17º Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

Olá galerinha! 

Quinta-feira dia 03 de setembro começou a 17º Bienal Internacional do Livro Rio, e pela primeira vez eu viajei para o Rio de Janeiro exclusivamente para a Bienal. Infelizmente não pude ficar todos os dias, afinal trabalhar faz parte da minha vida e o Governo Federal fez o favor de inventar mais uma declaração para nós, contadores, entregarmos até o dia 30 de setembro. Mas o importante é que consegui conhecer a Bienal do Rio e vou contar um pouquinho do que aconteceu por lá esse primeiro final de semana. 

A Bienal do Rio acontece no Riocentro que fica localizado na Barra da Tijuca, e diferente de São Paulo a estrutura de lá oferece muito mais conforto para seus visitantes. O Riocentro possui cerca de 55 mil metros quadrados divididos em três pavilhões, muito mais espaço que o Pavilhão de Exposições do Anhembi possui. E mesmo lotada, consegui andar tranquilamente pelos estandes. Como aqui em São Paulo fiz a maioria das minhas compras na sexta-feira, que foi um dia mais tranquilo, e consegui tirar fotos com alguns autores que circulavam tranquilamente pelos corredores. 

Sábado e Domingo mesmo com muito mais pessoas circulando pelos corredores, a estrutura suportou bem o evento, não há como não fazer comparações, em São Paulo ano passado não conseguíamos ir ao banheiro sem enfrentarmos filas gigantescas, usar o cartão de débito e crédito aqui foi quase impossível, problemas como esse não encontrei no Riocentro. A área externa é muito bem aproveitada com uma ampla praça de alimentação, e caixas eletrônicos dentro da Bienal. 

O espaço aqui em São Paulo não suporta a quantidade de visitantes, isso é fato, porém senti falta de algumas facilidades que os organizadores de São Paulo disponibilizaram para os blogueiros, como por exemplo, conseguir uma credencial lá no Rio foi quase impossível e valia apenas para um dia. Não sei se é efeito da crise, mas para quem vai no mínimo cinco dias à Bienal e paga a inteira, o ingresso vai sair bem caro. Aqui em São Paulo além da credencial ainda quem tinha uma marca especifica de smartphone também pagava meia, esse é o poder do patrocínio. 

Algumas editoras estavam com descontos interessantes na compra de um determinado número de livros, foi o caso da Valentina que eu consegui 40% de desconto e a V&R que consegui 20%. A Universo dos Livros e a Arqueiro estavam com preços muito bons, já a Companhia das Letras eu achei meio salgadinho. Eu me comportei bem, a minha wish list estava pequena, comprei mais por impulso que por desejo mesmo. 

O bom dessa época é rever os amigos, conhecer autores, participar de eventos, estar no movimento.

Eu tive o prazer esse mês de conhecer a Diva Julia Quinn, sonho realizado!!! Encontrei a Paula Pimenta nos corredores da Bienal, adoro os livros dela, e claro fui tietar. Além é claro de conhecer pessoalmente Kel Costa, que me deu o Mika, um dos meus maridos literários. A fofa da FML Pepper, Vanessa Bosso, Renan Carvalho e rever a Graciela Mayrink. Infelizmente não consegui conhecer pessoalmente Colleen Hoover, mas mesmo assim consegui meu livro autografado por ela, e a Roberta conseguiu o que iremos sortear pra vocês no Top Comentarista.



O estante da Novo Conceito como sempre estava lindo, mas quem ganhou meu coração foi sem dúvida as "Mortes" da FML Pepper. Nunca quis tanto que a morte me levasse... Que homens lindosssss *suspirando*


Eu acho que me comportei, eu voltei pra casa com 10 livros a mais, porém um foi presente da minha amiga Kel do blog Por uma boa leitura, ela me deu Nascimento Mortal da Nora Roberts, amo essa série e amei o presente.

Também ganhei da Roberta uma almofada linda com alguns dos meus maridos literários, ano que vem ela terá que me dar um edredon, porque não cabe todos em uma almofada só.


Esses são alguns dos autógrafos que consegui esse mês.
Semana que vem teremos Colleen Houck e Anna Todd, farei o impossível pra ir ver as duas, espero que eu consiga.


Tudo que é bom dura o suficiente pra ser inesquecível, e essa Bienal pra mim foi muito divertida e com certeza não esquecerei tão cedo.

Ano que vem tem mais e dessa vez é aqui, que venha a Bienal SP 2016!!!



