Resenha #164 - Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern - Editora Novo Conceito




Título: Simplesmente Acontece
Autor (a): Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635453
Ano: 2014
Páginas: 446

Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.


Eu estava doida pra ler esse livro, assim como estou doida pra ver o filme.

Infelizmente, entretanto, o livro não me agradou.

Escrito por e-mails, mensagens e cartas, Simplesmente Acontece conta a história de Alex e Rosie, dois amigos inseparáveis. Eles se conhecem desde os cinco anos de idade e desde então, ninguém mais desgruda os dois.

Quando o pai de Alex recebe uma proposta para trabalhar nos Estados Unidos, em Boston, Rosie acha que talvez aquele seja o fim para a amizade deles, mas como melhores amigos nunca se separam, eles mantém contato através de cartas, e-mails, mensagens e telefone.

Alex segue com seus planos de cursar medicina, ao passo que Rosie se depara com um desafio que mudará sua vida.

Eu já havia pego spoiler do livro, porque não resisti e assisti ao trailer, então não foi bem uma surpresa esse tal desafio da Rosie.

O enredo é excelente, porém, a forma como a autora escolheu para escrever o livro, as cartas, mensagens e até mesmo os e-mails deixaram a história confusa. Adoro livros escritos dessa forma, mas no caso de Simplesmente Acontece, acredito que a autora não soube passar para a gente as emoções dos personagens e o conteúdo da história.

Eu me via perdida no tempo, pois os e-mails não tinham datas, assim como as cartas. Era algo como:

De: Alex
Para: Rosie

E embaixo a mensagem. Era coisa de uma página eles terem 5 anos e na próxima 12, e você só descobria isso na metade no e-mail ou carta o tempo em que a história estava e isso me incomodou demais!

Outra coisa que me tirou os nervos foi o lenga-lenga. Meu Deus nunca vi uma história dar tantas voltas como essa. Tudo bem, entendi o recado que o livro quis passar: nunca tenha medo de dizer o que sente para a pessoa amada, pois quanto mais você espera, mais você perde. Entendi o livro dessa forma. O medo é nosso maior inimigo e quanto mais deixamos pra depois o que podemos fazer agora, mais nos distanciamos do que queremos ou sentimos. Gostei disso.

Mas não era necessário quase 500 páginas pra isso. Sinceramente, teve algumas partes que eu nem lia mais porque já sabia o que aconteceria, fiz a típica leitura dinâmica de passar o olho.

Essa enrolação para as coisas acontecerem, para chegar o clímax do livro que irritou e por isso, fiquei decepcionada com a história.

Espero de verdade que o filme seja melhor, o que acredito que será.

Rosie e Alex são legais, mas um tanto quanto densos às vezes. Tinha certas partes que eu tinha vontade de matar os dois, em outras ri bastante e em outras me emocionei, mas mesmo assim, eles não conseguiram me cativar tanto ao ponto de eu ignorar as coisas que me incomodaram.

Recomendo o livro para aqueles que gostam de romance.

A diagramação do livro está perfeita, Novo Conceito como sempre, fez um trabalho excelente. Achei muitíssimo interessante eles permanecerem com os erros de ortografia dos personagens, esses erros deram a personalidade certa para o Alex.



21 comentários:

  1. Queria muito ter gostado desse livro, mas acho que a autora escolheu um péssimo jeito de narrar a história. Sério, chegou em um ponto em que eu já não aguentava mais os personagens crescendo e não chegando a lugar algum.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler o livro, porém, tenho medo da leitura ficar cansativa e arrastada, quem sabe não vale a pena tentar né?!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Beta. Tudo bem?
    Poxa, eu também estava muito curioso para ler esse livro, mas a sua resenha me desanimou um pouquinho, confesso.
    Isso das cartas e bilhetes realmente deve incomodar e é uma pena que a autora tenha dado a enrolada.
    Mas, quem sabe, ainda leia a obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. Olá. Mesmo depois da sua resenha ter me deixado com um pé atrás, ainda quero ler o livro e conferir por mim mesma, já que li dois livros da Cecelia e gostei muito. Acho que vale a pena dar uma chance mesmo assim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, a lenga-lenga, e todas aquelas voltas me irritou também... Li meio que obrigada a terminar kkkk mas gostei *-*
    Acho que o filme será mais legal.. Veremos né kk

    Beijos ;*
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
  6. Oi Beta!
    Eu só li as primeiras páginas do livro de uma amiga, agora estou esperando para comprar o meu exemplar... Espero não me decepcionar como você, geralmente gosto de livros narrados por cartas, mas a falta de data pode atrapalhar mesmo. Também quero assistir ao filme =]
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie...
    Bom, como sou fissurada num romance, quero muito ler esse livro.
    Espero não me decepcionar ^^

    ResponderExcluir
  8. Vi o trailer do file no cinema e adorei, logo comprei o livro e comecei a ler
    Tem algumas coisas diferentes do filme mas estou adorando. hahaha

    ResponderExcluir
  9. Oi Beta, tudo bem??

