Resenha #139 - Onde deixarei meu coração - Sarra Manning - Galera Record


Título: Onde deixarei meu coração
Autor (a): Sarra Manning
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-01-09516-9
Ano: 2014
Páginas: 334


Livro recebido em parceria com a editora


Bea acredita que é a mais entediante adolescente do mundo. Aos 17 anos, não é popular, engraçada ou bonita. A única coisa glamourosa em relação a Bea é o pai, que a abandonou mesmo antes de ela nascer e agora viver em Paris. Ansiando por la vie Parisienne a cada momento de sua apagada existência, ela acaba na cidade luz, à procura do pai. Mas pode encontrar muito mais do que desejava. Pode encontrar a si mesma.


Ah, Deus! Eu e esses livros que falam tanto por mim.

Simples, careta e sem graça. É assim que Bea se vê. Como encarar a adolescência se você não consegue encarar a si mesma?

Eu costumo ter um pé atrás com romances YA, porque eles sempre são tão cheios de drama adolescentes e me deixam de saco cheio logo no início. Bom, fico bastante feliz em dizer que este YA-quase-NA me fez sentir tudo, menos de saco cheio.

Bea é uma adolescente que faz tudo o que sua mãe manda. Ela não bebe, não chega tarde em casa, não sai com garotos, não vai a festas, não responde os mais velhos. Ninguém a vê. Ela não é popular ou bonita e definitivamente, ela não é a mais descolada da escola.

Quando Ruby e seu bando de super popular passam a se interessar por Bea e sua opinião, tudo muda. Agora Bea está andando com o pessoal legal e descolado. Agora ela vai a festas, as pessoas a veem.

A princípio Bea acha que tudo não passa de uma pegadinha, afinal que interesse Ruby e seu bando teriam por ela?

Entretanto, quando Ruby convida Bea para passar as férias de verão em Málaga parece que é tudo de verdade. Agora Bea pode não apenas ir para a Espanha com as amigas e se divertir de verdade como uma adolescente normal, ela também poderá se afastar da mãe super protetora e irritante e totalmente controladora. Porém, o que era pra ser duas semanas libertadoras, depois de apenas dois dias, ela se vê mudando de itinerário.

Bea decide viajar para Paris para encontrar o pai que nunca conheceu. Porém, ao dormir demais no trem, ela acaba tendo que fazer uma parada inesperada e então conhece Toph, um estudante americano mochilando pela Europa.

Ao invés de achar o pai na Cidade Luz, Bea vai encontrar algo muito mais precioso: a si mesma. Entre inúmeras confusões, descobertas, amor, amizade e mágoas, o que era pra ser um verão comum, acaba se tornando um verão muito especial.

Impossível não se apaixonar por Bea. Com toda a sua mediocridade, seu jeito extremamente correto, sua postura sem graça, ela nos encanta já nas primeiras páginas. A típica adolescente com problemas de autoestima domina a narrativa de uma forma que todas se identificam, afinal, quem nunca se sentiu deslocado ou totalmente fora do radar na adolescência?

Bea pode ser tudo o que ela se acusa de ser, mas nunca uma personagem como outra qualquer. Dona de uma personalidade amável e gentil, ela nos leva junto em sua jornada para descobrir não apenas quem é seu pai, mas quem ela é.

O início do livro é um pouquinho parado e talvez você perca um pouco a paciência com Bea por ser tão passiva e fazer sempre o que as outras pessoas mandam sem questionar, mas logo você vê que ela usa essa obediência e postura submissa para tentar se encaixar no mundo.

Quando comecei a entrar na história e a vagear pela Europa junto com Bea, senti novamente aquela necessidade de jogar toda a minha vida pro alto e ir pra estrada. Já é o segundo livro que leio no qual o personagem se encontra lá, na estrada.

Eu já havia dito na resenha de Entre o agora e o sempre, que meu maior medo é cair na rotina e viver aquela vida preto no branco, depois de ler Onde deixarei meu coração, consigo aceitar um pouco mais da rotina, afinal, ela nunca vem apenas com a negatividade, mas esse livro despertou em mim e acredito que na maioria dos que já leram, a vontade de conhecer a si mesma. De saber quais são os nossos próprios limites e do que seríamos capaz de fazer.

Poder conhecer Bea, Toph, Ruby e outros personagens foi uma experiência e tanto. Todos já passamos pelo monstro cheios de hormônios, medos e incerteza que é a adolescência, alguns passaram pelo grupo dos descolados, outros sofreram bullying, outros foram para o grupo dos nerds. Não importa quem você seja, sempre passará por algum grupo e nesse grupo você aprenderá, sofrerá e então verá que há muito mais do que apenas rótulos.

