Resenha #183 - Garota Online - Zoe Sugg - Verus Editora


Título: Garota Online
Autor (a): Zoe Sugg
Editora: Verus
ISBN: 9788576864158
Ano: 2015
Páginas: 308

Livro recebido em parceria com a editora


Sinopse: Penny tem um segredo.
Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida.
Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum.
De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.
Garota Online é um livro encantador, que traduz exatamente o que significa crescer e se apaixonar na era digital.
Oi galerinha! Nossa parece que já faz uma eternidade que não escrevo uma resenha para vocês. Na realidade faz mesmo. Vida de gente grande é complicada na maior parte do tempo. Mas o que importa na verdade é que vocês vão se enjoar das minhas resenhas, essa só é a primeira de várias que serão publicadas. Porque mesmo eu estando sumida, minhas leituras não pararam, então eu tenho muito pra contar à vocês,

Pra começar vou contar pra vocês quais foram as minhas impressões sobre o livro Garota Online da blogueira Zoe Sugg. Eu recebi esse livro em parceria com a editora Verus, que gentilmente enviou o livro para os blogueiros com um kit muito fofo. Tinha boas expectativas a respeito da leitura desse livro e não me decepcionei, finalizei a leitura tomada por um sentimento sublime, como se tivesse acabado de dar um passeio no parque e presenciado o um pôr-do-sol em uma tarde linda de outono.

Porque quando você encontra alguém que gosta de você de verdade, do jeito que você é, e de quem você gosta de verdade, do jeitinho que essa pessoa é, tem que fazer de tudo para não perdê-la.

Penny Potter é uma adolescente britânica apaixonada por fotografia, desastrada, deslocada e que tem como melhor amigo Elliot, o garoto da casa do lado, cheio de estilo, gay e que tem sérios problemas com os pais. Penny como uma grande parte das adolescentes se sente um peixe fora d'água e não consegue expressar o que realmente pensa para as pessoas que estão ao seu redor, por este motivo resolve criar um blog anônimo onde ela compartilha suas experiências, alegrias, frustrações e angústias com seus seguidores. Como muitos outros jovens se sentem como Penny o Garota Online em pouco tempo tem uma reposta muito positiva e a cada dia Penny conquista mais seguidores.

Quando um vídeo de Penny caindo na escola mostrando o que ela preferia manter em segredo se espalha pela rede, nossa protagonista acaba se tornando alvo de bulling. Aproveitando que a empresa da mãe fora convidada para organizar um casamento em Nova York, Penny embarca para "The Big Apple" com a família e com o fiel amigo Elliot.

Penny acredita que essa viagem a fará esquecer o que está acontecendo nas redes sociais, te dará uma chance de se divertir com o amigo Elliot e de fotografar lugares novos. O que ela não imaginava é que conheceria Noah, um garoto lindo, misterioso e roqueiro. Noah além de proporcionar momentos fofos, lindos, inesquecíveis, faz com que Penny supere traumas e conheça uma Nova York que poucas pessoas conhecem.

Mas como nem tudo são flores ela terá que lidar com o relacionamento à distância, o ciúmes de seu amigo Elliot, o segredo sobre a vida de Noah e sobre a Garota Online, as escolhas sobre quem realmente é importante em sua vida, além de superar uma síndrome do pânico, que acompanha nossa protagonista desde as primeiras páginas do livro e que teve origem depois de um grave acidente de carro sofrido por ela e sua família. Porém, acima de tudo Penny terá que principalmente descobrir quem ela é.

Descobri que vida é muito melhor se você enlouquecer um pouco de vez em quando.

De um jeito leve, juvenil e encantador Zoe Sugg construiu personagens cativantes, em um enredo que para muitos pode parecer clichê, romântico demais e até bobinho, porém, que a meu ver faz com que qualquer um se apaixone.

Gostei que mesmo em meio a um texto leve a autora conseguiu abordar assuntos delicados sem a pretensão de ser a dona da verdade, o que deixou o texto mais próximo do leitor, muitas pessoas já tiveram crises de ansiedade, e quantos jovens não entram em atrito com os pais por conta da sua opção sexual? São assuntos discutidos de forma atual e sem medo pela autora. 

