Resenha #245 - O Mapa de Vidro - S. E. Grove - Verus Editora


Título: O Mapa de Vidro
Série: Mapmakers - Livro 01
Autor (a): S. E. Grove
Editora: Verus Editora
ISBN: 9788576863540
Ano: 2015
Páginas: 396

- Livro recebido em parceria com a editora.

Sinopse:Ela conhecia o mundo somente por meio de mapas. E não tinha ideia de que eles poderiam ser tão perigosos. Boston, 1891. Sophia Tims vem de uma família de grandes cartógrafos. Desde a Grande Ruptura em 1779, quando todos os continentes foram lançados a uma era diferente – da pré-história a um futuro distante – esses exploradores viajam e mapeiam o que é conhecido como Novo Mundo. Há oito anos, desde que seus pais não retornaram de uma missão urgente, ela vive com seu tio Shadrack, o melhor cartógrafo em Boston. A vida com seu brilhante, adorado e distraído tio, ensinou Sophia a cuidar de si mesma. Quando Shadrack é sequestrado por pessoas que estão atrás de um poderoso artefato, ela é a única que pode salvá-lo. Ao lado de Theo, um refugiado do oeste, ela embarca em uma aventura por cidades secretas e mares desconhecidos baseando-se apenas nos mapas deixados por seu tio e sua intuição. O que Sophia e Theo não sabem é que suas próprias vidas estão em perigo quando se descobrem segredos há muito enterrados. O mapa de vidro vai fazer você mergulhar em um mundo de fantasia autêntico e intrigante, com uma heroína que vai ganhar o seu coração.


Uma história construída de forma intrínseca e peculiar onde magia domina e realidades se chocam a todo instante. Baseado em algo que já li e reli e que acho muito interessante que é a cartografia: conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que orienta os trabalhos de elaboração de cartas geográficas. Porém no contexto do livro trata-se também de magia.

"ACONTECEU HÁ MUITO TEMPO, quando eu era apenas uma criança. Naquela época, os arredores de Boston ainda eram terra de cultivo, e eu passava os longos duas de verão brincando ao ar livre com meus amigos, voltando para casa quando o sol se punha. Fugíamos do calor no riacho de Boon, que tinha uma correnteza rápida e uma piscina natural profunda."

Desde a Grande Ruptura em 1799 o mundo transformou-se em algo imprevisível sendo lançado da pré-história a um futuro muito distante. Não se sabe ao certo o que causou tal ruptura e nem mesmo se ela parou de ocorrer, parece estar ainda em andamento com acontecimentos ainda mais catastróficos por vir. Com isso exploradores, cartógrafos, botânicos entre outros se empenham em descobrir o que está acontecendo e o que virá. E foi em uma missão de exploração que os pais de Sophia Tims, Bronson e Wilhemina Elli, partiram e jamais retornaram.

"Tornou-se evidente que, em um momento terrível, as várias partes do mundo se separaram. Elas se desprenderam do tempo. Girando livremente em diferentes direções, cada pedaço do mundo fora lançado em uma era diferente. Quando aquele momento passou, os pedaços ficaram espalhados, tão perto espacialmente uns dos outros como sempre estiveram, mas irremediavelmente separados pelo tempo. Ninguém sabia a idade real do mundo, ou qual das eras causara a catástrofe. O mundo como conhecíamos havia se partido, e um novo mundo tomara seu lugar. Nós chamamos esse momento de Grande Ruptura."
                                                        Elizabeth Elli para seu neto Shadrack, 1860

Agora é o Novo Ocidente (1891), o dia possui 20 horas, e nossa protagonista Sophia Tims vive com seu tio Shadrack Elli, um grande cartógrafo e explorador, que cuida da menina de apenas treze anos desde que seus pais desapareceram em uma missão de resgate a um explorador. Tudo isso conferiu na vida de Sophia certo amadurecimento que uma menina em sua idade não vivenciaria tão prematuramente, já que mesmo com um tio atencioso precisou cuidar tantas vezes de si e acabou conhecendo muito mais sobre mapas, porém seu conhecimento não sai do papel. Os mapas possuem sua própria forma e magia e é necessário uma “sabedoria” para conseguir obter êxito ao lê-lo.

"Novo Ocidente começou sua experiência com representação eleita cheio de esperanças e otimismo. Mas logo foi manchado pela corrupção e pela violência, e ficou claro que o sistema havia falhado. Em 1823, um rico representante de Boston sugeriu sugeriu um plano radical. Ele propôs que um parlamento único governasse Novo Ocidente e que qualquer pessoa que desejasse emitir uma opinião diante dele deveria pagar entrada. O plano foi aclamado - por aqueles que podiam pagar - como a iniciativa mais democrática desde a Revolução. Eles haviam preparado terreno para a prática contemporânea de vender o tempo do parlamento, cobrando por segundo."

                                                        Shadrack Elli - História de Novo Ocidente.

