Resenha #149 - A Herdeira das Sombras - Anne Bishop - Saída de Emergência


Título: A Herdeira das Sombras
Série: Trilogia das Joias Negras #2

Autor (a): Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência
ISBN:  9788567296180
Páginas: 480
Ano: 2014


Livro recebido em parceria com a editora.


Sinopse: Há 700 anos, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súditos, uma profetisa viu na sua teia de sonhos e visões a chegada de uma poderosa Rainha. Jaenelle é essa Rainha. Mas mesmo a proteção dos Senhores da Guerra não impediu que os seus inimigos quase a destruíssem. Agora é necessário protegê-la até as últimas consequências. Três homens estão dispostos a dar a vida por Jaenelle. Mas há quem seja capaz de tudo para controlar ou destruir a Rainha. Conseguirá ela cumprir seu destino como detentora do maior poder que o mundo já conheceu?


Fala pessoal, tudo bom com vocês? :)
Por se tratar de uma continuação vocês já sabem do esquema né? Não tem spoilers, vou comentar somente o desenvolvimento do livro e o que tem de diferente, ou melhor, do que no primeiro, rsrs. Confiram a resenha do primeiro livro da trilogia, A Filha do Sangue, aqui

Todo mundo já ouviu falar da famosa maldição do segundo livro. Numa trilogia é de se esperar que o primeiro volume seja a apresentação dos personagens, a construção do mundo proposto pela autora e a apresentação da trama que vai permear os outros dois volumes. O segundo segue a linha de transição entre o inicio e a conclusão da história, o que na maioria das vezes quebra completamente o ritmo de leitura, desanimando alguns possíveis leitores. Felizmente, A Herdeira das Sombras passou longe dessa "maldição". 

Vocês que leram minha resenha de A Filha do Sangue ( se não leram, corre lá e depois volta =P ) sabem o quanto eu gostei do livro, apesar de alguns fatores terem me incomodado um pouco. Eu estava completamente ansioso pela continuação. Quando o livro chegou a minhas mãos eu não via a hora de me deliciar com a leitura. E claro, devora-lo o mais rápido possível ( ou o máximo que meu limitado tempo permite T_T ).

A história segue diretamente de onde parou A Filha do Sangue, a parte inicial do livro são os personagens lidando com as consequências imediatas do ocorrido anteriormente. Anos se passaram, e as disputas políticas, maquinações, traições e jogos de poder, estão cada vez mais intensos, e obviamente tudo girando em torno da nossa querida Jaenelle. Todos os lados estão fazendo suas apostas e criando planos para o bem, ou para o mal de nossa protagonista.

Apesar dos apesares, eu achei o segundo livro da trilogia bem mais leve que o primeiro. Não me entendam mal, esse livro tem sua cota de bizarrices também, mas em A Filha do Sangue, Anne trabalha muito com a situação do estupro, pedofilia e incesto. Esses temas raramente foram tradados na sequência, a não ser como lembranças de fatos já ocorridos. 

As coisas esquentaram de uma forma um pouco diferente. Temos muito mais disputas políticas e jogadas feitas nesse gigante tabuleiro que é o Reino das Trevas, disputas por territórios, traições e bastante manipulação, basicamente o dia a dia de qualquer corte da nobreza, principalmente dos Sangue ( classe nobre capaz de usar magia ). 
É mais fácil matar do que curar. É mais fácil destruir do que preservar. É mais fácil demolir do que construir. Aqueles que se alimentam de emoções e ambições destrutivas, negando a responsabilidade que é o preço de exercer o poder, podem destruir tudo aquilo que todos prezam e protegem. Estejam sempre atentos. 
A narrativa de Anne se mantem no mesmo padrão anterior, descritiva na medida certa e muito bem trabalhada. Ao contrário do primeiro volume, nesse eu não senti aquela confusão, só esqueci quem eram alguns personagens, afinal são muitos e já tem alguns meses que li o primeiro livro, mas nada que comprometesse a leitura. 

Bishop se destaca por duas coisas: Personagens e Trama. 

Os personagens já eram incríveis no primeiro livro, mas ela conseguiu com que eles evoluíssem ainda mais no decorrer da história, eles possuem sentimentos muitos fortes, e faz com que o leitor se apegue a eles e a situação em que se encontram. Nesse segundo livro, alguns personagens ganharam mais destaques do que outros, e assim passamos a conhecer os que ficaram um pouco apagados anteriormente. Lucivar foi um deles assim como a própria Jaenelle. Também foi bom conhecer um lado bem diferente de Saetan ( Senhor Supremo do Inferno ) suas situações com Jaenelle, naqueles momentos "vida normal" me fizeram soltar várias rizadas, algo que me surpreendeu bastante durante a leitura.

