Resenha #182 - O Segredo do Alquimista - Scott Mariani - Fundamento

Título: O Segredo do Alquimista
Autor (a): Scott Mariani
Série: Ben Hope # 1
Editora: Fundamento
ISBN: 9788539506262
Ano: 2014
Páginas: 384

- Livro recebido em parceria com a editora.

Sinopse: O Segredo do Alquimista - Especialista em resgate de vítimas de sequestros, Ben Hope encontra pessoas de forma rápida, discreta e eficiente. Mas quando um empresário milionário o contrata para uma missão diferente de todas as outras, Hope se vê em uma situação que mudará sua vida - ou que acabará com ela. Não se trata de achar uma pessoa, mas um objeto: um manuscrito antigo escrito por Fulcanelli, um homem que muitos dizem ter sido um gênio da Alquimia. No documento, pode haver uma fórmula capaz de salvar a vida da neta do empresário, uma criança que sofre de uma grave doença. Tocado pela história, que o faz lembrar o próprio passado trágico, Hope vai para a França começar as buscas. Lá, ele percebe que não é o único procurando o tesouro. Que interesse um obscuro grupo religioso pode ter em Fulcanelli e na Alquimia, que sempre foi condenada pela Igreja? Como uma cientista brilhante e desacreditada pode ajudá-lo a encontrar esse objeto? Por que o manuscrito já foi alvo da cobiça até mesmo dos nazistas? Ben Hope tem dezenas de perguntas, cujas respostas, se forem descobertas, podem transformar a vida de milhares de pessoas.
Scott Mariani une religião com História para criar uma trama dinâmica e viciante, em que não há lugar para clichês. O segredo do alquimista, livro que apresenta o personagem Ben Hope, prende o leitor da primeira até a última página.

Mais tarde sua devoção total ao trabalho de resgatar crianças perdidas ou sequestradas, e a maneira como punia homens maus que prejudicavam ou feriam os inocentes.Um homem incorruptível de riqueza independente.

Olá pessoal, tudo bom?

Hoje a minha resenha vai fugir um pouquinho do padrão fantasia - ficção científica rsrsrs. Às vezes é bom dar uma mudada nos gêneros que estamos lendo, senão fica tudo muito repetitivo não é? Recebi da Editora Fundamento o primeiro volume de uma série de investigação, O Segredo do Alquimista. Esse livro foi uma boa surpresa. Não vou entrar em muitos detalhes sobre a trama, afinal nesse tipo de livro, eu não gosto nem de ler a sinopse, vai que tem algum spoiler, não é mesmo? 

Ben Hope é um homem solitário e fechado. Muitos acontecimentos em seu passado o deixaram desse jeito e a única coisa que o faz bem é o seu trabalho. Ben é um detetive particular, cuja função é procurar crianças desaparecidas, e ele é o melhor que existe. 

Certo dia, Ben recebe a proposta de um velho milionário, essa proposta consiste em achar um antigo manuscrito que pertencia a Fulcanelli, um dos maiores estudiosos da antiga Alquimia. A princípio, Ben desacredita na busca e recusa o serviço, mas o intuito da busca é encontrar o elixir da vida e com isso salvar a vida da jovem Ruth, neta do milionário, que está com câncer. Depois de muito refletir, Ben acaba concordando e se aventura a França para começar a desvendar os mistérios da alquimia. Infelizmente, ele não é o único em busca do manuscrito.

A narrativa é feita em terceira pessoa, o foco narrativo é em Ben, mas outros pontos de vista são explorados, o que foi bem interessante. A velocidade de leitura é um pouco inconstante, o início foi bem lento, afinal o mistério ainda estava sendo apresentando. Estamos conhecendo o investigador e etc, e lá pela página 100 aquelas cenas de ação e o corre-corre começaram e você não consegue parar de ler até descobrir o que vai acontecer em seguida. Porém, em diversos momentos do livro o ritmo cai novamente, geralmente são momentos de reflexão do personagem ou certo "descanso" entre uma corrida e outra. 

Os personagens são Ok, o que mais se destaca é Ben, nosso protagonista. À medida que vamos avançando na leitura, vamos conhecendo mais sobre o seu passado, e descobrimos o porquê do homem ser tão atormentado. Ben teve um desenvolvimento muito bom no decorrer da história. Roberta é quem ajuda Ben durante a empreitada, ela o auxilia durante as viagens pela França e acaba servindo de interesse amoroso, e aí está algo que eu não curti, e que não foi muito bem desenvolvido. 

