Resenha #145 - Enfeitiçadas - Jessica Spotswood - Arqueiro


Título: Enfeitiçadas
Autor(a): Jessica Spotswood
Série: As Crônicas das Irmãs Bruxas #1
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 272
ISBN: 9788580412307



Sinopse: Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido? Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

Eu sempre comento lá no meu blog que os livros com a temática de bruxas sempre me chamam bastante atenção. Acho muito bacana a dinâmica, os rituais, os círculos de magia, e todas as outras coisas que estão relacionadas com as bruxas. Mas por ser algo um tanto quanto bem explorado, procuro um toque de originalidade nos novos lançamentos e fico feliz em dizer que Enfeitiçadas se mostrou algo bem interessante.

O livro nos conta a história da família Cahil, Cate a irmã mais velha de 16 anos é a responsável pela criação de suas irmãs, Maura de 15 e Tess de 12. Sua mãe falecera há alguns anos e seu pai vive sempre ausente. Com a morte da mãe, as três irmãs ficaram desamparadas quanto ao segredo que compartilhavam. Assim como sua mãe, Cate, Maura e Tess são bruxas, ou seja, elas possuem o dom da magia, dom que era mal visto pelos Irmãos da Fraternidade. Todas as mulheres suspeitas de bruxaria eram presas e sujeitas a um julgamento fechado, os irmãos controlavam tudo na sociedade e o número de bruxas vem diminuindo no passar dos anos.

Sem a mãe para guiá-las no estudo da magia, Cate ficou responsável por manter ela e as suas irmãs a salvo, escondendo de todos seus segredos, e ao mesmo tempo tentando guiar as mais novas nesse caminho um tanto quanto perigoso. Mas Cate tinha um problema, faltavam poucos meses para o seu aniversário de 17 anos e até lá, ela deveria estar de casamento marcado, ou os irmãos iriam escolher um marido para ela. A jovem se vê em um baita dilema, sem saber o que fazer para proteger suas irmãs e o seu futuro eminente. Tudo piora, quando ela recebe uma estranha carta, dizendo para que procurasse o diário de sua mãe. Nele, Cate encontra outras tantas perguntas e algo que pode colocar as três em perigo.

" Arrasto uma cadeira pela cozinha para me sentar ao lado de Finn. Ele está olhando fixo para mim, com os olhos arregalados, iguais ao de uma coruja, atrás dos óculos.
- Não precisa ficar aqui comigo.
- Não tenho nada melhor para fazer. - Dou de ombros. Então sou acometida pelo medo de que ele talvez prefira que eu o deixe sozinho. - A menos que... você queira que eu vá embora.
Ele dá uma risadinha: um zumbido gostoso e grave. Nunca tinha reparado no jeito que ele ri.
- Não.
- O que foi? Não tem nenhum livro no bolso do casaco?
- Na verdade, tenho. Mas só o pego quando a companhia é entediante. "

Enfeitiçadas foi uma grande surpresa. Logo quando o livro foi lançado, as resenhas pela internet foram bastante divididas, fato que me deixou com certo pé atrás, e me fez baixar um pouco as expectativas. Foi uma leitura gostosa e bem rápida, e só algumas coisinhas não me agradaram, mas nada que comprometa a história como um todo.

O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Cate. A narrativa em si é bem ágil e dinâmica, a autora não se perde em detalhes desnecessários. A leitura é rápida e muito gostosa. Como vemos tudo pelo ponto de vista de Cate, algumas coisas me irritaram. Ela leva muito a serio a sua função, e em muitos momentos acaba perdendo a sua própria essência. Em alguns casos ela chega a ser bem chatinha.

Os personagens são bem caracterizados. Eu gostei bastante da dinâmica entre as três irmãs, são completamente diferentes e todas as três possuem uma personalidade bem forte. Maura é dona de uma língua afiada e é a típica adolescente rebelde, tive vontade de entrar no livro e a mandar acordar, pois estava sendo muito ~ bitch ~ com a Cate. Tess é uma criatura adorável, muito inteligente e bem educada, um amor de pessoa e a favorita do pai. Cate tem um espírito aventureiro, mas como eu disse, quando se trata das suas irmãs ela entra no casco e não se abre por nada.

Quanto ao romance, temos uma tentativa de triangulo amoroso no decorrer da história, mas nada que vai irritar. Cate conhece Paul desde crianças, ele é seu melhor amigo e acabou de voltar da cidade, depois de se formar na universidade. Ele é a melhor opção para a questão do casamento. Mas também temos o jovem Finn. Sua família é dona da livraria local, mas está passando por problemas pela censura feita pela irmandade, e o rapaz acaba por virar o jardineiro da família Cahill. A aproximação dele e de Cate é feita de uma forma bem branda. Finn é um jovem esperto e amante dos livros.

