Resenha #95 - Enquanto eu te esquecia - Jennie Shortridge - Única Editora



Título: Enquanto eu te esquecia
Autor (a): Jennie Shortridge
Editora: Única
ISBN: 9788567028125
Ano: 2014
Páginas: 384


Livro recebido em parceria com a editora



Sinopse: Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Encaminhada para uma clínica psiquiátrica, ela aguarda até que um homem chega afirmando ser seu noivo. Entretanto, com seu retorno para casa, essa mulher sem memória vai tomando conhecimento de sua personalidade antes do acidente, da pessoa controladora, fria e sem vida que era, e dos segredos da infância e da família, assim como da situação do noivado e dos mistérios que podem ter provocado o acidente. Será que ela quer isso de volta? Será que essa nova Lucie conseguirá manter o amor por Grady, ou a oportunidade de recomeçar será sua salvação?

"Shhh", ela sussurrou, acariciando suas costas, deixando que suas mãos se movessem pelas colinas e vales de seus ombros, colunas e vértebras. Como que por instinto, as pontas dos dedos de sua mão direita se encaixaram em uma reentrância formada pelos músculos logo acima do cós de sua bermuda. Lá fora, enquanto ela não estava olhando, o nevoeiro tinha se afastado, deixando que o sol aquecesse a cidade branca como cinza.
"Shhh", ela tornou a dizer. 

Enquanto eu te esquecia é um livro denso, que trata de um assunto delicado. Assim que recebi a news com os lançamentos da Única Editora que lá no mês de fevereiro, me encantei com a sinopse e com o título do livro e o coloquei na minha listinha de desejados. É claro que minha motivação para ler o livro se deu por conta da minha experiência com alguns filmes que tratam de assuntos parecidos. Então embarquei nesse drama, esperando encontrar uma grande história de superação, amor e amizade. É claro, que encontrei tudo isso no livro, porém não da maneira que eu esperava o que foi uma agradável surpresa. 

No livro vamos conhecer a história de Lucie Walker, uma mulher com seus 39 anos que foi encontrada na Baía de São Francisco e que não faz ideia de quem seja e nem de como foi parar ali. Ao ser encaminhada a uma clinica psiquiátrica, Lucie é diagnosticada com um tipo raro de amnésia chamado Transtorno Dissociativo, que a impede de se lembrar do passado. Os médicos acreditam que a causa desse transtorno seja um grande trauma. 

Com a ajuda de veículos de comunicação, após alguns dias, Lucie é reconhecida como a noiva desaparecida de Grady. Após comprovarem a relação entre os dois, Grady consegue levar Lucie para casa. É aí que começa uma história linda de superação, amizade e amor. 

Lucie precisa descobrir quem ela é, e Grady é a única pessoa que pode ter as respostas para seus dilemas. Imagine a angústia de não se lembrar de nada. Lucie e Grady são noivos e estão de casamento marcado. Porém Grady não reconhece sua noiva, ela está muito diferente do habitual, antes do acontecimento, Lucie se mostrava uma pessoa de poucos amigos, não tinha família, a não ser uma tia de quem ela não gostava e também era controladora e consumista. 

A nova personalidade de Lucie é o oposto da sua antiga, ela não está ligada ao consumo, se mostra mais aberta ao diálogo e mais simpática com todos a sua volta. As mudanças parecem ser positivas, porém, Grady se sente perdido em não conseguir encontrar a pessoa pela qual ele se apaixonou nessa nova Lucie.

Qual é seu nome mesmo? ela perguntou, a voz familiar e relaxante junto a seu ouvido. Ele finalmente tinha parado de chorar, mas, com isso, recomeçou. Lucie realmente não sabia quem ele era. 

Enquanto eu te esquecia não é um livro arrebatador. A jornada de Lucie para descobrir os "porquês" de sua existência, o motivo por ter perdido a memória e a reconstrução de sua história e personalidade, permeiam toda a narrativa.

Não é um livro difícil de ler, porém não é um livro leve. Os sentimentos dos personagens estão muito expostos, e o desenvolvimento da história é lento e detalhado. Cada personagem trava uma batalha interior para encontrar a melhor saída para a situação. Em busca de sua história, Lucie acaba descobrindo um passado sombrio, e esse passado é o verdadeiro motivo para sua falta de memória. 

A narrativa é em terceira pessoa, o que nos deixa como observadores dos sentimentos dos personagens pelos olhos do narrador e mesmo assim não nos distanciamos dos personagens, pois a narrativa é feita na visão de três deles, Lucie, Grady e Helen, a tia de Lucie. Os capítulos são curtos e a narrativa alternada faz com que conheçamos melhor cada personagem e seus dramas pessoais. Um ponto positivo é que os personagens não são perfeitos, eles são humanos, e estão propensos a falhas. 

Um livro que nos faz pensar sobre alguns aspectos da vida. Não foi uma leitura fácil pra mim, como disse antes, o livro é denso. Um ponto negativo é que o final ficou meio que no ar, e não funcionou pra mim. Porém, é uma bela história de amor e nos faz pensar que segundas chances são possíveis, só basta você agarrar as oportunidades.


