Resenha#92 - Incendeia-me - Tahereh Mafi - Novo Conceito


Título: Incendeia-me
Autor (a): Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634418
Ano: 2014
Páginas: 384


- Livro cedido em parceira pela editora



Sinopse: O destino do Ponto Ômega é desconhecido. Todas as pessoas com quem Juliette se importa podem estar mortas. Talvez a guerra tenha chegado ao fim antes mesmo de ter começado. Juliette foi a única que restou no caminho d O Restabelecimento. E sabe que, se ela sobreviver, O Restabelecimento não sobreviverá. Entretanto, para destruir O Restabelecimento e o homem que quase a matou, Juliette vai precisar da ajuda de alguém em quem nunca pensou que pudesse confiar: Warner. Enquanto eles lutam juntos para combater o inimigo, Juliette descobre que tudo que ela pensava saber sobre seu poder, sobre Warner e até mesmo Adam era uma mentira.

Tento permanecer perfeitamente imóvel.
Tento não emitir nenhum som.
Porém, minha mente não para quieta e meu coração não para de martelar e com apenas algumas palavras ele conseguiu desmontar meus esforços mais concentrados de esquecer o que eu fiz a ele.

A C A B O U...
A C A B O U...
A C A B O U . . .
A C A B O U . . .


Eu até agora não estou acreditando nisso!
Foram três livros, dois contos, um pouco mais de 1250 páginas de uma história que me conquistou. Com personagens que evoluíram e com uma narrativa única, sólida e intensa.

Incendeia-me é o último livro da Trilogia Estilhaça-me. De forma brilhante, Tahereh Mafi concluiu a jornada de Juliette, Warner e Adam. Terminei a leitura ontem e admito já sentir saudades dos personagens e da escrita fluída de Tahereh. O que me chamou atenção desde o primeiro livro dessa trilogia, foi justamente, a narrativa da autora, melodiosa e intensa.

E intensidade não faltou em nenhum dos três livros dessa série. A mistura de elementos distópicos, paranormais e romance, rendeu aos leitores momentos de puro envolvimento e satisfação. Fico ao mesmo tempo feliz e triste com o encerramento dessa jornada. Feliz, por saber que a série se manteve fiel ao seu propósito e teve um final brilhante. Triste, simplesmente porque acabou. Eu seria capaz de ler mais 1250 páginas dessa história sem problema algum.

Nenhuma arma, nenhuma espada, nenhum exército nem rei um dia será mais poderoso que uma frase. As espadas podem cortar e matar, mas as palavras vão golpear e ficar, enterrando-se em nossos ossos para virarem corpos mortos que carregamos para o futuro, sempre cavando e sem conseguir arrancar seus esqueletos de nossa carne.

Foi incrível acompanhar a evolução dos personagens, as mudanças e suas imperfeições. Juliette em Estilhaça-me não passava de uma menina devastada, com medo do desconhecido. Era uma sombra do que encontramos em Incendeia-me. Juliette cresceu, amadureceu, se tornou dona do seu destino. Conquistou o direito de escolha. Aquela menina que não podia tocar em ninguém, que tinha medo de machucar os outros, desapareceu e deu lugar a uma mulher forte, que após estar perto da morte, nutre agora um desejo de vingança. E é ele que vai guiar seus passos.

Dizem que é preciso ter coragem para enfrentar seus inimigos, mas é preciso muito mais para enfrentar seus amigos. Juliette enfrentou a fúria e a mágoa de Adam, seu ex-namorado. Conhecemos juntamente com Juliette um outro Adam. A autora conseguiu mostrar de forma sublime que não existe ninguém inteiramente bom ou mau. Uma pessoa ferida pode nos surpreender das piores maneiras. Se o desejo de Tahereh era nos fazer desapegar de Adam, ela conseguiu. Não vou falar muito sobre o personagem, acredito que vocês devam tirar suas próprias conclusões ao ler o livro.

Warner, por sua vez, roubou todas as cenas possíveis. Um personagem perfeito em meio a toda sua imperfeição. Me rendeu suspiros, SUSPIROS, S U S P I R O S. O clima esquentou, eu que já gostava do personagem desde o primeiro livro, me rendi inteiramente aos seus encantos. Seu passado foi revelado, tornando o "vilão" mais humanizado. Ele, mesmo com seu jeito sarcástico, meio louco, impiedoso e cruel, contribuiu para o crescimento de Juliette e grande parte do que ela se tornou foi graças a ele.

