Ação Literária #5 - Um livro famoso que muitos elogiaram, mas eu não gostei!

Oi galerinha!

Hoje é dia de Ação Literária. Mês passado eu não consegui fazer o post do projeto, o tema de julho foi cada um dos participantes indicar um livro para o outro ler. O que me foi indicado era o terceiro livro de uma série, e eu tentei, tentei mesmo ler os livros mas não deu tempo, li somente os dois primeiros e não consegui ler o livro que me foi indicado, que foi o "Estranho Irresistível".  Pretendo ler o livro, que me disseram ser melhor que o primeiro e eu sinceramente espero que seja mesmo.

Mas como águas passadas não movem moinhos, estou eu aqui para trazer pra vocês o tema do Ação Literária de Agosto: "Um livro famoso que muitos elogiaram, mas eu não gostei".

Fiquei pensando em qual livro colocar nessa categoria e só consegui pensar em um que na época que eu li fez um burburinho imenso na blogsfera. Estou falando de "Um dia" de David Nicholls. 






Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Acredito que eu seja uma das poucas pessoas que não se apaixonou por esse livro, devo confessar que não acho a história totalmente ruim, mesmo não gostando nadinha do Dexter e achando a Emma uma personagem muito condescendente, o livro tem certo charme. Porém, a narrativa do David foi a grande culpada por eu ter arrepios ao me lembrar da leitura desse livro, dizer que foi arrastada seria um eufemismo.

Quem me conhece sabe que defendo os mocinhos problemáticos e até gosto muito deles, mas não consigo engolir o Dexter. O livro narra os encontros de Emma e Dexter no decorrer de 20 anos, todos os encontros são no mesmo dia, 15 de julho. Nesses encontros o autor nos mostra a personalidade autodestrutiva de Dexter e a vida sem sentido de Emma. A história gira em torno do casal, o quanto a primeira noite de 15 julho marcou a vida deles. Eu gosto de livros tristes, e acho que o livro só não foi pior por conta do final.

O que mais me incomodou nesse livro foi que depois de tanto tempo, depois de Emma ter superado e dado um rumo a sua vida, Dexter volta e ela aceita. Eu sei que "o coração tem razões que a própria razão desconhece", porém se fosse vida real Dexter, teria que sofrer muito antes de conseguir o perdão de Emma, mais muito, muito, muito, muito mesmo.

Depois da leitura de "Um dia" não consegui ler mais nada do autor, criei um tipo de bloqueio.

Quem me conhece sabe que eu sou fácil de agradar, mas esse livro foi um que apesar de muitos elogiarem eu não gostei.

E você, tem algum livro famoso muito elogiado que você não gostou? Conte-me!


Abraços quentinhos!!!





28 comentários:

  1. Caramba, eu adoro este livro, Patty! hehehe
    Eu o comprei logo que foi lançado no Brasil, totalmente por acaso, passeando em uma livraria.
    Foi uma bela surpresa pra mim, embora na época tenha ficado desolada com o final, hoje em dia até gosto dele.
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  2. Oii Patty

    Eu não consigo com os livros desse autor. Sei que todo mundo ama os livros dele, mas comigo não funciona. Tenho o mesmo problema também com o John Green. Ás vezes eu penso será que eu sou normal??? Porque todo mundo ama esses autores....rsrs,mas acho que ás vezes acontece mesmo. Entendo direitinho seu post

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu nunca li esse livro que você citou e se o destino não colocá-lo em minhas mãos duvido que leia algum dia. Um livro famoso que todos gostam e que eu não gostei? Bom... Talvez não seja assim tão direto "eu não gostei", só que, quando li O Pequeno Príncipe, não tive aquela sensação tão inexplicável que alguns sentem.
    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. sempre falam bem do livro e como o tema fala mesmo eh de se estranhar, contudo nao tenho vontade de ler o livro!
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Patty,tenho esse livro já li,já vi o filme,acho essa história muito linda e triste ,esperava um outro final para esse amor ...mas enfim não é isso que acontece.Os personagens custam a assumir o que sentem e isso é angustiante.A única série famosa que não tive vontade de ler ,foi Harry Potter e só consegui assistir por inteiro a dois filmes da série,acredite se quiser.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu também gosto de personagens problemáticos, mas esse livro não me atrai não. De certa forma, pelo que você falou, é até bom. Provavelmente eu também não iria curtir muito o desenrolar da obra.
    Nunca li nada do autor, mas pretendo dar uma oportunidade.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Patty! Ainda não li esse livro, aliás, nunca li nada do autor. Até tenho curiosidade, pois vejo muita gente falando bem da sua escrita. Esse, no entanto, não despertou em mim aquela vontade de ler, mas ainda pretendo ler algum de seus livros, só não sei quando rs.

