23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo - 1º Final de semana


Olá galerinha!

Na última sexta-feira dia 22 de agosto começou a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, e o CdT estava lá. Como todo grande evento a Bienal apresentou pontos fortes e pontos fracos. Hoje vou contar pra vocês as minhas impressões dos três primeiros dias do evento.

O Pavilhão de Exposições do Anhembi ficou pequeno para o mar de gente que compareceu nos primeiros dias da 23ª Bienal Internacional do Livro. Os visitantes que tiveram a oportunidade de ir ao evento no dia da inauguração podem ser considerados como sortudos. Na sexta-feira os corredores estavam tranquilos, você conseguia visitar todos os estandes, procurar com calma as poucas promoções de livros que existiam e tirar fotos com alguns autores que já circulavam por lá.


No estande na Novo Conceito, na sexta-feira eu consegui fotos e autógrafos de Marina Carvalho, que está lançando seu terceiro livro pela editora, De Repente Ana, e de Lu Piras, autora de Um Herói para ela.

Meu arrependimento: não levar os outros livros nacionais para autografar. 


O clima descontraído e tranquilo de sexta-feira foi substituído pelo caos no sábado e domingo.
Filas, filas e mais filas.
Podemos dizer que esse foi o resumo dos dois dias na Bienal. As filas e a falta de organização do evento me tiraram a paciência.

O sistema de cartão de crédito/débito não funcionou como deveria, eu cheguei a ficar 1 hora em uma fila com um pouco mais de 8 pessoas na minha frente para poder levar pra casa um livro, que estava muito caro diga-se de passagem.

Nos dias de hoje poucas pessoas andam com dinheiro vivo, a facilidade de ter um cartão infelizmente não pode ser desfrutada no final de semana no Anhembi. Outro ponto que eu achei muito engraçado foi que os caixas eletrônicos ficaram do lado de fora do evento, uma verdadeira falta de noção.

Todo ano acontece à mesma coisa em São Paulo, o Pavilhão do Anhembi não suporta a quantidade de pessoas andando por seus corredores, o calor é insuportável, e conseguir uma garrafa de água no final do evento é um verdadeiro milagre, infelizmente nesse caso parece que a experiência não serve para gerar as mudanças necessárias. 

Tirando o caos da estrutura e os preços exorbitantes, você poder encontrar pessoas que você admira ou que conhece somente por internet e poder participar dos eventos promovidos pelas editoras, são pontos fortes do evento.


Eventos concorridos, sessões de autógrafos de autores internacionais, como Cassandra Clare, Kiera Cass, Harlan Coben e Lucinda Riley, além do debate com as vlogueiras Pâm Gonçalves, do canal Garota It, e Tatiana Feltrin, de Tiny Little Things, marcaram o dia de sábado na Bienal.


Tive o prazer de sábado e domingo conseguir os autógrafos de A.C Meyer e Samanta Holtz, além de participar dos encontros de blogueiros das Editoras Arqueiro e Seguinte, infelizmente sábado pela falta de organização não consegui entrar na Bienal a tempo de participar do encontro de blogueiros da Intrínseca. Eu encontrei amigos blogueiros que somente conhecia pela internet, por morarem em outros estados e me diverti muito. Fomos a um restaurante japonês e eu comi uma porção de calabresa, isso mostra que o gostoso é estar em boa companhia, o restante se dá um jeito ( eu não como comida japonesa, só pra vocês entenderem).

Momentos como esses valem todo o cansaço!!!

Estou bem controlada nas minhas compras, ao todo até o momento comprei seis livros, dos quais quatro são nacionais e ganhei um.
Consegui vários mimos pra fazer sorteio pra vocês!!!

Essa semana tem mais, vamos ver como a Bienal vai se comportar no segundo e último final de semana.
Aviso pra quem vai visitar o Pavilhão do Anhembi em São Paulo, leve dinheiro vivo, evite filas desnecessárias e nunca perca o bom humor. A vida fica mais leve quando se encara as dificuldades com um sorriso.

Beijos!!!


