Resenha #143 - De repente Ana - Marina Carvalho - Novo Conceito


Título: De repente, Ana
Autor (a): Marina Carvalho
Editora:  Novo Conceito
ISBN: 9788581635354
Ano: 2014
Páginas: 320



Livro recebido em parceria com a editora


Sinopse: Ana decidiu viver permanentemente na Krósvia, e tudo está às mil maravilhas. Além do namoro cada vez mais sério com Alexander, ela tem um emprego fixo na embaixada brasileira e dedica parte de seu tempo às meninas do Lar Irmã Celeste. Mesmo cumprindo tantos compromissos sociais como princesa, Ana nunca foi tão feliz. Porém, de uma hora para outra, tudo muda. Seu pai, o rei Andrej Markov, sofre um grave acidente e vai parar na UTI. Não resta alternativa: Ana vai ter que assumir o trono da Krósvia e governar a nação. Pouco – ou quase nada – familiarizada com a função, ela vai precisar de ajuda não só para reger o seu país, mas também para manter perto de si aqueles que ama. Muita gente está interessada no seu fracasso.

Quando as pessoas se amam, elas compartilham tudo, inclusive seus problemas, porque sabem que podem contar umas com as outras. Neste mundo não existe ninguém que ame mais você do que eu.

Eu lembro quando vi pela primeira vez a capa de Simplesmente Ana na Fnac. Lembro-me da sensação de querer pegar o livro nas mãos e conferir do que se tratava. Lembro-me de ficar empolgada pelo fato do livro ser nacional. E lembro-me de como amei conhecer a autora Marina Carvalho, uma das pessoas mais doces e atenciosas das quais eu já tive contato. Na minha resenha de Simplesmente Ana eu comentei que depois de terminar o livro fiquei muito curiosa pra saber o que tinha acontecido depois do final, então dá pra imaginar como minhas expectativas estavam altas quando comecei a ler De repente Ana?

De repente Ana consegue ser tão envolvente quanto o primeiro livro, só que nesse livro temos uma presença maior de Alexander, conhecemos mais o personagem e entendemos melhor seus sentimentos, isso por conta da autora se utilizar da narrativa alternada nos capítulos do livro. Eu já tive experiências não tão boas com narrativas nesse estilo, mas em De repente Ana deu certo. Nas páginas em que a narrativa é do Alexander a Editora Novo Conceito optou por destacar as páginas deixando-as em outra cor, não que fosse necessário, não tem como confundir as narrativas, mais eu achei bem válida a diagramação escolhida pela editora.

Os personagens de Ana e Alex estão mais intensos, o relacionamento está em uma nova fase, nossa protagonista está morando na Krósvia e desfrutando dos prós e contras de ser a herdeira do trono. Muitos a julgam despreparada e quando um acidente acomete seu pai é que os verdadeiros problemas começam a aparecer. Quase não percebemos o que deixa Ana mais apavorada, se o medo de perder o pai ou o fato de ter que assumir o trono da Krósvia enquanto ele se recupera. 

Ana se vê jogada aos leões, tendo de lidar com assuntos para os quais não está completamente preparada e sendo vítima de especulações da mídia, ela irá perceber o quanto é difícil administrar um país. A pressão aliada com o a agenda intensa, acaba afastando Ana e Alex, e é nessa ocasião que nosso galã nos apresenta um lado meio escondido de sua personalidade. Alex em determinados momentos não consegue entender os problemas pelos quais Ana está passando, e se mostra um tanto intransigente e muito, muito ciumento. (Aí Alex, eu quase tive vontade de te tirar das páginas e de dar uns bons cascudos, o homem turrão).

Para ajudar a piorar a situação de Ana e Alex, a ex namorada dele retorna. A famosa "nome de cachorro" quer a todo custo reatar com Alex e se vingar de Ana, e para isso ela ganha um aliado de peso, um homem perverso que quer destruir a possibilidade de Ana herdar o trono. Os dois farão de tudo para alcançarem seus objetivos. O inimigo pode estar mais perto do que você imagina.

...escolhi ser o vilão e não o cavalheiro. - Só que não vou me desculpar por isso. Agora não.
Então virei as costas e saí, sem remorso, sem dor na consciência.
Se alguém estivesse assistindo àquela cena de fora, poderia achar que eu era um cretino por deixar a Ana num momento tão delicado. E eu seria obrigado a concordar com essa pessoa. Fui mesmo um imbecil. Porém, antes um imbecil assumido do que um babaca arrependido.

