Resenha #170 - Diário de um Adolescente Apaixonado - Rafael Moreira - Novo Conceito


Título: Diário de um Adolescente Apaixonado
Autor (a): Rafael Moreira
Editora: Novas Paginas
ISBN: 9788581636849
Ano: 2015
Páginas: 128


Livro recebido em parceria com a editora


Sinopse: Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família.Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas.
O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.
Oi galerinha!

Hoje teremos uma participação muito especial no CdT, minha sobrinha Kizzy Alanni de 14 anos implorou pra escrever uma resenha no blog, e claro que eu como sou uma tia muito legal, deixei.

Na realidade fico sempre muito feliz quando vejo as sementinhas que eu planto dar frutos, é claro que incentivo muito meus sobrinhos a lerem, e esse mês a Kizzy está inspirada, já está no terceiro livro, eu é claro estou adorando tudo isso.

Leitores fiéis do meu coração, deixo vocês agora com a opinião da Kizzy sobre o livro Diário de um adolescente apaixonado da Editora Novo Conceito.

Resenha de Diário de um adolescente apaixonado by Kizzy Alanni



Que sejamos crianças felizes eternamente.

Oi pessoal! Muito prazer meu nome é Kizzy (Não...Kizzy não é um apelido), tenho 14 anos e sou sobrinha da Patty, autora do blog. Eu estou aqui porque depois de irritar muito minha querida tia ela me deixou fazer uma resenha para o blog dela. Eu comecei a ler por incentivo dela (que sempre me empresta seus livros), e acho que já está na hora de eu colocar em prática as técnicas de escrita que ganhei lendo tantos livros...mas chega de papo e vamos a resenha! 

O livro que vou resenhar hoje é: "DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE APAIXONADO", será que é clichê uma adolescente ler livros sobre adolescentes? Eu acho que não.

Eu me apaixonei pelo livro logo depois de devorar as primeiras páginas, a ideia de ter um menino perdidamente apaixonado realmente sempre cola com as meninas, afinal, todas esperam que isso se torne uma realidade em suas vidas (eu meio que estou incluída nessa parte). 

Apesar de ser um livro que não tem sexo alvo definido, podemos dizer que não seria de todo ruim se os meninos se espelhassem no exemplo do Rafa (sim, eu chamei nosso querido autor Rafael Moreira de Rafa, como se eu tivesse alguma intimidade com ele). Amores não correspondidos e decepções amorosas são alguns dos casos que acontecem na vida de qualquer adolescente normal (espera...ah é, eu não sou o tipo de pessoa que pode se denominar normal, digamos que eu meio que tenho alguns "parafusos" a menos ou a mais).

Mesmo eu nunca tendo passado por situações como término de namoro ou o primeiro beijo, me identifiquei com algumas histórias contadas no livro, como por exemplo: “amores não correspondidos”, sim, nesse assunto eu tenho mestrado e doutorado, e atuo na área desde os 10 anos de idade. Além dos acontecimentos que qualquer adolescente “normal” se identifica, o livro está repleto de conselhos e frases inspiradoras, a cada página parece que você muda e pra melhor, claro! 

Pra mim não existe nada melhor que isso: você esperar a pessoa certa para se entregar totalmente a ela.
Achei interessante como o modo em que o narrador-personagem, não tinha o estilo sério e reservado como o de costume, o Rafa com certeza é um personagem que sabe descontrair, mesmo nas situações mais sérias, seus conselhos são para todos os sexos. Aqui fica um conselho meu para os meninos que estão interessados no livro e tenham uma namorada, irmã ou amigas na faixa de 12-18 anos, leiam o capítulo sobre TPM e poupem suas vidas, caros soldados.

Eu me apaixonei pelo texto sobre a amizade escrito por Christian Figueiredo, eu realmente amei! É exatamente desse jeito que eu e (acho que) todos nós nos sentimos em relação às amizades verdadeiras.

Irmão de sangue? Acho que o que determina cumplicidade companheirismo, amizade e felicidade entre duas pessoas não está no sangue, e sim no laço que essas pessoas vão criar entre si... Uma amizade verdadeira é aquela que enfrenta qualquer barreira e ás vezes, por mais que você se distancie daquela pessoa, quando a vê, parece que nada mudou...

