Resenha #216 - Brilhantes - Marcus Sakey - Galera Record

Título: Brilhantes
Autor (a):Marcus Sakey
Editora: Galera Record
ISBN:9788501052742
Ano: 2015
Páginas:476


Livro recebido em parceria com a editora



Sinopse: A partir de 1980, um por cento das crianças começou a apresentar sinais de inteligência avançada. Essa parcela da população, chamada de “brilhantes”, é vista com muita desconfiança pelo restante da humanidade, que teme a forma como esse dom será usado. Nick Cooper é um deles, um agente brilhante, treinado para identificar e capturar terroristas superdotados e levá-los para a custódia do governo. Seu último alvo está entre os mais perigosos que já enfrentou, um líder responsável pelo maior ataque terrorista dos últimos tempos e que pretende começar uma guerra civil. Mas para capturá-lo, Cooper precisa se infiltrar em seu mundo e ir contra a tudo o que acredita. Denominado pelo Chicago Sun-Times como o mestre do suspense moderno, Markus Sakey criou um universo ao mesmo tempo perturbador e incrivelmente semelhante ao nosso, onde um dom pode se tornar uma maldição.

ULTIMAMENTE, MUITO TEM SE FALADO sobre o Dr. Eugene Bryce e seu estudo dos supostos "brilhantes", aquela porcentagem de crianças nascidas desde 1980 com habilidades excepcionais. Embora não se conheça a completa extensão dos dons, é óbvio que algo notável aconteceu: não está nascendo apenas um prodígio por geração, mas um a cada hora do dia, todos os dias.


Brilhantes, como explica o trecho acima são pessoas que nasceram com poderes especiais e acabaram se destacando dos demais. Esses nascimentos começaram a acontecer com muita frequência a partir de 1980 o obviamente despertou atenção de muitos, principalmente quando se teve um vislumbre do que eles seriam capazes de fazer.

A história é eletrizante, cheia de mistérios e pessoas com superpoderes, uma guerra está para acontecer e seja como for, é melhor não estar no meio dela.

Uma mistura de ficção científica com suspense, repleta de conspirações e intrigas que prende o leitor de maneira que não se vê a hora passar. Fiquei ávida por saber o que estava por vir e não desgrudei das páginas.

Apesar de termos os “superpoderosos” como principal desencadeante para a trama, a coisa gira em torno da perseguição que Cooper está empenhado. Ele tem o “poder ou dom” de ler a linguagem corporal alheia e até prever os movimentos e intenções das pessoas. Apesar de ser um “brilhante”, Cooper encontra-se do lado oposto à guerra, ele trabalha no DAR (Departamento de Análise e Reação) e é completamente dedicado a sua função e acaba prejudicando sua vida pessoal, pois o fato de ser um “brilhante” empenhado em sua função no DAR acabou sendo o catalizador do término de sua relação. Mesmo assim, mantém um convívio pacífico e amigável com sua ex-esposa e procura estar presente quando não está acatando ordens do DAR.

Jonh Smith é seu alvo no momento, pois é um dos terroristas mais ameaçadores, tendo atacado a bolsa de valores o que culminou na morte de mais de mil inocentes.

As pessoas não querem a verdade, realmente. Querem vidas seguras, aparelhos eletrônicos bacanas e geladeiras cheias

Após Cooper e sua ex-esposa terem certeza que sua filha é uma “brilhante” eles sabem o que está por vir, mesmo Kate tendo apenas quatro anos. Para poupar a ida de Kate para a academia, Cooper procura seu superior e faz um acordo bizarro, que inclui assumir a culpa pelo atentado em uma estratégia um tanto desesperada que pode levá-lo bem perto de seu alvo e poupar sua filha de ir para a academia. Mas que também o fará alvo do DAR. Tudo vale a pena se o acordo for cumprido, sua filha jamais será testada e jamais se afastará da família e terá de lidar com “a parte ruim de tudo que ser um brilhante representa”.

O governo tenta manter o poder sobre os “brilhantes”, com isso aos oito anos testa todas as crianças no intuito de encontrar as mais poderosas que vão para a academia para serem moldadas para os propósitos dele. No decorrer desse “treino” coisas ruins podem acontecer e é tudo que Cooper não deseja para sua filha.

A história se desenrola de forma rápida e só há tensão do começo ao fim. Eu Adorei! Se você gosta de ficção científica, e procura uma narrativa rápida, em capítulos curtos, um história cheia de reviravoltas que te prende, não deixe de ler Brilhantes.