    Hum... bom já tinha desistido de ler o livro desde que eu descobri que teria o filme, pelo que eu tenho sentido na leitura das resenhas, excesso de página por algo que poderia ficar mais simplificado e fazer com que a leitura pudesse fluir melhor... eu também gosto desse tipo de narrativa, mas não que quase 100% dela seja dessa maneira, sem contar uma história maior dos personagens, sem criar um vinculo com eles... mas enfim... achei válido a real mensagem de que o livro quis passar... e acho que isso ficará mais explicito no filme... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Também não me agrada a forma como a escritora resolveu desenvolver a historia, pois pra mim uma historia contado por cartas e emails simplesmente tira a emoção e se torna uma coisa monótoma. Mas vou dar uma chance ao livro, ja que nunca se deve julgar um livro pela capa, acho que se eu ler vou ter uma opinião melhor sobre a obra. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  11. Oiee

    Esse lenga lenga acho que iria me incomodar também e não sei se teria paciência, quem leu ele para o blog foi a Mari e ela até que gostou mas também falou dessa enrolação toda que teve, eu acho que vou ficar só no filme mas adoro esta autora já li outros livros dela e gostei muito.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Beta, tudo bom?
    Eu estou bem curiosa para ler esse livro porque a premissa parece ser romântica e cativante. Entendo o que você disse na resenha, pois eu também gosto de livros escritos através de e-mails e recados. Porém, é preciso certa organização dentro da história com esses elementos para orientar o leitor. Realmente o livro é enorme...
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Beta, eu também fui ler o livro por conta do filme e foi aquela empolgação toda quando comprei e comecei a ler mas sabe quando um balão vai murchando? foi assim comigo, eu acredito que esta estória poderia ser muito bem contada com 300 páginas, tive as mesma impressões que você! Mas enfim o livro no final acabou me emocionando!

    ResponderExcluir
  14. Quando vi o lançamento deste livro, não cheguei a me interessar muito, mas conforme as resenhas foram saindo e pude conhecer melhor o livro, ou um pouco dele, achei o enredo interessante para uma leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Eu ouvi falar sobre o livro e o filme.
    Apesar de você dizer que não gostou do jeito que ela escolheu por escrever o livro, também achei meio confuso pelo que você falou.
    Mas mesmo assim gostaria de lê-lo.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Beta tudo bom, quero muito ler esse livro um dia, simplesmente acontece literalmente falando acontece mesmo, e as reviravoltas são lentas e demorada falo isso baseado na minha vida kkkkk pois é!
    Mas para um livro talvez seria mais interessante se a autora fosse mais direta sem tanta enrolação, mesmo assim amei sua resenha e pretendo ler o livro!
    Bjkas
    Dani Casquet - Livros, a Janela da imaginação

    ResponderExcluir
  17. Oi Beta, tudo bem?

    Que pena que você não gostou tanto assim do livro. Eu ainda não li, mas quero ler antes de ver o filme. Eu pensei que o fato do livro ser por mensagem e e-mail a história seria mais dinâmica, mas vejo que não. Uma pena e espero que o filme realmente seja melhor.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    Participem do -- Top Comentarista de Fevereiro--

    ResponderExcluir
  18. Oi Beta,
    É muito bacana a forma como é a diagramação do livro, é uma pena você ter achado o livro longo =( . Também estou louca para assistir o filme haha.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  19. Erro da autora isso, um livro escrito desse jeito precisa ter as datas pra gente poder se ambientar!! Sinceramente não to muito interessada nesse livro, acho ele muito grande pra uma história tão simples.

    ResponderExcluir
  20. Não sabia que esse livro era escrito nesse formato. Eu acho legal quando tem algumas vezes as trocas de e-mails e sms, para ilustrar a comunicação mesmo, mas um livro todo nunca vi. No mais, fiquei curiosa... e sobre filme, assisti ao trailer e achei meiguinho :) acho que vou assistir o filme também...

    Um abração

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma amiga que ama esse livro e já me contou todos os spoilers, e só de ouvir ela falando toda a enrolação para eles ficarem juntos eu desaminei. Não tenho vontade de ler um livro assim e quando vi que você classificou o livro em 3 estrelas eu só confirmei que para mim seria uma perda de tempo tentar lê-lo.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!