25 comentários:

  1. Ola Patty! É minha primeira vez em seu blog e adorei!! =D

    O que dizer dessa bienal: Com excessão dos stands lindos, de alguns autores nacionais que são maravilhosos, encontrar pessoas legais e estar num ambiente onde tudo tem a ver conosco, se sentir em casa.. foi horrivel.

    Sexta foi tudo muito bem, nos divertimos, não estava muito cheio e pensamos que tivesse melhorado! Mero engano =/

    Nós três do blog quase fomos pisoteadas pra entrar no sábado! Por conta dos autografos de 04 autores internacionais no mesmo dia, teve uma grande confusão entre os fãs da Cassandra Clare e da Kiera pra entrar no evento e pegar as senhas. Nos machucamos, foi traumatizanteeeee... horrivel!! A bienal tem muito o que evoluir ainda, está muito desorganizada e lotada. O local não comporta mais a quantidade de pessoas... vários relatos horriveis, pessoas foram pisoteadas, cairam e tudo... e inclusive relatos de muitos roubos de credenciais, senhas e bens pessoais no evento!

    Por conta do que houve não fomos domingo, mas vamos nessa semana novamente, espero que esteja melhor!

    Adorei o blog!! Seguindo e curtindo!!

    Beijo!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Caah sábado e domingo andar pelos corredores da Bienal foi uma maratona, que pena que o caos tenha afastado vocês de lá no domingo. Os dias de semana costumam ser mais tranquilos.
      Fico feliz que tenha gostado do CdT, brevemente teremos novidades por aqui.

      Bjks

      Patty Santos

      Excluir
  2. Oi Patty!! Nossa, a quantidade de gente que estava lá no domingo me assustou! Não conseguia nem andar! Mas valeu a pena para, finalmente, encontrar vocês pessoalmente!!!

    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari sua linda!!! Domingo eu estava super cansada, e não pude ficar mais tempo contigo. Mas adorei te conhecer. Amo nossa turminha. Ano que vem com toda certeza estarei no Rio.

      Bjks

      Patty Santos

      Excluir
  3. Esse negocio de organização é complicadíssimo! E não adianta, acho que nunca vão acertar!
    A melhor parte da Bienal com certeza são esses encontro entre amigos e com pessoas que você admira.
    Eu espero na próxima bienal encontrar vários queridos tambem =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dreeh Leal, realmente parece que eles nunca vão acertar na organização de um evento desse tamanho, o que é muito triste mesmo.

      Bjks

      Patty Santos

      Excluir
  4. Oiee

    Eu adorei a bienal para estar com amigos e encontrar alguns autores queridos !!! Adorei essa parte e como todo mundo esta falando as partes que precisam melhorar claro não preciso nem citar né rssr

    Essa semana estaremos lá novamente e espero que seja mais tranquilo mesmo!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. É amiga, acho que eles deveriam começar a pensar em lugares maiores mesmo. A do RJ lota e o espaço é mega gigante.
    Eu levo comida, agua, doce e paciencia! Entro na hora que abre e saio na hora que fecha!
    Só assim...
    O que vale mesmo é a companhia! =)

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  6. Que perfeitoo..estava louca pra ir mas nem deu certo mas o do Rio com certeza estarei lá \o/

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Patty!

    Fui na Bienal no sábado.. Maior erro que cometi, devia ter dado um jeito de ir durante a semana, teria aproveitado bem mais.
    A Bienal não rendeu tanto pra mim quanto pra você, estou até pensando em ir novamente.

    Beijos

    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  8. Uma pena eu não poder ir esse ano. Você vai na do Bienal do Rio ano que vem? Talvez a gente se encontre lá.
    Muitos reclamaram mesmo dessas mancadas da Bienal.
    Se controlou mesmo, hein? Eu compraria o que visse pela frente, haha.
    Bjs, Patty <3

    ResponderExcluir
  9. li muita gente reclamando da muvuca, mas confesso que adoraria ta ai também! pra comprar, tirar fotos, tietar autores que tanto gosto!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Opa, vejo um marcador do Sem Serifa entre os seus. :) Foi pelo seu marcador que eu achei o blog, aliás.

    Eu preparei o texto do livro da A.C.Meyer, mas ainda não recebi meu exemplar. Legal saber que curtiu bastante a Bienal! Eu também adorei!

