Resenha #176 - Teardrop Lágrima - Lauren Kate - Galera Record


Título: Teardrop - Lágrima
Autor (a): Lauren Kate
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403971
Ano: 2013
Páginas: 336



Sinopse: Depois de perder a mãe em um acidente no mar, Eureka acha que nunca mais voltará a sorrir. E a promessa que fez à mãe – a de nunca mais chorar – se torna quase impossível… até conhecer Ander. Louro, alto e de pele muito branca, o rapaz parece estar em todos os lugares e saber coisas que não deveria sobre Eureka. Inclusive um estranho segredo relacionado às suas lágrimas e aos três artefatos que herdou da mãe: uma carta, uma pedra e um misterioso livro que conta a história de uma menina com o coração partido. Ela chorou tanto que deixou debaixo d´água um continente inteiro. Logo Eureka vai descobrir que a antiga lenda é mais que uma história, que Ander pode estar dizendo a verdade e que sua vida pode ter um curso mais sombrio do que ela imaginou.

Temam a mágoa nas lágrimas da donzela que faz os mares colidirem na terra! - gritou uma das minhas tias.- Temam as lágrimas que cerram mundos do espaço e do tempo - acrescentou outra.- Temam a dimensão composta de água conhecida como Desdita, onde o mundo perdido aguardará até o Despertar - cantou uma terceira.- E temam seu retorno - cantaram em uníssono. - Tudo por causa de lágrimas.

Eu devo confessar que comprei Lágrima única e exclusivamente por conta da capa, não li Fallen a outra série da autora, mas me apaixonei pela capa desse livro e precisava ter ele na minha estante. E vou dizer uma coisa, esse livro estava na minha estante desde Novembro de 2013, ainda não tinha tido a oportunidade de ler, porém quando vi que a Galera iria lançar a continuação, Dilúvio, arrumei um tempinho e fiz a leitura.

Não tinha nenhuma expectativa sobre o livro, esse foi um dos poucos livros que comecei a ler sem mesmo dar uma olhada na sinopse, a única coisa que eu sabia sobre o livro era o gênero. Acabei me surpreendendo com o enredo e principalmente com o desfecho do livro.

Eureka é uma garota de 17 anos que nunca chorou, ou melhor, a única vez que ela chorou sua mãe a assustou de tal modo, que ela nunca mais ousou a derramar uma lágrima, mesmo sem entender os motivos da mãe. A vida de Eureka muda completamente quando ela e sua mãe sofrem um acidente, e Eureka acaba perdendo a mãe, nem esse fato faz com que ela chore. 

A vida de nossa protagonista está uma confusão, com a morte da mãe Eureka perde a vontade de viver e acabada tentando o suicídio, isso faz com que o pai e a madrasta a obriguem a frequentar sessões de terapia. Suas amizades estão escassas, as poucas que lhe restam são Cat e Brooks seu amigo de infância, as atividades que lhe eram rotineiras não tem mais o mesmo sabor, ela passou a ser uma sombra do que foi um dia.

Como se isso não bastasse coisas estranhas começam a acontecer depois que ela conhece Ander, o jovem que foi responsável pelo segundo acidente sofrido por Eureka. E após o acidente ele começa a aparecer nas horas mais incomuns. Ander prende a atenção de Eureka, ela não entende bem o motivo, mas ela gosta de sua presença.

Os segredos da vida de Eureka começam a ser revelados quando ela recebe a herança de sua mãe, objetos que para ela não fazem o menor sentido. Um medalhão antigo, um livro sem título escrito numa língua desconhecida e uma pedra chamada de aerólito. Ela sabe que de alguma forma os três objetos estão interligados. Porém quando a pessoa contratada para ajudá-la a traduzir o livro é assassinada, Eureka percebe que existe algo muito estranho que sua mãe nunca lhe contou, e que Ander está tentando ajudá-la a compreender, o mistério de sua linhagem e o porquê suas lágrimas são tão poderosas.

Sim. Amor. É o que torna a vida digna de ser vivida. O que chega para nos levar aonde precisamos ir.

Sabe quando o livro acaba na melhor parte? Isso aconteceu com Lágrima. Quando tudo começa a fazer sentido, quando o ritmo da história ganha um novo fôlego, a história termina. Graças ao meu bom Deus que eu já estava com o segundo livro em mãos para começar a leitura, porque garanto á vocês que eu iria ficar muito nervosa se tivesse que esperar pela continuação.

