Resenha #109 - Inferno - Meg Cabot - Galera Record


Título: Inferno
Autor (a): Meg Cabot
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501097552
Ano: 2014
Páginas: 336

Livro recebido em parceria com a editora

Sinopse: Nesta continuação do mito de Perséfone recriado por Meg Cabot, Pierce Oliviera está em um lugar entre o paraíso e o inferno. Um castelo turvo e mal iluminado, de onde pode ver os espíritos dos mortos, prontos para embarcar em sua viagem derradeira. Mas não está lá por escolha própria: John Hayden, senhor do Mundo Inferior, está lhe mantendo lá. Para seu próprio bem, ele diz: para protegê-la das Fúrias que desejam vingar-se dele.
Mesmo que esteja lá, seus entes queridos não estão. E isso pode acabar custando caro para ambos. Mas John afirma que não pode deixá-la sair. Será que ela deveria confiar em sua palavra?


As pessoas sempre necessitaram desesperadamente de histórias que explicassem o motivo de coisas ruins acontecerem com pessoas boas, mitos com finais felizes para lhes dar esperança. Não querem saber que, quando morremos, o que vem depois talvez não sejam apenas harpas e auréolas. Ninguém quer escutar uma pessoa como eu, que volta da morte e diz "Ei, adivinhem só? Tudo isso que eles dizem é um monte de besteira". É mais reconfortante acreditar nos contadores de histórias, acreditar que contos de fada realmente se tornam realidade.


Inferno é o segundo volume da trilogia Abandon escrita por Meg Cabot, trilogia essa inspirada no mito de Perséfone e Hades. Nesse segundo livro a história ganha uma dinâmica bem interessante e notamos uma significativa melhora na narrativa da autora. Mesmo que eu ainda não tenha conseguido me apaixonar pela escrita de Meg nessa série, a ação e o envolvimento de outros personagens na trama conquistaram a minha atenção.

Quando John descobre que Pierce esta sendo perseguida pelas Fúrias, que buscam vingança, ele não hesita em leva-la para o submundo. Pierce apesar de relutante acaba aceitando o fato de que agora é a rainha do submundo e passa a viver em segurança juntamente com seu amado. Porém, a segurança e tranquilidade de Pierce são ameaçadas quando ela tem uma visão com a morte de seu primo, o que tudo indica é que os familiares de Pierce, que não fazem ideia de onde ela esteja, estão correndo perigo de vida.

Agora Pierce esta dividida entre voltar pra casa e ser alvo constante dos ataques das Fúrias, porém ajudar seu primo, ou viver ao lado de seu amado no submundo e abandonar sua família a própria sorte na terra. Encontrar o equilíbrio entre o que deseja e o que acredita ser o certo a fazer é o desafio de Pierce.

Contudo, a proteção extrema de John pode dificultar suas ações, ele agora não é somente o senhor dos mortos, sua missão agora é proteger Pierce das Fúrias, que sabem que a única maneira de atingir John, é tirando dele o único amor de sua vida.

- Independente do que sinta por mim, Pierce - continuou ele, sem piedade -, você está presa aqui comigo para o resto da eternidade.

Com o desenrolar da história conhecemos melhor o personagem do John, detalhes de sua vida antes de se tornar o senhor dos mortos são revelados. Seu lado sombrio está mais presente nesse livro, mesmo ele sendo uma espécie de protetor para Pierce não dá pra passar despercebido que o personagem mente, manipula e omite informações importantes, tirando muitas vezes o poder de escolha de Pierce, ele se mostrou capaz de tudo para mantê-la no submundo. Eu tenho uma relação de amor e ódio com o John, eu gosto do seu jeito badboy, e não mudaria isso nele, essa característica é o charme do personagem. Porém, quando ele mente e manipula, me parece pura insegurança. Ele é o senhor dos mortos, é sério que precisa ter atitudes assim pra segurar uma mulher?

Em Inferno a autora introduz novos personagens na história deixando o enredo mais dinâmico. Eu gostei de ver com Pierce estava disposta a ajudar seus familiares, mesmo sendo meio mimada e frágil, em alguns raros momentos durante a narrativa a personagem mostrava-se forte e corajosa.

Pierce não conseguiu me cativar como personagem, eu não notei uma evolução ou amadurecimento da personagem. Suas atitudes são as mesmas que vimos em Abandono, sempre precisando da ajuda de John para resolver seus problemas, tudo bem que a maioria desses problemas é causada pelo próprio John, mas mesmo assim eu estava esperando que ela em algum momento acordasse e mostrasse a ele que ela não é o bibelô que ele imagina.