O mundo seria um lugar melhor se as pessoas parassem de votar em candidatos folclóricos com quem poderiam beber uma cerveja e começassem a votar em gente mais inteligente que elas.

26 comentários:

  1. As editoras estão investindo muito nesses temas, fico feliz, pois adoro kkkkkk
    Estou louco para ler esse livro, e gostei muito da resenha, parabéns pelo blog, já estou inscrito.
    Tenho um canal literário, sintam se convidados a visitar.



    https://www.youtube.com/watch?v=q9y4WnSuNUU

    ResponderExcluir
  2. Quando eu vi esta capa em outro blog achei ela incrível, acho que por ela parecer um mapa que e a minha paixão. Parabéns pela resenha! Este parece ser um daqueles livros que você pega e não pode mais largar ate que termine , pois tem que saber o final , entâo fiquei muito curiosa pra saber o desfecho da historia , o que vai acontecer com a filha do Cooper ?? Agora estou curiosa =) rsrsrs
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Karini! Estou louca para ler esse livro. Achei a premissa incrível e essa mescla de ficção científica e suspense me agrada bastante. Muito bom saber que a leitura flui de forma rápida e que a história é cheia de reviravoltas. Certeza que viciarei na primeira página haha.

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros de ficção científica, e também livros em que os personagens tenham poderes, no caso desse livro super inteligência e essas coisas.
    Adorei sua resenha e quero ler esse livro, achei essa capa super linda.

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Só pela sinopse já vi que tenho que ler esse livro. Sua resenha me fez ficar com mais vontade de ler. Adoro livros de ficção científica com suspense, então como não vou gostar de um livro assim?! Amei. Pretendo compra-lo logo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei o livro pelo simples fato de saber que envolve dois gêneros que eu amo: Ficção Científica e Suspense! Já tinha visto o livro, mas ainda não tinha visto uma resenha sobre ele. O livro me pareceu incrível por envolver superpoderes. Isso me lembrou X-Men hahahah

    ResponderExcluir
  7. Gente, que bela surpresa! Eu vi mtas blogueiras recebendo o livro e postando no Facebook, mas nem sabia do q se tratava. Primeira vez que li a sinopse e a resenha e gostei mtoo..!
    Bom saber q é de suspense, que tem super poderes, algo tipo mutantes ne? Governo sempre querendo controlar e criar um super soldado, pelo menos eu entendo isso.
    Com certeza é um livro q quero ler e saber de tudo sobre esses brilhantes que sao a a evolução humana.
    Ameiiii a dica!

    ResponderExcluir
  8. Yes, baby !!!! Esse é meu tipo de livros, serio mesmo fiquei muito interessada na história, a história desse livro me lembra um pouco a história do livro Destino Mortal ^^ Personagens com poderes, governo tentando controlar tudo, guerra vindo isso sim são elementos que nos prometem uma ótima história. Partiu procurar esse livro pra ler e parabéns pela maravilhosa resenha.

    ResponderExcluir
  9. Oi Karini!
    Eu não sei não, eu estou super animada para ler o livro, mas ele parece ser um pouco confuso, essas coisas de superpoderes e tal.
    Acho que só vou poder saber lendo, então acho que vou dar uma oportunidade para ele. E é super curioso essa coisa de a maioria das pessoas nascerem super inteligentes e realmente brilhantes.
    Beijos!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha visto esse livro em algum livro, mas como não gostei da capa não me interessei em saber mais, agora depois dessa resenha percebo o meu erro, eu amo livros com pessoas com superpoderes, e ainda tem perseguição, com certeza esse livro promete ser muito bom e acho que irei gostar.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Karini.
    Como eu gosto de ficção científica, gosto de suspense e gosto mais ainda de conspirações, a obra me chamou a atenção de cara. Obviamente estou louco pela leitura e a sua resenha me animou ainda mais.
    Se a narrativa é rápida e os capítulos são curtos, melhor ainda. Assim a leitura se torna mais dinâmica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  12. Desde que fiquei sabendo sobre esse livro, eu quero ler!!
    Adorei saber que é uma leitura do tipo eletrizante, que não se quer parar de ler pq eu adoro livros assim, ainda mais quando eles têm os capítulos curtos. Então essa é uma leitura certa pra mim. Acho que vou gostar!!! Foi ótima a resenha ;)