O desenvolvimento da história foi muito bom. A autora vai entregando aos poucos o que pode acontecer com Cate e suas irmãs. E outras coisas vão sendo reveladas. Aos poucos vamos aprendendo sobre o passado da mãe de Cate e a história das bruxas e qual é a relação delas com a Irmandade. A Irmandade é a ordem suprema, eles que cuidam dos assuntos do estado, e da religião. Eles são a ordem e a última palavra. Os sermões são obrigatórios a todos os habitantes, além de ser uma forma de manipulação das massas.

" - Submissão - anuncia ele. - Vocês devem se submeter à nossa liderança. A Fraternidade irá conduzi-las pelo caminho correto e mantê-las inocentes em relação aos males do mundo. Sabemos que vocês querem ser boas moças. Sabemos que é apenas a fragilidade feminina que faz com que se desviem. Nós as perdoamos por isso. - A voz dele é cheia de compaixão paternal, mas seus olhos demonstram desprezo ao passarem por nós. - Iremos protegê-las de sua própria teimosia e vaidade. Devem se submeter à nossa ordem da mesma maneira que nos submetemos ao Senhor. Devem pôr seu amor e sua fé em nós da mesma maneira que colocamos a nossa n'Ele. " 

O final do livro não foi muito surpreendente, no decorrer da leitura fica bem claro como tudo vai terminar, pelo menos nesse primeiro livro. Recomendo a leitura para todos os que gostam de uma história leve e uma leitura rápida. Não vejo a hora de começar a ler a continuação.



25 comentários:

  1. Olá, Gabriel.

    Nunca li muito da temática bruxa, mas desde que As crônicas das irmãs bruxas foram lançadas eu fiquei bem interessada na leitura. Confesso que ainda não li nenhum dos livros, mas minhas expectativas quanto a leitura são medianas. Não quero ter altas expectativas e depois me decepcionar. Sei que nem todos os livros irão agradar a todos, então acho que tenho que ler e tirar minhas conclusões. Assim que arrumar um lugar na minha pilha de leitura irei colocar ele.
    Parabéns pela resenha.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada por livros de bruxas, e esse é um dos livros que eu mais quero ler no momento. A história parece ser boa, e os personagens parecem ser bem construídos. Eu não gosto de livros com triangulo amoroso, mas que bom que nesse livro não chega a irritar. É uma pena que o final não seja tão surpreendente. Mas quero ler o livro mesmo assim =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabriel.
    Bom, li poucos livros onde o plot é sobre bruxas. Li outras resenhas e comentários desse livro, porém até agora nenhuma delas me deu vontade de ler. Até agora. Sua resenha me deixou claro alguns pontos que eu ainda tinha duvidas se devo ou não começar a ler. Gostei bastante e vou deixar esse livro na fila de espera. Não é uma prioridade mas em uma oportunidade eu posso ler. :)

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    Gostei muito da resenha do livro e até fiquei com vontade de ler, mas por ter mais livros na sequência vou aguardar mais um pouco.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Biel!! Não li muitos livros sobre bruxas mas gosto de fantasia! Esse parece ser bem legal pela sua resenha. Não tenho muita paciência com personagens chatinhos, então acho que eu ia gostar mais da Tess. Fiquei curiosa para saber como termina a tentativa de triângulo amoroso, depois me conta!!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabriel, tudo bom?
    Eu também gosto de livros com bruxas e tenho receio de ler esse livro por causa das diversas resenhas que eu li. As opiniões eram divididas entre os que amaram e odiaram. Acho a premissa das irmãs bem interessante e pretendo ler Enfeitiçadas, se eu curtir vou acabar lendo a série.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu ameiiiiiiiii esse livro <33333
    Agora estou desesperada para comprar o segundo livro depois daquele final de Enfeitiçadas quero descobrir o que vai acontecer com Cate <3

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabriel, uau você despertou minha curiosidade heim! Eu sempre amei as capas desta série mas nunca tive vontade de ler sobre, agora fiquei curiosa ^^ Se tiver a oportunidade darei uma chance!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Oie Gabriel!!

    Quando esse livro saiu fiquei e não fiquei interessado por ele, o tempo passou e acabei deixando a ideia de lado.Meio que ando evitando livros sobre bruxas principalmente depois de ter livro a saga Dezesseis Luas que foi uma decepção completa, mas que sabe quando voltar a ler esse gênero esse livro não entre em minha lista? Sua resenha sem duvida nenhuma despertou curiosidade!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  10. Confesso que eu tenho um pouco de preconceito com relação a literatura sobre bruxas. Tirando um livrinho de contos que eu gostei, nunca encontrei um livro que me encantasse pelo tema.
    Essa obra parece ter trabalhado bem o tema e com uma boa narração em primeira pessoa, talvez me ganhe. Vou ver se dou uma chance mais para frente.
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  11. Esse é um livro que tenho certeza que vou ler.
    Adoro livros de bruxas, li o dezesseis luas e me apaixonei.
    Pena eu não ter poderes também.. kkk
    Acho que esse é outro que vai me conquistar.

    http://inquietudessecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Vou ler esse livro adorei o enredo!!!!

