Resenha #158 - Mentirosos - E.Lockhart - Seguinte


Título: Mentirosos
Autor (a): E.Lockhart
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765480
Ano: 2014
Páginas: 271


Livro recebido em parceria com a Editora


Sinopse: Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.
Bem-Vindo à bela família Sinclair.
Ninguém é criminoso.
Ninguém é viciado.
Ninguém é um fracasso.

Mentirosos é aquele tipo de livro que você precisa ler para tirar suas próprias conclusões. O livro já anda fazendo um burburinho na "blogsfera" desde o ano passado, e quando eu recebi o convite da editora para resenhá-lo é claro que não tinha o porquê recusar. Os blogueiros literários que eu acompanho fizeram críticas positivas sobre o livro e seu final surpreendente, e eu tinha que conferir. 

Mesmo sem saber o que acontece no final, somente pelo fato de eu saber que o final poderia me surpreender, eu já iniciei a leitura com altas expectativas e aguardando o "grand finale", esse deve ter sido meu erro. Acredito que o impacto que senti com o desfecho de livro seria outro se eu já não o aguardasse, fico imaginando as primeiras pessoas que leram o livro e o choque que levaram com as revelações do final.

Cadence faz parte de uma família rica, gananciosa, preconceituosa e que vive somente de aparências, ou pelas aparências. Ninguém é o que aparenta. Ninguém sente o que expressa. É como se cada membro da família tivesse encenando um papel. Todos os verões a família Sinclair se reúne na ilha particular do patriarca, avô de Cadence, para passar a temporada.

Todos os verões, Cadence, Johnny, Mirren e Gat se reencontram, os três primeiros são primos e herdeiros da família Sinclair, o único forasteiro é Gat, e é por ele que Cadence se apaixona no verão dos quinze. De forma velada, o avô de Cadence não suporta Gat, e o garoto sabe muito bem disso. Os quatro são inseparáveis durante o verão e possuem o apelido de os Mentirosos.

O verão dos quinze, além de trazer a paixão para a vida de Cadence, também lhe faz vítima de um acidente e as sequelas são graves. Além de sofrer com terríveis enxaquecas, Cadence não consegue se lembrar de quase nada daquele verão. Após o acidente ela passa a ser uma sobra do que foi um dia, vive a base de remédios e sob a vigilância constante da mãe.

Durante o verão dos dezesseis, ela é enviada para uma viagem pela Europa com o pai. Com o decorrer na narrativa somos informados que os médicos de Cadence instruíram sua mãe a deixá-la afastada da ilha. Porém mesmo estando longe, Cadence envia e-mails Mirren, Gat e Johnny, sem obter nenhuma resposta. Percebemos que a interação dos personagens, aquela amizade verdadeira, só é possível quando eles estão juntos na ilha, pois passado o verão, eles não mantém contato.

No verão dos dezessete ela decide que precisa descobrir o que aconteceu com ela no verão dos quinze, ela quer saber o porquê às pessoas de sua família evitam falar sobre o ocorrido, e quer desesperadamente preencher as lacunas de sua mente. Ao voltar à ilha Cadence aos poucos começara a ter suas memórias de volta, e descobrirá que a verdade é muito pior que do ela imaginava.

Eu era forte, mas agora sou fraca.
Eu era bonita, mas agora pareço doente.
É verdade que eu aguento terríveis enxaquecas desde o acidente.
É verdade que não aguento idiotas.
Gosto de distorcer significados. Percebe? Aguentar enxaquecas. Não aguentar idiotas. A palavra significa quase a mesma coisa nas duas frases, só que não.
Aguentar.
Você pode dizer que é o mesmo que “suportar”, mas não estaria cem por cento certo.

Mentirosos traz uma trama surpreendente, narrada de forma não linear, a autora nos envia através da perspectiva de Cadence a uma viagem fragmentada pelos diversos verões passados na ilha. O clima de mistério e de que algo muito errado aconteceu está presente em toda a narrativa. O livro é como se fosse um quebra-cabeça dividido em cinco partes. E só depois que você conclui a leitura da última parte é que você começa a perceber as pequenas pistas, ou como as peças do quebra-cabeça se encaixam perfeitamente.

Durante a leitura podemos perceber a crítica que a autora faz sobre as famílias perfeitas, o tom ácido e as meias verdades vão ficando no ar. Não dá para distinguir se há alguma verdade nas declarações dos Sinclair. E se pararmos para pensar, poderemos até duvidar de Cadence também, afinal ela é uma Sinclair. A autora soube muito bem como envolver os leitores nesse universo de intrigas, mentiras e mistério. Você acaba por se apegar aos personagens, quer saber o que eles fazem quando não estão na ilha. 

Você fica torcendo para que Cadence e Gat possam ficar juntos, e quando chega a hora da verdade, é como se tudo começasse a fazer sentido. Você começa a rever as passagens do livro e começa a perceber que sim, a autora nos deixou pistas do que poderia ter acontecido só que não percebemos por estarmos muito ocupados com as meias verdades de Cadence. 