    ResponderExcluir
  9. Um dia eu nao arrisquei ler, pq eu ja tinha visto o filme e nao tinha gostado tanto.
    Foi oq vc disse, o Dexter é um idiota, afffff...e nao gostei nadinha dele e infelizmente a Emma é meio lerda e aceita tudo!!!
    E aquele final?? Ah nemmm.... decepcionei demais e como vc falou, na vida real, ele teria q sofrer mtooooooooo!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Ouvi muito falar desse livro, e por ter muitos comentários me interessei. Mas procurando mais sobre ele vi que há muitas divergências de opiniões. Só pelo post não gostei da Emma e do Dexter, prevejo que ela iria me matar de raiva. Vou pensar muito antes de compra-lo.
    Bom, um livro famoso que não gostei ... é difícil escolher, mas acho que seria Um Porto Seguro do Nicholas Sparks. Não que ele seja tão famoso, mas muitos amigos meu leram e falaram super bem, fui com grande expectativa e não achei que era aquilo tudo que falavam. Mas em um geral não é ruim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Não Um Dia, mas muita gente não gosta desse livro. Pelo filme posso dizer que ele não seria um dos meus favoritos..
    Não consigo pensar agora em um livro famoso que eu não gostei.... Acho que talvez Um Homem de Sorte do Nicholas Sparks, mas é porque estou meio enjoada já da linha de acontecimentos que os livros dele tomam. Sei lá!
    hahaha


    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li esse e não gosto de livros muito tristes, com muita choradeira, rsrs. Eu tenho ele anotado aqui na minha lista devido aos inúmeros elogios, but... nunca me animou!! rsrs agora então... Eu acho que, até o momento, não tenho nenhum livro que eu não tenha gostado e todos adoraram. Não consigo lembrar de nenhum rs

    ResponderExcluir
  13. É chato ir com bastante expectativas em um livro e acaba não achando essas coisas toda hahaha Eu nunca li esse livro e, para falar a verdade, nunca me interessei nele hahaha A Culpa é das Estrelas foi um livro que eu li, gostei, mas não achei essas coisas toda!

    ResponderExcluir
  14. Mana parece que você leu minha mente, tipo eu tava pensando em livros que não gostei e você me aparece com esse post com um livro que eu sinceramente não consegui passar das 50 primeiras paginas do livro, eu não engolia o relacionamento dos dois, se que aquilo podia ser considerado um relacionamento, bem como você sou uma pessoa fácil de se agradar na leitura mas esse livro não me conquistou em nada e como você criei tipo um bloquei pras obras do autor. Adorei o post totalmente e um outro livro que muita gente gostou e eu não gostei foi a menina que roubava livros.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Já ouvi falar muito do David Nicholls mas nunca li nada dele, esse e um livro que estava querendo muito ler de tanto ouvir falar dele mas pela sinopse e a resenha vi que não vou gostar desse livro, também acho muito ruim quando as pessoas falam tanto de um livro e criamos varias expectativas que no final acabam não realizado !!

    ResponderExcluir
  16. Eu amei o livro Um dia, mas ao final eu fiquei muito chateada e ate hoje não consegui ler mais nada do autor, mas eu gostei bastante da historia e vi o filme também que e igualmente bom :D
    Agora o livro Peça me o que quiser me foi muito recomendado e fiquei muito animada pra ler , mas não consegui passa nem da pagina 100 , tentei a pouco tempo ler novamente , mas realmente não consigo. Espero ler outro livro da autora pra tirar este bloqueio dela.
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Nossa Estranho Irresistível é o que menos gosto da série,prefiro mil vezes o primeiro livro.E falando de Um Dia eu também achei a narrativa um tanto arrastada,mas consegui me aprofundar muito na leitura e com os personagens,lógico que o Dexter não merecia o perdão da Emma assim tão fácil,mas fazer o que né.Achei o final super triste e fiquei uma semana inteira remoendo essa história.

