Resenha #179 - Amanhã, Quando a Guerra Começou - John Marsden - Fundamento


Título: Amanhã, Quando a Guerra Começou
Autor (a): John Marsden
Série: Amanhã #1
Editora: Fundamento
ISBN: 9788576762218
Ano: 2008
Páginas: 256


Livro recebido em parceria com a editora


Sinopse: O que você faria se descobrisse que todo o mundo que conhece deixasse de existir da noite para o dia? Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora, eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver. AMANHÃ é a história de uma aventura extraordinária em tempos extraordinários, em que esconderijos, explosões e fugas passam a fazer parte da rotina desse grupo de amigos. Sozinhos e sem ter para onde ir, Ellie e seus amigos vão precisar de toda a coragem e ousadia para sobreviver. Amanhã, quando a guerra começou é o primeiro livro da série que foi escolhida como a mais fascinante pelos jovens leitores nos EUA, na Suécia e Austrália. Uma história que prende o leitor do início ao fim. Amanhã, quando a guerra começou vai ficar na sua memória para sempre.

Fala pessoal, tudo bom?

A série Amanhã é uma daquelas que estava na minha wishlist há MUITO tempo. Felizmente eu recebi o primeiro livro da série para resenhar aqui no blog e contar para vocês o que eu achei dessa história rs. Vamos lá?

A premissa do livro é bem simples. Um grupo de sete jovens resolve fazer uma trilha/acampar durante uma semana. Todos se conheciam, mas nem todos eram grandes amigos. A pequena viagem foi incrível, e serviu para fortalecer alguns laços entre eles. Mas nem tudo é perfeito. Ao retornarem, eles encontram todas as casas abandonadas, comida estragada por tudo que é canto, animais mortos e sem sinal de telefone e rádio. O que será que aconteceu durante esses dias que eles ficaram fora? O que será que aconteceu com suas famílias? Bom, isso é tudo que eu vou revelar sobre o enredo do livro. É bom você se surpreender com tudo que você encontra no decorrer da leitura e se deliciar com essa aventura. 

A narrativa é feita em primeira pessoa pela protagonista da história, Ellie. A leitura é bem rápida e gostosa, o autor não se prende em muitos devaneios da personagem e nem em descrições muito minuciosas. 

Os personagens são bem interessantes. Cada um teve um tipo de crescimento diferente, alguns foram criados no campo e outros na cidade, alguns com mais luxo e outros nem tanto. Esse primeiro livro, é bem característico de uma série, ele serve para apresentar todo plano de fundo da história e nos apresentar os personagens. Gostei de todos, e melhor ainda foi acompanhar o crescimento de cada um no decorrer do livro. Conforme as coisas iam acontecendo, eles souberam agir bem em diversos momentos e eles não foram tão impulsivos como eu imaginava que iria acontecer.

A história é bem bacana e viciante! John consegue manter o foco do leitor no livro de uma forma tão sutil e singela, você não consegue parar de ler sem saber o que vai acontecer com o grupo. E ele não precisa utilizar aquela tática de pequenos plots twists a cada fim de capítulo. Sobre o enredo em si, não nos é muito revelado, afinal os personagens não sabem nada do que está acontecendo e ficamos perdidos exatamente como eles. O livro é recheado de momentos de ação e correria, é impossível não ficar animado durante a leitura. 

Não tenho muito que contar sobre o livro, afinal como eu disse anteriormente é o primeiro livro da série, e é bastante introdutório. Estou muito curioso com a continuação e tenho certeza que serei surpreendido ainda mais. Recomendo o livro para quem gosta de uma boa ação juvenil com um pequeno toque de distopia. 

A resenha ficou um tanto curta rsrs, mas é isso. Espero que gostem.

Forte abraço!

Fiquei pensando por que os adultos são tão complicados. Parece que eles acham que temos de tomar cuidado para não cairmos em tentação e fazermos alguma besteira. Às vezes acabam até pondo ideias na cabeça da gente.

22 comentários:

  1. Resenha muito bem elaborada e bem escrita, apesar de não gosta muito do estilo do livro, gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  2. A historia parece ser boa, uma aventura entre amigos.
    Gostei da resenha, por ela já dá pra ter uma ideia se o livro é bom ou não.

    ResponderExcluir
  3. Tem tudo pra ser muito bom, espero gostar bastante. Acho que a combinação de aventura com mistério vai dar super certo. Imagino como deve ser super assustador viajar e quando voltar tá tudo destruído, chega a dar medo... :D

    ResponderExcluir
  4. Nossa amei sua resenha. Me interessei muito pela história, gosto muito deste estilo. E a capa também é linda.

