Resenha #211 - Em Busca de Abrigo - Jojo Moyes - Bertrand Brasil


Título: Em Busca de Abrigo
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528610840
Ano: 2015
Páginas: 434


Livro cedido em parceria com a editora.


Sinopse: A nova edição do romance de estreia da autora vencedora do prêmio RNA com A casa das marés Na noite da Coroação da Rainha Elizabeth II, em 1953, a comunidade de expatriados de Hong Kong se reúne para celebrar o evento com uma festa. Enquanto os convidados tentam ouvir a cerimônia em um rádio antigo, Joy, uma jovem de 21 anos, se apaixona. Menos de vinte e quatro horas depois da festa, ela já está prometida em noivado ao rapaz, mas só tornará a se encontrar com o noivo um ano depois. Em 1980, um ato de rebeldia faz Kate, aos 18 anos, fugir do Condado de Wexford, na Irlanda, com sua filha ilegítima. Quinze anos mais tarde, Sabine deixa Hackney, o elegante bairro onde mora, em Londres, para visitar os avós que jamais conheceu e descobre que Wexford parece ter parado no tempo. Quando Sabine, sua mãe e sua avó voltam a se encontrar, um segredo de família cuidadosamente guardado é descoberto, bem como algumas verdades importantíssimas: o conflito entre o amor e o dever, as escolhas que as mulheres são obrigadas a fazer e o relacionamento entre mães e filhas. " Livro elogiado por autoras veteranas como Rosamunde Pilcher e Anne Rivers Siddons. " "A verdadeira sucessora de Rosamunde Pilcher e Maeve Binchy", segundo a Publishers Weekly. " Primeiro dos três relançamentos da autora com nova arte de capa - os próximos serão A Casa das Marés e Baía da Esperança. " Livro de estreia da autora vencedora do prêmio RNA (Romantic Novelists´ Association, 2003) com A Casa das Marés.


Olá leitores! Como estão?

Li alguns livros da Jojo Moyes e me apaixonei de cara por sua escrita, sempre com protagonistas fortes e que de alguma forma conseguem nos tocar de uma maneira que torna inesquecível sua escrita, suas histórias e seus protagonistas.

Quando vi o relançamento de Em Busca de Abrigo instantaneamente pensei: “Eu preciso ler!” e assim foi. Solicitei o livro e mergulhei fundo em mais um romance tomado de emoções conflitantes que nos fazem amar, odiar e até querer entrar na história para resolver determinadas situações; o mais legal com os livros da Jojo Moyes é que, ao menos comigo, me coloco no lugar dos protagonistas e me pego pensando em seus erros e acertos e se eu faria o mesmo. Ou como poderia fazer para ser melhor, ou me sair melhor. Amo! Então sou muito suspeita para falar.

Pelo que vi, Em Busca de Abrigo é o romance de estreia da autora, que foi publicado no Brasil pela primeira vez em 2004 pela Bertrand; mas com uma capa que nunca me chamou atenção sequer para ler a sinopse na época. Mas dessa vez a Editora trouxe um capa para nenhum fã da autora por defeito.

A diagramação apesar de simples está ótima, e a capa conquista novos leitores apenas ao olhar o livro na prateleira das livrarias. Então; parabéns Bertrand Brasil por esse feito. Tenho certeza que o livro irá vender ‘como água’.

A história é apresentada pelo ponto de vista de Joy, Kate e Sabine; três gerações de mulheres da família Bellantyne (mãe, filha e neta respectivamente). A história inicia-se no ano de 1953 quando Joy conhece seu esposo e dá início a sua trajetória. Aonde mais tarde nos leva a Sabine, que está partindo de férias para a casa de Joy (sua avó) com grandes expectativas que são visivelmente frustradas ao se deparar com alguém completamente diferente do que esperava.

O que acontece com Em Busca de Abrigo é que temos uma história que nos faz refletir e muito sobre relacionamentos, escolhas e suas consequências. As personagens são palpáveis e me senti completamente conectada a elas imediatamente. Eu amo os personagens da autora por serem fortes a sua maneira, apesar de cometerem erros e serem falhos. Humanos! 

Joy é uma mulher madura, direta e objetiva. Mas claro que possui sentimentos e apesar de completamente ansiosa para estar com sua neta percebe através da impetuosidade da mesma que nada será fácil, e que precisará repensar seus próprios erros e as consequências que causaram nas três gerações.