Eu gostei muito do livro, mesmo que o começo da leitura tenha sido um pouco arrastada, simplesmente pela falta de ação, o final compensa. É um livro intenso, com uma narrativa envolvente e uma trama sagaz. Só lendo para entender, então aqui fica meu convite. Leia Mentirosos e tire suas próprias conclusões e se surpreenda com o desfecho dessa história, vale muito a pena.

Me lembro repetidas vezes de que a dor não dura para sempre. De que outro dia vai chegar e, depois dele, mais um.


32 comentários:

  1. Oiii, tudo bem??? Adorei sua resenha e estou com muita vontade de ler esse livro, desde que vi tantas resenhas sobre ele. Acho que é um livro que eu ia gostar muito. Adoro esse mistério todo. Mas geralmente descubro e desvendo as pistas. Será que com esse seria diferente? Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Patty

    Esse livro é super fácil e rápido de ler também gostei bastante da leitura mas no final me senti meio enganada kkk não consegui pegar as dicas da autora e me surpreendi no final mas realmente só lendo para saber se vale a pena a leitura ou não rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Patty!
    Uma pena que o final não tenha sido tão impactante para você! Vi resenhas também super positivas, e uma amiga leu e adorou. Ela me deu de presente de natal, então esse ano vou me aventurar na leitura <3 Espero gostar, mas vou tentar não criar muitas expectativas e seguir sua dica KKKKKK :3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Já vi opiniões bem distintas sobre esse livro, então não sei ao certo o que esperar. Mas é bom: quando não criamos expectativas, acabamos nos surpreendendo.
    Quero descobrir o que aconteceu com Cadence.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. É fácil mesmo a leitura. Me surpreendi D:'. Nunca esperaria aquilo, a autora soube trabalhar bem nessa parte. Não achei em momento algum arrastada, eu adorei os personagens. Ela deixa pistas, mas a gente fica tão cismado e tentando ver a parte boa, e não paramos para pensar direito. Eu acho que não percebi de verdade, porque eu li sem parar, se eu parece iria raciocinar a coisa! Gostei da escrita da autora, é um young adult, e entrou para melhores de 2014.
    Abraços Patty, boa resenha, fala tudo certo e sem entregar as coisas.
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Patty.

    Fiz essa leitura a uns dias atrás e me surpreendi demais com o final. Eu cheguei a chorar e fiquei pensando que realmente a autora vai dando várias dicas durante a leitura e não conseguimos enxergar. Eu tinha grandes expectativas com a leitura e pra mim elas foram atendidas. Super recomendo também a leitura. Eu amei. <3

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
  7. Patty! Li o livro recentemente, li em um dia e até agora não consegui resenhar ele, o final me pegou totalmente desprevenida, não imaginava MESMO isso! Livro perfeito!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  8. Ganhei esse livro e não vejo a hora dele chegar pra eu poder ver o que vou achar, minhas expectativas estão bem altas mesmo eu sabendo que isso pode me decepcionar, não consigo evitar!

    ResponderExcluir
  9. Oi Patty,

    eu tenho lido várias resenhas falando que este livro é ótimo e eu quero muito ler, mas por enquanto a minha lista está imensa. Espero poder ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Patilda!!!
    Tô bem curiosa com esse livro e confesso que sua resenha me deixou mais um cadinho hahaa
    Amo finais surpreendentes, mesmo aqueles que certos personagens que NÃO deviam morrer, morrem. Eu vou dar uma sondada no preço desse livro, dependendo, eu compro, porque sou dessas hahahahaha
    Saudade de postar aqui!!! Livros de parceria, por favor, CHEGUEM LOGO!
    Beijoos!
    www.garotaliber.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Patty!

    Adorei sua resenha, eu gostei muito deste livro, não considero um dos melhores de 2014 mas foi um que se destacou e que curti bastante a leitura!
    Gosto muito de ler as resenhas sobre ele porque cada pessoa tem sua propria visão do livro, opinião e tudo o mais e que bom que gostou dele! Realmente é um livro bem intenso! E vale a leitura :D