Apesar de a autora ter um material muito rico para trabalhar, ela decidiu focar no romance entre os personagens principais e esqueceu de todo o resto. Então passamos boa parte da leitura de Abandono e Inferno com o impasse de Pierce ir ou não morar com John no submundo, esse detalhe realmente me cansou.

Como no primeiro livro eu não consegui me empolgar com a história, porém, tenho que admitir que Inferno é melhor em alguns aspectos que Abandono. A narrativa está menos travada e o ritmo mais intenso, o final do livro deixou aquela big interrogação. A diagramação e a capa continuam fora de série, perfeitas.

Como sou brasileira e não desisto nunca, é claro que irei aguardar o lançamento do terceiro livro, quero saber como Meg Cabot irá finalizar essa trilogia, seria perfeito se uma grande reviravolta acontecesse e me deixasse de queixo caído.

Sua boa veio tomar a minha antes que eu pudesse terminar o que ia dizer. Ele me beijou com tanta paixão que senti que éramos apenas uma pessoa. Acho que só estava esperando minha permissão. Uma vez concedida, a ação foi enfática. As estrelas cadentes logo voltaram, só que agora eram galáxias inteiras com sóis reluzentes e planetas que pareciam se expandir cada vez mais, até que finalmente entraram em colapso. Tomamos um banho de pequenos fragmentos de estrelas e luas e cosmos.






24 comentários:

  1. Gosto muito de ler Meg Cabot, mas ainda não li essa série. Que bom que a história melhorou nesse livro. A capa é muito bonita.

    ResponderExcluir
  2. Oi Patty..
    Eu adoro a escrita da Meg Cabot , mas as vezes ela foca tanto em um unico detalhe que acaba sendo cansativo de continuar a leitura é como se víssemos varias vezes a mesma situaçãoo..
    Mas eu fiquei muito curiosa com o livro...

    ResponderExcluir
  3. Que bom que nesse livro a narrativa e a série melhoram, porque vi muitas reclamações do primeiro livro. Só que não achei as capas muito bonitas, mas como você disse que a diagramação é linda, fiquei curiosa pra ver.
    Ótima resenha! Bjs <33

    ResponderExcluir
  4. Não sei porque, mas apesar de amar Meg Cabot essa séria realmente não me chama atenção. Só leria mesmo se ganhasse de alguém, e só porque não sou dessas que deixa um livro em casa sem ter lido. kkkk

    Beijos,
    Juliana.

    http://julianamoreire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É Patty, eu no post de "Abandono" estava com a sensação de gosto ou não gosto, mas agora estou quase completa de que este livro não está me chamando atenção em nada. Não estou conseguindo ter conexão com a história, isso é muito ruim, como disse antes terei que ler mais e esperar pelo último para ter uma decisão final.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Adoro as releituras que a Meg Cabot faz e seus livros e esperava nota máxima para este!
    Eu ainda não li abandono, por isso passei por cima da resenha e fiquei um tanto decepcionada, achei que você estava curtindo as leituras... ao menos este é melhor que o primeiro!
    Preciso conferir!

    ResponderExcluir
  7. Oi Patty
    Que triste... odeio quando os personagens não evoluem durante as continuações.
    Aquele tipo de protagonista super dependente me irrita profundamente rsrs

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Já faz um tempo desde a ultima vez em que li um livro da Meg, mas ver que a história não te empolgou e que os personagens deixaram a desejar, me desanimou um pouco. Vou manter distância por um tempo *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Patty quero muito ler os livros dessa autora, a chefa sempre fala muito bem, e vc também, mesmo pontuando a sua resenha como bom vou incluir na minha lista!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  10. Não li esse livro , alias nenhum dessa trilogia , pois não é lá dos que eu curto ler .
    Mas que seja um grande sucesso !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Então, como falei na resenha de Abandono, amo muito a Meg, mas ainda não li nada com o sobrenatural envolvido. Também não gosto quando o autor tem uma gama de possibilidades em mãos e não aproveita. Espero poder ler essa trilogia no futuro, mas como um comentário acima, não compraria os livros, pelo menos, não agora.