Kate já é um pouco insegura e fica sempre meio que na expectativa e defensiva por conta de seus problemas pessoais, tendo mais medo de se arriscar em determinados momentos ou pensando mais a respeito de Joy, por exemplo, que pondera e põe em prática. 

No passado mesmo que Kate tenha prometido ser próxima a sua filha e sua melhor amiga, não consegue ver onde cometeu tantos erros, já que ambas parecem cada dia mais distantes. Assim como aconteceu com Kate e Joy. Afinal Kate fugiu de casa com sua filha ilegítima o que obviamente causou um grande caos na vida de mãe e depois até mesmo na vida de Sabine.

Sabine parece completamente insatisfeita com tudo ao redor, incluindo sua avó Joy, e acaba deixando transparecer isso em muitos momentos.

Como a maioria das famílias, as três gerações tem suas questões pessoais e aquelas mal resolvidas ao longo de suas trajetórias. Elas são de gerações diferentes, o que as deixam distantes, mas ao mesmo tempo muito conectadas, ao ponto que obviamente irão ‘se chocar’ e terão de lidar com tudo que foi varrido para debaixo do tapete. Como segredos e situações que irão certamente mudar tudo que talvez nenhuma delas pudesse se dar conta antes de tal encontro.

Além da história da família em questão, conheceremos outros personagens intrínsecos com suas próprias histórias como Annie a governanta e Thom quem cuida dos cavalos para a família. Tudo que parece estar desconexo, de repente se conecta, dando sentido, vida e emoção.

Não foi a melhor história da autora que eu já li, mas certamente me agradou muito. Amei a forma como a autora conduziu com maestria mais uma vez a história, seus personagens e minhas emoções. LEIAM!!!

Abraços


21 comentários:

  1. Eu amo os livros da Jojo, ela tem o dom de me fisgar e me fazer amar suas protagonistas e torcer por elas, por mais que certas vezes elas me causem raiva, mas como disse, são personagens bem humanos. Exatamente por isso acabo gostando deles.
    Estou ansiosa para mergulhar na vida de Sabine, Kate e Joy, e ver como cada uma irá se sair para resolver seus problemas e dilemas pessoais.
    A capa está linda, mil vezes melhor que a outra. Dá pra virar objeto de decoração <3
    Adorei a resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu achei legal unir 3 gerações, com descoberta de alguns segredos e a possibilidade de resolverem situações pendentes no passado, mas isso ainda não me animou sabe, não me cativou por completo a ponto de querer muito ler. Mas como eu tenho respeito pela Jojo que escreve bons livros, vou acabar lendo com certeza, rs. E como vc disse, a capa está uma graça, muito bonitinha.

    ResponderExcluir
  3. O único livro que tenho curiosidade de ler da Jojo é o livro " Um mais Um", não que eu ache esse que a história ruim mas ela não me chamou atenção tanto assim, por isso eu passo essa leitura mas acho melhor não ler esse livro pois se não irei fazer uma critica que talvez não faça jus ao livro ^^ ótima resenha e que bom que gostou do livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Karini! Tenho muita vontade de ler os livros da Jojo. Sempre vejo avaliações super positivas sobre suas obras. Em Busca de Abrigo eu já leria só pela capa rs. Muito bonita! O fato de a autora ter abordado tão bem as dificuldades e conflitos familiares, três gerações, cada uma com os seus segredos, dilemas, falhas, torna a história real e o leitor se vê melhor conectado a ela. Pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Oi! :)


    Eu não lembro, sinceramente, de sequer ter prestado atenção em alguém livro dessa autora hahaha
    É que não é muito o meu estilo de leitura e normalmente éo tipo de livro que eu tenho que me obrigar a ler (mesmo que eu veja que a trama ou a escrita da autora seja excelente...O livro simplesmente não me pega).
    Enfim, acredito em você sobre ser uma boa autora, mas provevelmente eu nunca vá ler um livro dela por livre e espontanea vontade hehehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler Em Busca de Abrigo, ainda não li nenhum livro da Jojo Moyes mas tenho vários livros dela em minha lista de leitura, adorei sua resenha, que bom que a história do livro te agradou, sua resenha só me deixou mais ansiosa e curiosa para ler este livro, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  7. Essa capa está realmente incrível, e nenhum fã pode por defeito nela. Tenho visto muitas resenhas em que muitos não gostavam e esperavam mais do livro, mas como foi o primeiro livro da Jojo, deveríamos considerar, neh?? Que bom que você gostou, e espero também gostar!

