Top Five CdT #2

Oi gente!

No último dia 12 entrou em cartaz a tão falada adaptação literária de 50 Tons de Cinza nos cinemas brasileiros. Adaptações literárias para o cinema sempre rendem discussões calorosas, alguns gostam demais, outros odeiam mortalmente.


Eu fui ao cinema essa semana para assistir 50 Tons de Cinza, o filme que bateu o record de bilheteria em 11 países, e arrecadou cerca de US$ 94 milhões no seu primeiro final de semana, não me ganhou.

Sinceramente eu esperava mais do tão polêmico Sr.Grey, a falta de carisma do personagem, as cenas de sexo baunilha e o fato de Grey, o dominador, ser totalmente manipulado pela Ana, quase destruíram a proposta do livro. O quarto vermelho da dor foi reduzido a cordas e gelo. Salvo a atuação de Dakota Johnson que melhorou e muito a chatice de Anastasia, a atriz deu um tom de comédia romântica ao personagem e me convenceu, ou pelo menos me fez rir em vários momentos, o filme realmente deixou a desejar.

Mas nem tudo está perdido, tivemos sim um ou dois momentos de Sr.Grey na veia. Uma fala de Grey e a cena da gravata, foram as únicas cenas ao estilo do livro. Muitas coisas não foram explicadas, os personagens secundários não tiveram nenhuma importância, ninguém entendeu a relação de Ana com a mãe ou com seu padrasto, muito menos qual é o verdadeiro sentimento de Grey em relação a fome do mundo, mas tudo bem afinal é um filme de apenas 125 minutos, não dá pra explicar tudo. 

Assim como o livro foi sucesso de vendas, o filme sim é um sucesso de bilheteria, eu acredito que mais por conta da curiosidade humana, do que por méritos. Tenho certeza que muitos não irão concordar comigo, acontece é a vida. Estou aqui para ouvir a opinião de vocês. 

Já que estou no clima de falar de adaptações literárias, que tal eu mostrar pra vocês as cinco adaptações literárias que deixaram a desejar?

Top Five CdT - As cinco adaptações literárias que não me conquistaram


1º - O Código da Vinci
A adaptação de O Código Da Vinci pode ser dividida em dois públicos. Aqueles que não leram o livro e adoraram o filme e aqueles que leram o livro e perceberam todas suas imperfeições. A versão Hollywoodiana me pareceu muito corrida e sem muitas explicações. Eu sinceramente esperava um filme com uma trama bem arramada, com explicações sobre a origem de Jesus e um mistério em torno do Santo Graal. E apesar de Tom Hanks ser um ator maravilhoso, ele nem de longe era o professor Robert Langdon que eu imaginava, e sua interpretação ficou aquém de seu potencial. A química entre ele a personagem de Audrey Tautou foi praticamente nula, muito diferente do que lemos no livro. Revi a adaptação nesse feriado, e meus sentimentos não mudaram em relação ao filme infelizmente.


2º - Percy Jackson e o Ladrão de Raios
Se tiver algum culpado por eu não ter lido ainda os livros de Percy Jackson essa pessoa é o Sr.Chris Columbus, diretor de Percy Jackson e o Ladrão de Raios.
Eu gosto de mitologia e sei que irei gostar muito dos livros, mais o filme é sofrível. 


3º - Dezesseis Luas
A culpa de eu não gostar desse filme foi o mocinho da história, sem sal, sem açúcar, na realidade totalmente sem graça. Eu tenho a série na estante e comprei depois de ver o filme, porque mesmo não gostando do filme em si, eu gostei do enredo e acredito que os livros sejam bem melhores.

4º - Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos
Eu ainda me surpreendo com a capacidade que o ser humano tem de estragar as coisas.
Cidade dos Ossos tinha tudo pra ser um ótimo filme, porém resolveram contar uma história diferente do livro. E ainda perguntam o porquê deu errado?
Nada contra o elenco, tudo contra o maldito spoiler no final do filme.
Detalhe eu ainda não tinha lido os outros livros quando vi o filme, fiquei feliz!!!


5º Academia de Vampiros - O Beijo das Sombras
Só eu e praticamente o mundo não gostou desse filme, tanto que ele nem entrou em cartaz nos cinemas daqui devido a bilheteria pífia no exterior. O tema já não era tão original, mais o que os diretores e os roteiristas fizeram com o filme foi triste. Rose de heroína passou a ser a amiga doida. Se fosse uma sátira do livro ainda assim seria muito ruim.


Não me julguem! Afinal gosto é gosto!

Abraços Quentinhos!!!




30 comentários:

  1. Toda vez que eu pergunto sobre o filme Percy Jackson e o ladrão de raios,sempre me dizem a mesma coisa que você falou, hehe! Amei o post!

