Resenha #103 "A extraordinária garota chamada Estrela" - Jerry Spinelli - Editora Gutenberg


Título: A extraordinária garota chamada Estrela
Autor (a): Jerry Spinelli
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582351444
Ano: 2014
Páginas: 192


Livro recebido em parceria com a editora




Sinopse: A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela captura totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução de liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e emocional sobre os percalços de precisar ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.

E então eu a vi. No almoço. Usava um vestido cor de gelo tão longo, que cobria seus sapatos. Tinha babados ao redor do pescoço e das mangas e , pela aparência, poderia ter sido o vestido de casamento de sua bisavó. Seu cabelo tinha cor de areia. Ele caía sobre os ombros. Havia algo amarrado às duas costas, mas não era uma mochila. De início, pensei que fosse um violão em miniatura. Descobri mais tarde ser um ukulele.

A extraordinária garota chamada Estrela é um livro atemporal, um juvenil que todas as faixas etárias deveriam ler. Não vou dizer que todos irão gostar e entender a moral dessa história. Mas é um livro que no mínimo irá te fazer pensar. Em suas poucas páginas, A extraordinária garota chamada Estrela nos traz um belo ensinamento, onde a autenticidade é sua força motriz.

O livro é narrado em primeira pessoa por Leo Borlock, um estudante "normal" de 16 anos de um colégio secundário em Mica, Arizona. Leo vê a normalidade de sua escola sofrer um forte abalo quando Estrela, uma garota fora dos padrões, começa a frequentar as aulas.

Estrela é diferente de tudo e todos, dona de uma personalidade autêntica e livre, ela não consegue passar despercebida pelos corredores do colégio. Suas roupas e seu comportamento são questionados. Estrela carrega consigo seu ukulele ( instrumento musical de cordas ) e seu rato de estimação. Ela canta "Parabéns pra você" para pessoas com quem ela nunca falou, é sempre simpática e sempre vê o lado bom das coisas.

A princípio a autenticidade de Estrela contagia o colégio, alguns alunos que antes a olhavam como um verdadeiro extraterrestre, passam a admirá-la. Enquanto coisas boas estão acontecendo, Estrela carrega a fama de influenciar as mudanças. Porém, quando o prisma muda, Estrela começa a ser vitima de bullyng. Em meio a "guerra fria" em que a colocaram, Estrela se aproxima de Leo, e entre os dois nasce uma paixão juvenil. A pergunta é, será que Leo será maduro o suficiente para encarar a pressão de se tornar invisível, por ser considerado o Sr. Estrela?

Ela era fugaz. Ela era hoje. Ela era amanhã. Ela era o aroma mais suave da flor de um cacto, a sombra fugidia de uma coruja marrom. Nós não sabíamos o que fazer com ela. Em nossa mente, tentávamos fixá-la em um quadro de cortiça como uma borboleta, mas o alfinete simplesmente se soltava e ela voava para longe.

Quando comecei a ler A extraordinária garota chamada Estrela, não sabia bem o que esperar do livro, conforme as páginas iam passando diante de meus olhos e a leitura evoluindo, muitas vezes questionei se existia algum propósito escondido por detrás da personagem Estrela, não vou esconder que em determinados momentos senti que suas atitudes eram meio forçadas. Até que uma luz acendeu diante de meus olhos, e me fez enxergar o que na realidade Estrela representava.

Ela é uma garota única, que faz o bem aos outros sem querer nada em troca. Mas ser diferente é algo que incomoda. Existe uma frase que diz assim: "É fácil aceitar o fracasso do outro, difícil, quase impossível é tolerar a felicidade de alguém". E Estrela é uma garota feliz, em toda a sua simplicidade, autenticidade e não conformismo. 

Quantas vezes nós já julgamos uma pessoa pela roupa? Não serei hipócrita a ponto de dizer que nunca fiz isso. 
Quantas vezes não desejamos que as pessoas mudem, para se adaptar aos nossos padrões?
É difícil nos despirmos do "pré-conceito" e enxergarmos a essência de uma pessoa.

A história do livro gira em torno de Estrela, suas ações e como elas são aceitas ou não pelo grupo em que ela está inserida. Como as pessoas que se importam com ela, lidam com o fato de também serem julgadas somente por tê-la como amiga.
Eu terminei o livro encantada com a personagem e com seus valores.
É um livro fácil de ler, com a narrativa fluída e direta. A diagramação do livro é simples e suas páginas são amarelas.