    ResponderExcluir
  12. Ei Patty, eu adoro mitologia, e esse é o principal motivo que me dá vontade de ler essa série. O bom é que vou com o pé no chão, sem esperar um grande livro e tal, então vez não me decepcione tanto com a escrita da Meg. É uma pena que o foco fique no romance, porque mesmo sem ter lido os livros, eu consigo imaginar mil e uma coisas que poderiam ter sido abordadas. Adorei ver que tem a participação das Fúrias!!! Adoro, rs

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee

    Apesar da história ser interessante eu acho que não leria esse livro , uma porque é série e outra porque não te conquistou muito, mas a capa está linda!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com,br

    ResponderExcluir
  14. Acredita que nunca li nada da Meg? Me sinto um ET :( a capa do livro é tão bonita, sua resenha me conquistou no "mito de Perséfone e Hades". Gostaria muito de ler. beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Patty tudo bem? ainda não li nadinha de Meg, (shame on me) mas quero muito quebrar este tabu pessoal! Mas confesso que vou começar pela série A Mediadora que todos me indicam, este você já leu?

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  16. OOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Pattyyyyyyy *-* Como está? ♥ Huuuum, eu amoooooooo a Meg, e fiquei meio triste em saber que ela não te encantou muito com essa série! Mas é normal isso, hahahahaha! Nossa, seu segundo parágrafo me deixou intrigada, uahsuhahas! Deixa eu perguntar uma coisa... Se fala "risco de vida" ou "risco de morte"? Sempre tive dúvidas quanto a isso, mas a cada vez que eu procurava na internet, sempre tinha respostas distintas, não dá pra saber qual está certa, uahsusahuauhah! Well... Gostei da Pierce e fiquei intrigada com essa do John protegê-la! Vai ter muita ação, tô vendo isso, hahahahahahhaa! :3 Nossa, sério que ele demostrou ser cínico e sombrio nesse livro? o.O Hahahaha, ué, se ele é o Rei do Submundo, é claaaaro que iria ser do mal, uahsuhsahuahuas! Bom saber que a Pierce se mostrou corajosa e forte, mas ainda assim não conquistou seu coração. Acho, como você, que ela devia amadurecer e resolver seus problemas sozinha, né? Hahahaha! Viiiish, a Meg focou mais no romance dos dois? Af, detesto romance... :3 Uauhashusahuash, acho que ela devia ter focado em todo o resto, né? :/ E siiiiiiim, concordo, a capa é perfeita, hahaha! Assim como você, estou ansioooosa pelo próximo livro! *-* ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  17. Oi Paty,
    Como assim? Um releitura da Perséfone e do Hades e eu nem sabia? Não li nada da Meg ainda, mas já coloquei essa série na lista de desejados. Espero gostar mais dos livros do que você.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  18. Oie...
    Não conhecia o livro e foi bom saber que ele faz parte de uma trilogia. Ainda não li nada da autora, mas seus livros parecem ser muito bons. Fiquei com bastante vontade de ler este livro e acho que vou procurar o primeiro para ler, ele parece ter bastante ação. Fico triste pelos livros não terem te agradado tanto.

    ResponderExcluir
  19. Apesar de ouvir falar muuuuuuito da Meg Cabot nunca li um livro dela. A trilogia parece ser ótima, adoro livros que são inspiradas em mitos! Pretendo ler algum livro da autora em breve!
    beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Oieee
    A capa está bonita e me apaixonei pelo John,mas não gostei de todo esse mimimi e enrolação de Pierce.O enredo tinha tudo para ser perfeito mas como a Meg se focou somente no romance e deixou o resto a desejar um pouco acho que não botaria na minha lista de leitura.Mas como você disse agora é esperar o próximo lançamento para ver se ela nos surpreende,se isso acontecer espero resenha aqui no blog,dai posso mudar de opinião e iniciar a leitura ☺
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Patty! Não conhecia a série mas, apesar de achar a capa bem legal, não parece ser muito o meu estilo de Leitura. Espero que o próximo volume te empolgue mais do que este!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Patty,
    poxa, realmente livros assim me cansam a beleza (que já nao é muita)!
    odeio essa coisa "não sei se vou ou se fico", affffffffffffffffffffffffff...

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  23. Inferno fiquei imaginando um capa simplesmente horrivel !
    Serioooooooo !!! Mas a capa e lindeza que so ela tem !
    Achei a historia um pouco menos que esperava ! Mas não deixa de ser otima historia!

    ResponderExcluir
  24. Adoro os livros da Meg e mesmo com vários comentarios não muito legais que vi ainda quero ler essa serie!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!