28 comentários:

  1. Oi!
    Queria muitooo o autografo da Julia Quinn ,e de muitos outros autores nacionais ,mas não pude ir a bienal.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Patty,que pena não poderei ir a Bienal esse ano,mas acompanharei tudo por aqui com certeza e não posso negar que amei esse post.Gostei muito de saber da sua opinião sobre o espaço ,organização do Rio Centro,infelizmente algumas coisas,ficaram caras aqui ,mas nada é totalmente perfeito,parabéns pelos autógrafos e amei as fotografias,principalmente a da Paula Pimenta.Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha...maridos literarios foi otimo. Tb quero um edredon, pq uma almofada é pequena mesmo...hahaah!
    Essa bienal nao fui, mas ja vi que foi mtooo boa, se eu morasse no RJ, acho que iria todo dia, adoro uma feira e sendo de livros eu fico mais doida ainda.
    Pelas fotos tudo foi mto animado, adorei a foto com a Peper e as mortes, que saude eles tem, hahah

    ResponderExcluir
  4. Oi Patty!!!
    Que máximo, vc aproveitou bastante!!! Adorei conhecer vc, a Andressa e a Bruna, de blogs tão queridos pra mim. Não sabia que a Beta tb estava lá, só vi depois pelo Instagram. Que pena, tb gostaria de tê-la conhecido. (Beta, sua vacilona, onde vc estava? rsrs) Fico feliz que vc tenha se divertido aqui na Bienal do RJ. Eu morri de rir com a sua foto no ig com as "mortes" pq a tua carinha ta mto engraçada rsrs. Bom, eu super me comportei e comprei só 5 livros. Consegui conhecer e autografar meus livros com a Carina Rissi, a Carol Sabar e a A. C. Meyer. Todas foram bastante simpáticas e, no final das contas, apesar das filas, tb me diverti muito na Bienal. Valeu a pena!!! Sábado tem mais ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Patty!
    Quanta coisa boa você consegui hein?! Fui no dia 05 e foi minha primeira experiência em Bienal, tentei te encontrar mas foi impossível encontrar qualquer pessoa por lá, estava muito cheio e até me perdi algumas vezes das minhas amigas hehehe, tb não consegui pegar senha pra nada nem autografar meus livros, mas mesmo assim valeu a pena... valeu de experiência pra próxima. Quem sabe não nos vemos na de SP?
    Bjs flor! Divirta-se por mim e pegue bastante marcadores lindos...

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post e gostaria de ter a chance de ir para a bienal, mas não vai rolar tão cedo na minha vida. Espero conseguir ir na de SP ano que vem, se tudo der certo e eu voltar finalmente para casa.
    Conhecer Julia Quinn e outras autores deve ter sido um sonho realizado, fico boba só de imaginar! Você se comportou muito bem na bienal, inclusive, sempre tem alguém que acaba caindo na tentação em eventos do tipo.
    Adorei as fotos e espero que consiga ver Anna Todd e Colleen Houk. Boa sorte.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ai que delícia eu tenho muita vontade de ir em uma bienal já pensou conhecer tantos autores queridos,Patty adorei as suas fotos muito obrigada por compartilhar este momento com agente.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Patty...
    Adorei tudo que está na postagem... gostaria muito de ter ido, mas infelizmente não rolou... fiquei acompanhando algumas postagens nas redes sociais e me diverti com vocês... nada melhor do que conhecer e reencontrar autores, rever os amigos e compartilhar de momento que somente nós leitores conhecemos e amamos... a postagem ficou linda. Eu também vou tentar pegar o autografo da Houck... preciso disso é muito amor... A Pepper inovou no quesito de trazer a morte... fiquei com uma invejinha branca disso... Oh Lord rs... xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não posso comparar a Bienal do RJ com a de SP, pois nunca fui à bienal de SP. Porém, esse ano a aqui do RJ estava com uma estrutura ótima mesmo. Usar cartão de débito foi tranquilíssimo, algo que nem sempre acontece.
    A Companhia estava com preços mais altos mesmo, também achei o mesmo na Novo Conceito. Gostei bastante dos preços da Arqueiro e da Intrínseca.
    Adorei a postagem!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  10. Querida seu post foi fantástico e devo dizer que fiquei com uma inveja braga dos autógrafos que conseguiu e já fui na bienal do livro do Rio de janeiro e o espeço em realizam o evento é enorme. Adorei as fotos e se lembre de nós na bienal kkk

    ResponderExcluir
  11. Oi Patty! Uau! Queria muito ter ido para conhecer a Colleen :'( Mas a distância é muita. Espero programar e ir em SP. Pode ser ano que vem, eu não ligo hahahahaha Estou louca pra ler Em busca de Cinderela e a trilogia Métrica <3 A Paula é muito linda e fofa né? Bjs

    ResponderExcluir
  12. como eu gostaria de poder ter ido na bienal pra ver a Julia Quinn e a carina Rissi, soube que tinha até um Ian la kk

    ResponderExcluir
  13. Eu fui apenas em um dia da Bienal, e achei que os livros estavam bem caros. Fui com a intenção de comprar o livro da Guerra Civil e me surpreendi quando vi que estava o dobro do que na internet.
    As únicas editoras que vi que estavam realmente com promoção foram Intrínseca e a Arqueiro.
    Eu consegui ir no bate papo com a Paula Pimenta e ela é muito simpática.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns por ter conseguido o autógrafo da Julia Quinn
    Amo os livros dela. Todos os vídeos que vi a Bienal tava uma loucura kkk
    Mas é que durante a semana deve ser melhor
    Eu queria muito ter ido a Bienal,mas não moro no rio :/ e infelizmente não deu para viajar para o rio