Eu gosto quando um livro me deixa feliz. Garota Online não é um livro de tirar o fôlego, não é algo extraordinário, mas com certeza é encantador. Às vezes é a simplicidade que encanta. É a simplicidade que seduz. Ele foi o livro certo na hora certa. Uma narrativa simples, fluída, bem estruturada, uma história sem pontas soltas e super atual. Em alguns momentos parece que somos seguidores do Garota Online e estamos lendo o blog, pois a diagramação nos ajuda a dar assas a nossa imaginação, quando traz os posts da Penny em algumas páginas.

Um livro que fala sobre amor, família, amizade, sobre as pessoas que escolhemos para nos acompanhar em nossas vidas, em como temos que abrir mão de algumas pelo caminho, e como não devemos nos culpar por isso. Como uma amizade verdadeira vale mais que mil amizades falsas, e como o amor pode aparecer em nossas vidas quando nós menos esperamos, basta nos darmos uma chance de viver uma loucura de vez em quando.

Um livro que me arrancou suspiros, risos e mais suspiros, leve e encantador, uma história que vale muito a pena ser lida.

Da próxima vez que você for postar um comentário, uma atualização ou compartilhar um link, pergunte a si mesmo. Isso vai contribuir para a felicidade do mundo?
Se a resposta for não, por favor delete.
O mundo já tem tristeza demais. Você não precisa contribuir para isso.



22 comentários:

  1. Confesso que eu não teria vontade de ler esse livro somente por sua capa e sinopse. mas sua resenha me conquistou totalmente!
    A história parece ser bem legal e combina com o que estou gostando de ler no momento

    ResponderExcluir
  2. Oi Patty

    Quando você comentou comigo que tinha lido esse livro e ele era muito fofo fiquei na dúvida se iria gostar ou não mas quando li me apaixonei a história é muito boa e realmente não tem como não se apaixonar e suspirar no final.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Apesar dos personagens serem cativantes e a premissa ser é até interessante, esse tipo de livro mais juvenil não me agrada tanto. Acho que até poderia dar uma chance, mas não sei se iria amar.
    Espero que ele consiga me arrancar alguns suspiros e risos também.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me interessou bastante e sua resenha já me arrancou suspiros rs. Gostei de saber que a história aborda assuntos importantes, mas de um jeito simples, usando uma narrativa leve e delicada. Achei a capa bem fofa também e estou super curiosa para conhecer essa história.

    ResponderExcluir
  5. Eu não estava interessada pelo livro pois pela sinopse ele me pareceu um tanto superficial, mas com as resenhas fui descobrindo que não era. Tem vários elementos clichês no livro, mas mesmo assim estou interessada, pois há temas bem interessantes abordados.

    ResponderExcluir
  6. Oi Patty! Tudo bem? Amei os elogios ao livro e volte a fazer muitas resenhas! Por favor! Ouvi falar do livro, mas não do conteúdo e me interessei muito! As quotes são maravilhosas. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Patty!

    Li Garota Online na semana passada e você resumiu bem o meu sentimento pela leitura, ele é realmente encantador :3
    Mas tive um pouco de dificuldade em gostar completamente da Penny, por ela ser bem destrambelhada, mas nada que me tenha feito odiar o livro ou ela por completo HAUEAUEHAE

    Beijos!
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  8. Ouço falar muito do livro e apenas comentários bons, a história é exatamente o tipo de leitura que gosto e estou louca pela chance de ler o que ainda não tive a oportunidade! E me identifiquei com a Penny por ela ser destrambelhada, porque eu sou exatamente assim, então o desejo está grande <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. A capa não tinha chamado a minha atenção, mas a sua resenha e outras que tenho lido sobre este livro me deixaram interessada.

