Resenha #107 - O Teste - Joelle Charbonneau - Única Editora


Título: O Teste
Autor (a): Joelle Charbonneau
Editora: Única
ISBN: 9788567028231
Ano: 2014
Páginas: 320

Livro recebido em parceria com a editora


Sinopse: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?


Meu pai disse para não confiar em ninguém. No entanto, olhando para os olhos cinza sérios de Tomas, decido ignorar esse conselho desta vez. Se for um erro, é meu erro. As consequências serão minhas.

Se existe um gênero literário que me ganhou no último ano, esse gênero foi o distópico. Livros do gênero fazem sucesso no Brasil e não é de hoje. Quando recebi a news com os lançamentos da Única Editora fiquei tentada a pedir O Teste pra eu ler, após ler várias resenhas positivas, minha vontade de ler o livro só aumentou. Fiquei muito feliz em ter minhas expectativas correspondidas o livro realmente é muito bom, algo viciante, a adrenalina corre solta. É tensão do começo ao final.

Malencia Vale vive em um mundo devastado por uma guerra que passou por sete estágios, enquanto as nações lutavam uma contra as outras, utilizando-se de armas nucleares e biológicas, a terra voltou-se contra a humanidade, o sétimo estágio da guerra foi marcado por mudanças nos padrões climáticos da terra. Tornados, tempestades radioativas e a seca fizeram com que a população da terra diminuísse radicalmente. Quando o tempo se acalmou, os sobreviventes começaram a reconstrução. Tosu City é a capital da Comunidade Unida, que é a nova ordem mundial e é pra lá que Cia está disposta a ir para provar a si mesma e a todos que é capaz de fazer a diferença no mundo.

Com o intuito de prover líderes capazes de reconstruir as cidades, os dirigentes da Comunidade Unida possuem uma Universidade em Tosu City. E todo ano nas cerimônias de formaturas realizadas nas colônias, são escolhidos os melhores alunos para participar do teste; onde os candidatos serão avaliados e os melhores dentre os melhores ingressaram na universidade.

Cia é uma garota que passou a vida inteira se preparando para esse momento. Seu pai cursou a universidade, e mesmo que nos últimos anos nenhum aluno de sua colônia tenha sido escolhido para participar do teste, Cia alimenta a esperança de ser escolhida. Essa esperança não é compartilhada com seu pai, que ainda sofre com as sequelas de ter passado pelo teste, e mesmo não se lembrando do que aconteceu com ele nesse período, uma vez que os dirigentes lhe tiraram as lembranças dessa parte de sua vida, ele sofre de terror noturno. e desconfia que seus sonhos sejam pequenos flashes de memória e isso o atormenta.

Ao ser escolhida para o teste Cia consegue o que mais deseja, porém já em casa as revelações de seu pai a deixam um tanto confusa. Será que vale a pena deixar sua família para embarcar em um futuro incerto, onde ela lutará por uma vaga na universidade com outras pessoas que faram de tudo, mais tudo mesmo para conseguir a mesma vaga?

Mas desistir é a última coisa que eu faria. Não depois de tudo o que testemunhamos e as coisas que fomos forçados a fazer. Desistir seria como admitir que nada importou.

O teste não é somente um mero processo de seleção composto por perguntas e respostas, ele é complexo e têm algumas fases brutais e até cruéis, alunos simplesmente desaparecem no processo. Decisões difíceis precisam ser tomadas. A pessoa em que você mais confia pode ser seu pior inimigo. Os concorrentes precisam lutar não somente por uma vaga na universidade como também por sua sobrevivência.

Eu gostei da personagem de Cia, ela é uma garota inteligente, que não age por impulso, ela sempre pensa muito antes de agir, e mesmo em situações de perigo ela tenta colocar em prática o que seus pais lhe ensinaram. Ela quer sobreviver e completar o teste, porém não a qualquer custo, ela não está disposta a desperdiçar vidas, porém não tem medo de matar pessoas se for realmente necessário e sua lealdade está com que ela julga conhecer.

Em alguns momentos Cia me pareceu uma garota um tanto inocente demais para estar no meu de um ninho de cobras, mas a inteligência dela compensa a inocência, ela é muito perspicaz e minuciosa, além de ter um coração de ouro. A narrativa em primeira pessoa do ponto de vista de Cia contribui para que fique muito fácil nos apegarmos à personagem. Um fato que eu achei interessante é que o foco da autora em nenhum momento foi o relacionamento entre Cia e Tomas, até existe um envolvimento dos personagens, mas é mais uma consequência da convivência entre eles e não é algo muito explorado pela autora. Diferente de Cia, eu não consegui confiar em Tomas.

A narrativa é detalhada, mas não é monótona, aliás, monotonia é algo que não existe nesse livro, é tensão do começo ao final, você sempre fica esperando que algo aconteça na próxima esquina, não tem como se desligar, o ritmo do livro é intenso, brutal e sagaz. O final mesmo sendo previsível conseguiu me deixar com aquele gostinho de quero mais, e nesse ponto gostei de ter esperado um pouco para ler o primeiro livro da trilogia, o segundo já foi publicado e com certeza não vejo a hora de ler.  

O livro é uma boa pedida pra quem gosta de distopias, uma narrativa fluida e envolvente que prende o leitor do começo ao final.