    ResponderExcluir
  15. Oi Patty!
    Ir na bienal é um dos meus sonhos da vida, hahaha, são do interior de Minas então é bem complicado deu ir em alguma edição, mas acompanhei a desse ano bem de perto, por vários blogs e booktubers. Acho que se tivesse a oportunidade de ir sem sombra de dúvida iria querer ver a Coollen, Paula Pimenta, e mais alguns aí, que sabe no ano que vem ne?! Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Paty. Você foi uma das blogueiras mais comportadas que vi até agora, na volta da Bienal. A Bienal é um sonho de consumo para mim, crio que também é para muitos outros leitores, uma frase que você mencionou me define: "O bom dessa época é rever os amigos, conhecer autores, participar de eventos, estar no movimento.". Parabéns pelas aquisições, encontros e diversão.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Essa bienal estava cheia de ótimos escritores, acho que se tivesse ido não sabia atras de que corria primeiro e também o mais legal e que encontramos os amigos, e adorei saber dos descontos !!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Patty, tudo bem?

    Adorei o post. Infelizmente eu só pude ir em um dia, mas foi maravilhoso. Eu fui na primeira sexta-feira, então estava tranquilo e pude fazer ótimas compras, tirar fotos maravilhosas e pegar muitos marcadores. Conheci a FML Pepper e autografei meu "Não Olhe!" que não resisti e comprei, mas infelizmente não levei "Não Pare!"... e nossa, como eu queria ter sido levada por essas mortes maravilhosas. Também pude conhecer o Felipe Colbert que foi ótimo, e comprei "Para Continuar" que já devorei.

    Adorei as suas fotos, o estante da Novo Conceito estava mesmo um arraso e adorei as suas aquisições... e que fofa a almofada, também queria uma. É ótimo poder reencontrar os amigos, não é mesmo!? Bom, o Riocentro é realmente grande e capaz de suportar melhor um evento desse porte, o grande problema é que é bem longe, e para quem não mora perto e não tem carro, como eu, é complicado ir todos os dias.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  19. OI Patty! Espero que tenha se divertido muito!! Ano que vem eu vou na de SP =D Já estou ansiosa desde agora, acredita?! hahahaha

    Fico muito feliz que tenha conhecido autoras tão queridas!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  20. hahahahahhahaha todo mundo adorou essas "mortes". bacana e bem crativo!
    fiquei BEEEEM interessada em um dos seus livros. o "quando o vento susmiu". já quero!!
    não pude ir a bienal por causa da distância e o money que não dá mas adorei a sua experiência e fico feliz q tenha aproveitado o máximo. ainda bem q no Rio a locomoção dentro do evento tenha sido melhor.

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Muitas pessoas disseram coisas ótimas dessa Bienal.
    Recheada de livros bons, e eu vendo Deadfall, bem ali junto a Blackbird, quero os dois! Redeu, Hein?
    10 livros em um dia, é ótimo em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  22. que Mortes sao essas neh? kkkkkkkkkk fizeram inveja em todas que nao foram para a bienal! Infelizmente aqui em fortaleza a bienal é legal, mas raramente vem bons autores como esses :( Queria tanto ter conhecido a Julia :'(

    ResponderExcluir
  23. Ai, essa Bienal deve ter sido tudo de bom! Fiquei babado em todas as fotos que vi e nesses autores maravilhosos. Queria demais ter conhecido a Julia Quinn e a FML Pepper, que parece ser um amor. Sem contar que essas mortes são tudo, né? kkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Queria ter ido a Bienal mas trabalho por plantão então fico muito cansada. Alem de ser muito e perigoso, já que eu iria de ônibus.
    Amei os autógrafos das autoras, queria o autografo da Julia também, ela é tão linda.
    beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu fiquei desanimada e nem fui na bienal, agora estou arrependida, porque terei que esperar 2 anos para poder ir.
    Adorei as foto que tirou, a autora FML Pepper é uma figura né? Olha a pose que ela fez pra foto, deve ser super simpática.
    Amei os livros que comprou, prevejo ótimas resenhas vindo por aí.

    ResponderExcluir
  26. Deu para perceber que você aproveitou bem a Bienal, bem legais suas fotos.
    Eu não tive como ir por morar muito longe, mas queria muito.

    ResponderExcluir
  27. Seria om que uma cidade copiasse o que a outra tem de bom não é mesmo. A parte da organização carioca recebeu muitos elogios mesmo. Só não pode-se dizer isso com a parte do transporte até o local, que continua deficiente. Neste item São Paulo leva vantagem. Mas o bom mesmo é aproveitar para conhecer autores, e rever amigos. Além claro de fazer boas comprinhas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  28. Aiii Patty!! Que sonho!! Nunca fui numa Biena, acredita?!! Pois é =(
    Mas ameeeeei as suas compras, quero tudooooo!!!!
    E esses autográfos , aiiin *---*
    Queria ter conhecido a FML Pepper, Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Maurício Gomyde, Babi A. Sette, e tantooooooooos outros autores superlegais!!
    boas leituras \o/
    bjos

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!