A trama é uma loucura! Como vocês já sabem, tudo gira em torno de Jaenelle, afinal ela é a grande feiticeira que pode trazer a prosperidade ou a destruição para os sangue. De um lado temos a família Sadiablo e os amigos de Jaenelle e do outro temos Heketah e Dorothea, feiticeiras ambiciosas e manipuladoras que não desistem de por as mãos na jovem feiticeira.

Bishop não desperdiça nada, cada situação é conectada e tudo é ligado com maestria. As poucas pontas soltas existentes são o gancho para a continuação. Desfecho que eu não faço a mínima ideia do que esperar. Anne tem esse poder de deixar o seu leitor no escuro quanto ao futuro dos personagens, ela te deixa boiando naquele mistério todo, e no final acontece um grande BOOM no meio da sua cara e você completamente boquiaberto. Não preciso dizer que estou completamente ansioso para o terceiro livro ?

A Herdeira das Sombras, é um livro tão bom quanto o primeiro, com uma pegada um pouco diferente, com a introdução de mais alguns elementos fantásticos que não estavam presentes no inicio da história, que só dão mais um brilho para o enredo. Se você curtiu o primeiro livro, com toda a certeza vai amar o segundo. Eu como amante de uma boa fantasia, bato palmas para Anne Bishop e sua habilidade em contar uma boa história.


30 comentários:

  1. Oi Gabriel, tudo bem?

    Eu estou com o primeiro livro aqui e ainda não tive tempo para ler :(

    Estou adorando o livro só pelas resenhas que eu leio. Eu gostei muito do jeito que você escreve suas resenhas (sempre tempo aprender um pouco com os outros blogueiros), você me fez ficar mais ansiosa ainda para começar a ler essa série, acho que vou colocar na lista dos livros que tenho que ler na maratona assim leio logo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da resenha não dar spoilers pra quem não leu o primeiro livro como eu... Não sabia que desse livro pelo selo saída de emergência. Gostei da história/enredo, mas sinto que faltou aluma coisa para o livro me atrair. A história parece ser bem original, pois nunca li ou ouvi falar um livro que trate de mundo onde as mulheres domimam... Tenho o primeiro livro no meu Kobo, mas vou esperar ate ter esse tbm pra não esquecer os personagens tbm rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode ter spoiler rsrs
      Leia assim que puder :)

      Excluir
  3. Adorei o enredo, ainda mais por as mulheres estarem em comando.
    Adoro histórias com profetas, rainhas, magias e guerras.
    Ainda bem que é sem spoilers, eu ganhei o meu e tá chegando aqui o/
    Jaenelle parece ser uma protagonista muito fod@, por que além de rainha, tem vários inimigos
    e ainda mais citado esses homens. Fiquei mais empolgada com suas falas de que Bishop faz tramas e conecta várias partes
    e não tem muitas coisas soltas no ar, e também surpreendente.
    Espero poder ler, os outros livros são bem bonita as capas também, tem vários e falta mais lançamentos.
    Estou ansiosa
    Beijos Gabriel,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As edições são incríveis né Thay? :D
      Leia, acredito que você não vá se arrepender :)

      Excluir
  4. Estou até com um pouco de vergonha de dizer que nunca tinha ouvido falar desse livro! rsrsrsrs Parece simplesmente incrível, tudo bem que sou apaixonada por fantasia, e possa ser que eu esteja um pouquinho, só um pouquinho, influenciada por essa paixão, mas fiquei realmente empolgada, isso só lendo a resenha, imagina só o livro? Correndo providenciar a coleção. \o/
    Abraços,
    Duda - My Little Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro, acredito que vai se empolgar ainda mais xD

      Excluir
  5. Fico feliz que a autora não tenha deixando seu livro cair na tão falada maldição do segundo livro, pois isso muitas vezes acaba estragando a série. E o melhor: ela conseguiu fazer personagens ainda mais incríveis. Só por isso eu já daria uma chance para a série, sem dúvidas. O problema no momento é tempo, mas tenho certeza que lerei as obras.
    Excelente resenha e eu adorei a capa do livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza! Saber que o segundo livro não é tão bom desanima muita gente =/
      Se o seu problema é tempo, estamos juntos haha

      Excluir
  6. Espero te-lo logo, fiquei muito ansiosa para compra-lo depois de ler esta resenha. Sem spoilers.
    Amo livros que dizem sobre guerras, onde um luta para proteger o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é definitivamente um livro sobre guerras e conflitos internos! :)
      Espero que curta a leitura.

