Resenha #91 "Fragmenta-me" - Tahereh Mafi - Novo Conceito



Titulo: Fragmenta-me #2.5
Autor (a): Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635002
Ano: 2014
Páginas: 70



Sinopse: Neste eletrizante conto da trilogia Estilhaça-me, descubra o que aconteceu com os rebeldes do Ponto Ômega após lutarem contra o Reestabelecimento. Fragmenta-me é contado do ponto de vista de Adam, respondendo as principais dúvidas dos leitores após grande final de Liberta-me. Enquanto o Ponto Ômega prepara para lançar um ataque-surpresa contra os soldados do Reestabelecimento a postos no Setor 45, o foco de Adam está bem longe do campo de batalha. Ele está se recuperando do rompimento com Juliette, apavorado pela vida do seu melhor amigo e preocupado como sempre com a segurança do seu irmão James. E justo quando Adam começa a pensar se aquela vida é mesmo para ele, o alarme soa. É hora de começar a guerra. No campo de batalha, é como se tudo estivesse a seu favor – mas derrubar Warner, que Adam descobriu recentemente ser seu meio-irmão, não é fácil. O Reestabelecimento não tolera rebeliões, e por isso fará qualquer coisa para massacrar a resistência... inclusive matar a todos que são importantes para Adam. Fragmenta-me prepara o leitor para as emoções de Incendeia-me, o explosivo final da série distópica de Tahereh Mafi.


O simples fato de ver o rosto dela faz meu peito doer, mas a verdade é que eu não tenho mais ideia do que está acontecendo entre nós. Prometi a ela que encontraria uma maneira de passarmos por isto - e tenho treinado como um condenado, como sempre fiz - , mas depois da noite passada, não vou mentir: estou um pouco apavorado. Tocar nela é mais sério do que eu já pensei.

Após uma ação no facebook, onde a Novo Conceito conseguiu 5.000 compartilhamentos de um só post sobre o lançamento de Incendeia-me, o último livro da trilogia Estilhaça-me. Os leitores foram presenteados com a liberação em e-book do segundo conto da série, Fragmenta-me. A força dos leitores nessa ação só deixou claro o quanto essa série arrebatou milhares de fãs pelo Brasil inteiro.

Se em Destrua-me, primeiro conto da série, temos a oportunidade de conhecer mais a personalidade de Warner, o "vilão", e nos afeiçoarmos a ele, no segundo conto, a personalidade de Adam nos deixa com a pulga atrás da orelha. Taheref conseguiu nos mostrar que as pessoas não são totalmente boas ou más, todos temos qualidades e defeitos.

Adam está confuso e sentimental, sua lealdade é posta a prova. Será que ele realmente faria de tudo por Juliette? Como suas escolhas podem interferir na vida de James? A preocupação e o amor de Adam em relação ao James é algo tocante, passamos enxergar ele não somente como o "mocinho" bobo e apaixonado por Juliette, mas como um homem que tem que fazer escolhas pensando no bem estar de uma criança que ele criou como se fosse seu filho.

Tahereh Mafi nos mostrou mais uma vez seu talento, quando sua narrativa em primeira pessoa não nos dá dúvida de quem está narrando a história, em Fragmenta-me a narrativa não é repleta de metáforas, ela é direta e concisa, e carrega toda a personalidade de Adam, seu narrador. Dá aos leitores a oportunidade de entender melhor a difícil tarefa de Juliette, ela terá que escolher entre dois homens. Adam a enxerga como a menina frágil de precisa de ajuda e cuidados. Para Warner ela é uma mulher poderosa, capaz de grandes feitos.

Um conto leve e surpreendente, que nos deixa bem próximo ao personagem, e ainda nos faz ter um breve vislumbre do que podemos esperar do final dessa série.

... estou cansado de lutar. Estou cansado de fugir e sempre ter de arriscar minha vida e me preocupar constantemente com James. Quero apenas ir para casa. Quero cuidar do meu irmão. E nunca, nunca mesmo, quero sentir o que senti na noite passada.
Não posso arriscar perder James, nunca mais.

37 comentários:

  1. Olá Patty,
    Adorei a resenha e estou louca para ler os contos e os dois últimos livros dessa trilogia que me conquistou muito. Espero ter essa oportunidade em breve.
    Acho que eu fico no time do Warner, mas vamos ver rs.
    Beijos e parabéns :)
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu li e achei incrível. Apesar de gostar mais de Warner, eu não curti o conto dele. Mas Fragmenta-me é perfeito, me deixou com mais vontade ainda de concluir a série. Estou ansiosa para ler Incendeia-me *--*
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Patty
    Ainda não li a série. Mas já baixei os contos, pois pretendo começar a ler o primeiro livro ainda esse mês.

