Resenha #87 " A Escolha" - Kiera Cass - Seguinte





Título: A Escolha
Autor (a): Kiera Casss
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765374
Ano: 2014
Páginas: 352


* Resenha não contém spoilers


Sinopse: A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante ... Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada.


Fiz a reverência cruzando uma perna na frente da outra, para que a fenda da outra, para que a fenda do vestido se abrisse e revelasse até a minha coxa. O vestido era vermelho-escuro, tomara que caia, e deixava as costas totalmente expostas. Tive certeza de que as criadas tinham feito alguma mágica para que ele parasse no lugar. Me endireitei, olhando fixamente para Maxon. Percebi que ele tinha parado de mastigar. Alguém derrubou um garfo.


Eu como a grande maioria dos fãs da autora Kiera Cass amarguei meses e meses aguardando o lançamento de A Escolha, comprei o livro físico na pré-venda, porém não consegui me segurar e dia 06 de maio já estava lendo o desfecho da história de America, Maxon  e Aspen em e-book. Eu pensei muito no que escrever nessa resenha e como escrever o que eu estava sentindo, se eu fosse me deixar levar pelo primeiro impulso e resenhar o livro assim que terminei de ler, eu acho que me arrependeria um pouco, não que minha opinião tenha mudado com o passar dos dias, mas eu estava bem chateada com o desfecho da trilogia e eu chateada sou um porre.

Como eu sei que muitos ainda não leram o livro, e estão aguardando a oportunidade de fazê-lo eu resolvi escrever essa resenha de uma maneira diferente, não irei fazer um resumo do que acontece no livro, pois poderia ocasionar algum tipo de spoiler, e todos já devem saber que o terceiro livro como o nome já diz, é marcado pela grande "Escolha" de Maxon. A escolha do príncipe não me surpreendeu o que realmente me chateou foi o desenrolar da história, e essa resenha nada mais será do que minha opinião sobre o desfecho dessa trilogia.

Eu realmente amei o primeiro livro dessa série, A Seleção se tornou um dos meus livros favoritos do ano de 2013, a escrita fluente da Kiera aliada ao clima de romance, compensava a falta de "distopia" do livro. Quando comecei a ler A Elite tentei manter minhas expectativas controladas, com medo que fosse me decepcionar com o livro, porém tirando o fato da America estar insuportável naquele livro com toda aquela indecisão, o livro cumpriu seu papel, e só tirei uma estrelinha da classificação. Comecei a ler A Escolha com grandes expectativas, talvez motivada pela longa espera para o lançamento do livro ou por já tinha lido Os Contos da Seleção, e já conhecer a personalidade de cada personagem desse "triangulo" amoroso, porém como eu sempre digo, altas expectativas estão fadadas a grandes decepções.

Vocês devem estar se perguntando: "Mas o livro é tão ruim assim?"

Minha resposta é: Não, é apenas um "bom" livro.

A escrita da Kiera continua encantadora, ela consegue nos prender do começo ao final do livro, sem ter tempo de respirar, ou de só fazê-lo porque é um ato involuntário, o que me decepcionou na realidade foi as pontas soltas do livro, fiquei com inúmeras perguntas sem respostas, e pra que a correria? Mais alguns capítulos teriam resolvido o problema dos fatos "nissin miojo" que ocorrem no livro, ou desse tempo para um desenvolvimento melhor da parte distópica. 

Ela se reclinou na cadeira mais uma vez, sorrindo. Tive a certeza de que ela encarava esse evento como sua despedida do palácio. Parte de mim queria dizer a ela para não desistir, mas não dava. Apenas uma de nós ficaria com Maxon no final.

Tenho a impressão que a autora estava com tanta vontade em dar um desfecho para seus fãs, que acabou se perdendo, alguns fatos simplesmente parecem não se encaixar na história. Sabe aquelas novelas que no último capitulo acontece tudo de uma só vez, e personagens aparecem somente para que todos fiquem com um par, como se fosse um absurdo um personagem acabar a história sozinho? É basicamente isso que a meu ver aconteceu em A Escolha. 

O gênero da trilogia é distópico, porém todos que leram sabem que a autora nunca desenvolveu bem esse lado da história, até hoje eu não sei quem eram os "Rebeldes do Sul", quem os liderava? O que eu senti foi que para "provar" que sua trilogia era uma distopia a Kiera criou situações desnecessárias, que pareceram um tanto forçadas.

