Resenha #131 - Para onde ela foi - Gayle Forman - Novo Conceito


Título: Para onde ela foi
Autor (a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635675
Ano: 2014
Páginas: 240


Livro recebido em parceria com a editora


Sinopse: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

Não consigo deixar de pensar em como me sentia quando era mais novo e lia sobre legiões de artistas que fracassavam - Morrison, Joplin, Cobain, Hendrix. Eles me enojavam. Eles conseguiram o que queriam, e daí o que eles fazem? Eles se drogam até o esquecimento. Ou dão um tiro na cabeça. Que bando de babacas!
Bem, olhe pra você agora. Você não é um viciado, mas não é lá muito melhor.

Para onde ela foi é a tão aguardada continuação do livro Se eu ficar. Ao contrário do primeiro livro, Para onde ela foi me arrebatou já nas primeiras páginas. Ainda não decidi se foi pelo fato de ter sido arrebatada pelo filme, ou se por ter me apaixonado pela narrativa do Adam, sim é o Adam que narra esse livro, só sei que não consegui parar de ler enquanto não vi o final. Minha agonia para descobrir o desfecho dessa linda história de amor durou apenas cerca de 5 horas.

A história começa três anos após o acidente de Mia, ela está se formando na Juilliard e já é uma grande promessa para a música clássica. Adam, por sua vez, é uma celebridade. Sua vida está estampada nos tabloides e nas páginas das revistas de fofocas. A Shooting Star ganhou vários prêmios com o álbum Collateral damage, com músicas escritas por Adam, após um período “sabático”.

O livro tem um pouco mais de 200 páginas e todo o enredo se passa em 24 horas. Encontramos um Adam sofrendo de transtorno de ansiedade, prestes a embarcar em uma turnê que terá a duração de sessenta e sete noites. Esse número persegue Adam o deixando cada vez mais aflito e ansioso. Ao contrário do que muitos pensam, Adam após alcançar o estrelato não se sente completo. A banda foi contaminada pelo famoso jogo de egos, afastando os integrantes, e Adam não sente mais prazer na música.

Conforme vamos avançando nas páginas do livro, entramos em contato com toda a sua angústia, e aos poucos começamos a descobrir a causa. Mia, após passar por uma recuperação difícil, foi para Julliard em Nova York e nunca mais voltou. Adam após abandonar a faculdade, a banda e voltar a morar com os pais, conseguiu traduzir seus sentimentos em letras de músicas, esse foi seu período sabático e com ele nasceu o álbum que tirou a banda do anonimato. Hoje Adam mora em Los Angeles, namora uma atriz famosa e é totalmente infeliz.

Quando seus compromissos o levam até Nova York, Adam tem a oportunidade de reencontrar Mia, que está fazendo seu primeiro concerto na cidade. Mais que o acaso, é o destino unindo novamente o casal, as próximas 24 horas serão decisivas para a vida dos dois.

Se você ficar, farei tudo o que você quiser. Abandono a banda, vou com você para Nova York. Mas, se precisar que eu vá embora, faço isso também. Talvez voltar para sua velha vida seja doloroso demais talvez seja mais fácil para você nos apagar. E isso seria uma droga, mas eu faria. Posso perder você assim se não te perder hoje. Vou te deixar ir. Se ficar.

Eu me apaixonei ainda mais pelo Adam lendo Para onde ela foi. Se no primeiro livro eu não consegui entender direito os sentimentos que ele tinha por Mia, agora no segundo ele me arrebatou. Sua narrativa é intensa e em muitos momentos triste. Conseguimos sentir sua aflição ao se sentir perseguido, deve ser realmente estranho ter a vida vasculhada, invadida, inventada e entregue aos lobos. 

Podemos conhecer seu ponto de vista sobre algumas situações que aconteceram em Se eu ficar. Esses acontecimentos aparecem no livro como flashbacks, lembranças de Adam daqueles dias, um contraponto para justificar sua situação nos dias de hoje.

Gostei de ver o quanto Mia está mudada, apesar de toda a tragédia que acometeu sua vida, ela não se tornou uma pessoa fria e triste, ela aparece mais espirituosa nesse livro, muito mais madura. A lembrança de sua família está presente, mas não de uma forma triste, é como se eles estivessem olhando e guiando seus passos.

Gayle Forman acertou em cheio nesse segundo livro, durante a leitura eu sofri, me emocionei, e torci pela reconciliação do casal. Fiquei atônita com algumas passagens, me surpreendi com algumas reações inesperadas. O livro me fez pensar como todos nós realmente precisamos de um “encerramento”, às vezes ficamos tão presos ao passado que não conseguimos seguir em frente, não nos libertamos e não vivemos.