Ele me diz que os maiores fracassos em geral vêm antes das maiores descobertas. Que não importa o que aconteça, eu nunca devo ser desencorajada. Que eu aprenda com meus erros e tudo ficará bem.








O Teste - Uma Introdução

É um conto do Teste, que vai nos contar a decepção do irmão mais velho de Cia ao não ser selecionado para O Teste, nessa época Cia estava com 10 anos.
É interessante ler o conto pra entender a dinâmica da família de sua protagonista.
Uma leitura muito rápida, no máximo em meia hora você consegue ler o conto.
Ele está disponível gratuitamente no site da Amazon.com.br, click na imagem para ser direcionado e baixar o conteúdo.





20 comentários:

  1. Tenho lido tantas resenhas positivas sobre esse livro, que a minha curiosidade só ta aumentando.
    Eu percebi, depois de algumas leituras que o gênero distopia, não faz muito o meu estilo, mas estou tentando mudar isso, e acho que esse livro pode ser uma boa escolha.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Amei ler essa distopia e se prepare para o segundo volume pois tem muito mais ação e é de tirar o fôlego e como assim você achou o final previsível ?


    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. No lançamento do livro não fiquei muito tentada a ler ele, mas ao ver as resenhas positivas assim como você, me bateu uma vontade de conhecer a obra.
    Que bom que o livro atendeu suas expectativas, eu ainda pretendo ler ele um dia, porém mais para frente.
    Até gosto de algumas narrativas quando são detalhadas, mas nem todas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ai, ai, ainda bem que este livro vai vira filme.....porque estou super apaixonada por ele......
    Ainda bem que você está nos dando a oportunidade de algum de seus leitores ganhar este livro no top deste mês Patty, porque ele é sensacional...

    Bjsss

    ResponderExcluir
  5. É o proximo livro que vou solicitar a Unica.
    Todo mundo escrevendo super bem dele!
    Quero saber mais sobre a Cia (que cismo em ler Companhia- hahahah)

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  6. Oiii, não vejo a hora de ler O teste, eu o ganhei em um Top comentarista e estou esperando ele chegar para devorá-lo! kkk Eu amo distopias, esse universo me cativa e me deixa sem fôlego. A capa é linda e a premissa incrível!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler O Teste, pois adoro distopias. Também vou baixar o conteúdo grátis para ler.
    É uma pena o final ser previsível.

    ResponderExcluir
  8. Já li tantas resenhas positivas sobre este livro, que me faz querer ainda mais ele!!!

    ResponderExcluir
  9. Está na minha listinha, com certeza.
    Quando vi que a editora ia publicar ele, já fiquei interessada. É o tipo de livro que amo ler, sempre é envolvente. E todos comentam super bem dele. =)

    ResponderExcluir
  10. Adorei saber do conto, realmente não sabia! Eu amo distopias e O Teste já esta na minha listinha assim que o vi! Só preciso de um tempinho para ler ele <3

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Esse livro já ta na minha lista de favoritos a muito tempo. O enredo é incrível! cheio de ação e muito envolvente! Estou apaixonada por ele e mal posso esperar para tê-lo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Patty!
    Tudo bom?
    Estou looooouco para ler O Teste!
    Quero ver se é bom do jeito que o pessoal anda falando xD
    Ótima resenha =)

    ResponderExcluir
  13. Oi Patty.
    Quero muito ler O teste. Amo distopias e quero ler esse livro desde o seu lançamento.
    Que bom que a Cia apesar de ser inocente, é bastante esperta! Não aguento personagens ingênuos que não conseguem se adaptar a sua realidade e que quer resolver as coisas tudo pacificamente.
    É ótimo saber que a narrativa é bem envolvente! *-*
    Espero poder ler esse livro logoo!

    ResponderExcluir
  14. Ei Patty, preciso ler esse livro. Eu comecei, mas li só umas 30 páginas e deixei pra depois. Não estava no clima para uma leitura mais densa e tensa, rs.
    Fiquei mais curiosa ainda com essa história de terem apagado a memória do pai dela. Não tinha chegado nessa parte, e ficava me perguntando porque ele deixava ela ir para o Teste se tinha tanto perigo, rs
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. ESPERA! Que eu quero muito, demais, ler esse livro! Acho que de alguma forma eu vou me identificar muito com o plot, porque é possível fazer algumas analogias com situações por que passei, pelo que já me contaram (esses meus amigos que amam me dar spoilers...) Enfim! Muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
  16. Nossa tensão do começo ao final já quero ler
    Acredita que ainda não li nenhuma distopia?
    Mias pretendo ler o mais rápido possível

    ResponderExcluir
  17. Apesar de distopia não ser meu favorito abro exceção pra alguns livros e fiquei bastante interessada e curiosa com esse apesar de estar fugindo de serie =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Eu amooo distopias!!! O teste é um dos meus livros favoritos, e Joelle uma das melhores autoras que eu já conheci ♥

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Ainda não li todas as distopias que gostaria e essa é uma das que estou muito curiosa, parece ser ótima, sem contar que eu gostei da autora não ter colocado tanto romance. algumas vezes isso atrapalha o desenvolvimento da história...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Amo livros distópicos! assim que teve o lançamento deste livro já tinha ficado louca por ele mas infelizmente até agora não tive a oportunidade de lê-lo. Beijos

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!