Resenha # 154 - Longe de Você - Emily Hainsworth - Galera Record


Titulo: Longe de você
Autor (a): Emily Hainsworth
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501096241
Ano: 2014
Páginas: 288


Livro recebido em parceria com a Editora


Sinopse: Camden Pike tem uma surpresa ao retornar ao local do acidente que matou Viv, sua namorada: ele encontra uma garota exatamente igual a ela. Nina vem de uma realidade paralela onde Viv está viva – mas não é bem Viv. Mas Cam está disposto a mantê-la ao seu lado. Mas eles fizeram escolhas bastante distintas em suas vidas, e quando Nina revela um segredo perigoso, fica claro que a Viv que Cam amava não é a mesma pessoa que ele reencontra. Mas será que ele conseguirá escolher entre essas duas realidades?

É o mesmo sonho que tenho tido nos últimos dois meses - Viv fugindo dos cacos de vidro e do fogo, a risada dela ecoando pela noite. Ela vem em minha direção, com os lábios estirados em um sorrido sedutor. Ela rebola, e eu quero tanto tocá-la que chega a doer. Quero enterrar meus dedos em seus cabelos negros. Ele é um contraste escuro deslumbrante em relação às chamas vivas crescentes detrás de si. Prevejo o odor de seu perfume - é como a primavera - e passo minhas mãos sobre a pela dela, sem nunca soltá-la. Mas então ela para e desvia o olhar de mim. O fogo dança em seu rosto. Quero gritar mais estou mudo. Tento alcançá-la, mas não consigo me mexer. Ela se volta em direção às chamas.
Eu a perdi novamente.

Sabe aquele livro que você começa a ler totalmente as escuras? Esse livro para mim foi Longe de Você. A princípio quem iria ler e resenhá-lo aqui no blog era a Roberta, porém por motivos que não vem ao caso, o livro acabou em minhas mãos. Embarquei na leitura sem saber o que esperar, e sem nem ao menos ter lido a sinopse do livro, e sabem de uma coisa? Essa ideia de não ter expectativas para a leitura me deixou mais livre para absorver a história e a narrativa.

Cam acabou de perder a namorada em um acidente de automóvel, e apesar dele não estar no volante se sente culpado pelo acontecimento. Ele está amargando uma tristeza extrema pela falta que sente de Viv. Para Cam lidar com a perda não está sendo tarefa fácil, e ele acaba se distanciando ainda mais dos amigos. O isolamento é a maneira que Cam encontrou para viver o luto. Para ele ninguém é capaz de entender seus sentimentos. Ninguém é capaz de entender a falta que Viv lhe faz. Ninguém é capaz de entender que ele gostaria de ter morrido no lugar ou junto com Viv no acidente.

Em uma de suas inúmeras visitas ao lugar onde aconteceu o acidente, e onde foi feito um memorial para Viv, Cam percebe uma luz verde por detrás de um poste, e para sua surpresa e espanto, em um lugar em que antes nada existia, ele acaba encontrando uma garota. A princípio Cam acredita se tratar de um fantasma, e até cogita a hipótese de estar ficando louco ou de estar sendo vítima de uma pegadinha de mau gosto. Porém, a curiosidade o faz ir atrás daquele fenômeno, e ele acaba descobrindo que aquilo nada mais é que um portal. Um portal para um universo paralelo, onde as coisas são bem parecidas com o mundo de Cam e muito diferentes ao mesmo tempo. Existe outro Cam, outra Viv e que ele tem uma melhor amiga chamada Nina.

Será essa a oportunidade que Cam precisava para reviver seu amor? Será que o mundo estaria dando a ele uma segunda chance? Cam começa a frequentar essa outra dimensão com a intenção de ficar com Viv, porém parece algo totalmente estranho e arriscado. Além de precisar reconstruir seu espirito e aproveitar essa nova chance, e ele terá que tomar uma decisão. O tempo está se esgotando, o portal está se fechando e alguns mistérios e segredos ainda não foram desvendados.

Estou começando a ponderar o que é pior: a parte da minha vida que passo acordado ou a parte que passo tendo pesadelos....ou talvez a parte na qual não consigo distinguir um do outro.

Longe de Você não é um livro que provoca fortes emoções, como leitora acabei me envolvendo e me compadecendo com os problemas do personagem, seu sofrimento e a fase de luto interminável, porém não consegui me apegar a ele profundamente. O livro me fez pensar bastante na questão das segundas chances que a vida nos dá e na questão do "E se...", contudo, de uma forma bastante superficial.

No inicio da história Cam se mostrou um rapaz meio problemático, do tipo que se faz de vítima, uma pessoa fraca que não consegue ou simplesmente não quer superar uma situação. É difícil pra mim me apegar a esse tipo de personagem. No mundo de Cam ele meio que idolatra Viv, é como se ela não tivesse nenhum defeito, é algo meio que irritante. Pode ser que ele só conseguisse se lembrar das partes boas, uma vez que ela morreu. Já no universo paralelo ele começa a enxergar que ela não é tão perfeita assim, tudo bem que ele demora um pouco até perceber ou acreditar no que estava diante de seus olhos, mas a atitude que ele tomou foi um ponto positivo pra ele.

A narrativa da Emily é simples, os capítulos são curtos, porém mesmo assim o livro é lento. Não empolga, a falta de explicações sobre o universo paralelo meio que me irritou. Os personagens não são carismáticos, Nina e sua obsessão pelo Cam me cansou. Cam e suas lamurias sem fim me deixaram com sono. O livro tem uma boa premissa, só faltou a autora conseguir trabalhar melhor os personagens. É como se ela tivesse uma ótima ideia na cabeça e não conseguisse passar para o papel.