    ResponderExcluir
  13. Olha só, por isso não devemos nos ater apenas a capa, pois se fosse assim, não teria nenhum interesse neste livro. Bom saber que a leitura prende, vou dar uma chance.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Oi Karini, tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha, já tinha lido outra em outro blog e me interessei demais. Achei bem interessante os "brilhantes" e os seus dons, mas a história não fica só nisso, tem conspirações, perseguições e um pai que faz o que pode pela a filha. O livro parece ser bem envolvente e é bom saber que tem uma narrativa fluida, pois ele é bem grandinho.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Primeiro que só pela capa fiquei curiosa para saber sobre o livro, depois que li sua resenha soube que realmente o livro me interessava. Fã de coração por ficção cientifica, o que um pai não faz pela filha? Realmente essa é a prova de que Cooper realmente se importa com a familia. Agora meio que despertei, porque sei que os super heróis não dão sua identidade, para não ter de seguirem propósitos do governo ou serem usados para testes.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Esse livro parece ser ótimo e sua resenha me deixou ainda mais curiosa sobre a história! Nunca fui muito fã de desenhos e filmes de super-heróis, mas Brilhantes chamou minha atenção e esse enredo de crianças super dotadas deve ser muito bom mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Karini!
    Já li várias resenhas dessa livro, e desde o lançamento da editora eu só fico mais anciosa por essa leitura! Eu me apaixonei pela premissa da obra, amo distopias e esse livro tem um pouco disso, já vi muita gente comparando um pouco com X-man, e meu Deus!!! Eu preciso desse livro, quero muito saber mais sobre a história! Otima resenha, bjos.

    ResponderExcluir
  18. Karini,quero muito ler esse livro,amo histórias eletrizantes e cheias de mistérios e com tema mesmo que distópico,de guerra,melhor ainda que apresenta outro aspecto interessante a inteligência,saber que o personagem Cooper tentará proteger a sua filha Kate é também muito emocionante,além também de ataques terroristas e poderes especiais,ansiosa para ler.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    A primeira coisa que me chamou atenção em Brilhante foi a capa que esta linda gostei bastante da resenha faz um tempo que não leio nada de ficção científica e gosto muito desse gênero o livro parece cheio de ação e adorei a tensão do inicio ao fim que nos prende ainda mais na leitura !!!

    ResponderExcluir
  20. Já ouvi falar de "Brilhantes" e eu estou louquíssima para ler!
    Sobre a Sinopse: Quem a fez acertou em cheio. Desde o início, quando li a sinopse, fiquei super curiosa para saber COMO as crianças passaram a ter a inteligência avançada e o POR QUÊ pode se tornar uma maldição. Na verdade, faço uma pequena ideia, mas acho que a minha ideia não envolveria todo o "um por cento" das crianças. Agora é esperar para que eu possa ter oportunidade de ler o livro.
    Sobre sua resenha: Adoro o seu jeitinho simples e objetivo de falar sobre o livro. Adoro ficção científica [descobri isso a pouco tempo] com suspense. Fiquei ainda mais curiosa. Obrigada por compartilhar um pouquinho da sua experiência. Espero adorar o livro também.

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. A capa e o título me chamou a atenção quando ouvi falar do livro pela primeira vez , a história parece muito original e interessante.Crianças brilhantes que nascem com muita inteligência já chama muita a atenção,gosto muito de livros com mistério e ficção.Muito curiosa pra ler!!! Bjss

    ResponderExcluir
  22. Ficção científica e suspense? Pessoas com super poderes? Já amei, já quero! Depois dessa resenha eu só posso colocar esse livro no topo da minha lista de desejados, porque fiquei morrendo de curiosidade. Acho que vou amar!

    ResponderExcluir
  23. Sinceramente não curti muito, não é o tipo que costumo e gosto de ler. Mas parece ser muito bem escrito e instigante.
    bjos

    ResponderExcluir
  24. Já vi muitas resenhas positivas desse livro, parece ser diferente de tudo que eu já vi. Amo livros com ficção, climas meio distopicos e anormais...estou louco para ler! Adorei a resenha. Abraços ^^

    ResponderExcluir
  25. Oie
    Esse é um livro só ou é uma série?,espero que seja único.E o Cooper deve ser um ótimo personagem e pelo que você descreveu imaginei o livro como um daqueles filmes de corrida contra o tempo.E espero que explique o por que do Cooper fazer parte do lado contrário aos Brilhantes.Estou com altas expectativas em cima dessa história.

    ResponderExcluir
  26. Você já assistiu Tower Prep? É uma série muito boa, que infelizmente foi cancelada e que me pareceu ligeiramente parecida com o livro. Ou o livro com ela, uma vez que ela veio primeiro né? hahahahaha
    Eu quero muito mesmo ler esse livro, são as distopias que eu mais desejo junto com Fragmentados e Rainha Vermelha.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!