Resenha #148 - A Formatura - Joelle Charbonneau - Única Editora


Título: A Formatura
Autor (a): Joelle Charbonneau
Editora: Única
ISBN: 9788567028477
Ano: 2014
Páginas: 318

Livro recebido em parceria com a editora

Sinopse: O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!



Cia Vale sempre sonhou em ser uma das escolhidas do Teste. No entanto, jamais pensaria que esse sonho seria capaz de se tornar um verdadeiro pesadelo, que colocaria à prova tudo aquilo em que acreditava e, mais do que isso, deixaria marcas muito além do exterior.

Ela é a única esperança da Presidente Collindar de ter sucesso na batalha final contra o Teste e todos aqueles que foram corrompidos pela tirania. E, embora Cia não tenha certeza de ser capaz de ir até o fim, não há opção: ela será a líder e lutará de um jeito ou de outro.

Segredos serão revelados e decidir quem realmente é confiável prova-se um grande desafio. Será que seus amigos permanecerão ao seu lado quando descobrirem toda a verdade? Cia terá de enfrentar todos os seus medos, arriscar a própria vida e a daqueles que ama. Não lhe resta alternativa a não ser esperar que tenha feito as escolhas certas.

Um minuto para recuperar o fôlego e as emoções depois desse desfecho.
Minha nossa senhora das distopias, o que foi isso?

Eu costumo dizer que tenho um tremendo de um azar com finis de distopias. Geralmente meus personagens favoritos morrem (ok, isso em todos os livros), ou o final é totalmente horroroso e diferente de tudo que imaginei.

Uma coisa que me incomoda em finais distópicos, são os finais em aberto. Eles seguem um padrão, geralmente, no primeiro, segundo e terceiro livro. E no último, sempre encontramos o final em aberto e cargo das nossas imaginações.

Neste terceiro volume, Cia se mostra uma verdadeira líder e uma maturidade que às vezes me perguntava se ela realmente tinha apenas 17 anos. Todas as escolhas, o futuro do país, o futuro dos seus familiares e amigos, agora está nas costas dela e em nenhum momento ela hesita em entrar em ação.

Recheado de diálogos inteligentes, A Formatura nos conduz para a batalha final contra o terrível Teste, um exame que seleciona os melhores estudantes para entrar na Universidade.

Cia agora precisa escolher, cuidadosamente, quem são seus aliados. Tomas sempre fiel e amoroso é o único em que ela confia plenamente, mas apenas os dois não fazem um time.

A escolha dos aliados foi uma das partes que mais gostei nesse último volume. A forma realista e inteligente da Cia de pensar em maneiras de conseguir identificar seus verdadeiros aliados é perspicaz, justa e perigosa. Eu nunca imaginaria que aquela menina ingênua e totalmente encantada que conheci no primeiro livro, fosse se transformar nessa guerreira que encontrei neste livro.

Tomas sempre foi uma incógnita pra mim desde  o primeiro livro, poder ver quem ele é realmente neste livro me fez perceber que, na verdade, ele sempre demonstrou quem ele realmente era, mas que por conta de toda a trama eu não conseguisse, de fato, ver ele inteiramente. Não sei se faz algum sentido isso e talvez a autora tenha feito isso de propósito para que desconfiássemos até mesmo da sombra da Cia.

Gostei bastante e como toda a revolução foi construída e da forma criativa como ela terminou. Me surpreendi com o final, realmente não esperava por aquilo. Fiquei um pouco irritada por não ver mais do que me foi dado nesse desfecho, mas nem por isso tirei uma estrela do livro.