A ambientação foi boa, porém poderia ter sido mais bem explorada. Durante a investigação, Ben praticamente faz um tour pela França, e em alguns momentos eu não conseguia me situar e me ver na França. Eu tinha muito mais cenários genéricos em mente. 

A história foi o ponto mais forte do livro. Ficou bem claro que Scott fez uma baita pesquisa para poder criar seu mistério e o fez com maestria. Tudo está muito bem relacionado e o mistério permeia até o final. Enigmas, charadas, frases em latim, envolvimento com a Igreja, teorias de conspiração, são o prato principal dessa incrível história. Se você é fã dos livros do Dan Brown, definitivamente O Segredo do Alquimista vai te agradar. 

No geral, foi uma leitura muito boa. Meu coração acelerava toda vez que uma perseguição começava, eu sentia o perigo, e torcia para que o protagonista conseguisse sair daquela situação. Tem algumas cenas de tortura pesada, mas felizmente não são muito detalhadas. Fica então a dica de um ótimo livro policial.

Até a próxima pessoal.

Forte abraço!

Ele pensou que o homem não fala coisa com coisa. A pobre alma havia perdido a razão. Então outro relâmpago quase brilhou atrás deles, enquanto o trovão retumbou instantes depois, ele viu assustado que os dedos ensaguentados do homem apertavam com força o cabo de uma faca.




25 comentários:

  1. Uma ótima resenha, mas não gosto muito dos livros desse gênero... :\

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel, o tipo de livro que eu gosto. Não tinha lido ainda resenha dele, foi bom conhecê-lo um pouco mais.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Sou fãzona de Dan Brown. Quando comecei a ler sua resenha, ele já me veio logo em mente. Não conhecia esse autor, mas tenho certeza que irei curtir demais esse livro. Gosto muito desse clima de mistério, conspirações, segredos, conflitos religiosos. Pena a leitura ter perdido um pouco o ritmo em certos pontos, mas isso não diminuiu minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante de livros de investigação e esse me lembrou os de Dan Brown, mais precisamente me lembrou de Robert Langdon. Talvez eu esteja errada, mas de qualquer forma, gostei dos quotes e o autor parece escrever muito bem.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito deste gênero!!!
    Já faz um tempinho que quero ler esse livro, se não me engano a continuação “A Conspiração Mozart” vai ser lançada esse ano.
    Que bom que você gostou da leitura, fico tranquilo ao saber que terei poucas chances de me decepcionar

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabriel!
    Eu não costumo ler muitos livros investigativos, mas esse me deixou curiosa por tratar de alquimia. Talvez esse ritmo do livro não me agradasse muito, mas quem sabe dou uma chance à leitura...

    ResponderExcluir
  7. Apesar de gostar do tipo de história não me agrada nenhum pouco esse ritmo inconstante do livro, tenho certeza que me sentiria entediada e iria largar a leitura antes e chegar na parte boa e só iria me agradar essas partes de mais ação, para mim fica para a próxima, mas foi bom conhecer e saber mais sobre ele!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gabriel.
    Não conhecia esse livro da Fundamento, mas como gosto de investigação me interessei bastante. Apesar de os personagens não se destacarem tanto, com exceção do protagonista, eu ainda sim quero ler o livro. Acho que a premissa compensa.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros policiais, então creio que esse será uma boa pedida para mim. Pena que a ambientação não tenha sido tão bem trabalhada, porque isso sempre dá um chame à mais ao livro, né? Mas por outro lado, ficar empolgado nas cenas de perseguição podem compensar essa falha do autor. Fiquei curiosa para fazer a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Nao sou muito de ler livros de ficção cientifica, mas vc está certa: sempre é bom investir em novos estilos! Achei a premissa do livro bem interessante e ate fiquei um pouco curiosa para saber se vai conseguir ou nao salvar a garota, mas acho que nao foi o suficiente para me fazer ir ler :/ quem sabe um diiiia. kkkk

    ResponderExcluir
  11. Oie! A sinopse do livro não me é muito atrativa não, sabe? Adoro alguns livros da Fundamento, mas mesmo com sua resenha não fiquei curioso para a leitura desse :/

    É até bom, assim a wish não cresce mais! Kk

    Bjs!