Uma coisa que eu aprendi com o livro e vou sempre guardar na minha mente é que, cada situação que passamos com o nosso amigo-inimigo, chamado amor, nos dá mais experiências e responsabilidades para relações futuras.

Não posso deixar de comentar sobre a diagramação do livro, a editora está de parabéns. A diagramação está uma graça, moderna, viva, nos remete com certeza a um diário de um adolescente, a cada nova crônica tem uma foto do Rafa em forma de caricatura, bilhetinhos, mensagens de textos, um verdadeiro primor.
Um fato que me chamou a atenção foi que as crônicas têm os mesmos tópicos abordados nos vídeos do canal do Fael (NOSSA eu estou muito abusada com esses apelidos carinhosos, isso porque ainda não conheço o autor, imagina se eu conhecesse). 

Comecei a ler o livro sem saber bem o que esperar e me surpreendi ao perceber que não se tratava de uma história, mais sim várias crônicas, e que ele não é somente sobre aquele tipo de amor com segundas intenções (digamos assim), ele também trata do amor entre familiares e amigos.

E se você se interessou, mas não gosta muito de ler, não se preocupe, pois o livro tem pouco mais de 100 páginas e não tem aqueles capítulos que demoram mil anos para acabar. As crônicas são bem curtinhas, o que deixa o livro muito fácil e rápido de ler.
Eu mais que recomendo a leitura desse livro, então, leiam!

Bem povo... espero que tenham gostado da resenha e que procurem o livro porque vale a pena! 

Tchau e até a próxima, beijinhos da Kizzy!

Às vezes é muito difícil sorrir quando na verdade o que você mais quer é chorar. Desmoronar. Mas acabamos passando por amigos e dizendo um simples “OI”, quando por dentro o que você mais precisa é de um abraço.





Aqui é a Kizzy :) eu tenho 14 anos e moro em São Paulo :)
Bem...eu não tenho muito o que falar sobre mim mesma a não ser dizer que eu tenho problemas menta...quer dizer... que eu sou uma pessoa legal então me ame (brincadeirinha).







34 comentários:

  1. Confesso que não tinha colocado muita fé nesse livro não hahaha E também não sei explicar por que KKKK Maaaaas parece ser bem legal para se distrair e para aqueles que estão ingressando no mundo da leitura. Muito legal!

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  2. Aaah, eu amei a resenha, gostei bastante da escrita da Kizzy! Nunca pude pensar em como esse livro pode ser legal, sempre pensei que seria mais um livro/diário dos que muito tem ai pra comprar, fiquei muito interessada! Beijos! :)
    Obs: Quero ver a Kizzy por aqui mais vezes!

    ResponderExcluir
  3. Kizzy adorei sua resenha! Será que você vai superar sua tia? kkkkkk Eu adoro crônicas, e pelo que vi elas são leves e com um toque de humor. Gosto muito de ler livros escritos por homens, para saber mais ou menos como eles pensam sem precisar perguntar para meus amigos kkkkkk
    Então, Kizzy (adorei esse nome) volte sempre, hein?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Vish isso de superar acho que não ein... mas eu puxei o talento dela!

      Excluir
  4. Olá, Kizzy.
    Eu não conheço nada sobre o autor, além de saber que ele faz uns vídeos, mas até que achei legal a premissa do livro. Apesar de já ter passado uns bons 10 anos da época de ler esse livro, acho que seria uma leitura boa para descontrair.

    Ótima resenha!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Quando soube do lançamento dele, não me interessei muito não, mas estou acompanhando as resenhas que estão saindo e mudei de ideia, vou querer dar uma conferida.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Kizzy *--* Adorei você menina! Você escreve super bem!
    Essa já é a segunda resenha que leio hoje sobre alguém que fez sucesso na internet e escreveu um livro sobre sua vida, percebi que isso tá pegando bastante ultimamente.
    Bem, eu não sou de ler livros assim tipo "autobiografias" mas esse livro me pareceu ser legal, quem sabe ele tem uma chance comigo rsrs

    Adorei mesmo a resenha, volta mais Kizzy! *--*
    BJOS

    luadeneonblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Kizzy! (Adorei teu nome, aliás). Bom, já tinha visto esse livro por aí, mas não tinha colocado nenhuma fé nele. Nem tinha me interessado para saber mesmo o que ele tratava, na verdade. Mas agora ele me parece ser legal, julgando pela forma como você falou dele. Deve ser do tipo que a gente pega para se distrair depois de uma ressaca literária. Gostei.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que eu não curto muito o meu nome não mas obrigada kkk beijos