    ResponderExcluir
  2. Uma frase para os produtores desses filmes - " Leia o livro antes seu idiotas !!!". Assisti o filme ontem e posso dizer que concordo com você que a atuação da Dakota foi boa e quanto ao Sr. Grey eu ate gostei da atuação dele embora acho que dos personagens secundários deveria ser revista pela diretora. Percy Jackson é um filme que você deve assistir sem compromisso ou seja nunca leia o livro antes de ver esse filme, eu li depois e confesso que foi muito melhor do que ter visto o filme antes.

    ResponderExcluir
  3. Também não gostei muito do filme de Instrumentos mortais, acabei que desanimei em ler os outros livros.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sou péssima em assistir adaptações, eu reclamo o tempo todo e assim fica difícil encontrar companhias. Decidi que agora vou Assistir a adaptação e depois ler o livro, isso me garante chegar até o fim de bico fechado rsrs
    Tbm odiei de querer matar o filme O Código da Vinci, do mesmo jeito eu quis matar os roteiristas dos filmes: O melhor de mim e P.S eu te amo.
    Quanto ao 50 Tons de Cinza, nem o livro me chamou a atenção até agora, mas como vc falou, em mim tbm desperta a tal da curiosidade rsrs

    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei a adaptação de Instrumentos Mortais, e parece que eu fui a única, o que vejo de comentários negativos, sem or. huahuah
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Código da Vinci eu gostei, já Ladrão de Raios ficou muito aquém do que eu esperava. O restante eu não vi.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não achei Cinquenta Tons de Cinza uma adaptação ruim. O Jamie me convenceu como o Grey e a Dakota tirou a chatice exagerada da Ana. Foi bem corrido em alguns pontos e é claro que eu esperava cenas mais intensas, mas a cena que realmente me ganhou foi a última do quarto vermelho. Desses outros filmes citados, só vi O Código da Vinci e Pecry Jackson e o Ladrão de Raios. Pegaram dois livros ótimos e os destruíram. Apenas isso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Patty,

    Também senti falta de algumas coisas no filme 50 Tons de Cinza, achei que faltou uma liga, um amarrado maior (mais ainda? o.O kkkkkkkkkkk) na trama... As vezes senti que faltava a fala no Jamie, aí fiquei na dúvida se era o personagem... Enfim... Mas sabe que apesar de tudo isso eu gostei!!! :)
    Um outro filme que foi adaptação que assisti e achei que destoou um pouco do livro foi "O Melhor de mim", li o livro e fiquei numa grande expectativa para o filme... ai quando assisti senti falta de muito detalhes que poderiam ter aparecido e foram omitidos :(

    No mais, é a vida né

    um Abração

    ResponderExcluir
  9. Oi Patty tudo bem ?

    Bom como fomos juntas a assistir ao filme 50 tons nem preciso dizer o quanto achei fraco igual ao livro mas enfim a autora nasceu com muita sorte e agora fez uma fábrica de ganhar dinheiro apenas com uma polemica né , dos outros filmes que você falou só assisti O Código da Vinci e gostei do filme não achei tão ruim, lógico que o livro é bem melhor mas eu gostei bastante. Os outros filmes não assisti e agora depois da sua lista nem quero ver srs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Patty!
    Eu tenho um certo receio de assistir as adaptações, principalmente depois da decepção tremenda que foi Percy Jackson e o ladrão de raios, tanto que nem cheguei a assistir algumas adaptações de livros que realmente gosto, como Cidade dos ossos e O beijo das sombras, pois já sei que não vou gostar... Por outro lado, não gostei da série Beautiful creatures, mesmo lendo todos os livros, então não quis me dar ao trabalho de assistir Dezesseis luas...
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu achei o filme muito bom, de um modo geral. O roteiro peca muito, mas isso porque foi baseado num livro que já não é tão bom. Mas em questão de produção, fotografia, cenário e trilha sonora, o filme está muito acima da média, foi muito bem feito.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Patty!
    Acho que sou a única que leu Código Da Vinci e adorou o filme xD UHASUHASUHASUHASUH em quesito adaptação do Dan, acho que Anjos e Demônios sim foi uma super decepção. Eu sai do cinema passada porque ELES TIRARAM A PARTE MAIS IMPORTANTE DA TRAMA! Mas ok, adaptação é adaptação e perto de outras citadas por você, esses dois são quase um Senhor dos Anéis UHASUHASUHASUHASUH
    Dezesseis Luas e PJO eu prefiro fingir que nunca tiveram filmes, porque gente... Que horror G_G 'Como estragar seus livros favoritos em 90 minutos de película' é o nome que eles deveriam ter.
    Vampire Academy eu ADOREI. De verdade <3 é uma das minhas adaptações favoritas e tenho uma dorzinha no coração por ter floppado. O que faltou foi incentivo financeiro da empresa, porque o roteiro e os atores (exceto a Lucy com a cara de paspalha, apesar de a Lissa ser bem assim) foram MARAS. Eu adorei tanto taaaanto o humor e o jeito meio trash <3 parecia comédia dos anos 80 misturada com terror bobo e foda. Queria tanto ver Frostbite nos cinemas ç_ç
    Adorei o post, flor *--------*