    Leitura Silenciosa | Blog | FanPage

    ResponderExcluir
  12. Eu já adorei a sinopse! Amo esse tipo de aventura. E também fico feliz por não ter uma grande descrição das cenas de tortura. Eu até leio, mas deixam a gente pesada, sabe?
    Certeza que vou querer ler esse! Colocar na minha lista já.

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. é verdade que as vezes é bom ler um tipo de livro diferente, me interessei pelo livro achei legal e com um historia interessante, faz tempo que eu nao leio um livros de açao e acho que posso recomeçar por esse.

    ResponderExcluir
  14. Que capa lindona desse livro! Só não tô enxergando a França aí, mas beleza.
    Estou numa fase de amar séries de investigação, mas ainda não pude ler livros do tema, e com certeza eu quero ler O Segredo do Alquimista!

    ResponderExcluir
  15. Oiiii Paty =DD
    Tudo beem??
    Uaaau que livro!! Eu adooro ficção cientifica e pelo q vc disse realmente o autor teve um baita trabalho de pesquisa!
    Adoorei viw!!
    Bjoos <33
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada da editora, mas adoro aventuras, esse me lembrou Indiana Jones que amo, essa busca ao tesouro, me deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  17. Olá, adorei essa capa e o livro me interessou bastante, é bem diferente do que estou acostumada, quero ler sim e logo!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  18. Gosto quando os autores pesquisam sobre o livr que estão escrevendo e fazem um trabalho excelente usando isso. Gosto também desse estilo policial, parece ser um bom livro do gênero.
    Tudo que Motiva | Participe do nosso TOP Comentarista ♥

    ResponderExcluir
  19. O livro parece ser muito emocionante. Muita informação para receber e acho que ainda não estou capacitada para este tipo de leitura, mas até que gosto do gênero mistério e ação. Um livro pra eu ler mais pra frente!

    ResponderExcluir
  20. Heiii Patty!
    Eu gosto muito de ver filmes policiais, acho q nunca li nenhum livro policial.
    Não sei se Codigo davinci se enquadra nesse gênero.
    Lendo a sinopse até que gostei, teria q ver o jeito que ela escrever para ver se vou acompanhar a história direito. Pq tem autor que faz uma confução danada e eu acabo perdendo a história, tipo quando vc conta que ficava imaginando cenários genéricos. Odeio isso.
    Sua resenha foi otima para nos dar uma ideia do livro.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  21. Oi paty parece ser mto bom o livro..deve ter mto suspense para esse lado
    investigativo, amoo livros assim, d mta tensão nas partes mais tensa neh kkk
    ameei a resenha fiquei bem curiosa pra saber um pouco mais da historia
    espero lê-lo em breve bjoos..

    ResponderExcluir
  22. Eu li um livro do gênero há uns dois anos e até hoje não consegui encontrar um outro livro que me deixasse tão elétrica e atordoada como aquele, mas acho que encontrei \o/ Eu geralmente fujo de histórias que mencionem religião ou que o enredo tenha o mínimo de interferência da igreja, mas às vezes a premissa do livro é tão instigante que isso passa batido por mim. Eu simplesmente amei a premissa de O Segredo do Alquimista, vou por já na lista!

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Gosto muito desse gênero de livro, também achei legal a historia ocorre na França, e o Ben me parece um bom personagens espero que ele seja desenvolvido ao longo do livro e que o romance com a Roberta ajude a conhecer melhor o Ben !!!

    ResponderExcluir
  24. Oi Gabriel. tudo bom?
    Eu fiz um post com esse lançamento da Fundamento, mas não tinha ido a sinopse dele. Eu amo livros policiais e fiquei curiosa com essa leitura. Gosto de tramas que tenham mistério e enigmas que nos deixe instigado. A trama é bastante interessante e se tornou um grande candidato para entrar na minha lista de pedidos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Gabriel, tudo bem? Amei a última quote que você colocou e o único livro policial que li foi pra escola e por não ser um gênero que me agrade constantemente eu nunca mais li nada sobre, mas quem sabe eu volte, eles costumam ter um ótimo enredo... Não sei se eu enfrentaria O Segredo do Alquimista porque, como você disse, ele só começa a partir da página 100 mesmo e não sei se gostaria de "esperar" tanto tempo. Bjs

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!