      Excluir
  8. Olá Kizzy,

    Parabéns pela sua resenha! Você escreve muito bem!! Acho lindo quando vejo um adolescente interessado pela leitura! Tenho uma filha adolescente e meu incentivo é diário, mas confesso que muitas vezes sou vencida pelo whatsapp, o que me deixa muito triste!!! :(

    No mais, ainda acredito na força dos livros e da leitura!!!

    Acho que vou comprar esse livro pra minha filha! :)

    Parabéns mais uma vez Kizzy!! Parabéns pra vc também Patty pelo incentivo a leitura e pela oportunidade de deixar sua sobrinha participar do seu cantinho!

    Um super abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não era muito interessada em livros normais antes, as HQs e os livros com ilustrações eram minha preferência, mas isso mudou pelas indicações certas dos livros pela minha tia (acho que ela tem algum dom sobrenatural pra ler minha mente e descobrir oque eu gostaria de ler) kkkk mas não desiste, alguma hora ela vai ceder kkk e obrigada

      Excluir
  9. Não acompanho o canal deste menino no YT mas me parece ser uma leitura interessante ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  10. Oi Kizzy tudo bem?

    Adorei a resenha, mas não sei se vou gostar tanto do livro quanto você já que passei da fase da adolescência tem um bom tempo rsrs mas vou ler com toda certeza!

    Beijos e continue lendo !

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  11. Kizzy, sua resenha ficou muito fofa. Gostei bastante.
    Não acho clichê adolescentes lerem sobre adolescentes, parece fazer todo sentido pra mim. hehehe
    O livro é muito lindo, gostei da história e como você mostrou sua opinião sobre ela.
    Estou louca para ler o livro.
    E bem-vinda ao mundo dos blogs/resenhas. ^^

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Kizzy, tudo bem?
    Adorei sua resenha, você é uma fofa!
    Parabéns a Patty por te incentivar a ler e também por permitir que você poste algumas resenhas aqui! Essa ficou bem legal.
    Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro porque a Novo Conceito tá fazendo uma grande divulgação dele! Confesso que não tinha me interessado muito mas agora lendo sua resenha, me deu vontade de ler!
    Apesar de não ser mais adolescente, gosto de ler livros do gênero de vez em quando...

    Beijo ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie! Tudo sim e obrigada kkk beijos

      Excluir
  13. Hey, Kizzy.

    Realmente quando a Patty te apresentou achei que era apelido seu nome é bem incomum. E depois de ler a sua resenha acho que ele combina totalmente com você. Já passei da minha fase de adolescente tem um tempinho, mas você me animou a ler esse livro. Ainda mais por ser rapidinho. O Rafa aí vai fazer uma tarde de autógrafo em BH e com certeza irei lá conhecê-lo. >.< Parabéns pela resenha e continue lendo. <3

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Participe: Sorteio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer oque... realmente meu pai foi, digamos que "criativo" ao me dar esse nome... mas eu sou meio, digamos que louquinha mesmo kkkk obriga e continuarei lendo sim!

      Excluir
  14. Oi Kizzy.
    Nossa que resenha mais fofa (você gosta de parenteses que nem eu ^^).
    Parabéns!
    Bom, vou confessar q a primeira vista o livro não me agradou tanto, mas quando li o terceiro e quarto quote, me identifiquei tanto, mais tanto, que quero muito ler ele.
    Patty, parabéns por dar oportunidade as sobrinhas, essa semente com certeza dará frutos gratificantes. Acho que todos devem incentivar a leitura. Eu incentivei tanto meu namorado, que criei um monstrinho (hihihihi), mas é tão bom!
    Parabéns as duas e Kizzy, continue gatinha!

    bjuuus

    ResponderExcluir
  15. Oi! ^^
    Tudo bem?
    Adorei sua resenha! Você escreveu muito bem e foi bem clara sobre o que trata e como é o livro.
    Me identifiquei totalmente, mas não com o Rafael, e sim com você! Também sou Doutorada em "Amor não Correspondido" (Tamo junta!! Hahaha...).
    Gostei do jeito leve do livro. Às vezes gosto de ler algo assim mais tranquilo que passa e você nem percebe. Fiquei com vontade de ler e vou adicionar o livro na minha lista de leituras.