Não comece a leitura procurando por uma história eletrizante ou arrebatadora, você poderá se decepcionar. Comece sem esperar muito, procure por algo simples, e talvez você se surpreenda com a grandeza de A extraordinária garota chamada Estrela.



De todas as características incomuns de Estrela, essa para mim era a mais marcante. As coisas ruins não a afetavam. Correção: as coisas ruins que aconteciam com ela não a afetavam. E as coisas ruins que aconteciam conosco a afetavam demais.






27 comentários:

  1. Oie!

    Já tinha ouvido falar bastante desse livro pela blogosfera, mas nunca parei pra ler uma resenha. Acho que me apaixonei pela história sem nem ter lido!
    Estou super ansiosa pra ler esse livro, e espero que seja logo! Obrigada pela resenha ^-^
    Beijos!

    http://poesiadestilada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sempre quando vou na livraria , olho para esse livro e tenho vontade de trazer para casa , mais não tinha visto nenhuma resenha que me influenciasse a lê-lo , até hoje rsrsrrs . Fiquei morrendo de curiosidade de comprar o livro e ler , parece muito bom .

    Bjs

    simplesmenteanass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Querendo muito esse livro, já é a segunda resenha que vejo desse livro, além de
    muitas blogueiras indicando.
    Adoro livro com capa azul. Tenho apenas 3, que se destaca bastante na minha estante <3

    http://talento-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Patty!
    Tomando conta pra ver se estou escrevendo na janela certa! hhahaha
    Então, de começo o livro não me chamou muito a atenção, parece sim ter muita coisa para reflexão, mas acho que eu que não estou nessa "vibe" no momento...

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Adorei a capa do livro, mas não sei se lendo eu iria gostar tanto assim, as vezes não consigo entender o que mensagem do livro quer dizer e ai fico boiando, ainda mais por não ser algo óbvio né, mas quem sabe ainda dê uma chance para a leitura.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua resenha. Adoro ler livro infanto-juvenil, principalmente quando é capaz de nos fazer refletir. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  7. Não gostei muito do livro, não faz muito meu estilo, ma valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  8. Oiii, em primeiro lugar: Que resenha linda! Sério, eu imaginava que esse livro era lindo, mas ele parece muito mais que lindo! A capa e o enredo me lembram um pouco O pequeno príncipe. Deve ter uma linda lição de valores! Esses quotes estão me matando, que perfeitos! Quero agora!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Adorei a capa, mas o que me chamou atenção foi o nome do livro, singelo, cativante e instigador... quero ler!!

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  10. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Pattyyyyyyyyyyyyy *----* Cooomo você está, minha lindooona? Espero que bem, hahahahaha! ♥ Aaah, meu Deus! Taaanta gente fala bem desse livro! A capa já me agradara, hahaha! Vamos ver sua resenha... Hum, já gostei só pelo fato de nos fazer pensar, como você disse! Sabe, amo livros que nos ensinam lições e mudam minha vida da noite pro dia! Uau, já gostei da Estrela, hahaha! Ainda mais pelo fato de ela ter um rato de estimação, hahahahaha! Me identifiquei com ela! Apesar de eu ter a cara meio carrancuda, sou muuuuito simpática, dona de uma personalidade, ao menos ao meu ver, autêntica e, claro, vejo o lado bom de quase tudo! Um exemplo é a derrota do Brasil, hahahahaha! Ué... Bullying? Uauahaush, estou falando, as pessoas de hoje em dia são estranhas e bipolares. Temos de ter cuidado aonde quer que pisemos, ou podemos ser vítimas desse ato atroz, hahaha! :3 Nossa, gostei dessa frase! Realmente, as pessoas se incomodam com a felicidade dos outros, isso é inacreditável. Sabe, quando alguém faz aniversário, você nem faz ideia do quanto eu fico feliz! Sem aquele negócio de inveja e tudo o mais, hahaha! E sim, eu também já julguei "o livro pela capa". Não tem como! É inevitável, a realidade. Mas eu, felizmente, parei de me enganar. Cada um tem sua essência e devemos enxergá-la acima de tudo! Não é legal chegarmos numa escola totalmente nova, com pessoas novas, e ser ignorada pela sua forma de vestir/falar/fazer as coisas, né? :33 Aaah, só por você ter dito que as pessoas eram ignoradas por se tornarem amigas da Estrelas, já me interessei! Pois já passei por isso. Não fui a vítima, mas sim a "testemunha", haha! Mas tô nem aí! Que se dane os outros! Hahahahaha, páginas amarelas? Ooooomg, hahaha! Olha, adicionei o livro em minha listaaaaaaaa! ♥ Vou lê-lo o subestimando, como você disse, hahaha! ;3 Óooooooooooootima resenha, sua divaaaaaaaaaaaa <3

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Esse livro já entrou para minha lista de desejados, mas ainda não tive coragem de comprá-lo. Não sei o que esperar dele, mas depois da sua resenha, com certeza não vou criar tantas expectativas.