    Vanessa | Blog Closet de Livros

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esse livro, o primeiro da série, em casa, mas ainda não dei início a leitura. A sua resenha ficou bem misteriosa e minha vontade de ler a obra só aumentou.
    Espero gostar tanto do livro como você e também achar a leitura viciante.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha, tem um filme muito parecido com essa história, não consigo me lembrar o nome.
    Enfim, fiquei bem interessa porque acho que esse acontecimento vai unir muito os personagens, pois eles só vão ter uns aos outros, sem a familia, só vão sobreviver se estiverem unidos!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. adorei a resenha, gosto de livros de aventura, esse corre corre e tal, cheio de acao, realmente viciante, vou ler final de semana ja que tenho mais tenho e é um

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa série ainda. A resenha me deixou curiosa e empolgada, já que adoro narrativas com correria e agitação. E o fato de sabermos tanto quanto ele deixa as coisas ainda mais interessantes. Gostei.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia essa série e gostei bastante. Distopias e aventuras é comigo mesmo! A resenha me deixou bem curiosa para ler.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  11. Oii, esse livro parece ser bem dinâmico embora seja introdutório como você disse. Fiquei empolgada, parece ser bem legal uma estória em que você se perde junto com os personagens para descobrir o mistério que ronda ali. Adorei, vou adicionar na minha wishlist *-*

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro os livros que focam mais em introduzir toda uma trama antes de realmente acontecer, na verdade é uma relação de amor e ódio, mas no final sempre compensa, por que sempre termina de um jeito que nos deixa louca pelo próximo da serie, adorei o enredo e fiquei interessada!

    Beijos, Joi Cardoso
    www.estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabriel, já tinha lido coisas positivas a respeito da série, mas acabou que eu não a li. Mas é um enredo interessante, e mesmo este volume sendo mais introdutório, a série tem tudo para crescer.
    Bjs, Rose.
    Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  14. Gosto de distopia, e misturada com ação e mistério então? Um prato cheíssimo! Gostei bastante da premissa do livro, parece bem original. Como você não revelou muito não dá pra ter uma boa noção das coisas, mas isso é bom para manter a surpresa na hora de ler. Eu realmente daria uma chance para o livro!

    ResponderExcluir
  15. Olá

    É interessante o enredo, mas acho que eu não leria. Talvez minha filha prefira, ela gosta dessas aventuras.

    Vou indicar pra ela! :)

    um abração

    ResponderExcluir
  16. Gostei demais da resenha, o livro parece bem interessante o primeiro costuma ser mais introdutório mas não acho isso um problema. Adoro que a Fundamento aposta em capas com desenhos ao invés de fotos com modelos.

    ResponderExcluir
  17. Já tinha lido algo sobre o terceiro volume da série, foi um grande spoiler rçrç Realmente a história é bem interessante e até mesmo diferente, pois como você pontuou, nada fica esclarecido nesse primeiro volume. Isso me irrita às vezes, mas é porque sou curiosa e apressada demais haha

    ResponderExcluir
  18. Oi Gabi.
    Lembro de ter visto essa capa em uma visita na livraria da cidade e fiquei curiosa, admito que a sinopse te deixa com vontade de roer as unhas. Com a sua resenha fiquei muito mais curiosa e espero que em breve consiga ler o livro *-*
    Parabéns pela resenha!
    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Gabriel, tudo bem???
    Eu não conhecia o livro. Mas achei a premissa muito interessante.
    Beijos,
    Fernanda D.
    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Faz um bom tempo que li esse livro, então não lembro tudo sobre a história. Gostei bastante e só não continuei a série porque não tinha os outros na biblioteca, enfim, espero que você goste!
    Abçs

    ResponderExcluir
  21. Já conheço essa série! Sei que tem muitos livros e é cheia de ação! Adoro ação kkk
    Eu sempre quis ler, mas os livros nunca estão baratos, isso acaba com minhas finanças! kkkk
    Vou esperar pela resenha dos próximos livros, não acho a resenha de todos eles na net, então, estou contando com você para saber mais da série kkkk

    ResponderExcluir
  22. Oi Gabriel, adorei a resenha! Você achou curta mas eu achei o suficiente. Já to aqui super curiosa pra saber o que aconteceu nesse livro. To fugindo um pouco de séries mas acho que pra essa eu abriria uma exceção rs.

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!