Resenha #123 - Desaparecidos: Santuário - Meg Cabot - Editora Galera Record


Título: Desaparecidos - Santuário
Autor(a): Meg Cabot
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-01-08820-8
Ano: 2014
Páginas: 255

Livro recebido em parceria com a editora
Sinopse: Jessica Mastriani pode encontrar pessoas desaparecidas, mas seus poderes não serão suficientes dessa vez. Quando atos de vandalismo começam a ocorrer e o vizinho de Jess é encontrado morto em circunstâncias muito violentas em um milharal, a Garota Relâmpago descobrirá que o racismo que rodeia sua cidade é capaz de atos muito mais cruéis que entravar seu relacionamento com o namorado. Ela vê, então, em um plano muito perigoso, onde terá que engolir o orgulho e unir forças com o próprio FBI para entrar no santuário dos arruaceiros capazes de cometer esses crimes terríveis em nome de seus preconceitos.


Quando atos de vandalismos começam a aparecer pela cidade, Jess nem imagina que pichações e incêndios a locais públicos são apenas o começo. 
Sempre houvera rivalidade entre o pessoal que mora na zona rural, conhecidos como os caipiras e os urbanos, porém, agora parece que a rivalidade vai além.

Quando Nate Thompkins, um rapaz negro muda-se para a casa à frente da de Jess, é encontrado morto em um milharal com o estranho símbolo das pichações gravados em seu peito. Jessica se vê dentro de um mistério que seus poderes não ajudarão em nada.

Com a ajuda do namorado Rob Wilkins, que acha que ela tem vergonha de apresentá-lo a seus pais por ele ser um caipira, e, por incrível que pareça, do FBI, Jess vai tentar descobrir quem está por trás dos ataques preconceituosos aos negros e judeus.

Neste quarto volume, temos um enredo um pouco mais misterioso que os outros três volumes e com m tema mais profundo que é o preconceito. Sendo abordado de maneira geral no livro, Meg conseguiu inserir um assunto delicado de forma direta e sem parecer agressiva, o que para mim, deu muitos pontos positivos a trama.

Jessica agora, um pouco mais madura, leva esse quarto volume com bom humor, coragem e uma pitadinha de romance.

Quando li esta série pela primeira vez, jurava que havia mais romance, mas me enganei. O relacionamento de Jess e Rob é um pouco confuso e lento demais. Rob continua sempre batendo na tecla de que Jess é chave de cadeia por ainda ter 16 anos enquanto ele tem 18 e está em condicional por um crime que ele não quer contar a ela qual foi.

Ela, por sua vez, fica adiando contar aos pais que está namorando com um cara que não vai para a faculdade e que ela sabe, que sua mãe desaprovará na certa.

Todo esse lenga-lenga dos dois me cansou um pouco. A falta de cena romântica entre os dois também deixa muito a desejar, se lemos duas ou três cenas de um beijo entre os dois já é muito. Acredito que a Meg pecou um pouco nisso. Ela construiu um casal, nos faz torcer por eles, mas não nos dá o romance em si.

As coisas não iam nada bem com meu namorado, Rob. Mas é que ele é um menino difícil, sabe, do tipo durão? Que mora no interior e tudo o mais.

No todo, eu gostei bastante desse quarto volume, mas acredito que  empolgação e toda a emoção que senti quando o li nos meus dezesseis anos, não seja a mesma de agora.

Agora, preciso desabafar uma coisa: Odeio essas capas! Gostaria que a Galera tivesse mantido a capa oiginal em inglês. Muito mais a ver com a história do que essas capas "meninhas e fofinhas" demais. Elas não têm absolutamente nada da personalidade da Jess. Uma pena.

Continuo recomendando esta série para todos aqueles que adoram um bom YA com uma pitadinha de mistério e ação. Jess é uma protagonista sarcástica, corajosa e muitíssimo divertida.


17 comentários:

  1. Oi!
    Agora fiquei um pouco receosa com série quando você citou que tem lenga-lenga.
    A capa eu realmente não gostei, não chama atenção e parece não ter nada a ver com o livro.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou gostar mais desse livro da série, por ter mais mistério. S2
    Apesar de a autora não ter dado muita atenção ao romance eu gostei disso, pois não gosto de ficar lendo romances.
    Também acho essas capas bem feias!
    Ótima resenha! Abraços Beta!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa p ver as capas originais, dei uma googlada e realmente as capas originais são mais interessantes.
    O melhor foi descobrir q ela é a autora do Diário de uma princesa!! hahaa...n tinha me ligado ainda...kkkk
    Eu n tava dando mta atenção p essa série, mas depois de descobrir isso fiquei mais interessada...=)

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente achei a capa muito pobrinha, sem atrativo. Achei com cara de filme de terror que mostra um milharal.. haha. Gostei da sua resenha, mas acredito que esse eu não leria.
    Não gostei da história e cada vez mais que vejo resenhas dos livros da Meg fico mais desinteressada.
    Beijos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  5. Oieee

    Não sei se leria essa série uma porque ainda não acabou rsrs e outro porque falta romance e eu adoro romance rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Eu estou com muita vontade de ler essa série. Meu amigo já leu e disse que é fascinante, por isso acho que irei gostar. Adorei a resenha ,como sempre. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. UAU ! Até hoje só li um livro da Meg e realmente gostei da sua narrativa. E esse livro parece ser TÃO interessante !
    Beijos.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Beta.
    Não sei mais se quero ler essa série, pelo que eu estou vendo ele muda bastante os cenários e acho que isso faz a história perder um pouco da magia, não como não concordar com você essas capas são realmente bem feinhas.

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  9. Quero muito conhecer outras obras da Meg, e aqui sempre temos ótimas resenhas, depois do intensivo acho difícil não ler algo dela em breve!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  10. Oi Beta
    Ótima resenha :)
    Esse livro da série já aborda um tema mais interessante, mas ainda não senti muita vontade de efetuar a leitura.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu estou louca para ler essa série, sou super fã da Meg Cabot, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler Desaparecidos, adorei a resenha e em breve pretendo começar a ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Oiee
    Eu também odeio essas capas e mesmo esse 4° livro me parecendo mais empolgante ainda não estou certa se quero ler,são tantos volumes e eu acho que não precisava disso,porem só posso tirar minhas próprias conclusões se me arriscar nessa leitura.

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Eu AMOOO os personagens da Meg! Eles sempre são divertidos ♥ Desaparecidos é uma série que eu quero continuar a ler em breve

    ResponderExcluir
  14. Eu não vejo graça nenhuma nas capas dessas séries '-' não curtia a descrição do romance dos dois também, que coisa mais fria!

    ResponderExcluir
  15. Oii
    Também não gosto dessas capas, parecem livros informativos! Kkkk Acho que só a ação, mistérios e outras temáticas para me manterem inspiradas a querer começar essa série kkk Não acredito que o romance não desenrola bem! É tão gostoso acompanhar o casal! Estou desanimando... kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Não sou só eu que não gosto das capas!! Tenho muita curiosidade sobre a série, mas acho que só vou ler se achar alguém que me empreste, pois tem vários outros livros da Meg que ainda quero comprar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. tenho muito interesse nessa série , mais as capas sao feinhas mesmo , que pena que nao tem romance entre o casal , adoro um romance ! mais mesmo assim quero ler a série !

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!