook... levei um susto qdo vi a capa hahahahahah

    ResponderExcluir
  19. Oiiiiiiiiii..
    A principio nem liguei para esse livro, mas depois de ler tantas resenhas, fiquei encantada!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  20. Achei o livro fofo, Patty!!! Não sei se compraria agora porque minha lista ta Grande... Rssss. Mas gostei da proposta do livro!

    Beijos
    Mari

    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Esse livro parece ser ótimo, cachorro com problemas mentais que foram descobertos por um teste de QI encontrado no google... rsrs
    Com certeza esse livro parece garantir boas risadas. E ainda é super curtinho né? parece super fácil de ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  22. kkkkkkk estou precisando de livros assim divertidos, estou numa epoca de querer leituras q me divirtam do começo ao fim.. dando um tempo nos roamnces q me faziam chorar kkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. Não sei se leria o livro, pois gosto de leituras densas e tramas complexas, então esse livro não é para mim. Mas quem sabe em uma tarde de tédio sem nada para fazer, não é mesmo?
    Eu gostei do projeto lançado pela editora da carta para o seu de daqui a dez ano. Achei interessante.

    ResponderExcluir
  24. Que legal! Gosto de livros inteligentes, divertidos, rápidos de ler e coloridos ainda por cima! Que delícia!
    Já li resenhas dele em vários blogs e todas foram positivas! Quero MUITOO!!
    Abs

    ResponderExcluir
  25. Que legal! Adoro livros inteligentes, divertidos, rápidos de ler e ainda por cima coloridos!! Quero MUITO!!
    Já li várias resenhas sobre ele em outros blogs e todas foram positivas!
    Abs

    ResponderExcluir
  26. Com certeza não parece ser complexo, mas deve ser divertido :)

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!