    ResponderExcluir
  4. A cada resenha positiva dessa serie eu fico me sentindo pior por ainda não ter lido nada.

    ResponderExcluir
  5. Oi Patty.
    Li Fragmenta-me e confesso que fiquei bem confusa sobre o Adam. Nos outros livros (Estilhaça-me e Liberta-me) ele se mostrou totalmente apaixonado e devotado a Juliette. Nesse conto parece que Juliette não é sua preocupação número 1. Gostei de saber que ele James como fosse seu próprio filho e faria de tudo por ele.
    Agora preciso de Incendeia-me para saber o desfecho dessa trilogia maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum dos livros da série, mas cada dia mais me vejo mais ansiosa pra ler tudo. Só vejo resenhas bem instigantes sobre os livros. E eu amei tanto essas capas novas, achei bem mais bonitas que as primeiras.

    Bjok

    ResponderExcluir
  7. Oi Patty! Tudo bem? Ainda não li a trilogia, mas já garanti o meu conto! Achei muito legal a ação que a NC fez em cima do livro para liberar o conto para os leitores! Cada vez que leio as resenhas fico com mais vontade de ler a trilogia! Entrou para a minha wishlist!

    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Aii Patty, preciso começar a ler essa série. Eu tenho orgulho de dizer que ajudei (um pouquinho pelo menos) na campanha da editora para liberar esse conto, kkkkk. Estou com o meu no kindle, só aguardando eu finalmente ler a série.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha foi ótima! Já estava com vontade de ler esses livros, agora quero mais ainda haha. Espero lê-los logo haha.
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  10. Oi flor!
    Adorei a resenha! Que capa é essa??? OMG!!
    Preciso ler os outros livros urgente. T.T Só li estilhaça-me porque minha amiga me emprestou! Cada vez que leio resenha da série fico com muita vontade de terminar a leitura. Adorei!

    Beijocas da Deebs!
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/06/resenha-segunda-vez-que-te-amei-leila_6.html

    ResponderExcluir
  11. Eu estou muito curiosa com a Trilogia! Vou tentar dar um jeito de lê-los nem que seja em e-book pq o dinheiro esta escasso! rs Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  12. Oi Patty!
    Essa é uma coleção que também quero ler!
    Sempre pego os livros e coloco no carrinho de compras, mas depois acabo comprando um outro e eles ficam para tras!
    Comprei um conto...

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Eu não gostei taaanto desse conto por ele ser contado por Adam, que perdeu o posto de queridinho já no segundo livro...rsrs'
    Gostei bem mais do primeiro conto, narrado por Warner, do que este *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Apesar de nem ter começado a ler a série, tenho a impressão de que a autora evoluiu muito junto com a sua história. Parecem que ela conseguiu melhorar a narrativa e a construção dos personagens, tornando-os mais acessíveis ao leitor.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. tipo tenho algumas coisas aqui em casa da autora, mas ainda nao pude ler.
    acho q gostarei da leitura, mas n curti a capa.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  16. Nao faça isso com uma viciada em distopias que nao tem tempo para acompanhar trilogias :'( estou louca para começar a trilogia, mas n consigo arranjar tempo nem de terminar as q estou lendo :/ cada resenha q vejo mais eu quero começar a ler

    ResponderExcluir
  17. Estou correndo para estas leituras Patty vc conseguiu me convencer <3

    Por isso amo passar por aqui=D

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  18. Oiee

    Preciso ler os dois últimos livros dessa série li somente o primeiro e não tinha gostado muito vamos ver se agora gosto dos outros dois.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  19. Essa leitura só me fez confirmar que eu sou #TeamWarner, a Juliette tem que ficar com ele pelo amor..

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho os contos e o primeiro livro, preciso completar para ler e matar a curiosidade!
    bjkas

    ResponderExcluir
  21. Oi Patty..tenho o e-book que a NC disponibilizou..e pretendo ler os outros em breve.
    Esta série conquistou muitos mesmo, preciso ler.
    Que bom que gostou.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Não li a resenha pq ainda não li os livros
    Mias ta aqui na lista
    4 estrelas deve ser muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li o segundo livro da série e estou bem ansiosa para saber o que acontecerá com todo mundo, rs. E com certeza irei ler esse spin-off que é pelo ponto de vista do Adam.

    ResponderExcluir
  24. A nova capa é linda! Ainda preciso ler o primeiro, mas adorei a resenha do segundo! Ambos estão em minha listinha.

    Um beijo,
    Lê.