Não posso me esquecer de falar de Kenji, um personagem que cresceu muito no terceiro livro. É responsável por diálogos leves e divertidos, e que em meio ao caos, nos traz acalanto. O tipo de amigo que todos gostariam de ter. Aquele que sabe brincar com os problemas, para que eles se tornem mais leves e que sabe dar conselhos sem ser intrometido.

Estou além do racional. Além das palavras, além das ideias compreensíveis. Segundo estão se fundindo em minutos e corações estão se chocando e mãos estão agarrando e eu tropecei em um planeta e não sei mais de nada, eu não sei de nada porque nunca nada será capaz de se comparar a isto. Nada nunca vai captar a maneira como estou me sentindo agora.
Nada mais importa.

Foram 384 páginas lidas em torno de 8 horas, praticamente devorei o livro, sofri a cada pausa forçada. Em meio a um mundo destruído pela guerra, a autora conseguiu reacender a esperança nas pessoas através do personagem de Juliette, que encontrou seu propósito. Além de nos brindar com um romance de tirar o fôlego.

A narrativa da Tahereh em primeira pessoa, torna possível nos aproximarmos dos sentimentos de Juliette. Sua marca registrada, as metáforas, estão muito presentes nesse livro. Os capítulos curtos ditam o ritmo da narrativa, ao todo foram 78 capítulos. A diagramação segue o padrão dos dois primeiros livros, porém tivemos uma grande surpresa com a capa, para mim, uma surpresa muito agradável. Eu simplesmente amei a troca, ficou perfeita. Para os que solicitaram, a editora enviará as jackets das capas novas para os dois primeiros volumes da série.

Incendeia-me é um livro brilhante, que cumpriu muito bem seu papel. O melhor dos três livros com toda certeza. Um desfecho merecido para a série, um dos melhores finais que eu já acompanhei. Estou triste porque acabou. E feliz porque pude acompanhar essa história e me maravilhar com tudo que senti. Super recomendado, não acredito que os fãs da série irão se decepcionar inteiramente com o seu desfecho.

P E R F E I T O!!!
P E R F E I T O!!!
 P E R F E I T O!!!
P E R F E I T O!!!



Confira o Book Trailer!





37 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler essa trilogia! O chato é que estou sem dinheiro no momento. Parece uma estória bem interessante e por ser distópica já me interessou. Vou tentar ler os livros em e-book. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Que legal... Bom saber que o desfecho vale a pena ser lido. A Novo Conceito está caprichando nas capas né? Fiquei encantado *----*
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Patty!
    Muito bom quando um livro encerra de forma magica a serie!
    Deu mais vontade inda de ler...
    Ainnn, lá vou eu gastar mais uma graninha, hahaha

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  4. Oi Patty :)

    Essa série já está na minha lista de desejados e não vejo a hora de lê-la. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, você leu o livro em apenas 8 horas... Isso é que é vontade de descobrir mesmo o final da série...rsrs
    Quero muito ler a trilogia, parece realmente ser incrivel.

    Bjok

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Aaah, depois dessa resenha eu até desisto de não comprar nada até a bienal! Maldade isso *-*
    Estou suuper doida para ler Incendeia-me, mal vejo a hora de rever meu querido e amado Warner ♥ mas é uma pena saber que a trilogia acaba aqui *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. estou com tanta expectativa nesse livro *--* só espero que seja tudo isso que todo mundo tá falando, pq eu amei essa distopia. E sou louca pelo Warner hahahahahaha
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. tirando a capa pretendo ler o livro um dia kkk sou dessas que me desânimo com capas q eu n gosto.
    cara confesso que não sou fã de capítulos curtos, mas posso aguentar se curtir muito o livro.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Que noticia boa!! saber que uma trilogia terminou de forma maravilhosa, nada melhor!! vou arranjar um tempinho ainda esse ano para ler a trilogia *-* acho q vou me apaixonar pela saga!!

    ResponderExcluir
  10. 1até agora só li o primeiro livro. Estou tentando encontrar tempo para ler na sequencia. Amei o primeiro e tenho certeza que amarei os outros.

    Bjim,
    Tammy - Livreando

    ResponderExcluir
  11. Me apaixonei pelas capas dos livros dessa trilogia! São lindas demais e estou com muita vontade de ler esses livros.
    Acho que a pior coisa de ler e gostar de uma trilogia ou saga é quando ela chega ao fim... a saudade dos personagens é tão triste.. É um misto de sentimentos. Ao mesmo tempo que quero conhecer a conclusão, não quero que termine...heheh

    Espero conseguir ler essa trilogia em breve.
    Beijokas,
    http://minhacontracapa.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus Patty com estas tuas resenhas já estou louca para começar a série, eu estava esperando sair o ultimo já tenho os dois contos, e agora não me falta nada para iniciar!

