Resenha #124 - Desafio - C. J. Redwine - Editora Novo Conceito


Título: Desafio
Autor (a): C.J.Redwine
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634395
Ano: 2014
Páginas: 368

Livro recebido em parceria com a editora

Sinopse: No interior das muralhas de Baalboden, à sombra do brutal Comandante da cidade, Rachel Adams guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus Protetores, Rachel é capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, é declarado morto em uma missão, o Comandante designa para Rachel um novo Protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor há dois anos, e o mesmo que a rejeitou. Com nada além da forte convicção de que seu pai está vivo, Rachel decide fugir e encontrá-lo por conta própria. Mas uma traição contra o Comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruí-la.




Fala galera, tudo bom?

Como eu sempre digo a vocês, eu acompanho vários booktubers gringos. Há um tempo, muitos estavam comentando sobre Desafio, ou em inglês Defiance. Estou sempre anotando as recomendações rsrs, minha listinha no Goodreads é gigantescaaa. Assim que eu descobri do lançamento de Desafio aqui no Brasil pela Novo Conceito fiquei bastante animado. Quando a Patty disse que ia me mandar para resenhar a animação duplicou rsrs. Eu já estava com altas expectativas para o livro, e elas aumentaram ainda mais quando alguns booktubers brasileiros, que eu confio na opinião amaram o livro. 

Bom, vamos à história?

Não sabemos ao certo em que lugar a história se passa, levamos a crer que seja uma espécie de futuro do nosso próprio mundo, ou algo parecido. Tudo começou, quando um grupo de cientistas descobriu uma forma de explorar o subterrâneo. Mal sabiam eles, que sua busca por respostas trariam ao mundo, caos e destruição. Durante a expedição, eles encontraram incríveis, porém horríveis criaturas, semelhantes a dragões. Tais criaturas ganharam o nome de O Maldito e foram as responsáveis pela destruição da civilização.

Um determinado grupo de pessoas resolveu tomar a dianteira e liderar os sobreviventes, construindo novas cidades, com gigantescas muralhes capazes de proteger quem estivesse ali dentro, já que por um motivo que ninguém sabia o porquê, O Maldito não aparecia do lado de dentro.

Alguns anos depois, em uma dessas cidades, chamada Baalboden, conhecemos Rachel. Uma garota decidida, impulsiva e muito teimosa, o oposto do comportamento esperado de uma mulher, pois na sociedade em que vivia as mulheres são completamente submissas ao homem. Rachel teve uma criação bastante incomum, enquanto as meninas da cidade se preocupavam com vestidos e joias, ela queria saber como manejar uma adaga em uma luta.

O Pai de Rachel era o melhor mensageiro e rastreador de Baalboden. Ele estava em uma missão para o comandante e o tempo limite para o seu retorno chegara ao fim. Pela Lei, caso alguém não retorne no tempo previsto, deve ser dado como morto. E de acordo com seu testamento o seu aprendiz, Logan seria o responsável pela guarda de Rachel.

As coisas aconteceram de forma inesperada, e isso deixou Logan em uma situação complicada. Ele é apenas dois anos mais velho que Rachel e a relação entre os dois não anda muito bem. O rapaz não estava preparado para lidar com o gênio forte da garota. Rachel não acreditava em hipótese alguma que seu pai estava morto, e decidiu que iria procurá-lo, mesmo que tivesse que fugir da cidade, desobedecendo às ordens do comandante.

Como eu disse anteriormente, o livro superou todas as minhas expectativas e foi uma ótima leitura.

A história é narrada em primeira pessoa com os capítulos alternados entre os pontos de vista de Rachel e Logan. A autora me ganhou logo de inicio, por ser capaz de diferenciar as vozes dos personagens, não deixando o leitor confuso de quem está narrando o que, como acontece em outros livros. A narrativa é fluída e dinâmica, o livro de te suga logo no início e você não consegue parar de ler. As descrições são feitas de uma forma muito bacana, nada superficial ou detalhista demais.

Os personagens principais são bem caracterizados, é perceptível o crescimento de ambos durante a leitura. Por termos a chance de estar na cabeça dos dois, percebemos de uma forma bacana os dilemas individuais. Rachel passa de uma adolescente impulsiva para uma mulher capaz de analisar a situação e agir de forma coerente. A história é muito ficada em Rachel e Logan, e com isso os personagens secundários ficaram bastante apagados no decorrer do livro.

O romance acontece de uma forma branda, é desenvolvido aos poucos e os personagens demonstram bastante química, chegando ao ponto de você querer colocar um de frente para o outro e dizer "agora se beijem". 