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li estranho irresistivel, mas tambem ouvi dizer que é bom e ele esta na minha lista. Um dia eu não pretendo ler pois não me chama atenção

    ResponderExcluir
  19. Tentei ler esse livro e abandonei na metade, sinceramente não me cativou nem um pouco, foi uma leitura mega arrastada, não curti esse livro.

    ResponderExcluir
  20. Oi Patty,
    Não li "Um dia" apesar de ser muito elogiado. O livro que eu não consegui gostar de forma nenhuma foi "A menina que roubava livros" =( não consegui gostar dele.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  21. Nunca li esse livro e nem quero ler kkkkk
    acho que ele deve ser triste e com um final infeliz, pelo menos foi o que entendi pelas resenhas que li.
    bjs
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oii Patty, tudo bem? Você não é a única que não gostou desse livro, eu vi o filme primeiro, e apesar de achar bem mais ou menos, eu gostei... mas quando peguei o livro para ler, não aguentei e abandonei na metade.

    A narrativa do autor é muitoo arrastada, ele quer descrever tanto as coisas que acaba perdendo o foco da história. Fora que concordo com o que você falou dos personagens, principalmente da Emma, me irritava a forma como ela corria atrás do Dexter e estava sempre disposta a perdoar o que ele fazia... sério, não me convenceu nenhum pouco. Nunca li mais nada do autor, e confesso que não tenho muita vontade.

    Bom, no meu post do Ação eu coloquei "A Mais Pura Verdade", que é bem atual. Muita gente amou, mas para mim as atitudes do Mark foram impulsivas e egoístas demais.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  23. Eu também não gosto desse livro, confesso. A gente sofre demais para ter um final desses? Não dá, gente. E juro que ainda pensei que Simplesmente Acontece iria ter o mesmo desfecho kkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Sério que Um Dia não foi agradável?! Nossa, a leitura me atrai muito, mas pode ser que eu também não goste. Mas mesmo assim, eu me interessei mais foi pelo filme que tem minha diva Anne Hathaway ♥

    rsrs, Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Oi Patty!
    Nunca li nada do autor, então digamos que não posso opinar muito sobre a obra mas nunca tive muito interesse em ler Um Dia, vi apenas o filme e gostei de verdade, fora aquele final que foi muito cruel, mas não tive vontade de saber realmente da história sabe?! Conheço muitos leitores que adoraram a obra e elogiam muito a escrita do David, mas muita gente também não curti muito, então eu sigo na minha dúvida, hahaha, quem sabe alguma obra me interessa não é?! bjos.

    ResponderExcluir
  26. Eu acho esse tipi de postagem muito divertida hahahaha
    Enfim, eu concordo com vc. Achei Um Dia uma grande porcaria, pra te falar a verdade.
    O meu livro famoso seria Halo. A autora faz umas coisas bem nadaver na história. Odiei sinceramente. Se vc nao leu nem perca tempo hahahaha

    ResponderExcluir
  27. Eu não li nada desse David, e tambem nem a resenha desse livro, não conhecia a historia mais já conheci o livro.
    Todos temos esse gosto, e acredito que nenhum que eu tenha li e seja famoso e eu não goste.

    ResponderExcluir
  28. oi
    já conhecia o livro, mas, por se tratar de um tipo de livro que eu não gosto, não li.
    foi uma pena você não ter tido uma boa experiência com o livro, porque realmente, fica difícil ler outra obra do autor e você teve esse problema.
    um livro muito elogiado que eu não gostei muito foi "a culpa é das estrelas". uma história já conhecida, mas, só por causa de um público-alvo muito empolgado com a história, criou-se uma fama muito grande para o livro que nem é tuuuuuuudo isso. Li antes de ter tido essa faminha toda e não senti como muitos se sentiram. Cada um é cada um.

    bjs

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!