    ResponderExcluir
  25. A resenha está incrível, descreveu exatamente o que eu senti ao lê-lo, mesmo sendo Team Warner há muito tempo! Adam nos tocou com seu amor por James, ele é um pai que tem que proteger seu filho, totalmente justificável colocá-lo antes de Julliete, é isso o que acontece na vida real e é isso que é amor. Mas o que me faz não querer Adam com Julliete não é isso, é a visão que ele tem dela, o que você mencionou na sua resenha, ele não consegue enxergar que a maior dificuldade dela é se descobrir, encontrar a si mesma e aprender a viver com o seu poder, fazendo escolhas, assim como ele também precisa fazer. Ela não é uma versão de James com poderes absurdos que ele precisa proteger. É um ótimo conto e a Tahereh não me decepciona.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá Patty!
    Eu já li o primeiro livro que é Estilhaça-me e amei a história agora tenho que ler a continuação. Estou ansiosa para saber o desfecho dessa trilogia.
    Adorei a resenha!
    Beijinhos!
    www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Confesso que não li sua resenha, pois como ainda não li nenhum dos livros fiquei com medo de pegar spoilers, pois sempre pego algum de praticamente todas as séries que gosto, mas prometo que vou ler assim que começar a ler a série..

    Beijus

    ResponderExcluir
  28. Oi Patty!
    Eu só li o primeiro livro, mas fiquei sabendo meio sem querer sobre o que acontece no segundo e estou muito curiosa para o término da série! Não tem como não se apaixonar por essa história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Oi Patty... Ainda não li esse conto, mas estou ansiosa... ele está guardadinho e bonitinho no meu tablet, mas pretendo lê-lo assim que comprar meu exemplar de incendeia-me, pois quero fazer uma semana especial a esse série que conquistou meu coração e abalou as minhas estruturas... bom conhecer o lado de Adam e o amor incondicional que ele sente por James... tendo entendê-lo da melhor forma e pelo que me parece ele não ficará com Juliette, será??? Xero!!

    ResponderExcluir
  30. Tenho que ser sincera, só vi sobre essa "coleção" (nao sei como chamá-la), por alto, mas não sabia e ainda não entendi muito bem o que se trata, é o tipo de história que para mim, precisa ser lido todos os livros sem para (se me entende), porque até agora só consigo visualizar por alto Juliette, então não muito o que comentar..... Eles são do tipo de livro que compro pela capa, então a hora que comprá-los e lê-los quem sabe volto e exponho um outro ponto de vista diferente...

    Bjsss Patty

    ResponderExcluir
  31. Patty, eu comecei a ler a resenha mas fiquei totalmente perdida haha
    Eu ainda não li a trilogia, e nem tenho os livros.. mas ajudei no compartilhamento para que os fãs pudessem ter o ebook, até porque um dia eu vou ler a série rs

    Obs, adoro quando os autores ressaltam personagens mais humanos, nada de ser 100 bom ou mal.. já gostei mais ainda da trilogia =)

    Beijinhos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  32. Lembro dessa ação, eu ainda nem li Estilhaça-me, mas participei para ajudar e mesmo não gostando de e-books, talvez por não ter um leitor a luz do tablet simplesmente me dá muita dor de cabeça e nas vistas, então fico com o físico mesmo e não acho que vá ser publicado físico como foram os contos de A Seleção então é o jeito ler assim .
    Realmente, ninguém é totalmente bom ou mau. Eu gosto muito desses contos porque nos fazem conhecer melhor o personagem em sua essência e se sai qualquer coisa da série, mesmo que seja um capítulo bônus acho válido ler e aí vou decidir com quem prefiro que a Juliette fique :)

    bjs

    ResponderExcluir
  33. Oi Patty, tudo bom?
    Ainda não tive como ler essa série, mas tenho muita vontade. Eu achava as capas antigas meio feias, mas essas eu gostei, não sei muito o porquê. Acho legal quando a editora valoriza as ações das pessoas pelas redes sociais e liberam contos assim. É bem bacana e mostra que ainda temos opinião.
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  34. Como eu já havia dito, vou procurar saber mais sobre o primeiro livro e quem sabe eu não me interesse pela trilogia.

    ResponderExcluir
  35. Ainda não li nada da trilogia, então arrisquei ler a resenha, com medo de algum spoiler, mas se houve eu não percebi... Gostei de você ter observado que a Tahere faz uso de narrativas marcadamnte distinta entre os personagens, acho que isso é uma prova da qualidade do autor. Foi uma das coisas que eu lamentei entre a trilogia A Seleção e os Contos de A Seleção, não há essa diferença! Ótima resenha. EU PRECISO LER ESSA TRILOGIA! \o/

    Dani
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  36. Só li Estilhaça-me...não sei se lerei os outros...

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
  37. Eu amo essa trilogia..e esse conto é maravilhoso..O Adam é fantástico, além disso adoro livros contados através da perspectiva do cara..acho mais intenso...Preciso dele lançado em papel..deviam fazer como fizeram com os contos de A Seleção.

    bjs

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!