O livro aborda, ainda, o fato destino. Nossas decisões são tomadas por nós mesmo ou as vezes tomamos ela baseada no que o destino nos reservou? E se ao tomarmos uma decisão diferente da que estamos acostumados, de repente, nos víssemos cara a cara com o amor da nossa vida? Eu simplesmente amo livros que nos faz refletir sobre essas questões. Sair da zona de conforto pode ser uma coisa boa, afinal.

Ler esse livro me levou de volta para a minha adolescência, me lembrou os dias que me senti sozinha, que sofri bullying (é sofri), o dia que tive minha primeira paixonite.

Novamente a diagramação da Galera Record está impecável, alguns erros de revisão foram encontrados no livro e acredito que as editoras precisam prestar mais atenção na hora de revisar, pois ando vendo muitos erros bobos sendo ignorados.

Nem preciso falar sobre a capa, né? Na verdade, foi ela que me fez escolher esse livro quando a Patty mandou a News de Outubro. Divina é pouco pra ela. Simplesmente de tirar o fôlego! E o que eu mais amei, foi o fato da capa passar muito da Bea para a gente. Excelente trabalho!

Recomendo a leitura para todos aqueles que são amantes de viagens, que já tiveram suas próprias experiências na adolescência e principalmente, para todos aqueles que acreditam em destino e amor.


Venha conhecer o blog Garota Liber e participe do Top Comentarista valendo o livro Onde deixarei meu Coração.




26 comentários:

  1. Oi, Beta! Que bela resenha, me pegou do inicio ao fim.
    Já li sobre esse livro em outro blog, porém na ocasião não fiquei com vontade de ler. :\

    Para começar eu amo essa temática: Viagem. Acho que meu sonho é, como você disse, "jogar tudo para o alto e cair na estrada"; quando vejo noticias de pessoas que fazem isso fico com uma ponta de inveja e só esse detalhe já me fez gostar da personagem. É preciso muita coragem para mudar o rumo de uma viagem, que pelo que eu percebi estava toda planejada.
    Também não gosto de livros que contam com muitos dramas, porém alguns dramas são importantes para a história e até acabam nos cativando de uma forma ou de outra, pela maneira como as coisas vão se resolvendo.
    Vou colocar esse livro na minha listinha de compras. bjs

    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso
    Fbook . silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Iai Beta ,tudo bem?

    Estou louco para ler esse livro, pois todas as resenhas estão falando super bem dele e, além disso, a capa e a premissa me encantam. A diagramação da Galera tá sempre impecável, né? Acho incrível o trabalha que eles fazem nos livros.

    PS: O layout do blog tá fantástico!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha Beta!
    Eu me apaixonei pela capa desse livro! E gostei muito da descrição da personagem afinal, me identifico com ela em muitos pontos. A história parece ser muito bonita e gostosa de se ler. E etou prticipando do seu TC, é claro *-*

    ResponderExcluir
  4. Normalmente esse tipo de livro não consegue me surpreender muito, mas depois dessa sua resenha super entusiasmada, certamente vou querer ler a obra.
    Bea parece ser uma protagonista bem diferente, mas muito cativante; como ela foi descrita me agrada imensamente. Acho que irei me apegar a ela.
    As diagramações da Galera são sempre incríveis.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  5. OIe Beta!!

    Que resenha gostosa ADOREI!! Quando vi a capa e o nome pensei que o livro trataria de outro assunto e ainda assim eu estava interessado e agora ao saber que ele trata de um assunto que me agrada fiquei ainda mais interessado acho que vou ler esse livro!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  6. Olá, Beta!

    A resenha está muito bacana, sabia? Fiquei com vontade de comprar o livro, embora eu esteja evitando gastar dinheiro/comprar muitos livros, haha! Adoro enredos ambientados em outro país e que possuem um drama acolhedor! Já está na listinha de futuras aquisições!

    Até mais.
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Beta...
    Amei esse livro também. Adorei a Bea, e esse romance que foi crescendo aos poucos.
    Até chorei em alguns momentos. Não tem como não gostar.
    Eu também me senti na minha adolescência de novo. Bom demais esse livro!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. A princípio não havia me interessando tanto devido ao clichê "garota sem graça transformada pelas garotas populares" mas pela sua resenha pude ver outras questões envolvidas e acho que vai ser uma leitura bem agradável!

    ResponderExcluir
  9. Oiee

    Adorei a capa desse livro de graça depois da resenha então quero muito ler, já está na minha listinha básica inclusive de amigo secreto quem sabe eu consiga ler em breve.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Beta. Td bem? Sua resenha = U A U. Vou pular o muro aqui agora e sair correndo pra comprar esse livro. A culpa é sua. Obrigada! kkkkk Bom, amo viajar e adoraria conhecer a Bea. Falou em amor? Falou comigo!
    Bjs
    folheandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. ADOREI a resenha BEta, me deixou super curiosa quanto ao livro haha quem não ama um romance fofo em um cenário mais lindo ainda!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Estou muuuuito louca pra ler esse livro, as poucas resenhas que li falam muito bem e parece ser uma ótima estória mesmo. E a capa? Como não amar essa capa tão perfeita! Adorei.