      Excluir
  7. O que me chamou atenção MULHERES NO COMANDO HOMENS SUDITOS gente que isso já quero ler a historia ^^ Primeira vez que estou lendo o livro muito obrigada por não dar spoilers, estou louca para minha nova leitura começar espero que goste igual você gostou Gabriel :)
    Beijos ( * Você escreve muito bem )

    http://proximapagina-pp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que bom que esse livro não caiu na "maldição"! hahaha
    Como também amo uma boa fantasia e você até bateu palmas para essa autora do gênero, vou dar uma chance pra ela, sim.
    Ótima resenha! Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Irulll as mulheres arrasam no comando 'Hahahaha *-*
    Ja quero ler esse livro mais primeiro tenho que pegar o primeiro espero começar a leitura em breve
    Essa capa é muito bonita *-*

    ResponderExcluir
  10. Segundos livros são uma maldição realmente, difícil um segundo livro que nos agrade e que bom que esse foi bom rs
    Tenho vontade de ler essa história, com certeza é o tipo de livro que a gente só entende lendo mesmo, pois parece ser complexo. Acho as capas muito bonitas.

    ResponderExcluir
  11. aiaiai, Biel, preciso dessa série!
    Adorei saber que o livro é tão bom quanto o primeiro, e que trouxe uma grande evolução dos personagens. É ótimo quanto os autores conseguem trabalhar bem esses elementos.
    E só pelas suas resenhas, já estou ansiosa pelo terceiro também, rs. Espero que seja tão bom quanto os anteriores. Acho que vou esperar ele sair, para ler os três na sequência, rs

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Gabriel.

    Só dei uma olhada por cima na sua resenha, pois quero muito esses livros. Estava tão barato no Submarino, mas eu não conseguia fechar a compra. Depois esgotado. A cada resenha que leio fico mais animada e as notas dadas são excelentes. Espero em breve poder achá-lo a um preço em conta.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia essa trilogia, mas como amante de uma boa fantasia, me despertou um certo interesse, adorei a história, estou super empolgada para começar a ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gabriel!
    Gostei de saber que esse livro não cai na maldição dos segundos livros, haha.
    Confesso que não tinha muito interesse por essa trilogia, mas também nunca havia lido nenhuma resenha dela.
    Fiquei bastante curiosa por se tratar de fantasias, gênero que eu adoro.
    A trama parece ser maravilhosa de acompanhar. Os personagens aparentam ser bem desenvolvidos.
    Interessadíssima aqui!
    Beijos

    >>Tem promoção de Natal e Final de Ano lá no blog. São livros, marcadores e vale presente. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  15. Oi Gabriel,
    Eu estou louca para ler o primeiro livro, mas achei a temática meio pesada, entretanto, esse livro você disse que é mais leve a vontade aumentou rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  16. Nunca ouvi falar sobre esse livro, mas ao ler a resenha vi que não é o tipo de livro que me interessa, mas parece ser bom!

    Blog

    ResponderExcluir
  17. Ai como eu quero ler esse livro T-T
    É bom saber que no segundo livro o clima abaixou um pouco, acho que se fizessem dois abordando o mesmo tema tão forte poderia ficar pesado até para os leitores
    http://nixeartisan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Gabriel, não conheço nada da Anne, mas sempre vejo resenhas positivas, espero conhece-la em breve! Assim que me livrar da pilha de livros de parceria que tenho! Com certeza começo de 2015 já estarei bem mais tranquila ;)

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  19. Acho as capas dessa trilogia muito lindas, só que apesar disso nunca tive vontade de ler os livros.
    Talvez seja por não estar muito na vibe de histórias desse gênero ultimamente.
    Bacana saber que você achou o segundo livro tão bom quanto o primeiro, não tem nada pior do que quando nós decepcionamos com uma continuação.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oii
    Eu também amo fantasia, e tô querendo ler o primeiro livro há um tempão, e nem sei porque não o li ainda! Eu amei o que a autora criou, esse mundo feminista e com magia. Sou fascinada por bruxas e tudo que envolve a magia, até tô escrevendo sobre isso! Acho as capas fantásticas! Eu já sabia sobre o quanto o primeiro livro é forte, e não me importo, gosto de livros com temas pesados. Espero ter a oportunidade de lê-los logo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oie Gabriel!! Eu li a sua resenha para o primeiro livro e adorei, assim como adorei essa também!! Eu estou bem afim de ler essa trilogia, mas ela vai ficar na geladeira por enquanto, tenho muitos livros para ler e ainda tenho que compra-los!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  22. Achei suuuuper interessante.
    Nunca tinha ouvido falar do livro.
    Achei bem diferente dos livros de fantasia que já vi.
    Um mundo governado por mulheres?? Bem diferente mesmo!!
    E que bom que ele não faz parte da maldição do segundo livro. kkk'
    Além disso, adoro quando o autor consegue fazer com que a gente se apegue de verdade aos personagens.
    Enfim, gostei bastante da resenha. Tomara que eu tenha a oportunidade de lê-lo em 2015.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Hey!
    Nunca havia ouvido falar deste livro, porém achei ele simples e interessante... Vai para minha lista de leitura futura.

    Abs

    ResponderExcluir
  24. Acho essa capa muito bonito e gosto da proposta do livro, bem diferente do convencional. Esse é um livro que já está na minha lista de desejos há muito tempo, espero ler ele esse ano.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!