Resenha #127 - Estudo Independente - Joelle Charbonneau - Única Editora

Título: Estudo Independente
Autor (a): Joelle Charbonneau
Editora: Única
ISBN: 978-85-67028-34-7
Ano: 2014
Páginas: 318

Livro recebido em parceria com a Editora

Sinopse: Cia agora é uma caloura da Universidade de Tosu City junto com seu amor, Tomas, mas ela não esqueceu o que se passou. Com o governo tentando apagar sua memória de quando ela esteve no Teste, Cia pretende fazer alguma coisa depressa para mostrar ao mundo do que o Teste realmente trata, uma verdade suja escondida atrás da esperança de um mundo melhor. E o que ela descobre pode ou não ajudar a resistência. E apesar de toda manobra racional, Cia tem coração e se envolve com cada desaparecimento, com cada morte.



Estudo Independente é o segundo volume da série distópica iniciada com O Teste.
Até agora estou tentando formar uma opinião sobre este livro.  E que livro!

Depois de passar por todos os horrores propostos no Teste, Cia consegue sobreviver assim como Tomas, seu namorado.

Após ter recuperado parte da memória que lhe foi tirada ao fim do Teste, Cia não sabe em quem pode confiar e em quem não pode. Tudo o que ela sabe é que a Universidade esconde seus próprios perigos e ameaças.

Agora, ela terá que passar pela Iniciação da área que lhe foi escolhida e essa Iniciação promete ser tão perigosa quanto o exame que ela prestou para entrar na Universidade.

Cercada de colegas que ela não sabe se pode ou não confiar, ela tenta a todo custo lutar por um lugar em um dos estágios oferecidos pelo seu curso.

Disposta a acabar com todo o regime totalitário e brutal do Teste, Cia embarca numa aventura perigosa onde errar não é uma opção.

Se eu me senti cautelosa em O Teste, em Estudo Independente eu fiquei completamente paranoica. A cada pessoa que se aproximava da Cia eu já desconfiava, já achava que a tal pessoa queria bolar um plano para matá-la.

Toda a pressão que os alunos da Universidade passam é arrebatadora e dá uma dor absurda no coração em vê-los sofrer tanto e passar por tantas provas difíceis e mortais.

Cia continua determinada, corajosa, inteligente e humana. Toda sua postura durante a história me fez admirá-la ainda mais. Sua determinação em conseguir sugar todo conhecimento que ela puder me faz invejá-la um pouco. Gostaria de ser mais parecida com ela!

Tomas continua o galã, eu não sei por que, mas ainda não confio nele. E ele nem faz nada para que fiquemos com essa pulga atrás da orelha com ele, mas eu fico. Gosto dele, embora eu não ache que ele seja o cara ideal para a Cia.

Fiquei bastante irritada e indignada quando - adivinhem só - meu personagem favorito morreu. Ah, que raiva! Eu não sei por que eu ainda perco meu tempo me apegando a algum personagem. Realmente não sei. E não, isso não foi um spoiler, por algum acaso você sabe quem é meu personagem favorito? Foi o que eu pensei.

Um ponto negativo nesse livro, culpa da editora e não da narrativa impecável de Joelle, é que tem muitos erros gramaticais e - pasmem - de digitação absurdos nesse livro!
Erros que a gente nota claramente, que fora cometidos por falta de atenção do revisor. Isso me incomodou bastante durante a leitura.

Continuo recomendando essa série para quem, assim como eu, é apaixonado por Distopias!
Que venha A Formatura!



26 comentários:

  1. A Nova onda do momento agora são as distopias, e acredite se quiser, ainda não li nenhuma. rsrs
    O problema mesmo é que ainda não tive tempo, mas acho toda essa ideia bem interessante. Vi bastante gente falando sobre O Teste e nem sabia que já tinha o segundo livro. Legal saber que a protagonista é forte e determinada, sempre gostei de personagens assim, e as vezes não tenho paciência para muito mimimi.

    Uma pena que a edição tenha erros de gramatica e de digitação, acho isso bem chato. :/

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um pouco de medo de ler resenhas de segundo livros de uma serie... quando ainda nem li o primeiro... mas essa é uma distopia que estou bastante interessado em começar...

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum livro dessa série, confesso que não despertou o meu interesse. E poxaaaa é horrível quando um personagem que gostamos muito ele morre :( Também ficaria com muita raiva.
    Mas...talvez eu de uma chance para a série.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Essa série não chama minha atenção, pois eu não curto muito distopias. Mas ela está sendo muito bem falada nos blogs a fora. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Beta

    Já li esse livro e amei essa distopia realmente é de tirar o fôlego e eu também não confio nenhum pouco no Tomas mas agora é aguardar o próximo livro para saber se realmente ele é confiável ou nao né ...

    Nossa agora vendo você falando dos erros eu lembrei de ter visto palavras bem dificieis na tradução o que me incomodou um pouco mesmo rssr

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada por O Teste e Estudo Independente foi muito bom para mim, gostei de tudo, mas achei um pouco mais lento que O Teste, agora vou te contar, estou muuuuuuuuuito ansiosa pela continuação...