Eu gostei muito da premissa do livro e da narrativa da autora. Eu esperava um pouco mais de ação, o livro é lento, porém a trama do livro envolve o leitor e faz com que ele queira saber o que irá acontecer. Não sabemos em quem confiar em grande parte da história, há um mistério que ronda os amigos mais próximos de Eureka, o que deixa tudo mais imprevisível. 

Lágrima é o segundo livro que leio que fala sobre Atlântida, a cidade perdida, adorei a mitologia que a autora criou, e como ela está ligada a linhagem da lágrima, aos Semeadores e a Atlas, nosso tão temível vilão. Os mistérios de Lágrima vão sendo desvendados aos poucos, através de uma narrativa madura e detalhista. Mesmo eu não gostando de narrativas descritivas, os detalhes apresentados pela autora, apesar de deixarem a narrativa lenta, são necessários para que compreendamos o contexto da trama e seu lado sombrio.

Mesmo não gostando do nome da protagonista, eu gostei dos personagens. Eureka é uma garota que está na beira de um precipício, sua alma está dilacerada, e mesmo assim encara seus dilemas de forma incomum, não acredita em tudo que lhe falam, ela precisa de provas e vai atrás delas para se certificar que não está enlouquecendo.

Ander é o tipo de personagem fácil de gostar, ele é o mocinho, aquele que fará tudo para que nossa mocinha não sofra, além de ser lindo, meigo, misterioso e charmoso. Brooks é aquele amigo que está mais para um amigo colorido, alguém em quem Eureka confia de olhos fechados, porém tem algo perverso em seu interior, no mínimo é um personagem intrigante.

Apesar de alguns deslizes, o livro me surpreendeu. Lágrima se mostrou um livro interessante, com uma mitologia única e inovadora. Quando terminei a leitura, percebi que a narrativa detalhada e lenta tinha um proposito. Por ser o primeiro livro, Lágrima é bem introdutório, conhecemos a fundo cada parte da mitologia criada e seus elementos. Pra quem gosta de mistério, romance e mitologia a nova série de Lauren Kate é uma boa pedida.

Você precisa sobreviver porque eu não conseguiria viver num mundo sem você.



24 comentários:

  1. Oi Patty,
    Li a outra série e me decepcionei, mas essa capa é muito diva para não ter o livro rsrs. Ainda bem que você já está com o outro livro nas mãos, esperei um ano até o lançamento haha. Boa leitura.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. O livro parece bom, a premissa é interessante mas tive que me segurar para não rir com o nome da protagonista só lendo sua resenha, imagino lendo o livro inteiro como será kkkk
    beijos

    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  3. Dificilmente leria esse livro pela capa ou sinopse, o nome Eureka ja me desanima mas achei interessante a mitologia que a autora criou e de ter relação com Atlântida. Apesar do nome esquisito da protagonista ela não aceitar tudo de boa deve deixar ela mais real, vou colocar o livro na minha lista mas não gostei da capa.












    ResponderExcluir
  4. Olá, Patty.
    Eu também nunca li nada da autora e acho que não seria atraído pela capa, como você, pois não a achei tão bonita assim. Porém, a premissa me pareceu interessante, apesar de algumas críticas que já li sobre a obra em alguns blogs.
    Acho que, futuramente, darei uma chance ao livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, agora fiquei muito curiosa pra ler.
    Achei a historia linda, com uma mistura de fantasia e drama.
    O livro parece ser muito bom, falando de confiança também.
    Gostei muito de Ander, parece ser aquele personagem que se apaixona fácil.

    ResponderExcluir
  6. Resenha muito boa, eu já vi algumas resenhas de diluvio, o segundo livro, mas não conheço os livros da autora, já ouvi falar de fallen, mas nunca li nada dela!!
    Vou me informar, abraço
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha, essa serie ja me chamou atençao a começar pelo nome da personagem, pela mitologia, ser um livro de romance e pela linda capa, adorei!

    ResponderExcluir
  8. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
    Dando uma passadinha rápida e visitando "azamigas", hahahahha.
    Menina, comprei o livro pelo mesmo motivo que o seu, mas o meu ainda está no plástico!
    Não consigo suportar alguém com esse nome: EUREKA, porqueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee???!!!!!

    Ótima resenha miga, adorei e me fez saber sobre o que se trata o livro, hahahahaha..