Tirando todos esses pontos, o livro tem sim aspectos positivos, alguns personagens evoluíram, a America voltou a ser a garota do primeiro livro da série, decidida e pronta pra lutar pelo que acredita, algumas cenas com um humor bem gostoso, o Maxon me pareceu mais "humano", tudo bem que ele é um príncipe, mas perfeição não existe não é verdade? 

Quem ainda não leu, só posso garantir uma coisa, prepare o coração, porque emoções fortes te aguardam. Preparem-se para um misto de sentimentos, raiva, medo, angústia, suspiros, suspiros e suspiros, sorrisos de canto de boca e mais suspiros. A trilogia chegou ao final, mesmo não tendo amado o último livro já comecei a sentir saudades do Maxon.

Você está quebrando muitas regras, senhorita Singer.
Você é o príncipe. Pode simplesmente me perdoar.








22 comentários:

  1. Ai meu coração Patty!!! Meu namorado comprou para me dar de Dia dos namorados e eu tenho que esperar até 12/06!!! Estou muito ansiosa para ler!! Para mim, é o lançamento do ano!!

    Beijos

    Mari

    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Patty, tive opiniões semelhantes as suas, e minha resenha foi programada para se auto postar hoje, á pouco tempo!
    Sabe o que eu achei, Patty? Que com ou sem America as coisas aconteceriam, tive a sensação de personagem desnecessária, amei America do começo ao final, mas foi o que pareceu! Leia a minha resenha e veja se me entende!
    Ah, e o que foi aquele relacionamento arranjado? Onde esteva a descrição da morte daquela pessoa importante? E porque matar aquela que estávamos começando a amar? Kiera, me decepcionou e me apaixonou ao mesmo tempo!

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/2014/05/resenha-escolha-one-de-kiera-cass.html
    Resenha no link - El Costa - Confins Literários

    ResponderExcluir
  3. cara pretendo ler essa serie um dia, mas no atual momento estou pensando seriamente se farei isso ou não. porque tenho quase certza que irei me irritar.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    Ainda não li essa série porque estou saturada de triangulo amoroso kkkk e ainda mais agora com tanta gente falando que a série não foi tudo isso minha vontade diminuiu mais ainda, mas quem sabe um dia eu resolva ler :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Patty,
    não li a saga mas todas as resenhas e comentários que vi sobre o livro foram parecidos com o seu...
    Muita gente dececionada!
    Vou pegar pra ler e ver no que vai dar!
    Fiquei curiosa com esse final!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  6. Li A escolha e também senti falta da parte distópica. Acho que ficou mal explicado algumas coisas. No final, essa trilogia é um romance.
    Fiquei triste com algumas mortes de pessoas que gostava e de outras que passei a gostar. A Kiera realmente não teve dó de matar ninguém rs

    ResponderExcluir
  7. Oi Patty, sério que não tem muito haver com o lance de distopia que tanto amo? Como assim??? Não diz isso!!!!!!! Mesmo assim estou curiosa e sem muitas expectativas... eu comprei o primeiro livro e está parado desde então e o segundo livro eu ganhei, então vou comprar o terceiro para completar a coleção, mas só mais pra frente porque simplesmente não tenho dinheiro agora...prefiro comprar as continuações que eu venho esperando a mais tempo e que necessito comprar nos lançamentos rsrsrsrsrsrs. Mas apesar de ter me desanimado acho que sim vai ser uma boa leitura... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da forma como você se expressou no post. Acho que no calor da emoção podemos dizer coisas que nos trarão algum "arrependimento" futuro. A opinião pode não mudar com o tempo, mas a forma de se expressar, com certeza.
    Ainda não comecei a ler a série, mas fiquei meio desapontada com esse final "mais ou menos". É uma pena que a autora tenha se perdido por buscar demais agradar os leitores. Talvez o tiro tenha saído pela culatra.
    De qualquer forma, pretendo ler os livros e acho que vou gostar da história!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa, nem me fale de A escolha, eu terminei de ler A elite semana passada e adorei, mas sem dúvidas também gostei muito mais de A seleção. Concordo que America ficou bem chatinha em A elite, mas fico feliz de saber que ela volta a ser quem era no primeiro livro.
    Super ansiosa para ler A escolha e saber o final da história e com quem o principe realmente fica.