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    http://www.delivroemlivro.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Essa série está entre as q pretendo ler ano q vem!
    A cada resenha me animo mais!
    Uma pena a revisão dela ter ficado a desejar...
    A capa da série é mto bonita!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não comecei a ler a série mas estou bem curiosa. Eu adoro distopias, me apaixonei por elas depois de THG, rs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Beta, eu amei também Estudo Indenpendente, essa série está ótima. Acho que somos duas paranóicas porque eu também fiquei, não tem como não ficar não é?Shushuahsua também não confio no Tomas totalmente, acho que consegui confiar mais do que no primeiro livro, mas tá difícil ele ganhar minha confiança total. Fique muito irritada com a morte do seu personagem favorito, eu gostava bastante dele (apesar de desconfiar só um pouco dele). Estou louca por A Formatura e não vejo a hora de ler. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ainnn estou com O teste aqui em casa apenas aguardando sua vez, e ver sua resenha e avaliação só me deixa mais animada em relação a série!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Oi Beta tudo bem, eu adorei esse livro eu finalizei ele e fiquei com ressaca, rezando para sair logo a sequencia, A formatura tem que superar Estudo Independente eu espero por isso!
    Ótima resenha!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  12. Olá, Roberta.

    Já vi muito esse livro, ele está super cotado, né?!
    Minha amiga tem o primeiro e irei pedir emprestado pra ela. Ela disse que leu e curtiu muito a leitura. Cia passa no teste e começa a questionar as coisas. >.<
    Adoro distopias e essa está na minha wishlist, não li toda a resenha por conta de spoilers, odeio ficar sabendo como acaba os livros.

    Sorteio: O lado mais sombrio e Atrás do espelho, participem.
    http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-de-halloween-novo-layout.html

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Quero muito ler a trilogia completa, amo distopias e me interessei imediatamente por esta. Eu tenho O teste, mas por falta de tempo, não li ainda. Vou tentar ler o mais rápido possível, e sei que assim que terminar, já vou querer Estudo Independente. Amo as capas, e que pena que a revisão deixou a desejar, atrapalha mesmo a leitura! :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Nunca li nada dessa série, mas estou com muita muita vontade de ler.
    As pessoas sempre falam bem dela, e por essa resenha, o livro parece ter muitas coisas que gosto de ler!

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Eu amoo distopias ♥ Essa é uma das minhas trilogias favoritas, e eu mal vejo a hora de ler A formatura!

    ResponderExcluir
  16. Oi Beta!
    Ainda não comecei O teste, mas já tantas resenhas positivas que não tem como não ficar curiosa, ainda mais quando já gosto de distopias... É muito bom quando a autora deixa o leitor desconfiado sore os personagens, eu tenho o mesmo azar que você, várias vezes meus personagens preferidos morreram...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Beta tudo bem?

    Estou louca por essa série, me arrependi tanto de não ter comprado na bienal, pensei e no fim não comprei! Uma pena, porque todos tem falado muito bem, resenhas positivas e tal.
    Não sou fanática por distopias mas quando é boa eu gosto e O teste já me convenceu, lerei com certeza!

    Boa resenha!! Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nenhum distopias pra ser sincera (infelizmente)
    pois as resenhas sempre me chama atenção.
    Ainda não li o primeiro por isso não tenho muuuito que falar mais
    sinceramente espero poder em breve (que seja rapido senhor hah)

    ResponderExcluir
  19. Na minha opinião, esses erros de digitação e gramaticais é pura pressa de lançar o livro e ganhar direito #prontofalei Não li O Teste ainda então fica meio dificil de opinar sobre esse segundo livro, mas me parece ser ótimo. E que pena pelo seu personagem preferido Beta.

    ResponderExcluir
  20. Oi Beta, tudo bom?
    Eu amo essa série também e curti muito esse segundo livro. Eu também fiquei paranoica com todos que se aproximavam da Cia, pois ninguém é confiável. Eu não consigo gostar do Tomas e não duvido se ele mostrar as garras no último livro.
    Deixa eu confessar: o seu personagem preferido era o meu também e não acredito que ele morreu!!! Eu cheguei a pensar que ele teria um relacionamento com a CIA, mas isso é uma distopia né?
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ainda não tive a chance de começar essa série, mas gosto muito de distopias. Meio que sou apaixonada também, rs. vi muitas resenhas sobre os livros e me agradou muito,espero poder lê-los em breve.

    ResponderExcluir
  22. Ainda nao li o teste... Preciso ler ja que amo distopias,
    Ótima resenha!

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  23. Olá, não posso dizer que amo distopias, até por que só li The Hunger Games. Adorei a história, mas quero ler outras distopias para ver se esse é o gênero literário que realmente gosto, e "O Teste" seria uma forma boa de começar, até porque a autora é brasileira e eu adoro literatura nacional *-*
    Beijos - lendocomabianca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Mesmo com eles pequenos erros de revisão tenho que reconhecer o trabalho rápido da editora em lançar todos os volumes um perto do outro e no mesmo ano, tenho O Teste e ainda não li, mas com certeza é uma distopia de fazer o coração quase parar, a narrativa da Joelle é bem fluída e completamente viciante pelo que pude ver passando os olhos pelos capítulos, pelo visto em Estudo Independente as dificuldades continuam e os perigos se tornam ainda maiores, não tenho ideia do que virá em A Formatura, só sei que quero os dois últimos livros logo e passar um tempo ao lado da Cia, vendo o que ela fará e qual será o fim dessa história.

    ResponderExcluir
  25. Estou louca pra ler esse livro e assim como você eu não consigo confiar muito no Tomas.E agora fiquei pensando qual personagem vai morrer,espero que não seja o Michal,adoro ele.Esse livro parece continuar tão bom e eletrizante como o primeiro a única coisa que parece incomodar mesmo são os erros de digitação.

    ResponderExcluir
  26. Eu sou super adepta a distopias, é um dos meus gêneros literários favoritos, mas eu ainda não li essa trilogia. Estou acompanhando o pessoal falando super bem e isso só aumenta minha curiosidade a respeito. Espero lê-la em breve.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!