    ResponderExcluir
  13. Comprei esse livro alguns dias depois de ser lançado, li e simplesmente adorei.
    Me envolvi bastante na série. Apesar, de gostar bastante de livros direcionados a histôrias de bruxas, achei que a autora não explorou muito a parte da profecia (quando a personagem procura saber mais sobre a mesma). Achei que Maura foi imatura na sua paixonite contar logo de cara os segredos das irmãs (é fogo).
    Apesar de algumas coisas, achei a história bastante maravilhosa .

    ResponderExcluir
  14. Estou muuuito queredo acompanhar As Crônicas das Irmãs Bruxas
    sinceramente me encantou bastante esta coleção!
    Ainda estou esperando sai uma promoção em algum site de compra de livro

    ResponderExcluir
  15. Oi Gabriel. Amei o enredo do livro. E amo as resenhas dos livros de fantasia que você faz! Parabéns! Anotando o nome do livro para a wishlist em 3.... 2... 1! Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Gabriel tudo bem??

    Ouvi falar bem deste livro e com sua resenha minhas expectativas até que são boas em relação a ele agora haha
    A história parece legal e que bom que a leitura flui bem, não gosto de livros parados! Quase não leio nada sobre bruxas, é raro encontrar um bom livro, lançamento e tal, com essa temática! Parece muito interessante!

    Vou colocar na wishlist! Boa resenha, adorei!

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu confesso que não sou muito adepta a livros que envolvem bruxos [isso inclui harry potter e já podem me julgar rs] mas você me fez curtir o enredo de Enfeitiçadas. Ao meu ver [e talvez pelo fato de não ler muitos livros envolvendo essa temática] é bem diferente de outros livros com o personagem central bruxo. Não sei se dá para entender meu pensamento, mas ok hahah
    Vou pesquisar mais um pouco sobre ele.

    ResponderExcluir
  18. Oie!!!
    É muito vasto os livros deste gênero, e quando lançam outros é meio de se pesar.... Nossa ainda cabe mais coisas neste universo??? A estória me pareceu interessante... Quem sabe um dia eu possa me animar para ler???
    Sua resenha foi muito bem escrita... Dá para ter uma noção (sem spoilers) do enredo... O que é bem legal... Entrar no escuro em uma leitura nem sempre é bom...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  19. Fiquei bastante curiosa para ler o livro..
    Acho a capa lindiiiiisssima!!
    So não vai ser prioridade.. Acho q tem varios mais interessantes por ai..
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  20. O tema bruxas sempre me encanta, então já faz um tempinho que eu venho querendo ler esse livro, mas não consigo criar coragem para comprá-lo *-* uma pena que o final não tenha sido tãão bom.

    ResponderExcluir
  21. Fiquei muito encantada por ele ser relacionada a bruxas! OMFG. <3
    A capa é belissíma, preciso dizer mais? q Sim, a sinopse! Que sinopse linda!
    A leitura, pelo seu modo de falar, é bem simples, rápida, mas muito boa. Isso me deixa bem feliz na hora de começar a ler livros, apesar de estar dando mais atenções aos clássicos ultimamente. <3
    Vou tentar procurar para saber mais sobre. Parece ser um livro realmente bom. ;D

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Adorei sua resenha, me deu ainda mais vontade de adquirir a obra. Já li diversas outras opiniões na blogosfera, mas a sua me chamou atenção! Adoro livros em que o autor libera aos poucos os fatos, nos fazendo ter uma leitura gradativa. Já quero!


    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. tipo fico pobre cada vez que leio uma resenha desse livro pq sou doida pra comprar mas to controlando meus gastos uasuhs
    cara eu tio adoro demais livros sobre criaturas sobrenaturais e ainda mais sobre bruxas que envolvem meu gênero literário preferido.
    assim que der pretendo comprar.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  24. Oiii
    Sou fascinada por bruxas e por tudo que envolve esse universo também, estou até escrevendo a respeito! Acho a capa linda e a premissa incrível, essa mistura de critica à sociedade machista e à bruxaria para ótimo de se ler! Já estou curiosa pelas decisões da personagem e do romance com o Finn! Irei ler, com certeza!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá!! Como esta?
    Fascinante! Como você, a palavra "bruxa" chama minha atenção, o sobrenatural me entretém facilmente, é apaixonante :3. Sempre existe um Maura, mas se o autor souber caracterizar bem suas criações tudo se torna enriquecedor para nós leitores!!

    Da uma passadinha no meu blog, ele esta meio monótono, isso pois estive muito ocupado, mas retomo logo, logo.

    http://acimadasnuvensblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!