    Bjok

    ResponderExcluir
  10. Oi, Patty
    Terminei de ler A Escolha ontem e simplesmente adorei. O final foi muito bonito. Realmente parece que no final do livro a autora deu uma acelerada.

    ResponderExcluir
  11. eu tenho livro mas ainda não comecei, fiquei com medo de ler a resenha e encontrar spoiler hahahaha mas agora foi! Amei a resenha <3
    Vim aqui como visita, seu blog é lindo!! Tenho um blog literário novo, poderia fazer uma visita? Obrigada, Beijos <3
    www.doceliterario.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Patty..
    É a primeira resenha que vejo que não fala que o livro foi perfeito.
    E até sua avaliação me surpreendeu.
    Bom, eu como não li nenhum nem posso falar muita coisa.
    Como voce disse o livro mesmo assim ainda tem suas qualidades né.

    Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
    Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos

    ResponderExcluir
  13. oi Patty, adorei a resenha e me identifiquei demais com sua opinião, com a única diferença de que parece que você gostou mais do livro que eu, rs. Desde A Seleção que eu já saquei que essa história não e nunca vai ser uma distopia, mas eu tinha esperanças, bem no fundo do coração de que o último livro traria isso mais patente, oh ilusão. Como você disse, foram inúmeras as pontas soltas, vários os acontecimentos desnecessários, e não tivemos algumas respostas tão necessárias.
    Eu gostei de ver a America mais como era antes, e a escrita da Kiera continua ótimas, por isso também dei 3 estrela, e não 2, como pretendia a princípio. Mas ainda assim a decepção foi grande. Tanto, que não consegui nem esboçar a resenha ainda. Assim como você, estou esperando um pouco para ver se minha revolta passa, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu sou suspeita pra falar, pq essa saga é minha saga favorita!! eu devorei o livro e amei ele do começo ao fim... amei a evoluçao da america e o fato de ela ter voltado a parecer a menina de A seleçao, pq na elite ela era um saco! kkkk amo o maxon e adorei o livro, pena q vc n gostou tanto

    ResponderExcluir
  15. Não li nenhum livro da série ainda, não por falta de vontade, mas sim por falta de tempo, esse semestre da faculdade tenho tantasss coisas pra ler que não sei por onde começar... Mass já li coisas bem positivas sobre a saga, e foi bem produtivo ler tbém esse lado que vc citou de falta de encaixes etc.. Tudo é válido saber!
    Abs

    ResponderExcluir
  16. É uma pena o último livro não ter te agradado e a estória deixar pontas soltas.
    Não tenho tanto interesse assim na estória justamente por não ser tão "distópica" assim e parecer mais um conto de fadas.
    Mas se algum dia for ler, já sei que não devo ir com tanta sede ao pote esperando um desfecho divino.

    ResponderExcluir
  17. Apesar das resenhas positivas, por todas estarem suspirando pelo príncipe que não sei o nome, o livro tem como pano fundo reality show - coisa que odeio! Pode ser birra, não sei, mas não quero ser só por esse motivo.

    ResponderExcluir
  18. Não acompanho a série, por isso não tenho muito o que falar sobre ela, mas morro de curiosidade de lê-la.
    quando tiver com mais grana comprarei os livros, o lado bom é poder ler todos de uma só vez, sem precisar ficar esperando quando o próximo vai sair, né?
    Beijos

    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  19. Essa série foi muito bem comentada. Falam que é ótima e eu infelizmente não consegui ler o primeiro livro. Fico muito chateada com isso.

    ResponderExcluir
  20. Preciso dizer que não li toda a resenha, tô morrendo por esse livro e estou receosa quanto a leitura, meio que não quero muito ler sobre o livro. Amo muito os dois primeiros, apesar de algumas coisas me deixarem enraivada. Preciso conseguir logo A escolha para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Tenho esse livro e ainda não li (morrendo a cada dia que passa por ainda não ter lido TT.TT )
    Realmente, o que mais ouvi foi que a autora não fechou todas as pontas, desenvolveu mais o romance do que a história em si... e convenhamos que era isso que atraia 89% do livro :3 rsrs)

    Eu achava que A Escolha fosse a escolha de America .-. #Jaspen ou #Maxon, já que o príncipe já tinha demonstrado desde o primeiro livro que ele a amava (mesma coisa para o guarda negão lindo XD )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaspen?? Não seria Aspen?

      Excluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!