O desenvolvimento da história foi perfeito!!! A autora conduziu com maestria do inicio ao fim. A trama é repleta de plot twits e ela sempre pega o leitor desprevenido. Quando tudo está indo bem, se preparem, aí vem bomba. Ela não poupa em hipótese alguma os personagens. Ela também utiliza os cliffhangers nos finais de capítulo ao trocar o ponto de vista, principalmente quando os protagonistas estão separados.

Ao ler o livro, eu traçava possíveis finais para a história, e apesar de certa forma eu ter acertado algumas coisas, a forma com a história foi conduzida até ali me surpreendeu bastante. Recomendo esse livro para aqueles que adoram fantasia e distopias. Vale muito apena.



15 comentários:

  1. UAU! Adoorei a sinopse e a resenha, esse é o tipo de livro que me tira da zona de conforto dos romances. Adorei o enredo. E o fato de pegar o leitor desprevinido é um super bônus, quero ler já!!
    rs
    Beijos!

    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii Pâmela! Que bom que você gostou =D
      Espero que consiga ler o livro!!! :D

      Excluir
  2. Como amo fantasia e distopia não poderia perder essa série!
    Que bom que nesse livro as descrições não ficam muito detalhistas, juntando isso com a narrativa fluida o livro deve ser tudo!!
    A capa é linda demais!!!!!
    Ótima resenha! Abraços, Gabriel!

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Quero muito ler esse livro, por ser uma distopia, ter fantasia, a personagem ser forte e determinada e pela capa, que é linda. Devo dizer que essa é a resenha mais positiva que leio, e me inspirou ainda mais a ler. Que pena que os personagens secundários não tem tanto espaço, as vezes, eles são a coisa mais deliciosa de se ler num livro! Kkk A premissa do livro me agrada bastante, e me deixa muito curiosa com o desenvolver da trama!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma certa birra com esse livro..n sei pq..uashuahsuas
    Coisas da minha cabeça...
    Esperarei os outros livros antes de decidir se qro lê-lo...hehee
    Msmo todos falando q gostaram dele n me animei ainda..

    ResponderExcluir
  5. Oi Biel

    Também gostei muito da leitura e lembra bastante uma distopia senão tivesse o Maldito claro seria uma distopia na certa rsrs adorei o Logan e a Rachel e só não dei nota máxima porque tem mais livros e ela mata todo mundo de curiosidade com o final aberto.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu estou louco para ler esse livro a um bom tempo Gabriel e essa sua resenha só aumentou minha vontade. A sinopse é ótima a capa do livro é perfeita e pela sua resenha o livro é bom, comprarei o livro assim que puder!! Mas meu medo é a demora da Novo Conceito em lançar a sequência, estou esperando a sequência de Poseidon que até hoje não saiu, ler mais um livro para ficar esperando não me faz bem. Vou esperar a NC lançar o segundo livro para então começara a ler!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  7. Sou muito fã de distopias então fiquei super interessada nesse livro mas também né com uma resenha dessas quem não ficaria?.Gostei da personalidade da Rachel,mesmo sendo bem caracteristica de muitas distopias.Histórias que nos surpriende e dão reviravoltas sempre são bem vindas e esse amor entre Ray(apelidinho fofo) e Logan parece ser muito bem construindo.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Já vi falarem desse livro, mas sua resenha me conquistou completamente, haha.
    O livro tem uma premissa interessantíssima e já quero muito ele.
    Adorei a personalidade da protagonista, isso é uma das coisas que gosto numa leitura em que a protagonista é uma mulher.
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  9. Gabriel, é uma série né? Eu tinha duvidas quanto a esse livro mas a sua resenha me convenceu. Fora que a capa é muito bonita também. beijos

    ResponderExcluir
  10. Aaaaaahhhh eu estou louca para ler esse livro, ele pelo visto é ótimo, amei a resenha e fico triste dele não estar sendo muito falado, mas mesmo assim pretendo ler assim que possível e espero que ele se torne um dos meus favoritos também.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Sempre vejo esse livro em promoção no submarino, mas nunca consigo criar coragem para comprar. Já li algumas resenhas dele, a maioria positiva, mas vi uma negativa e desanimei *-*

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Também fiquei bem animada quando vi que Desafio viria para o Brasil, mas não sei porque desanimei e acabei não comprando até hoje... A história tem o estilo certo para eu amar, com aventura, romance e fantasia e sua resenha fez minha curiosidade voltar kkk

    ResponderExcluir
  13. nao me interssei muito por este livro , a capa é bonita ate , mais o enredo nao me conquistou , nao curto genero assim !

    ResponderExcluir
  14. Eu amoooo distopias e estou começando a mesclar isso com fantasia, inclusive estou fissurado por um livro assim nacional! hahaha
    Amei a resenha e com certeza fez eu ver com outros olhos este livro, que por muito tempo passei por ele na livraria e não dava nada! =)

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!