    Curiosa é pouco!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  13. Oi flor! Eu pensei que já tinha comentado nessa resenha. Estranho! ¬¬
    Eu adorei a resenha, confesso que só li Estilhaça-me e estou aguardando um super promoção para comprar toda a série de uma vez. Enquanto isso fico lendo todas as resenhas que saem sobre a série. Adorei sua resenha!

    Super curiosa!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  14. Oiee

    Eu confesso que não gostei muito do primeiro livro achei meio doido mas também já muito tempo que li o livro então não me lembro exatamente de tudo, mas com certeza depois da sua resenha quero ler logo os dois últimos livros da série.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  15. Patty, confesso que fiquei com medo de ler a sua resenha e pegar um spoilar porque esse é o final de série que eu mais espero. Ai meu Deus meu coração até doi. E só resumo me deu uma esperança de que a Juliette possa ficar com o Warner *-* #TeamWarner

    ResponderExcluir
  16. Oi Patty tudo bem, essa série está na minha lista de desejados, pois a história e bem interessante!
    E essas novas capas que coisa mais linda, pedi as minhas vamos ver se eles vão mandar né!
    Amei sua resenha Patty e o modo como a descreveu!
    bjkas

    ResponderExcluir
  17. Oi, Patty
    Quero muito ler essa trilogia. Depois da sua resenha, a minha vontade só aumentou. Quero muito conhecer esse triângulo amoroso, que parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  18. Não li a resenha pq ainda não li os livros
    Estava esperando o último sair agora que saiu só me falta dindin pra começar a ler
    Todos comentam só eu que não li :(

    ResponderExcluir
  19. Como assim desapegar do Adam?? O.o só li o primeiro livro e agora estou morrendo de curiosidade! rs precisoooo ler o segundo e ir correndo comprar o terceiro!! Enfim, espero também gostar do terceiro e já tô até desconfiando qual foi o escolhido nesse triângulo amoroso.

    ResponderExcluir
  20. Nossa, preciso ler essa série!
    É sempre bom ouvir que o último livro de uma série é o melhor, e que ela fechou com chave de ouro. Dá tanta raiva quando os autores estragam tudo no final.
    E que paixão louca é essa com o Warner? Definitivamente, preciso conhece-lo, kkkkk

    beijos

    ResponderExcluir
  21. A unica coisa que penso quando vejo uma resenha sobre essa serie é que preciso ler o mais rapido possivel... mas nunca começo por não ter os livros e por nunca sobrar dinheiro pra comprar... preciso com urgencia achar algum amigo para me emprestar os livros...

    ResponderExcluir
  22. Patty, tudo bem?

    Preciso ler essa série para ontem! Adoro visitar os blogs e ver o coraçãozinho de favorito nas resenhas, fico morrendo de vontade de ler! Você leu super rápido, 8 horas é demais!!

    beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Nossa... ler em 8 horas não é para qualquer um!! A capa é linda, mas ainda preciso ler os primeiros volumes...

    Um beijo,
    Lê.

    ResponderExcluir
  24. Essa é uma das minhas trilogias favoritas, só eu sei o quanto esses livros me marcaram! Concordo com você, Tahereh escreve.de forma melodiosa, eu sempre digo que é uma forma poética, porque me sinto lendo poesia ao lê-la. Ainda não consegui Incendeia-me, e estou morrendo por isso! Sou Team Warner de coração, digo e repito! Kk E Kenji, se ele não tiver ninguém, pode me procurar, porque eu o amo! Ele é demais! Kkk Vou sofrer muito sem essa série, mas o melhor é que sempre podemos relê-la!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá Patty!
    Que resenha maravilhosa.
    Agora estou ansiosa pra ler esse livro.
    Quero muito saber o final.
    Beijinhos!
    www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ai... não li a resenha, porque ainda não li nada dessa série, mas pelos comentários devo estar perdendo a séire, como assim vc leu em apenas 8 horas??? Isso que é vontade de ler e deve ser uma série muito boa!!!!
    Beijus

