Resenha #185 - A 5ª Onda - Rick Yancey - Editora Fundamento

Título: A 5ª Onda
Autor (a): Rick Yancey
Série: Quinta Onda # 1
Editora: Fundamento
ISBN: 9788539506644
Ano: 2013
Páginas: 368

- Livro recebido em parceria com a editora.

Sinopse:  A 5ª Onda - Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

Fala pessoal, tudo bom?

A 5ª Onda é um livro que estava na minha wishlist já tem bastante tempo, vi muitas resenhas positivas a respeito da obra nos canais/blog gringos e aqui no Brasil logo depois do lançamento. Tudo isso só aumentava as minhas expectativas, afinal vou deixar passar um livro de ficção científica com invasão alienígena e um toque de distopia? HELL NO! Felizmente tive a oportunidade de fazer o pedido para a Editora Fundamento e aqui estou para partilhar a minha opinião sobre o livro, e já adianto, esse livro é MUITO BOM.

Vou tentar ser o mais breve possível a respeito do plot da história, afinal quanto menos você souber, melhor. 

Em A 5ª Onda temos a nossa sociedade sofrendo as consequências de uma invasão alienígena. Foi uma invasão um tanto quanto peculiar o que tornou toda a situação muito pior. Em um determinado dia uma nave aparece na órbita da terra e fica ali, simplesmente parada. Sem raios lasers, naves pequenas e bichos estranhos atacando os humanos. Nenhuma tentativa de comunicação foi feita. Mas o objetivo deles logo foi revelado, e eles chegaram à forma de quatro ondas.

Depois da primeira onda, só restou à escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.

A história é contada em primeira pessoa, por vários pontos de vistas, e esse foi um dos primeiros pontos positivos do livro. Rick conseguiu diferenciar muito bem a voz dos personagens, não é necessário nenhum tipo de identificação para saber quem é quem, a narrativa de cada um é bem particular. A principal narradora da história é Cassie. Ela tem 16 anos de idade, e está sozinha na floresta tentando sobreviver à invasão. Descobrimos o que aconteceu durante as quatro primeiras ondas através de seus flashbacks. Boa parte da população mundial já foi morta e Cassie acredita ser um dos últimos humanos vivos, se não a última. Sua narrativa é bem sarcástica e emocional, e a leitura do livro é bem rápida e dinâmica. Depois que você começa só vai querer parar quando todas as respostas forem dadas. 

Acredito que o ponto mais forte da história são os personagens. O amadurecimento que tiveram frente ao que eles estão enfrentando é muito rápido, mas não quer dizer que seja mal desenvolvido. Todos os temores e medos estão ali presentes e as situações os forçam a ver tudo de uma forma mais objetiva, apesar do lado emocional estar fortemente presente em todos. Cassie deixou de ser uma garota de 16 que mal vivenciou sua adolescência para ser tornar uma mulher que iria fazer de tudo para salvar seu irmão. É uma protagonista forte, inteligente e decidida, mas que não abandonada o seu lado humano e abraça seu estado emocional para lá de instável, afinal você está no meio de um apocalipse alien, quem vai ser completamente são não é mesmo? O romance introduzido na história foi um tanto quanto rápido, mas não deixa de ser interessante, veremos como será desenvolvido no decorrer da série.

O fluxo da história é bem linear, no inicio vamos aprendendo o que de fato aconteceu e como aconteceu e em seguida a história segue. Temos dois pontos de vistas principais que em determinado momento vão se cruzar. O desenvolvimento de toda a ameaça e a forma como as pessoas estão lidando com tudo foi muito bem inteligente. Temos um vilão esperto, paciente e calculista. Ele sabe muito bem o que precisa fazer, quando precisa fazer e como os humanos vão reagir a tudo que ele esta pretendendo. Eu achei isso simplesmente genial. 

No todo, A 5ª Onda é um livro incrível que eu super recomendo para os fãs do gênero. Se você curte distopia, mas não gosta muito desse lance de aliens, eu digo para dar uma chance. A ficção científica é algo bem em segundo plano e os elementos distópicos são bem mais presentes. 

Bom, gente é isso. Até a próxima! :D
Forte abraço!

25 comentários:

  1. E adoro distopias e adoro ficção científica, então acredito que há enormes possibilidades de adorar a obra. Ainda mais porque os personagens são bons e bem construídos. Com certeza isso dará um peso maior ao livro.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Estou bem interessada nesse livro, amo distopias e ando lendo uns aliens gente boa por aí, eu quero muito saber o que ocorreu nessas ondas! E claro o vilão! Eu vi umas imagens da adaptação e fiquei bem curiosa de como é tratado as narrações dos capitulos.

    ResponderExcluir
  3. Histórias de alienígenas não são as minhas preferidas, mas esse livro já está na minha listinha de desejados desde a primeira vez que li a sinopse. Gostei desse clima eletrizante de ação e suspense, e me agradou muito saber que os elementos distópicos estão bem mais presentes do que os de ficção científica. Com certeza, quero acompanhar essa série.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriel tudo bem? Eu realmente não curto muito ficção científica na literatura, mas como você disse, quem sabe eu não dê uma chance? Essa descrição do vilão que você deu é demais... Estou pensando em ler só pra ver até que ponto ele chega kkkkkk Parabéns pela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oeeee Gabs!
    Que delícia <3 vc ter gostado <3 da 5ª Onda <3
    Preciso muito de O Mar Infinito x-x mas preciso reler A 5ª Onda porque nem lembro de muito detalhe </3

    Besos
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!! Esse livro acaba de virar prioridade! É tanta distopia que lançam que essa meio que passou despercebida por mim. Até agora né. Lendo sua resenha dá muita vontade de ter os livro em mão pra começar a ler imediatamente.