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada por compartilhar o post. Eu estou pensando seriamente se vale a pena, nas duas últimas, tirando o fato de eu conhecer o Maurício de Sousa, não valeram a pena. Antigamente as promoções eram bem melhores!

    ResponderExcluir
  12. Patty ainnnnn que vontade de estar la viu, mas quero muito me programar para o próximo, seja SP ou Rio e conhecer as blogueiras que tanto visito e me identifico, fiquei co aquela "vontadinha" de estar junto!

    Adorei as fotos e concordo com você acho que todos os inconvenientes valem a pena quando estamos em boa cia. <3

    Adorei acompanhar tudo me senti bem próxima de vocês mesmo aqui no Rio Grande do Sul e do outro lado da telinha =/

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  13. Oiiee Patty!!
    Ainda bem que mesmo com todos esses acontecimentos meio chatinhos você conseguiu se divertir na Bienal e ainda fazer umas comprinhas,que alias eles podiam ter feito umas promoções melhores.Como não fui estou muito feliz em acompanhar seus post's.Queria tanto ter visto a Cassandra ou o Coben e conseguido um autógrafo da A.C Meyer,ela é uma fofa e adoro o livro dela.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Ei Patty,
    adorei o post, você soube apontar bem os pontos positivos e negativos. Essa foi minha primeira bienal, e eu fiquei boba com o tanto que era impossível andar lá no sábado e domingo. Mas foi um fim de semana incrível, e a companhia valeu todos os problemas. Adorei conhecer vocês pessoalmente e conviver um pouco com todos nesses dias.

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Patty! Todo mundo reclamando da falta de organização do evento. Não fui, mas pelo que eu pude ver em vários blogs foi bem dificil conseguir aproveitar direito no sábado e domingo. Espero que no final o saldo seja mais positivo do que negativo pra você. beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Patty,
    São muitos os pontos que tem que melhorar, mas encontrar pessoas legais e autores atencioso não tem preço (nossa como isso é piegas e muito clichê haha), amei o autógrafo que a Marina Carvalho deu, e as fotos então? Espero poder ir da próxima vez.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  17. Hola ! me sonho e ir na bienal parece ser um paraiso cara!!
    Um lugar onde vc pode encontra pessoas com objetivo comum a leitura
    e ainda conhece os autores de sue livro favorito !! Adoreii as fotos

    ResponderExcluir
  18. Patty 3 dias com vocês na bienal , fomos comer no restaurante japonês onde comemos Batata frita e calabresa acebolada kkkkk e só descobri seu nome hoje , eu estava o tempo todo de chamando de Mari kkkkk. Foi muito bom conhecer vocês amei cada segundo <3 <3 .
    Beijos
    www.crisferreirablog.com.br - Make 5 Wishes

    ResponderExcluir
  19. Oie...
    Adorei as fotos e fico triste por toda essa desorganização que acaba desanimando e/u prejudicando quem vai no evento!!
    Uma pena que ainda não tenham conseguido dar fim a tudo isso mesmo com experiências passadas!!

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho muita vontade de participar das Bienais e aproveitar e conhecer SP, mas só de pensar nas filas fico cansada... hehe
    Bem, eu pretendo ir um dia e fico morrendo de inveja dos livros comprados e das fotos com os autores por quem participa.
    A Marina é tão linda, né?
    Preciso de De repente Ana logo *-*

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Eu fui no dia 23 (lotadéérrimo) e infelizmente não consegui nem chegar perto da Leya e Intrínseca, de tanta gente que tinha por lá. Foi um sufoco! Consegui conhecer duas autoras nacionais maravilhosas por lá. Também passei pelo problema do cartão de crédito, mas sorte que tinha dinheiro também *-*

    ResponderExcluir
  22. Oi Patty!
    Minha amiga foi pra Bienal e tipo, devido estar lotado ela não conseguiu aproveitar muito, mas ela amou. Quem não amaria? rs ' Você tem razão, quando estamos com nossos amigos tudo fica melhor e vale a pena!
    Sorteio de mimos!! \o/\o/
    beijos.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!