Mais uma vez a Novo Conceito arrasou na diagramação do livro, cada começo de capítulo traz um trecho de uma música do álbum Collateral damage e as páginas estão repletas de símbolos de notas musicais. Uma leitura rápida e prazerosa. Uma linda história de amor, muito bem escrita, que nos faz suspirar e acreditar em segundas chances. Leitura mais que indicada.

E foi egoísta o que eu pedi que ela fizesse, mesmo que terminasse sendo a coisa menos egoísta que eu já fiz. A coisa menos egoísta que tenho de continuar fazendo.
Mas eu faria de novo. Faria aquela promessa milhares de vezes e a perderia milhares de vezes para tê-la ouvido ticar a noite passada ou vê-la esta manhã à luz do sol. Ou mesmo sem isso. Só pra saber que ela estava em algum lugar aí fora. Viva.








24 comentários:

  1. Eu sou tão bem informada que nem sabia que essa era uma continuação de Se Eu Ficar. Mas felizmente eu sempre visito seu blog e acabo me atualizando, ai não passo tanta vergonha por ai haha

    Beeijoos
    O Outro Lado da Raposa
    Twitter
    Facebook

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda fico meio confuso em relação a esses livros... se quero ou não ler...toda hora mudo minha opinião.... mas devo confessar que a curiosidade vai vencer minha relutância em relação a Se eu ficar e provavelmente também lerei essa "continuação"

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei a resenha, sério, ela me fez ficar apaixonada pelo livro (e eu ainda nem o li!). Admito que eu tenho muita preguiça de ler "Se eu ficar". Não sei qual o meu problema com essa livro, mas eu simplesmente não consigo sentir motivação nem empatia pela história da Mia. Mas, "Para onde ela foi" parece ser um livro que eu vou amar da primeira à última página, se ele for tão bom quanto você fez parecer kkk
    Dá para eu ler essa continuação sem ter lido o primeiro livro?

    2surrealistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle, acho que você irá perder boa parte da história se você só ler o segundo livro. Os dois são bem curtinhos, vale a pena ler!

      Excluir
  4. Tenho o livro " Se eu ficar " mas sinceramente ele não conseguiu prender minha atenção, pois ate hoje ainda não consegui termina-lo. Achei sua resenha do " Para onde ela foi " bem legal é ate me interessei, mas pra lê-lo acho que vou ter que terminar o outro primeiro.

    ResponderExcluir
  5. Patty em breve deve sair minha resenha de Se Eu Ficar...sei lá acho que criei expectativas demais, o livro é tocante sim, mas só. Dizem que o filme consegue emocionar bem mais, e eu espero mesmo, pretendo ver em breve!

    Achoq ue vou me emocionar mais neste segundo livro, acho que a visão de fora de tudo que aconteceu da vida dele e da Mia será bem mais tocante.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Quero muito esse livro. *-*
    Li Se Eu Ficar e me apaixonei por Mia e Adam, quero muito conhecer a historia desse, contada por Adam, deve ser tão encantadora quanto a outra. Quero muito me surpreender e emocionar com esse também, espero poder lê-lo logo!

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha ficou maravilhosa, foi a segunda que li sobre esse livro e definitivamente quero ler os dois dessa série.
    Parabéns pela leitura, resenha e pela indicação!!! Beijos

    P.s. Seu blog está lindo, fiquei um tempo afastada, mas voltei para ficar. Seu marcador está perfeito, fiquei babando!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Patty!!
    Estou torcendo muito para ganhar o top comentarista desse mês, ainda mais depois dessa resenha... Queria ler Se eu ficar antes mesmo de ele chegar ao Brasil, depois quis assistir, mas o filme não veio para minha cidade, mas eu não desisto e só estou ficando mais curiosa! Li comentários super positivos sobre o Adam, inclusive que ele é o melhor personagem da história, então fiquei muito feliz por saber que é ele que narra Para onde ela foi, estou com um pouco de receio que essa história tão linda termine mal para o casal, mas concordo que algumas coisas precisam desse encerramento.
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Está ai o incentivo que eu estava precisando para realmente querer ler Se eu ficar.
    Só pela sua resenha, já consigo gostar do livro.
    A narrativa do Adam parece ser muito melhor.
    Um dos meus receios de ler o primeiro, era exatamente por causa da narração.
    Adorei saber que o segundo compensa.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  10. Oi Patty, tudo bem??