    ResponderExcluir
  7. Quando eu comecei a ler fiquei meio assim, alienígenas não fazem muito meu estilo, maaaaas eu continuei lendo e fiquei curiosa para saber as respostas e o que será essa 5 onda. E gostei também de como os personagens são e como as histórias são desenvolvidas, então eu acho que irei ler sim assim que conseguir fazer alguém me dar u.u
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. É oficial, eu preciso deste livro (rsr). Resenha ótima Gabriel, parabéns, só aumentou a minha vontade de adquirir o livro.

    ResponderExcluir
  9. Sou louca para ler esse livro, ouço falar muito bem da premiça apesar de normal, a autora conseguiu fazer algo inusitado. Acho que aliens e distopia tem tudo a ver! haha
    Tudo que Motiva | Participe do nosso TOP Comentarista ♥

    ResponderExcluir
  10. Como eu gosto de livros narrados por diversos pontos de vista!
    Não li muitas resenhas desse livro, mas nem precisava: só a sinopse já me fez ter uma vontade enorme de ler!
    Tô me interessando cada vez mais por distopias.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. adoro distopias e personagens sarcásticos, achei a resenha interessante e me deu oportunidade de conhecer o livro e me agradar com ele.

    ResponderExcluir
  12. Comecei a resenha não muito animada, mas pô, que livo é esse hein?! Só pela descrição que você faz eu já to quase comprando KKKKK Gente, se for mesmo tudo isso o autor do livro é genial. E aquele primeiro quote que você colocou me deixou pirando de curiosidade. O que são essas ondas pelo amor de Deus? Quero! Como você disse: deixar passar um livro de ficção científica com invasão alienígena e um toque de distopia? Não. Não. Não.

    ResponderExcluir
  13. Hello!!
    O seu MUITO BOM super me animou, hahaha.
    Adoro distopia e esse lance de alien acho até legal e a ficção científica é bom para dar aquele pano de fundo a história mais emocionante.
    Não gostei muito da capa, sou dessas que compra livro pela capa bonitona e que chama a atençao. Mas a sua resenha falou tão bem do livro, que vai entrar na minha wishlist do mês que vem com certeza.
    Valeu pela dica.
    Bjus,

    ResponderExcluir
  14. MEODEOS! *0* FICÇÃO CIENTÍFICA ♥ DISTOPIA *----* INVASÃO ALIENÍGENA :3 TUDO ISSO NUM SÓ LIVRO!? JÁ QUERO! *---*

    Adorei sua resenha! Também só ouço falar bem desse livro, mas só agora fiquei sabendo do qie se trata :3 Estou extremamente curioso *0*

    Bjs!

    Leitura Silenciosa | Blog | FanPage

    ResponderExcluir
  15. Me animei ainda mais depois dessa resenha, porque sou fã de uma boa ficção científica. Agora tô morrendo de curiosidade para saber o que vai acontecer, então é claro que não posso deixar esse passar. Alienígenas <3

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha parado para ler a sinopse do livro, mas amei essa invasão alienígena, me animou, por ser um livro muito bom, vou ler só quando lançarem o resto da série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Soube desse livro quando vi que estavam gravando a adaptação e fiquei tentada a ler. Mas sabe como é essa enorme lista de livro que só cresce? Então ainda to tentando chegar A 5 Onda, principalmente por ter aliens e ter esse ponto diferente das outras distopias.
    Beijos.
    http://sempreadormecidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ha bem dois anos que eu sempre digo: tenho que ler logo esse livro! ai decidiram fazer um filme e entao me desesperei pq tenho que ler antes q o filme seja lançado O.O Mas desse ano acredito que nao falte! Amei a resenha e agora fiquei ainda mais curiosa para livro e filme!! e darei uma chance, mesmo n amando aliens kkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Nossa parece ser mto legal, só nao gosto da parte que é de alienigenas, mais a sinopse e de arrazar, deve ser bem de suspense tbm esse livro a busca pela asobrevivencia nos dxa
    vidrados nas açoes dos personagens, mto legal gostei bastante, a resenha ta óima como sempre .. bjos

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu também fiquei curiosa sobre esse livro desde antes de ele chagar ao Brasil, mas ainda não tive oportunidades para conferir a história. Gosto dessa mistura de distopia e ficção científica e imagino que não vou conseguit desgrudar das páginas depois que começar a ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Faz um tempo que não leio um livro que tenha como tema alien ainda mais um apocalipse alien por isso "A 5ª Onda" e um livro que pretendo ler gostei bastante de o autor nos mostrar o crescimento dos personagens diante de tais acontecimentos eu iria surtar !!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Gabriel, tudo bom?
    Você sabe que não gosto de histórias com aliens, mas amo distopias. Por causa disso e de resenhas como a sua, que eu estou com vontade de ler esse livro. Foi uma das minhas solicitações para a editora nesse mês e estou com boas expectativas. Gostei da premissa e achei a protagonista interessante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Faz tanto tempo que não leio sobre invasão alienígena, na verdade, nunca encontrei uma história realmente boa desse tema. Já tinha visto algum comentário sobre A 5° Onda, mas nunca procurei saber sobre o que se tratava.
    Enfim, já que foi recomendado, vale a pena dar uma chance e ver no que dá.

    ResponderExcluir
  24. Olá!!
    Esse assunto de alienígena não faz muito a minha cabeça não, mas esse livro tem um quê de super interessante que está me atraindo desde que li sobre ele em outro blog. Então a sua resenha só reiterou tudo isso rsrs. Quero muito ler!! Tb acho legal ler assuntos diferentes!
    Bjinho

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!