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante da resenha, mi deixou curiosa, eu só espero um coisa que a Bea encontre seu pai e que ele não seja um estupido que não quer saber da filha...Curiosidade porque Ruby os amigos queria Dea para viajar juntos, vão aprontar com ela??? o.O
    ...Só lendo para descobrir agora :P
    Amei essa capa *-*

    ResponderExcluir
  14. esse livro é aquele tipico clichê bem fofo né :D
    apesar de parecer legalzinho essa capa me lembra muito um lançamento de uma autora brasileira, enfim n sei se leria o livro no momento.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    No inicio da sua resenha não fiquei muito curiosa pela história, mas ver que acontece tanta coisa com Bea, e que ela consegue encontrar a si mesma me animou bastante. Já foi para a wishlist :)

    ResponderExcluir
  16. Oi Beta!

    Já é a segunda resenha que leio deste livro e posso dizer que estou convencida de que preciso urgentemente dele na minha estante hahahahaha!
    A história parece muito legal, um livro gostoso de ler, com cenários diferentes e personagens ótimos e bem construidos! Adoro, e parece ser um livro leve também! Otima resenha!

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu quero muito ler esse livro, ele está no topo da minha listinha hahahah
    A história parece ser bem bonitinha, e o mais perfeito é que o destino da viajem é Paris <3
    Os personagens parecem ser bem construídos e o livro parece ser ótimo. Quero muito ler esse livro mesmo sabendo que o começo é parado e a Bea é um pouco irritante no começo.
    Sem contar que a capa é realmente linda *-*
    Bjss

    ResponderExcluir
  18. Olá, Beta.

    A premissa desse livro é super interessante, quem não gostaria de sair viajando pelos lugares. Eu sou doida pra isso, só me falta o dinheiro. Como não posso viajar eu viajo em minhas leituras mesmo. Meu sonho e ir em Paris, um dia vou. A capa desse livro me conquistou de cara. A sua resenha me deixou com muita vontade de ler mais sobre Bea e sua viagem, a busca por seu pai.
    Irei ler com certeza.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Eu com certeza vou ler esse livro, a capa, a sinopse e principalmente sua resenha me encantaram. É um livro super a minha cara, até desconfio de que se inspiraram em mim kkk

    http://inquietudessecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Esse livro esta na minha lista de leitura!!!!

    ResponderExcluir
  21. Sou completamente apaixonada pela capa deste livro!
    Ela bastante inspiradora é fofa hahah!
    A historia não é diferente!













    ResponderExcluir
  22. A história parece ser realmente maravilhosa e prazerosa.
    Além, do conteúdo do livro ser bom a capa é super fofa e linda. Ninguém consegue olhar para essa capa e não babar (A Editora está de parabéns).
    Estou louca para me aventurar na viajem da Bea em Paris.

    ResponderExcluir
  23. Parece ser uma leitura agradavel e fofa!! Fiquei bastante curiosa.. E realmente espero q n seja mais do mesmo!!

    ResponderExcluir
  24. Oiii
    Sim! O que dizer dessa capa, que me deixou babando desde o anúncio do lançamento! É muito linda! Meu interesse também começou com a capa, e depois com a sinopse. Livros que falam de descobertas e de viagens, também me encantam. Sou apaixonada por Paris! Essa cidade do amor <3
    Por ter toda essa coisa com o pai, acho que vou me identificar mais ainda com a personagem. A adolescência é uma fase louca e complicada, quem não passou por essas dúvidas e problemas? Concordo com você.
    Não vejo a hora de poder ler esse livro, sei que vou me apaixonar!
    Linda resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu me apaixonei por esse livro pela capa. Fato. E essa história então só aumentou minha vontade de ler esse livro. A impressão que passa é de ser um livro bem leve pra ler, o que é um ponto positivo [dependendo da circunstância]. Mas não sei se eu me apaixonaria pela Bea, ela me pareceu um pouco chata, submissa [como você disse] e pessoas assim me dão agonia rs Mas adorei a premissa e já está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  26. Primeiramente, que capa maravilhosa. <3
    Adorei toda, toda a estória que me foi apresentada. Os temas, a personalidade da principal. Gente, que coisa fofa. Gosto muito de YA assim. É diferente e normal ao mesmo tempo, mas bem cativante.
    Obrigada por indicar o blog, irei participar com certeza. ;D

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!