    ResponderExcluir
  8. Queria ler este livro mais pela capa que eu acho muito linda, não tinha lido nenhuma resenha ainda, mas depois de ler esta, me interessei mais ainda pelo livro a história parece ser ótima, e fiquei ansiosa para ler. Nunca li nada da autora, e quero ler esse livro mesmo ele não sendo o melhor dela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Karini,

    Então eu ainda não li nada da Jojo, que vergonha :(, mas pretendo ler e apesar de você ter escrito uma bela resenha e dessa me parecer ser uma história com uma bela lição de vida e família, não sei se seria por esse livro que eu começaria a ler da autora, vou pesquisar um pouco mais antes de decidir.

    :)

    ResponderExcluir
  10. Olá, Karini.
    Gosto de livros que abordam mais de uma geração da mesma família. Sempre acredito que transmitem uma intensidade maior de sentimentos, por se aprofundar nos costumes e jeitos peculiares dos grupos familiares.
    Sem falar que, como tenho vontade de conhecer algo da autora, então acho que essa é uma boa opção.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  11. Cara pois eu sou fã da Jojo, mas não gosto dessa capa não. E apesar de você ter gostado fiquei animada não. Não me leve a mal, amei CEEADV tanto que é um dos meus livros ´preferidos d mundo inteiro. Ma esse ai me pareceu ser bem fraquinho oh.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  12. Adoro histórias que me conectam com os personagens por eles serem verossímeis e que me fazem refletir. Concordo contigo quando diz que a capa está linda demais, porque é uma das mais bonitas que vi esse ano. Ainda não li muitos livros da autora, mas esse entrou para a minha listinha de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Jojo Moyes está mega em alta ne?!
    Eu confesso que quero muito ler os livros dela e oq falar dessas capas lindas?! Acho que de longe eu vejo e ja sei q é dela, para mim virou um jeito de reconehcer.
    Bom saber que os livros dela tem protagonistas fortes, gosto disso, pq a gente se identifica mais.
    Não sabia que Em Busca de Abrigo era o o romance de estreia da autora, bacana demais terem relançando, pq mta gente nao conhecia.
    Pelo que li gostei da estoria e de como vai ter esse encontro das 3 gerações, pq cada um na sua epoca, tem sua vida e tudo mais. Apesar de nao ter sido o seu melhor livro dela, ainda quero mto ler esse e o outro que vai virar filme!!!

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada da autora ainda, e acredita que ganhei este livro nos sorteios do Skoob? Pois é, agora estou esperando chegar, mas pelo menos já pude saber mais ou menos o que esperar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. O unico livro que li da Jojo foi Como eu era antes de você e amei cada pagina , e pretendo ler outros dela , mas não agora , pois Como eu era antes de você me deixou em um enorme depressão pos livro e foi dificil sair da ressaca literária que o livro me deixou rsrsrsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Oiiiee, tudo bom?
    Infelizmente ainda não li nenhum livro da Jojo, mas pretendo ler todos rsrsrrs assim que eu for rica né, pois eu não tenho dinheiro para comprar os livros agora hehehe, a historia parece ser encantadora, creio que irei gostar muito do livro, achei legal saber que você entra de tal forma no livro que fica pensando se fosse você, o que faria para melhorar a situação , etc. Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  17. Oi Karini, tudo bem?

    Eu estou doida para ler esse livros da Jojo que estão sendo publicados novamente, eu gosto muito da autora e mesmo o livro não sendo o seu melhor trabalho eu quero conferir.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Ainda não li nada da Jojo mas vejo que todo mundo elogia muito sua escrita então estou super curiosa para poder ler algo dela e conhecer sua escrita e gostei de "Em Busca de Abrigo" por nos mostrar essa relação familiar !!

    ResponderExcluir
  19. Oi Karini, tudo bem?
    Infelizmente eu ainda não tive oportunidades para conhecer a escrita da autora, mas tenho muita curiosidade sobre todos os livros dela que conheço... Em busca de abrigo parece ser ótimo, com toda essa questão de convivência entre gerações diferentes e com certeza vou querer ler, mas acho que vou querer ler outro da autora antes. Essa capa nova ficou linda mesmo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Muito feliz que voce tenha gostado, eu não linenhum livro da autora, mas quero muito ler para ver se eu gosto tanto quanto varias pessoas gostam,

    ResponderExcluir
  21. Nossa, quero muito ler algum livro dessa autora. Parece que sou a única pessoa excluída que nunca leu enquanto todos elogiam. Não sei se eu começaria por esse, já que não foi o seu preferido dela, mas parece ser bom. E realmente, não dá pra colocar defeito nessa capa.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!