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  9. Oiee

    Não conhecia esta série e de fato a capa é linda, ainda bem que você está com o segundo volume em mãos imagina o quanto é horrível esperar por uma continuação quando termina no momento mais forte da trama rsrs

    Não sei se lerei este livro pois tentei ler Fallen outro livro desta autora e não consegui gostar da narrativa então acabei deixando para lá mas quem sabe.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nenhum livro da outra série da autora porque não me chamaram atenção, mas gostei dessa sua resenha. Me pareceu ser interessante e pretendo dar uma chance. Acho que vou gostar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Essa capa é linda mesmo! O que mais me chamou a atenção foi a promessa de que ela nunca mais iria chorar. Essa resenha me vez ver um lado do livro que nenhuma outra tinha mostrado, o que eu realmente precisava saber. Tem aventura, mistério, drama, etc, tudo que eu amo em livro, esse é leitura garantida! Que resenha sensacional! Beijos! :D

    ResponderExcluir
  12. A imaginação da Lauren é invejável, apesar de ela sempre cometer algum deslise. A capa do livro é maravilhosa mesmo, se eu não fosse admiradora da Lauren, também compraria o livro só pela capa hahaha Acho que eu sou a única que curte o nome Eureka *-----* É bem estranho sim, mas diferente :)

    ResponderExcluir
  13. A capa é realmente linda....e eu gosto muito de livros assim, realmente me interessou pela resenha...bjos

    ResponderExcluir
  14. Adoro livros desse gênero, a capa é maravilhosa e pelo visto você gostou bastante. Eu já tinha visto a saga Fallen da autora, porém me disseram que a qualidade da história ia caindo a cada livro, então eu não li, estou com receio de ler Lágrima, mesmo você falando bem dele, se eu comprar, vai ser só por causa da capa *----*

    ResponderExcluir
  15. Achei a premissa do livro interessante, sempre achei legal mitologia sobre Atlântida mesmo não tendo lido muita coisa sobre. O nome da personagem é bem ruinzinho né? kkk

    ResponderExcluir
  16. Oi Patty,

    Te entendo, a capa é muito bonita. Pela resenha, a estória também é interessante, mas esse nome Eureka, o.O é muito broxante!! Tenho problemas com nomes de personagens kkkkkkkkkkk já desisti de 1 livro que tinha a mocinha com o nome Bianca (nome da minha filha), então, até isso influencia minha leitura... kkkkkkk não me julguem please ! ;)

    Um abração

    ResponderExcluir
  17. Olá. Até gosto de mistério, romance e itologia, mas esse livro não me interessou nem um pouquinho. Não sei dizer porque... Mas vou anotar a dica, quem sabe algum dia eu resolvo me arriscar hahaha

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  18. Gostei da sua Resenha. Ainda não li esse livro, mas me interessei pelo assunto. Gosto de mitologia, mas provalvemente não escolheria pela capa haha
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  19. Patty estou com o livro a um tempo aqui me casa mas ainda não consegui ler =\ agora com o lançamento do segundo espero me animar!

    Beijos, Joi Cardoso
    www.estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  20. Como eu disse na resenha do volume 2, eu tenho o livro, mas ainda não o li.Agora sabendo como ficamos ao término da leitura, vou é procurar logo pelo segundo volume para ter em mãos antes de me aventurar nesta leitura.
    Bjs, Rose.
    Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  21. Meu amigo tem o livro e acho que ele nunca o terminou. Li Fallen e só o primeiro. Essa autora... Nossos santos não batem. A proposta de mitologia dela não me interessou muito, achei esse negócio de lágrima meio bobo. Não sei se gostei dos personagens pela sua descrição, acho que precisaria ler o livro para criar uma imagem sobre eles. Mas acho bem dificil eu ler esse livro.

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito desse livro, a resenha ficou perfeita e tudo a ver. O que mais gosto do livro é a capa, simplesmente é linda.

    ResponderExcluir
  23. Oi Patty!
    Eu li a série Fallen da autora e gostei bastante, então quis ler Lágrima logo que foi lançado. Gostei do livro, mas achei a narrativa lenta e a protagonista não foi uma das minhas preferidas, sem contar que o livro realmente termina na melhor parte. Quero ler Dilúvio, mas não está minhas prioridades...
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Eu até hoje não consegui terminar de ler a série Fallen.. sério mesmo.. não sei o que aconteceu, eu comecei até gostando, mas aos poucos minha leitura foi ficando meio lenta..

    Gente que nome é esse?? não tinha um nome mais bonitinho pra essa garota não?? Eu não tenho vontade de ler a série, nada contra, mas não despertou muito meu interesse.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!