    Eu não sei se lerei esse livro. Sua resenha mexeu com meus sentimentos hahaha e talvez gostasse dele, mas não gostei muito de Se eu Ficar! Isso atrapalha um pouco porque bate o receio de ser parecido com o primeiro livro.
    Mas ao mesmo tempo parece bem diferente até por ser a narrativa do Adam, então quem sabe!
    Adorei a resenha!!

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee

    Com certeza depois de ver o filme e imaginar o Adam esse livro já deve ser melhor, já está na fila das minhas próximas leituras vamos ver se vou gostar mais do que o primeiro.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  12. Patty, Mulher!!!!

    O meu exemplar de Pra onde ela foi já chegou, mas o tempo pra ler não tenho. Fiquei sabendo algumas coisas que acontece nesse livro e estou doida pra arrumar um tempinho pra leitura. Como assim? Passa em 24 horas? Ahhh meu Deus não vou saber de muita coisa assim, mas espero que o final me agrade, pois estou com ótimas expectativas quanto a esse livro.
    Adam<3

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Tenho que ser sincera, só li metade da resenha. Quando senti que contava coisas demais, parei. Não queria spoiler sobre o anterior. Eu tenho Se eu ficar, tá na minha cabeceira, mas não li ainda por falta de tempo. Vou fazer o mais rápido possível para assistir ao filme e ler Para onde ela foi, que tenho mais expectativas que Se eu ficar, vejo todo mundo dizendo que é melhor, assim como você no inicio da resenha! Vou ler com certeza!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ja li Se eu ficar onde gostei bastante estou com muuuito
    expectativas em relação Para onde ela foi ainda mais sabendo
    que esta sendo narrada pela Adam isso chamou mais
    atenção pra ler o mais rapido possivel, estou muuito ansiosa
    pra saber resultado do top comentarista do seu blog pois
    quero muuuuuuuito o segundo volume!

    ResponderExcluir
  15. Olá, não posso dar minha opinião sobre esse livro pois ainda não li e nem vi "Se eu ficar".
    Mas só tenho a dizer que essa capa é maravilhosa de linda *o*
    lendocomabianca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. amei o livro se eu ficar... amei mais ainda o livro para onde ela foi... eles têm um lugar mega especial no meu coração e na minha estante....
    dois livros que vale a pena ler...
    história emocionante....chorei muito ....

    ResponderExcluir
  17. Oi Patty!
    Não li Se eu ficar ainda, mas esse segundo livro esta me parecendo beeem melhor que o primeiro, bem mais emocionante. Deu até vontade de ler (vontade que eu não tinha nada antes). Acho que acompanhar a narrativa do Adam vai ser bem melhor.

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li Seu Eu Ficar, vi apenas o filme e adorei!! Tenho que lê-lo ainda para ai sim, poder ler Para Onde Ela foi, que tenho certeza que será uma agradável leitura pela forma que você descreve as emoções do livro em sua resenha Patty. Mas tenho um pequeno medo de começar a leitura chorei metade do filme to imaginando o livro!! hahaha

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  19. Ahhhhh Patty assim vc me infarta, estou mega ultra curiosa para ler esses livros, apesar de algumas resenhas com notas medianas, o filme me encantou, as músicas são lindas e gostei da capa, quero muito saber o que aconteceu!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  20. Peguei alguns spoilers por ainda não ter lido Se Eu Ficar, mas tudo bem, não tenho nenhum problema com isso, como ainda não realizei a leitura não posso falar sobre o desenvolvimento dos personagens, mas me parece que a autora realmente conseguiu passar muito mais emoção nesse e concordo com a parte que você citou sobre os encerramentos, eles são fundamentais quando alguma coisa fica mal resolvida no passado que é o caso da Mia e do Adam, assim que fizer a leitura do primeiro já quero continuar o segundo e gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  21. Ainda não arrumei motivação pra ler "Se eu ficar",olho todo dia pra ele na estante mas me bate uma preguiça.Eu tinha certeza de que a Mia iria morrer mas fico feliz por isso não ter acontecido.E adoro livros narrados pelo ponto de vista masculino ainda mais Adam que parece ser um personagem incrível.

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li Se eu ficar, mas já vi o filme. E claro, paguei mico chorando no cinema durante todo o filme, kk. Mesmo assim pretendo ler se eu ficar e para onde ela foi também!

    ResponderExcluir
  23. Logo que li o primeiro parágrafo e vi que tinha um spoiler, decidi ler bem por cima porque gosto de ter surpresas ao ler o livro, não saber de nada e tudo mais...
    Ainda não li Se eu ficar, nem assisti ao filme, mas vi bastante gente falando que não foi tudo isso, porém, ao ler Para onde ela foi, compensa. Quero muito ler essa dualogia [é dualogia né?] pra matar essa minha curiosidade rs

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!