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Leia Dezesseis Luas! Os livros são EXCELENTES! Uma das séries que mais me prenderam pela fantasia em si, porque as autoras escrevem muuuito bem esse gênero e não precisam apelar para o romance para os livros serem ótimos (uma indireta básica para outras obras kkkk). Eu não sei ainda se me apeguei mais aos personagens primários ou aos personagens secundários porque ali todo mundo tem seu destaque e seu carisma, até o personagem mais chato. Escrevendo isso deu até vontade de reler :3

    ResponderExcluir
  14. Oi Patty,
    Não tem nenhuma adaptação que me deixou tão frustrada quanto Percy Jackson. Acredito que você irá gostar do livro, é muuuito melhor.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  15. Oi Patty!! Quanto tempo =D

    Voltando ao mundo digital já dou de cara com essa matéria muito legal, adorei!
    E concordo em gênero,número e grau com essas adaptações literárias mal feitas! Só acrescentaria mais uma a lista: Eragon! :(

    Mas, apesar de suas adaptações serem ruins, os livros da lista são todos muito bons! Os que eu não li (Dezesseis Luas e Percy) todos comentam que são bons, tem um fandom enorme, e todos os outros, que eu li, se tornaram queridinhos pra mim! Uma pena, de deixar o leitor de coração partido </3

    Mas sempre teremos os livros, nosso mundo particular cujas imagens ficarão em nossas mentes pra sempre não é?

    Beijo!!! Super top o post!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiee.

    Paty não li os livros ainda e apenas depois é que verei os filmes. Pois acredito que tem sempre uma diferença muito grande. Sobre o primeiro filme citado - veja nem cito o nome - já estou megaaaaaa cansada de ver falar dele e não vi, nem li e nem pretendo, rs. Uma amiga foi ver e amou, mas não leu os livros.

    Beijos Fê
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Patty, tudo bom?
    Ah, também assisti a 50tons e acho que a proposta deles foi abrandar mais o livro mesmo, para poder abaixar a classificação indicativa e tudo mais!
    De todas as adaptações, as que eu achei piores foi os dois filmes de Percy Jackson. Muito ruim mesmo e destruindo toda a proposta do livro! Todo mundo fala mal de VA mas eu até que me diverti assistindo!
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Concordo com suas escolhas por Percy Jackson, O Código da Vinci e Cidade dos Ossos: todos que já assisti da lista. Eles realmente ficaram bem aquém do livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Eu adorei o post!
    Realmente, é péssimo como as pessoas conseguem estragar adaptações! Eu ainda não li os livros do Percy Jackson, e acho que provavelmente foi por isso que gostei do primeiro filme. Eu gostei de O Código da Vinci, mas acho que é porque eu assisti o filme antes de ler o livro hahah
    E realmente, A Cidade dos Ossos me deixou inconformada! Eu quero muito ver o seriado como vai ficar!
    E, apesar de saber que vou me decepcionar, estou louca para assistir 50 Tons!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  20. UAU, não assisti nenhum dos filmes citados! kkkkkkkkkkkk
    Eu adoro o livro O código Da Vince, e por isso me recuso a ver o filme, porque todo mundo fala que é ruim. Os outros do top, não vi porque não me interessaram mesmo.
    Vou ver 50 tons essa semana, mas já vou sem esperar muito. Vi comentários de que só a Dakota salvou mesmo, e já vi que também vou me decepcionar com esse Grey, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li Código Da Vinci, Dezesseis Luas (assisti o filme mas achei fraquinho) e Academia de Vampiros. Mas o que fizeram com Percy Jackson e Os Olimpianos e Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos foi sacanagem! Queria saber de onde eles tiraram todas aquelas coisas que tem nos filmes KKKK

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  22. Ei Pattyy!!
    Eu odiei o livro 50 tons de cinza, n li os outros e nem vou perder meu tempo indo ver o filme!! Hahaa, muitas adaptações não me conquistaram tb, principalmente o 16 luas, larguei o filme na metade (tenho esta mania muito feia ) hahahah mas até o livro eu n curti muito!!

    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Patty, tudo bem?

    Eu não gosto de 50 tons, mas fico triste por quem é fã e quando chega no cinema não encontra uma adaptação bem feita. Acho que o filme merece alguns pontos só pela Dakota ter feito a Ana ser suportável, pois vamos combinar que nos livros ela é muuuuuuito chata.