Por favor, não desista de mim, ele disse.




33 comentários:

  1. Eu estou MTO afim de ler ele. Apesar de ter lido vários comentários de que é uma estória mediana, o título e o assunto que ele aborda me deixam curiosa. Não gosto de narrativas detalhistas (ponto fraco), mas amo capítulos curtos (ponto forte). Apesar dos apesares, esse vai para lista dos que quero comprar. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi Patty :)

    Esse livro me chamou a atenção desde a época de seu lançamento, mas percebi que toda vez que ia compra-lo algo dava errado, e acredite... Não quero mais ler. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Patty,

    Interessante... olha, ultimamente tenho me envolvido muito com os livros que tenho lido. E fiquei até um pouco traumatizada com o final de Paixão sem limites. Aí estou buscando coisas mais leves para me desafogar.. haha.. Acho que Enquanto eu te esquecia fica bem mais para a frente então. E também acho que um final no ar não combina com este livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. AHHH! Que resenha maravilhosa! Quero tanto, tanto esse livro.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  5. Oi Patty!
    Eu também fiquei interessada pelo livro quando vi nos lançamentos, mas ele não está entre os primeiros da lista de desejados... Parece ser uma história muito boa e eu ainda quero ler, mas agora vou procurar por algumas leituras mais leves.
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Patty..
    Sabe que eu também me encantei com a sinopse deste livro quando vi e por causa de filmes também, mas ele ainda está na minha listinha. Não tive oportunidade ainda de lê-lo.
    Só não gosto de finais que ficam no ar, tenho uma raiva disso.rs Mas ainda assim quero ler ele.
    Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. olaaa
    É impossivel que eu nao compare esse livro com Para sempre, que foi um livro baseado em fatos reais e escrito pelos proprios protagonistas da historia. A diferença é que ela nao passou por uma amnesia e sim por um acidente, mas acredito que a beleza do amor e da luta entre o casal deve ser bem semelhante!! lerei com certeza!!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro desde que foi lançado..
    A sinopse nos deixa conta vontade de lê-lo
    Parece mesmo ser um livro denso, e tomara que como você eu me agrade também :))
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  9. Desde que eu tinha visto esse livro quando lançou e li a sinopse tenho muita vontade de lê-lo.. Além de que a capa é muito bonita e chama nossa atenção..
    Ele parece mesmo ser denso e ter drama.
    Espero que como você eu também me agrade dele, e agora que você falou quero saber como é o final O.o
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  10. Oiii Patty!
    Estou loucaaa pra ler esse livro, estou correndo com minhas leituras da unica pra poder solicitar!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ser lindo..fiquei bem curiosa com esses "porques" a capa é mt fofa...já inclui na minha lista de desejados :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Patty... tudo bem???
    Vim correndo ler a sua resenha... eu já sabia que talvez a em sua opinião seria essa. Eu não li o livro ainda, mas tenho muita vontade. Li algumas resenha dele e todos tem declarado a densidade que o livro tem por isso eu constatei que vc teria essa opinião. Eu achei a sinopse interessante e a capa belíssima, parece-me com o propósito do livro... Se encontrar em meio a memórias perdidas não deve ser fácil. Pior ainda é você meio que se tornar muito diferente do que era antes, parecendo que tem duas personalidade e sendo diferente de tudo a qual estão acostumados... enfim... sei que talvez eu tenha o mesmo sentimento, mas eu acredito que valerá super a pena a leitura. Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. A história parece ser muito interessante. desde que vi a capa fiquei morrendo de vontade de ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  14. Oi Patty! Ganhei esse livro em uma promoção no blog da Dani! Ele está aqui esperando a vez de ser lido, mas me encantei pela sinopse. Acho que o final "no ar" vai me incomodar um pouco...não curto muito também!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Patty,
    Eu já havia lido a sinopse desse livro assim que a editora divulgou seus lançamentos, porem não consegui me interessar por ele, pré julgue que ele seria um drama, um livro denso, como vc mesma disse e enfim, não despertou meu interesse e a sua resenha só confirmou isso, mas tenho uma amiga que tem esse livro, então depois que ela ler irei conversar sobre ele com ela, só para ter mais uma opinião mesmo, pq provavelmente não o lerei.
    Beijinhos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  16. Nossa.;;;;;;;;; Senti um aperto no coração ao ler esta resenha, é como seu pudesse sentir todo o sofrimento dos dois, ele por não saber se sua ama é "real", e ela por ter que reconstruir-se... deu até arrepios... acredito der uma história muito linda...
    Antes de ler, a capa havia me passado uma sensação de bem estar, e agora nem sei o que pensar mais........