De repente Ana não decepciona o leitor, escrito de uma forma envolvente o livro de prende do começa ao final. Drama, romance e pequenos toques de conspiração dão o charme ao livro. Mais uma vez me vi torcendo pelo casal, suspirando e achando os clichês as coisas mais fofas do mundo. 

Adorei as novas tramas que Marina introduziu nesse segundo livro, mais uma vez a autora me ganhou, pela sua escrita e por me fazer sentir uma miríade de sentimentos. Fiquei com um nó na garganta com o acidente do pai de Ana, senti raiva do Alex em determinados momentos, e me surpreendi ao ver o quanto Ana amadureceu, ela está mais forte, e mesmo naqueles momentos que achamos que a atitude dela é meio imatura ela é totalmente fundamentada, naquelas circunstâncias seria impossível agir de outra forma.

Os problemas que Ana enfrenta para comandar a nação são bem plausíveis, ela vive um conta de fadas, porém é algo mais pé no chão, outro acerto da autora, nada nunca é um mar de rosas, todos enfrentam problemas e esse fato deixou a história mais real.

Mariana tem um texto redondinho, quando a proposta é divertir ela faz com que você ria sem parar, quando a proposta é emocionar, é bom preparar os lencinhos de papel. Nem preciso dizer o quando gostei e o quanto o livro me surpreendeu. E a você leitor que acompanhou a resenha até aqui, será que eu preciso dizer que eu recomendo o livro? Quer sonhar? Leia De repente Ana

Por mais semelhante que minha vida fosse aos contos de fadas tradicionais, eu duvidava muito que meu final se daria como nas histórias de princesas: eu, resgatada no último minuto por meu príncipe encantado.



25 comentários:

  1. Oiee

    Ainda não li nenhum livro da Marina Carvalho e nem sei quando vou ler, os livros tem uma pegada de sessão da tarde e gosto de livros com contém mais drama mas quem sabe um dia.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  2. A premissa desse livro me pareceu clichê, apesar de bonitinha. Acredito que seja um livro levinho para tirar algumas gargalhadas e também algumas lágrimas. Talvez lesse entre dois livros mais densos, mas não criaria grandes expectativas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler algum livro da Marina Carvalho pois sempre falam muito bem. De repente Ana parece ser bem fofo e clichê do jeito que gosto e ter drama fica ainda melhor. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oi Patty, tudo bem?

    Já tenho em mente que a premissa do livro é um pouco clichê. Mas, obviamente, se eu comprar essa série, esperarei apenas me divertir e passar o tempo. Ainda estou pensando. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Paty, tudo bem?

    Ainda não li nenhum dos livros da Marina, mas sou bem curiosa para conhecer essa série. Histórias de princesas sempre me encantam, por mais menininha que isso possa ser =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Patty.
    Não conheço os livros da Marina e pela capa nunca tive interesse em pegar o livro para ler.
    Confesso que não sabia muita coisa da história, e mesmo a resenha sendo do segundo livro, consegui entender bem alguns pontos. A ideia da protagonista ser princesa me agradou, e isso pode me fazer pegar o livro para ler. Mas uma coisa que não saiu da minha cabeça durante a leitura da resenha é são algumas semelhanças com O Diário da Princesa (filme). Posso estar completamente equivocada e os fãs vão me odiar, e realmente... Como eu disse não li os livros; Mas me lembrou bastante. Enfim... :\

    bjs
    SC PhotoGallery

    ResponderExcluir
  7. Oi, Patty.

    Como uma leitora viciada eu fico olhando os livros que tem atrás em sua estante nas fotos que colocou no post. TMI <3
    Ainda não li nenhum livro da Marina, mas com tantos elogios eu tenho que ler logo. Acho as capas dos livros dela super linda. Também quero elas na minha estante. Quero conhecer a história de Ana e Alex e saber porque a ex namorada dele tem nome de cachorro. Eu ri aqui'

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Patty, td bem?
    Eu estou com o primeiro livro aqui em casa pra ler. Não aguento mais ter que esperar por causa da escola! Livros de princesas são as coisas mais fofas do mundo!!! Espero que eu goste pra poder comprar esse aí. Bjs

    folheandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu li Simplesmente Ana, mas confesso que não gostei tanto assim. Achei o livro legal, mas esperava bem mais. Mesmo não gostando tanto do primeiro, ainda pretendo ler esse livro. E já gostei de saber que o Alexander tem uma presença maior nesse livro, mas sempre tem uma ex namorada pra atrapalhar né hahahah
    Ainda não sei quando vou ler esse livro, mas espero gostar mais dele que do primeiro =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Patty só vejo elogios nesse livro, por este motivo que comprei o primeiro volume mas como estou com muita coisa atrasada de parceria não tive tempo de ler. Mas farei com certeza agora que sai de férias o/ Glóriaaaa

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Oi Patty!!