    ResponderExcluir
  10. Só quero ler o livro pela polêmica que causou, nem dei muita atenção para o enredo que parece ser de fácil leitura. Acho essa capa bem bonita mesmo, esse tom de azul é lind.
    Tudo que Motiva | Participe do nosso TOP Comentarista ♥

    ResponderExcluir
  11. Eu tinha um blog, mas por falta de tempo acabei deixando um pouco de lado. Pretendo voltar porque sinto saudade de escrever resenhas, mas também não parei com as leituras.
    Esse livro parece tão gostosinho! O tipo de livro que tenho preferido ler ultimamente, apesar de não ser meu gênero favorito. Só com os quotes você já arrebatou meu coração, rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Hello Patty!
    Ótima resenha, deu para entender o tanto que o livro te tocou e que vc gostou mesmo.
    O bulling não é nada fácil pra ninguem enfrentar e muita gente sofre quieto. Com certeza vou ler esse livro, ja tinha gostado qdo li outras resenhas dando notas positivas ao livro.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  13. Ai que demais! Já vi várias resenhas sobre esse livro e a cada uma fico com mais vontade de ler! *-*

    Nunca li nada sobre coisas tipo relacionamento à distância, sabe? Mas vou arriscar nesse, já que todo mundo fala tão bem :3

    Bjs! Adorei a resenha! ;)

    Leitura Silenciosa | Blog | FanPage

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha, que me deixou morrendo de vontade de ler. Esse tema não é um assunto fácil, mas é bom ver que vários autores o estão abordando em seus livros, já que não deixa de ser uma forma de conscientização dos males que ele traz para a vítima das vítimas. Pretendo ler!

    ResponderExcluir
  15. Ô livro elogiado, achei a capa tão linda, fofo, quer muito ler pois amo clichês adolescentes, me lembrou Radio rebel, só que em vez de uma rádio é um blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Comecei a resenha com aquele pré-conceito "muito adolescente" "muito bobinho" "muito chatinho" e essas coisas que livros young adults são. E ainda estou com isso em mente. KKKK Por mais que você tenha falado o quanto é encantador, o quanto vale a pena, eu não sei se gostaria. Realmente notei alguns bons pontos que a autora usou, principalmente o lance cibernético e a amizade. Mas não curto muito a parte do romance.

    ResponderExcluir
  17. é bem desse estilo que eu estou precisando! amo esses livros young adults, que sejam bem leves e que voce termina a leitura com uma paz interior! nada de guerra, nada de dramas com sofrimentos horriveis o livro todo kkkkk leio muito desses estilos sofridos e estou precisando de um bem calmo :3

    ResponderExcluir
  18. Ameeei parece ser mto lindoo o livro
    so pela a capa da pra perceber esta lindaa
    queria mto saber mais da Garota Online haha deve ser bem fofo
    estilo adolecenico haha ameei a resenha mtoo bom
    quero mto ler..

    ResponderExcluir
  19. Oi Patty!
    Eu só vonheci a blogueira e autora do livro quando ele chegou no Brasil, mas o que me deixou curiosa foi como a história parece ser leve e fofa. Fico feliz por saber que a narrativa é boa e agora quero ler mais ainda. Até porque como no quote, de tristeza o mundo já está cheio e eu quero mais livros felizes rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Faz um tempo que li a resenha de "Garota Online" e gostei bastante da historia, adorei sua resenha e estou ainda com mais vontade de ler parece ser uma historia bem leve e cativante mas com cenas engraçadas da penny também gostei da sensação que estamos acompanhado seu o blog !!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Patty, tudo bom?
    Eu me encantei com esse livro assim como me encantei com sua resenha. Adoro livros juvenis e esse parece discutir vários elementos interessantes e pertinentes. Amo histórias leves e envolventes como essa. Ele já está na minha lista de desejados e acredito que vou curtir muito a leitura. Além disso, ainda tem a ambientação em Nova York e Inglaterra, dois lugares que sou louca para conhecer.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Esse livro é tão lindo que, apesar de ter lido umas resenhas não tão positivas, meu interesse por ele não diminuiu. Como você disse, é uma história leve, fluida, envolvente, e como eu gosto de histórias assim. Além disso, eu acho que histórias que abordam o bullying são sempre válidas, a gente tira aprendizados legais de cada leitura desse tema.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!