    Bjss Patty

    ResponderExcluir
  17. Olá Patty,
    Eu vi esse livro nos lançamentos da Única e fiquei super curiosa pra ler.
    Gosto de livros que tenham um pouco de drama, não leio eles a todo momento pois haja coração e cabeça para isso. Mas de vez em quando é bom.
    Vou solicitar esse livro a editora, assim que possível.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu me interessei por esse livro desde o lançamento, mas parece que ele nao vem agradando tanto assim aos blogueiros. Encontrei resenhas medianas para o livro e isso sempre me deixa meio na dúvida. Afinal de contas, nossa lista de leituras é grande e não da para perder tempo - e dinheiro - com livros que podem nao agradar.
    Mas sabe, alguma coisa continua me chamando para esse livro.. Espero que eu goste mais do que a maioria das pessoas, rsrs.
    Pelo menos ele trás bons elementos né.. algo de bom sei que vou tirar dai =)

    Beijinhos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  19. Oiee ^^
    Eu me decepcionei um pouco com esse livro, esperava uma história mais arrebatadora e acabei não gostando muito dos personagens, assim como a escrita da autora, mas enfim, é legal.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Soube desse livro no mês de lançamento dele e não o li ainda. Tenho livros atrasados na minha lista de mais de um ano atrás, então... Está difícil. Kkk Eu gosto muito da temática também, me lembra vários filmes a começar por Diários de uma paixão. Acho um tema delicado de se lidar e com muita carga emotiva para se desenvolver. Que pena que o final não te agradou muito, mas como você disse, é uma linda história de amor e amizade. Parabéns pela resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Ah, odeio livros que acabam "no ar"! Eu tava bem curiosa com esse livro, e ainda planejo lê-los, mas confesso que saber disso diminuiu um pouco minha urgência em lê-lo.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler esse livro.Como deve ser esquecer de tudo e ainda tem romance
    To doida pra ler
    Amei a capa!

    ResponderExcluir
  23. Oi Patty ainda não sei se no momento a leitura seria a ideal para mim! Mas eu só vejo ótimas resenhas sobre ele o que ganha pontos comigo.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  24. Oiee

    Já li esse livro e gostei bastante mas realmente o final deixa um pouco a desejar né, mas enfim é bom ler livros com drama para dar valor a certas coisas e a memória é tudo em nossa vida.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  25. Já li diversas resenhas sobre este livro porém nunca tive a oportunidade de lê-lo ainda. A resenha está perfeita. Espero conseguir ler até o final do ano.

    ResponderExcluir
  26. Oi Patty eu adorei esse livro e como é contada a história apesar do final ser da forma que foi ( opa comentários sem spoliers kkk) eu gostei, foi simples e um recomeço para os dois!
    Recomendo!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito das quotes e a sinopse é bem interessante, eu até leria, mas não é o estilo que eu mais gosto. Se bem que às vezes eu me canso do que costumo ler e vou em busca de algo totalmente diferente para me "desintoxicar". Gostei da resenha então vou considerá-lo como uma opção para esse momentos. ;)

    Beijo!
    Dani
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  28. Me interessei pela premissa do livro, mas ainda não vi muitos elogios o que está me deixando com o pé atrás para iniciar a leitura.
    Deve ser realmente ruim não lembrar de nada, não consigo nem imaginar, melhor deixar para a ficção mesmo. Sou muito curiosa quanto o Transtono Dissociativo, já li uma estória com esse tema e gostei bastante.
    Não gosto desse tipo de narrativa, preferiria que fosse em primeira pessoa. Final que fica no ar também não me agrada.
    Agora estou em duvida se leio ou não, acho que esperarei mais um tempo.

    bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi Patty.
    Adorei a trama do livro. Ter perda de memória de forma que você não lembra nada sobre você, seu passado, seu noivo, tudo? Deve ser um pouco desesperador, mas uma também uma segunda chance para ser uma pessoa melhor.
    A mudança na personalidade de Lucie e bem evidente e acho que foi para melhor, mas deve ser bem e tranho para Grady =(
    Gostei da narrativa ser alternada entre esses Lucie, Grady e a tia. São as pessoas que mais a conhece.
    Também não gosto muito de finais em aberto, mas mesmo assim pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir
  30. Esse livro me lembrou bastante Para Sempre, que a garota também sofria um acidente e perdia a memória. Confesso que não gostei muito do livro, por isso não pretendo ler com tanta urgência Enquanto eu te esquecia.

    Um beijo,
    Lê.

    ResponderExcluir
  31. Já li alguns livros com essa temática...mas esse livro não me chamou mt atenção não...talvez um dia eu leia mas por hora não =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
  32. Não sei se leria esse livro, a tematica não me agrada muito e também não me chamou muito atenção.

    ResponderExcluir
  33. Primeiramente, eu achei a capa linda, (o problema é que a garota parecer ser uma jovemd e 20 e poicos e não uma mulher de 39 anos)...detalhe a parte.... realmente pelo que li em sua resenha o livro parece ser muito bom..eu sou apaixonada por livros com temas de amnésia..E esse parece ser muito bom. Quero lê-lo.
    bjs

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!