    ResponderExcluir
  12. Oi Patty!
    Eu não estava interessado nesse livro, mais confeço que eu estava por fora da história rsrs, nem sempre a sinopse é suficiente para explicar o que o livro trata né?
    Adorei sua resenha, agora eu quero ler também! :)

    ResponderExcluir
  13. Ahh tenho vontade de ler este livro.
    Tenho certeza que é um livro que faz mesmo pensar e que vale para todas as faixas etárias.
    Espero poder ler um dia.
    Que bom que gostou.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ei Patty,
    esse livro parece ser uma gracinha mesmo, e achei legal a narração ser feita por outra pessoa, e não a Estrela, pois deve ser melhor para que o leitor enxergue a personagem como as pessoas a sua volta o fazem
    Vou ler em breve, é minha próxima leitura da editora, :)
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Este livro é simplesmenteee Lindooo...to louca para ler ele!

    ResponderExcluir
  16. Oi Patty sabe...eu acho que tenho um ponto positivo como leitura, este que faz que eu sempre leia um livro sem grandes expectativas, inclusive os grandes lançamentos eu quase nunca leio assim que sai sempre espero a poeira baixar ^^ assim evito possíveis decepções.

    Fiz exatamente isso em Princesa Adormecida, li sem esperar uma grande historia (mesmo se tratando de um remake) e tive uma grata surpresa, a leitura foi super gostosa de ser concluída. Acredito que assim será extraordinária garota também ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  17. Oi Patty.
    Parece que o livro transmite uma boa mensagem sobre aceitar as pessoas como elas são, tentar se livrar dos pré-conceitos e não julgar as pessoas pela "capa".
    Apesar disso, não me interessei muito pelo livro...

    ResponderExcluir
  18. Oi Patty, tudo bom?
    Nossa, já estou encantada com a Estrela. Pessoas com esse tipo de personalidade sofrem para serem aceitas em nossa sociedade hipócrita. Esse livro me fez refletir sobre como somos mesquinhos em relação ao próximo. Fiquei ainda mais curiosa para ler esse livro.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adoreia resenha...
    O livro parece ser encantador, e aborta um assunto muito atual.
    Vou adicionar ele na minha listinha porque fiquei muito curiosa com a história.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha e fiquei tentada em ler esse livro. A capa é incrível e adorei o nome da personagem!
    Estrela... acho que não tinha visto esse nome em nenhum outro livro até agora e achei bem legal.
    Gostei bastante também do enredo do livro e estou ansiosa para lê-lo. Espero entender a moral da história trazida pelo livro.

    ResponderExcluir
  21. Meu Deus! estou muito fascinada por este livro, depois de ler esta resenha fico imaginando ainda mais como será Estrela e se vou gostar dela, estou muito curiosa sobre ele. Beijo

    ResponderExcluir
  22. Nossa Paatty, já gostava do livro, agora então nem preciso descrever. Confesso que não fazia ideia do que se tratava a história e com toda certeza iria lê-lo com muita cede se não tivesse lido sua resenha. Não sei te explicar o motivo exato porque ele me encantou, mas pelo que percebi sei que posso esperar mudanças no livro e em minha vida. Agora sim este livro está mais que adicionado em minha lista...

    Bjssss

    ResponderExcluir
  23. Li bastante coisa positiva desse livro.
    As vezes um livro simples encanta mais do que um cheio de ação e histórias fantásticas.
    Eu acho que daria uma chance para ele.

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Essa é a primeira resenha que leio do livro, não fiquei muito interessada quando vi entre os lançamentos, não tinha entendido muito bem qual era a proposta da história... Agora estou curiosa, mais um livro para a lista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Pela sua resenha, esse livro está me lembrando "Poliana", eu gostei muito da resenha, fiquei com vontade de ler o livro, às vezes tudo o que precisamos é uma história que nos fale sobre valores, para nos reencontrarmos.

    ResponderExcluir
  26. Sempre passava por ele na livraria mas nunca pegava ele pra ler a sinopse e dar uma folheada na estória..não vou fazer isso da próxima vez e realmente me interessei pela estória :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Adoro personagens assim "diferentes". Vi que vai rolar um amor aí e já fiquei curiosa,será que Leo vai ligar pros outros? Fiquei super cuirosa

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!