Nem sempre ótimas ideias funcionam, infelizmente Longe de Você, não funcionou pra mim. Comecei a ler sem nenhuma expectativa e ao final o que eu posso concluir é que pela premissa do livro, pela narrativa simples e bem estruturada o livro cumpre bem o papel de entretenimento, mesmo assim, não se deve esperar grandes emoções com a leitura. Para quem sabe interpretar bem as mensagens nas entrelinhas e gosta de um Young Adult poderá apreciar e até gostar da leitura de Longe de Você.

Às vezes não há certo ou errado - diz ela calmamente. - Às vezes você tem que apenas seguir seu coração.

17 comentários:

  1. Olá, Patty.

    Tenho lido algumas resenhas de Longe de você e nenhuma delas conseguiu me fazer gostar desse livro. Acho muito estranho isso do Cam perder a namorada e depois de mundos paralelos. Acho que essa leitura eu não farei.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
  2. Olá, Patty. Tudo bem?
    Achei bem interessante essa premissa do portal, apesar de não ser totalmente original. Mas acho que gostaria de Cam, principalmente pela devoção que ele possui. Então acho que a leitura iria me agradar.
    Não conhecia o livro, então adorei a dica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  3. Oi Patty,
    Li algumas resenhas e elas assim como a sua não conseguiram mexer comigo, aliás, o livro não mexeu com os leitores, enfim, não pretendo ler esse livro, toda essa coisa de mundos paralelos daria um bom livro mas...
    Feliz Ano Novo! Muito sucesso, paz e livros rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Ainda estou hiper desanimada para ler esse livro, tinha amado a capa e a premissa, não sei ao certo a razão, mas ainda não tenho ânimo. Se a oportunidade aparece, eu talvez leia. Assim como você, não me apego muito a personagens chorões demais, pra mim, eles podem até começar assim, mas têm de crescer e fortalecer-se. Acho que esse mi mi mi me cansaria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não fiquei tão contente com a leitura, não me deu ansiedade. Achei meio estranho o fato de mesmo ele sabendo que ela morreu, querer ficar com ela. Fiquei com medo dessa "segunda chance". Por tu ter se envolvido, confesso que fiquei um pouco curiosa. Mas a classificação não deixou muita vontade. E por não ter muitas emoções e falta de trabalho nos personagens, fiquei ainda com menos vontade de ler.
    Abraços Patty,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  6. Oi Patty!
    A premissa do livro é boa, uma pena a autora não ter sabido trabalhar com isso. Colocar uma coisa nova e diferente como mundos paralelos e não dar uma explicação pra isso é um ponto bem negativo na minha opinião. Personagens que reclamam muito também irritam. Por conta disso não me sinto atraída por esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Que bela capa!
    Achei super interessante o livro.
    Adoro universos paralelos. Esse assunto sempre ganha minha atenção pela sua complexidade.
    Acho que seria uma leitura que me agradaria muitoo!!
    Bela resenha!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Realmente a ideia desse livro não funcionou, não vi uma pessoa até agora que gostou bastante desse livro.
    Acho que também não ia gostar do Cam, personagens que se fazem de vítima pra mim são extremamente chatos.
    Excelente resenha! Abraço, Patty!

    ResponderExcluir
  9. Oi Patty!
    Ainda não tinha ouvido falar nada sobre esse livro. Confesso que a premissa não me chamou a atenção, mas a capa sim... Achei a história um pouco confusa e meio sem sal pelo que você descreveu na resenha :/ Então eu não leria o livro...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Patty
    É sem duvida nenhuma um livro sobre a vida..
    pelo que eu li da resenha, o livro trata de perdas, segundas chances.. e escolhas..
    Quando Cam vai para a outra realidade ele percebe não só a chance de continuar
    com a namorada, como também ele acaba percebendo que as coisas poderiam ser melhor
    na realidade atual..
    parece mostrar muito a questão de nos acomodarmos com tais situações e acabarmos achando
    que não é possível as coisas serem de outra maneira..
    Eu definitivamente queroo ler esse livro..

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Hey, Patty!
    Já muitos livros assim. "Ás cegas". Isso aconteceu com "As vantagens de ser invisível" e eu adorei descobrir as coisas por si só.
    Não gostei muito de Cam. Parece ser sem personalidade e personagens assim me irritam muito! :/

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Essa capa é linda.
    Que pena que o livro não funcionou muito para você. =/
    Até ler essa sua resenha não sabia muito bem do que se tratava essa história e pensei até que fosse um pouco diferente.
    Tenho curiosidade de ler o livro apesar de não ter grandes expectativas sobre essa leitura.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Patty!!
    Eu vi quando esse livro saiu, eu li a sinopse e não achei muito relevante, fora que achei a capa do livro estranha, e ao ler sua resenha só confirmei a minha intuição quanto ao livro!! Não vai entrar em minha lista de leitura!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  14. Sabia que Longe de você não impressionava muito, mais o livro ainda me chama a atenção!

    ResponderExcluir
  15. Credo, eu tinha esperanças para este livro. Que pena que este livro não te empolgou, eu pensava que ele era bem melhor e eu tinha achado interessante essa história de mundo paralelo. Fiquei triste.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Patty eu gostei da premissa viu, lidar com esta coisa de perda e segunda chance, vidas paralelas me atraem muito, pena que para você não funcionou, vou dar uma lida no livro com certeza!

    Beijos Joi Cardoso
    http://www.estantediagonal.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito desse tema, universos paralelos. Apesar de não gostar muito de livros românticos, acho que desse livro eu gostaria por causa disso. Pelo que li só faltou a autora trabalhar melhor os personagens, né?

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!