    Entendi todos os seus argumentos por não ter gostado e mesmo sem ver o filme eu concordo, pois eu li o livro e sei que se faltam essas coisas a história perde a essência.

    Falando do top 5, eu gostei de Academia de Vampiros e foi por causa do filme que eu quis ler os livros.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    Participem do -- Top Comentarista de Fevereiro--

    ResponderExcluir
  24. Oi, Patty!!
    Vi todas as adaptações que você citou e li o livro de algumas. Não assisti ao filme de 50 tons. E não sei se vou ou quando vou assistir. Percy Jackson.. eu gosto da mitologia também, mas pelo que ouvi falar das histórias, elas parecem mais infantis, no início. E não sei quando terei "paciência", vontade para ler. Apesar de achar interessante. Se eu tivesse encontrado quando era jovem, seria paixão certa.
    Dezesseis luas... acho que o protagonista masculino é assim mesmo. Como o ator. A história é muito diferente, eles mudaram muita coisa. kkkkkk.. mas gostei dos dois. Só achei que a leitura não fluiu.
    Sou doida para ler O Código da Vinci.
    E Academia de Vampiros... não lembro direito de como foi a adaptação. Sei que já assisti. Mas não lembro muito. O que é sinal de que não agradou tanto a ponto de ser marcante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Patty, tudo bom?
    Adorei a ideia do top 5. Realmente dá pra contar nos dedos as adaptações literárias que são bacanas e que me conquistaram. Percy Jackson é o principal exemplo de filme ruim que não conseguiu conquistar leitores e não-leitores da série. Não é por menos que não vão lançar mais filmes. Eu não li VA ainda, mas já sei que o filme ficou uma droga.
    Bom, de 50 tons não tenho muito o que falar porque não li a série, porém esse ator não me convenceu.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Como só li e assisti os dois primeiros da sua lista, só posso falar sobre eles.
    Concordo plenamente, não deu pra cativar.
    Adaptação muito ruim.
    Eu assisti academia de vampiros e achei legalzinho, não é grandes coisas, mas não sei se tem muito haver ou não com o livro.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. ASSISTI TODOS, MESMO QUE ALGUNS FORAM RUINS DE BILHETERIA, ADORARIA VER CONTINUAÇÃO DEZESSEIS LUAS

    ResponderExcluir
  28. Instrumentos Mortais não me convenceu já no livro, então nem me dei ao trabalho de assistir a adaptação. Sei lá, não consegui nem pensar em seguir adiante com a série, o que é uma pena, já que eu queria muito ter gostado. Sobre Percy Jackson: nunca, jamais leia os livros depois de assistir ao filme. Esse filme foi simplesmente ferrado, Patty. Eu li o livro depois de ter assistido ao filme. Pra mim, foi como se eu estivesse lendo uma coisa completamente diferente. Eles mudaram muita, mas muita coisa MESMO no filme. Tanto que tiveram um trabalho enorme na produção da continuação pra consertar as falhas de O Ladrão de Raios. Definitivamente, eu sou muito chata com adaptações. Por exemplo, de todas as adaptações de Harry Potter, apenas A Ordem da Fênix superou minhas expectativas. Eu chorei de raiva quando vi que tinham mudado o lugar da morte do Snape no final da saga.
    Beeijo!
    http://www.estoriasecafe.com/

    ResponderExcluir
  29. Eu adoro um bom top assim, mostrando o que o blogueiro não gostou, é tão legal, rs. Bem, eu assisti o Código da Vince antes de ler e mesmo assim não curti o filme, quando li o livro, percebi mais as tantas diferenças, vi que terá uma adaptação de Inferno e espero que seja boa, pois o livro é maravilhoso, foi o primeiro do autor que eu de fato curti. Bem, o polemico 50 tons, há quem ama e há aqueles que odiaram o filme, fato isso, como é se esperar, muita coisa é mudada, o que é uma pena, quanto aos demais filmes, eu não vi, conheco as séries e só li Academia e que foi uma boa leitura, da adaptação não fiquei com vontade de ver.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Patty, tudo bem??
    Bom eu assisti 50 tons hoje e a minha sensação foi a mesma que a sua... eu gosto muito do ator que fez o Gray, mas o direção deixou a desejar em tudo... não precisava mostrar as cenas explicitas do livro, mas poderiam pelo menos deixar os personagens mais reais... fora que não senti nenhuma química no casal... achei a atriz que fez a Ana completamente diferente e sem sal... por mais que a maioria das pessoas achem ela uma chata no livro, eu gosto muito da personagem... vamos ver o que vai dar no próximo filme... Também não gostei de Dezesseis Luas... foi basicamente a mesma coisa que aconteceu com Os Instrumentos mortais... mistura dos outros livros no primeiro filme nada haver fiquei revoltada, mas enfim.... Bom não achei tão ruim Academia de Vampiros... Xero!

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!