A trilogia O Teste sem dúvida, virou um dos meus livros distópicos favoritos. E fiquei muito feliz em saber que a Paramount adquiriu os direitos para o cinema. Só torço para que escolham tudo perfeitamente bem, desde atores, a diretores, roteiristas e produtor


28 comentários:

  1. Nossa já terminou a trilogia e eu nada de ler. A distopia parece ser incrível, guerras e brutalidades , confiança revoluções e amor, vários sentimentos que percebi por aí. Esse tal teste deve destruir as pessoas, Cia parece ser uma protagonista bem forte e decidida.
    Meus personagens favoritos também morrem quase sempre :\. Gostei de como ela cresceu e ficou mais madura conforme o passar do tempo, mostra que a autora desenvolveu bem a história. E juro que antes de ler a parte do filme, já estava pensando em como a distopia daria um ótimo filme se caso tiver bons elencos e direções.
    Beijos Roberta,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Beta!
    Eu tenho muita curiosidade para ler essa trilogia, apesar da premissa não me atrair tanto. A ideia do teste e etc, até agora foi algo que não me atraiu muito mas como eu sou uma grande fã de distopia e eu estou numa época que desejo ler todos os livros do gênero (mas ainda fugindo dos clássicos) eu deixei ele na minha listinha.
    Gosto de finais abertos, pois gosto de supor/imaginar situações que podem ou não acontecer, e até mesmo torcer para que a autora faça uma continuação (quando eu sou fã, claro). Mas ainda me incomoda o fato dos personagens dessas distopias serem tão... adolescentes com uma maturidade que parece que nem uma pessoa de trinta anos tem. Claro que maturidade não é apenas de acordo com nossa idade, mas existe um desconforto (pra mim).

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nem um livro da triologia... Gosto muito de distopias e tenho vontade de ler essa, pois já ouvi vários elogios... Mas eu tbm não gosto de finais em aberto... Acho isso muita crueldade com o leitor :/
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, Beta, Você já terminou a trilogia e eu nem consegui começar ainda, infelizmente. Quero lê-la, mas estou esperando terminar as minhas séries anteriores.
    Quanto a esse livro, acho que vou gostar. E, diferente de você, já aceito bem a morte dos meus personagens favoritos. Sou fã do Martin, então fui obrigado a me acostumar. rs E gosto de finais em aberto, pois imagino um livro como a vida: a história não acaba só porque chegou na última página.
    Adorei a resenha e a trilogia já está na minha lista de futuras leituras.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  5. Estou morrendo de vontade de ler essa trilogia, todos estão falando muito bem e eu amo distopias, assim que eu tiver dinheiro comprarei *-* Meus personagens preferidos também sempre morrem <3

    ResponderExcluir
  6. Nunca li a trilogia ( Motivos não sei ) Sempre gostei muito da historia tem muitos elementos legais, que chama atenção de muita gente na minha opinião ( Pode parecer bobagem mais eu achei parecido com Divergente ) vou acrescentar a minha lista ( Que não para de crescer, vida de leitor e difícil ) Gostei bastante da resenha...Bom beijinhos Beta continue fazendo resenhas maravilhosas...

    ResponderExcluir
  7. Oi Beta.
    Nem comecei a trilogia ainda :/
    Mas gostei muito da resenha e de saber que a Cia foi madura até o fim, uma personagem que parece ser ótima;

    ResponderExcluir
  8. Muito bom saber que o final não seguiu os clichês e te agradou bastante, pois cansa mesmo só ler os "padrões". Agora eu preciso dessa trilogia!
    Amei a resenha! Bjs, Beta <3

    ResponderExcluir
  9. Oi Beta

    Quero muito ler esse livro afinal é o ultimo e fico mega ansiosa com isso, vamos ver se irei gostar.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  10. Estou querendo muito começar a ler a trilogia mais sempre ta aparecendo um outro livro...
    Mais quero muito ler. Gostei da resenha, eu espero gostar dos livros *-*

    ResponderExcluir
  11. Tá bom demais esta trilogia, tô querendo muito ler ela. A Formatura é um livro ótimo só pela resenha percebi.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Beta.