    Beijussss;
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ei Kizzy,
    Eu acho q já passei desta fase, então este tipo de livro n me interessa mais =/
    mas to ouvindo ótimas criticas na blogosfera.

    Bjos!

    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  17. Te doido é, vou aplaudir de pé a Kizzy, cara você escreve muito bem e a resenha foi fácil de ler e eu ri em muita partes. Você tem bastante intimidade com o autor né ? kkkk eu definitivamente vou procurar esse livro pra ler e me deliciar com a escrita desse autor. Obrigada por abrir meus olhos pra um escritor incrível ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e o Rafa somos amigos de infância kkk mentira (vou parar com essas brincadeirinhas antes que alguém me processe) kkk, eu nem escrevo tão bem assim, só coloco oque me vem na cabeça na verdade kkkk mas obrigada!

      Excluir
  18. Eu não conhecia o Rafael e nem o Christian, mas com o lançamento dos livros deles eu acabei conhecendo-os e o livro do Rafael me interessou demais! Curto bastante ler crônicas e já esperava que fosse uma leitura daquelas bem leve e despretensiosa, mas, depois da sua resenha, não tenho dúvidas de que irei gostar.

    ResponderExcluir
  19. Oiee.

    Olha não sou lá uma fã de crônicas, mas leirei esta obra e espero gostar assim como percebi em sua resenha este emaranho de acontecimentos e histórias.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Kizzy!
    Gostei bastante da sua resenha, você conseguiu me deixar com vontade de ler e olha que eu não tinha o mínimo interesse por esse livro... Gosto bastante de crônicas e quero ver se também vou me identificar com o autor, quem sabe não acabo enchendo ele de apelidos também?
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Kizzi, tudo bem?

    Eu não conheço o autor nem o livro e confesso que não me interessei muito pelo livro, mas achei a diagramação linda.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Gostei da resenha, ficou bem objetiva e claro, mostrando perfeitamente o que esperar do livro. Não sou lá fã de crônicas, mas gosto de um livro com história de amores, e acho que esta obra é uma boa para qualquer ideia, com certeza os mais velhos vão relembrar sua adolescencia sofrida ou não com o amor.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi Kizzy, Tudo bom?
    Parabéns pela sua resenha e fico feliz em ver alguém jovem como você escrevendo e debatendo sobre uma leitura. Acredito que esse é um livro focado no público adolescente, principalmente por que temos muitas experiências amorosas nessa fase e nem sempre elas são bem sucedidas. Estou acompanhando a turnê do autor e trata-se de uma narrativa bem despretensiosa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Kizzy, Tudo bom?
    Parabéns pela sua resenha e fico feliz em ver alguém jovem como você escrevendo e debatendo sobre uma leitura. Acredito que esse é um livro focado no público adolescente, principalmente por que temos muitas experiências amorosas nessa fase e nem sempre elas são bem sucedidas. Estou acompanhando a turnê do autor e trata-se de uma narrativa bem despretensiosa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Kizzy, adorei sua resenha!
    O livro parece ser bem interessante, e com certeza ajuda aqueles que estão passando pela adolescência, além de fazer aqueles que já passaram da fase relembrarem a época!
    Beijos,
    Deia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  26. Oi Kizzy, Tudo bom?
    Parabéns pela sua resenha e fico feliz em ver alguém jovem como você escrevendo e debatendo sobre uma leitura. Acredito que esse é um livro focado no público adolescente, principalmente por que temos muitas experiências amorosas nessa fase e nem sempre elas são bem sucedidas. Estou acompanhando a turnê do autor e trata-se de uma narrativa bem despretensiosa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Kizzy, tudo bem??
    Adorei o seu nome sério... você é super alto astral tinha que puxar a tia...
    Gostei muito de sua resenha e de sua empolgação ao escrevê-la, mas eu não pretendo ler o livro... não me interessou, acho que vai ser legal para a minha filha ler porque é bem a cara dela... ela vai fazer 12 anos e está iniciando essa fase meio louca que é a adolescência... mas curti a sua escrita e te espero por aqui mais vezes.. Xero!

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!