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Este livro meio que vai e volta na minha lista. Ele nunca fui um de muito interesse meu, apesar de já ter lido várias resenhas positivas dele.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Realmente, as expectativas são grandes inimigas das boas leituras. Acho que, quando esperamos demais do livro, ele nunca atende nossas expectativas por completo, o que acaba nos decepcionando um pouco, mais por nossa culpa do que do livro em si. Mentirosos pertence a um gênero ao qual não estou acostumada, mas a história por trás dele me parece fantástica. Adoro um bom mistério, e isso é o que mais tem numa trama como essa. Ansiosa para conferir o porquê de tantos elogios positivos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Esse livro realmente está sendo muito comentado em todos os blogs e canais que eu vejo. E eu fiquei extremamente curiosa pra ler esse livro, mas eu tenho receio de o começo ser arrastado pelo fato de quando o livro é assim eu já abandono de cara.
    Enfim, espero conseguir ler o mais breve possível.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Comprei esse livro na Black Friday, mas ainda não o li. Confesso que estou bem curiosa, com todas as inúmeras resenhas positivas que tenho lido à respeito.
    Espero gostar tanto quanto você!
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Não sou muito fã de mistério, mas quero muito ler esse livro. Sempre vejo algum blogueiro favoritando ele, e isso me deixa ainda mais curiosa. Parece ser muito bom, uma pena que o começo não tenha sido tão emocionante, mas o bom é que o resto compensa, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro um bom mistério, li uma resenha desse livro em outro blog e já tinha ficado bem interessada. Agora venho aqui e leio a sua resenha que está bem escrita e estimulante, o que fazer?
    Bom, já que gosto do gênero e você recomendou tão bem preciso ler ,não é?
    Assim que eu puder compro o livro e leio, acho que vou gostar, mesmo sabendo que não devo ficar louca com o final surpreendente, para não ter minhas expectativas minadas.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  18. Primeira vez que eu vejo alguém dar menos de 5 estrelas para Mentirosos.
    Já li tantos elogios à esse livro que confesso estar com muita vontade de lê-lo.
    Sempre gostei de livros que envolvem mistérios e/ou investigações e acho que esse me agradaria muito.
    Também já tinha ouvido falar que o começo é meio arrastado, mas, se o final compensa, tudo bem. =)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  19. Não senti uma leitura arrasta, pelo contrário, ela fluiu bastante. A premissa é muito boa, né? Eu gosto dessa confusão não linear. Deixa o leitor refletindo e juntando peças ♥ Tão ruim quando deixam tudo mastigadinho :P

    Beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  20. Ei Patty,
    eu tenho muita vontade de ler esse livro, e acho que teria o mesmo problema que você, com o final, porque também tenho altas expectativas, rs.
    Li um livro esses dias que fala um pouco dessas 'famílias perfeitas', e realmente, é perigoso e complicado, então estou aqui imaginando como seria um livro todo sobre isso, com personagens integrantes de uma dessa famílias, rs
    adorei a resenha
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Patty, eu já estou com o livro aqui... lembro-me da dificuldade de comprá-lo... foi muito procurado rsrsrsrs... eu adorei a resenha me mostrou um pouco do que eu posso esperar... todos falam mesmo do final do livro, por isso tento não pensar muito nele vai que eu me decepcione rsrsr... A narrativa parece prender e o enredo é bem instigante... não vejo a hora de ler... Xero!

    ResponderExcluir
  22. Só leio resenhas positivas desse livro.Pelo que pude perceber a leitura é intensa,densa e cheia de suspense né?

    Eu curti muito a história e quero muito ler esse livro.

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Eu quero muito ler esse livro,só leio resenhas positivas sobre.Pelo que percebi o livro é bem intendo,denso e com muito suspense né?

    Curti sua resenha, quero ler e tirar minhas próprias conclusões.

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá! Já vi algumas resenhas sobre esse livro e confesso que fiquei intrigada. Adoro livros que tem uma pitada de suspense e parece bem ser o caso desse. Todo mundo tem um segredo para ser revelado, né? Quero ler para ontem! kkkkkk

    ResponderExcluir
  25. Olá Patty,
    sei como é esperar "O" final de um livro porque as outras pessoas gostaram... acabei não gostando tanto assim. Eu espero que isso também não aconteça comigo em "Mentirosos", porque agora vou procurar loucamente pelas pistas que a autora deixou, haha' :D.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Mentirosos realmente está sendo bem comentado nos blogs, ainda não vi alguém que não tenha gostado, no entanto, não sinto interesse no livro, o enredo tem pontos bons e lendo a resenha dá para notar o quanto podemos nos surpreender com Mentirosos, mas infelizmente não tenho intensão de lê-lo, não faz o meu estilo.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  27. Oiee.

    Tenho muita vontade de ler este livro. No início não tinha nada de vontade, mas com o passar do tempo e com as resenhas acabei querendo ler.
    É bom saber que é um livro que melhor depois de certo tempo e fica perfeito

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  28. Já li outras resenhas desse livro e a cada resenha fico mais curiosa ainda não tive tempo de ler, mas adoro esses livro de mistério e "Mentirosos" parece o tipo de livro que você só descobre o mistério no final, doida pra ler espero me surpreender !!!!

    ResponderExcluir
  29. Aii gente .. eu adoro mistério.. e não é só pelo livro.. mas tipo todas as resenhas que eu li.. me deixam ainda mais curiosa.. porque praticamente não dizem nada.. é tudo tão vago..eu só espero não criar mais expectativa do que o que eu realmente preciso..

    ResponderExcluir
  30. Mentirosos foi o livro mais surpreendente pelo seu desfecho que li nos últimos meses. Super indico!
    Abraços
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  31. Mentirosos foi o livro mais surpreendente pelo seu desfecho que li nos últimos meses. Super indico!
    Abraços
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  32. Eu já li várias resenhas desse e sempre que leio fico desesperada para ler,mas vou tentar não ter expectativas para que o impacto seja maior no final,a gente lê as resenhas e sempre fica esperando muito,e isso é realmente ruim,mas acho que o livro tem tudo para me conquistar,essas meias verdades,as peças do quebra - cabeça que só se encaixam no fina,me deixam com a curiosidade super aguçada.

    linda resenha.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!