    Que ótima notícia que tu me deu, não sabia que os direitos tinha sido adquiridos. Agora estou mais empolgada ainda com a leitura desse livro. Não li totalmente a sua resenha por medo de spoiler, mas a sua nota me animou demais com a leitura do livro. >.<
    Eu ganhei apenas o terceiro em uma promoção, com certeza agora compro os primeiros e começo logo a leitura.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá!!
    A formatura realmente e um livro que me chama bastante a atenção, quero muito ler..
    Agora sobre finais abertos eu nao sou como voce, eu adoro finais assim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li o Teste mas por ser distopia e o gênero que mais amo, já tenho meu exemplar garantido aqui em casa, só preciso agora organizar minhas leituras, estou super curiosa para conhecer esta trama!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  16. Oi Beta, eu vejo as resenhas desta série e sempre fico morrendo de vontade de ler. Esse ano não posso incluir mais nada na minha lista de leitura, mas pretendo ler ano que vem.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Beta.Td bem? Foi "mals", muito mal mesmo. To zanzando por aqui e vejo que o vocativo ficou errado. Muita falta de atenção da minha parte, mas eu li a resenha. "Comentário Editado", ok? Já tinha ouvido falar dessa trilogia em algum lugar e nunca soube do enredo. Mas estou no momento: lendo qualquer tipo de distopia que caia na minha rede. Ainda mais que vai ter filme... Vou amar adiciona-lo a minha wishlist e eu com certeza vou ler. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Já tinha ouvido falar nessa trilogia, mas é a primeira resenha que leio do terceiro livro, a história parece bem empolgante, e acredite você não é a única que se decepciona com os finais de distopias haha, mas por enquanto vou dar um tempo nas minhas leituras, por que tenho muitos livros pra ler e me falta tempo, ainda mais com a formatura se aproximando, mas assim que começar as férias vou me dedicar mais a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Estou simplesmente louca para ler essa trilogia.
    Amo distopias e essa já está na minha lista há algum tempo. Saber que o final não é decepcionante só aumenta minha vontade de lê-la.
    Cia parece ser uma protagonista impressionante, o fato de ser bem madura contribui para que eu já comece a gostar dela antes mesmo de ler o livro.
    Em breve irei comprar a trilogia completa.
    Beijos

    >>Tem promoção de Natal e Final de Ano lá no blog. São livros, marcadores e vale presente. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  20. Oi Beta,
    É tão ruim quando os nossos queridinhos morrem né? mas fazer o que? continuar lendo e sofrendo rsrs. Eu não consegui ficar interessada nessa Trilogia =( então não pretendo lê-lo por hora.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  21. To com os dois primeiros da trilogia pra ler, quero muito esse já. Essa resenha só me fez desejá-lo mais e mais.

    Blog

    ResponderExcluir
  22. Já li os dois primeiros livros, mas infelizmente ainda não consegui ler esse terceiro. =/
    Estou muito ansiosa e curiosa para ver como tudo irá terminar e ao mesmo tempo bate aquele medo de me decepcionar.
    Apesar de sempre gostar muito do Tomas, também tenho lá algumas desconfianças a respeito dele e quero ver o que vou achar agora nesse terceiro livro.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oii
    Nem posso expressar o quanto quero ler essa trilogia, eu tenho o primeiro livro, O Teste, mas não tive tempo de lê-lo ainda! kkk Mas agora, de férias, espero ler logo e conseguir os outros dois, porque já tô me roendo pra conhecer A Formatura e o final dele!! Amo as capas, acho tão lindas! kkk Já quero os outros dois!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Beta!!

    Que bom que gostou do final do livro, eu li a resenhas dois dois primeiros livros e não me senti atraído pela historia, acabei de ler a sua resenha e a vontade não apareceu, acho que criei um ranço por causa das capas que são feinhas, quem sabe quando o filme sair eu não começo a ler?!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  25. Nossa!!! Já vi tantas resenhas e já ouvi tantos elogios a esse livro que minha curiosidade está me consumindo.
    Eu amo distopias e essa parece, realmente, muito interessante.
    Essa saga está na minha lista para 2015.

    ResponderExcluir
  26. Hey, Beta!
    Para começar, QUE CAPA LINDA É ESSA? Adorei os tons de cores, desenhos, letras, tudo... Espero que a leitura seja tão boa quanto a capa.

    Abs

    ResponderExcluir
  27. Ja li muita coisa interessante sobre a trilogia mas ainda não tive tempo de ler os livros mas a resenha acabou relembrado vou ler ainda nessas ferias e a trilogia inteira tem cada capa mais linda que a outra !!!

    ResponderExcluir
  28. Já li o Teste, não me surpreendeu muito, para mim, parece muito com as outras distopias que estão sendo lançadas. Mas a resenha me incentivou a ler os próximos principalmente porque a personagem está mais madura.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!