    ResponderExcluir
  27. Oi Patty!
    Amei, amei, amei a sua resenha (só não consegui colocar em letras diferentes rsrsrs)
    A forma como você escreveu me levou de volta para o primeiro livro e me deixou louca para continuar com a série, ainda não tenho nenhum dos livros na estante... Fiquei curiosa sobre a Juliette, ela parecia tão frágil em Estilhaça-me e agora você diz que ela está regida pela vingança...
    Que bom que foi um desfecho tão bem escrito, ainda mais com a narrativa ótima da autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Ownnnnn Patty.... nem acredito que chegou ao fim dessa série que tanto amo e pior é saber que só poderei comprar o livro em agosto, porque tivemos que fazer uns corres aqui para minha vó como você sabe e fiquei meio sem grana para comprar livros e não quero mexer no meu que guardei para bienal entende né... Mas acredito que farei uma semana especial para finalizar essa série... Eu amei a resenha... amei cada ponto que você falou... amei a sua empolgação... amei a capa no fim sabia e sentia que a editora terminaria se rendendo as capas originais e nos presenteando com as duas primeiras... ansiosa pela chegada das minhas... enfim... essa série foi mesmo sem ter lido ainda o terceiro livro uma das melhores que li... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  29. Olha, essa mistura de triologia com contos confundiu minha cabeça...realmente vai dar trabalho para eu entender o que quer dizer a história..... vou precisar "engolir" os livros de uma vez só.... mas acredito que isso acontece com todo mundo, então bola para frente....

    Bjsss Patty

    ResponderExcluir
  30. Sagas que terminam com um final bom deveriam ganhar um Oscar, ou algo do gênero hahaha
    Quando o desfecho nos decepciona acaba manchando a serie inteira.. é triste demais..
    Eu li o primeiro e o último paragrafo - já que não li nenhum livro da trilogia - e pude perceber o quanto você gostou. Isso so me deixa mais animada ainda em ler *---*
    Minha amiga é apaixonada e sempre me recomenda também.. Espero curti tanto quando o pessoal =)
    Beijinhos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  31. Primeiro parabéns pela resenha, porque resenhar o ultimo livro de uma trilogia querida e sem spoiler não deve ser fácil.
    Estou lendo tantas coisas sobre a trilogia que até me sinto mal de ter Estilhaça-me e ainda não ter lido, mas é só pensar que não tenho o segundo e a situação $ não está fácil que me acalmo um pouco.
    Vi tantas pessoas antes desse livro amando e querendo o Adam com a Juliette, parece que até elas vão desistir né rs
    Você realmente devorou o livro! Adoro narrativas em primeira pessoa, minha leitura flui melhor e me sinto bem próxima do personagem e pelo visto não será diferente com esse.
    Queria ter novidades sobre as jackets solicitadas, a NC ainda não falou nada sobre data de envio :/

    bjs

    ResponderExcluir
  32. Oi Patty, tudo bom?
    Eu não conheço nenhum dos livros dessa série, nem os contos. Confesso que nunca me chamaram a atenção e não me emocionam do tipo querer sair correndo pra livraria e comprá-los, sabe? Tenho visto vários elogios e resenhas positivas para eles ultimamente e penso que é hora de dar pelo menos uma chance a história, tentar entrar de cabeça nesse mundo novo escrito pela Tahereh.
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  33. Nunca li nenhum livro da trilogia, vou procurar saber mais pelo primeiro, quem sabe eu não me interesse pela história.

    ResponderExcluir
  34. Ai paaaaara de falara tanta perfeição assim que eu vou pirar na batatinha de vontade de leeeer! \o/ Adorei a resenha, acho que capitei uns spoilers, porque pra bom entendedor meia-palavra basta, mas to me lixando! Só fez me instigar mais! Adorei!

    Dani
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  35. Só li o 1 livro e nem curti tanto assim,não sei se lerei o os outros apesar de me dizerem que os outros melhoram consideravelmente...gostei bastante das capas novas!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
  36. Ah menina, eu amo essa trilogia. Ela é linda,envolvente, me prendeu a cada página..com certeza eu recomendo...Sua resenha ficou incrível tb,conseguiu captar o livro e deixou louca pra ler o final da trilogia. Ainda não li, pq quero ler em papel :O , mas logo logo lerei. Arrasou na resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  37. Oi Patty.
    Preciso URGENTE de Incendeia-me. Li Estilhaça-me, Liberta-me e os dois contos e estou apaixonada por essa trilogia.
    Gostei de acompanhar o amadurecimento de Juliette e parece que nesse último livro ela está mais forte e decidida do que nunca.
    Sou #TeamWarner, mas confesso que fiquei surpresa com a mudança de comportamento de Adam em Fragmenta-me. Acho que a autora já estava nos dando uma prévia de com ela ela iria ficar no final.
    Bom, espero poder ler esse livro em breve! Amei a capa!

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!