    Eu ainda não conhecia nada dessa autora e sua resenha está muito legal, mas ainda assim não senti vontade ler o livro, na verdade ele me lembra de certa forma o Diário da Princesa, não que esse seja o problema, mas acho que esse tipo de história me encanta mais em um filme do que em um livro.

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  12. Oi Patty!!

    Taí um livro que quero adquirir a teeeeempos junto com o primeiro livro, mas nunca compro! Sua resenha me lembrou dele e da vontade que tenho de ler, ainda mais por ser um nacional!! Preciso comprar o primeiro e este urgentemente, quem sabe na black friday ne? Huahsuhsahu

    Ótima resenha, reacendeu total a vontade de ler!! Preciso destes livros!!

    Beijos!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. u já li livros da autora e acabei desistindo, por isso no momento n leria esse. sem contar que ainda não li o anterior a esse, mas gostei da resenha. me dei uma motivada.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  14. Tenho muita vontade de ler os livros da autora, já li muitas publicações falando super bem da autora, espero ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  15. Mulher tô louca pra ler esse livro a um tempão, ainda mais que é nacional.
    E sua resenha me motivou ainda mais. Me parece clichê, mas não me importo, pois amo livros assim mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Fiquei super feliz quando a Marina Carvalho anuncio a continuação !!!!

    ResponderExcluir
  17. A literatura nacional esta incrivel!
    Estou completamente curiosa pra sabe a trama da vida de Ana !

    ResponderExcluir
  18. Ola.. Li esse livro recentemente e nao consegui gostar tanto quanto simplesmente ana! Mas ainda sim eh uma serie que recomendo.. Ansiosa para o próximo..

    ResponderExcluir
  19. Sou louca pelos livros da Marina, desde que Simplesmente Ana foi lançado. Ainda não tive oportunidade para lê-lo, pois, tinha vários na frente.
    Pretendo com certeza lê-lo.

    ResponderExcluir
  20. Eu li a resenha bem por cima porque eu estava com medo de pegar algum spoiler, e também porque eu gosto de surpresas rs. Confesso que fiquei um pouco curiosa com o que você disse de se emocionar e tudo mais... estou bem curiosa com o que a Marina vai aprontar rs Li Simplesmente Ana e amei! Altas expectativas pra esse (:

    ResponderExcluir
  21. Oi Patty, tudo bom?
    Você tirou um peso das minhas costas porque estava com medo dessa leitura. Eu amei o primeiro livro e realmente não vi necessidade de uma continuação. Mas, já que foi lançado não custa nada ficar mais um pouco com o Alex e a Ana. Fico feliz que a Ana esteja mais madura e vou ler esse livro nos próximos dias e espero gostar tanto quanto você.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li Simplesmente Ana, mas é um dos livros que eu mais tenho vontade de ler. Li e ouvi maravilhas dele, mas parece que o povo não gostou taanto de De repente Ana, e isso me deixou com um pé atrás *-*

    ResponderExcluir
  23. A capa não é tão cativante, a sinopse até que rola um interesse para o livro, mas de cara parece ser algo não tão atrativo. Então vemos então mais um livro nacional, uh... Autores nacionais! Sim! <3
    A apresentação da estória parece ser bem interessante, ainda mais com todos essas coisas relacionadas a reino e tudo o mais. Wow!

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bom?

    Não sou muito do tipo que lê nacionais, mas esse livro parece ser fantástico. A capa é muito linda e a premissa de deixar qualquer um em êxtase. Já está na lista dos desejados, espero poder adquiri-lo em breve!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oiii
    Não li o primeiro livro ainda, mas sempre quis, porque fui conquistada pela capa! Kkk Não gosto muito da desse livro, mas não é isso que importa! Amo histórias de princesas, a menininha em mim enlouquece, meus olhos brilham. E ma história mais real e contemporânea, é incrível! Espero poder ler os dois livros!
    Beijos

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!