Devido à decisão de que as fronteiras seriam fechadas Shadrack vêm planejando ir com Sophia atrás do rastro de seus pais e tenta transmitir tudo que pode a menina que a muito presta bastante atenção em todo “o mundo em que vive”; mapas são muito especiais e podem ter várias formas, ser feitos de materiais diversos e que ao serem reunidos podem mostrar visões. O Mapa de Vidro é muito especial justamente por guardar memórias.

"Entre os mapas que foram parar em coleções de museus e bibliotecas universitárias, há alguns do Novo Mundo que cartógrafos de Novo Ocidente ainda não aprenderam a ler. Seja porque foram forjados por civilizações antigas, seja porque refletem algum aprendizado ainda não descoberto, são simplesmente ilegíveis até para os mais exímios cartógrafos ocidentais."

                                                          Shadrack Elli - história de Novo Ocidente

Porém em meio aos seus estudos seu tio é sequestrado e Sophia se vê sozinha e com uma decisão nas mãos. Sentar e esperar ou partir com o plano de seu tio e tentar descobrir não só sobre seus pais, mas também sobre o paradeiro de Shadrack que lhe deixou um artefato peculiar e uma pista a seguir. 

Sophia é uma menina inteligente e muito corajosa e com isso, claro que ela resolve por em prática tudo que aprendeu e se aventurar pelo mundo apenas com o conhecimento dos mapas como seu amigo fiel e seguro. Mas também passou a contar com a ajuda de Theo um menino que fugiu de um circo e que pode auxiliá-la na questão do tempo que ela não domina, já que não possui o tal relógio biológico. Sophia não sabe se pode confiar em Theo, mas o que fazer além de seguir seus instintos?! E é exatamente isso que ela faz. 

A história é eletrizante, mágica e encantadora com muitas surpresas e descobertas e desses livros que você não consegue largar mão um minuto sequer. A magia é frequente, novos horizontes, amizades. Onde existem desafios inimagináveis a serem explorados e conquistados. 

O Mapa de Vidro é uma trilogia e a aventura está apenas começando! 

Espero que vire filme, pois não consigo me contentar com apenas livros. Quero ver ele nas telas e acredito que faria um tremendo sucesso! 

Amei!


25 comentários

  1. Oi Karini!
    Não é dos meus gêneros preferidos, mas parece muito interessante. Uma garota em busca dos pais, que acaba tendo que ir em busca tb do tio em meio a muitas aventuras e perigo. E tudo com muito mapa, rsrs. Eu estaria ferrada pq sou péssima com mapas kkkkkkkkkkkk. Enfim, o livro parece ter muita ação, deve ser legal!!

    ResponderExcluir
  2. Fantasia é um gênero que nunca li muito, mas ultimamente muitos livros do gênero andam me interessando e esse é mais um deles! O Mapa de Vidro parece ser uma história incrível, com muita aventura, sua cota de mistérios, personagens que aparentam ser cativantes - já gostei da protagonista diante das características que apresentou dela -, e principalmente, fiquei muito curiosa com a organização política desse mundo que sofreu mudanças tão bruscas.
    A jornada de Sophia e Theo parece ser muito gostosa de acompanhar, esse livro acaba de entrar na minha lista. Adorei sua resenha e espero gostar tanto quanto você do livro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Aaaai que legal!!! Faz tempo que nao leio livros de aventura que não sejam percy jackson kkk (a saga é gigante) e amei essa ai!! sem duvida ja vai pra lista dos que quero ler no skoob *o* Amei!!!

    ResponderExcluir
  4. Hello!!!
    Lendo somente a sinopse do O Mapa de Vidro de cara eu já gostei, to gostando mto de aventuras assim com segredos escondidos, tao emocinante.
    Aí depois com uma nota alta dessa com direito a coração, aí eu fico louca de curiosidade, hehe.
    Gostei da Sophia Tims, realmente parece uma menina mais madura do que aparenta a sua idade e gosto disso, nada de meninas chatas e choronas.
    Ja mega animei de ler, ainda mais que vai ter mtas surpresas e quero saber se ela acho o tio e os pais...Espero que o Theo nao seja um trombadinha do mal..haha.
    Vou ver se leio mesmo e um filme seria bom, adaptações de aventuras geralmente sao bons.
    Beijos

    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca ouvi falar desse livro, mas essa historia de fantasia e cheio de aventuras me agradou muito.
    Gosto muito de livros assim, então foi uma ótima indicação de leitura para mim. E o fato de você dizer que poderia até virar filme, me deixou mais curioso ainda a conhecer essa obra.
    Adicionado a minha lista de leitura, e pretendo ler logo!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Karini.
    A premissa do livro é bem diferente, o que já me conquista de cara. Detesto livros recheados de clichês. Além disso, os personagens parecem ótimos. Para melhorar: quem não gosta de um enredo eletrizante?
    Já quero o livro para mim.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  7. só pelo livro se passar em outro século já tem um certo encanto para mim, ainda mais com essa aventura toda, gostei mesmo de conhecer esse primeiro livro da trilogia e já quero resenha das sequencias.

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha visto nada sobre esse livro, mas já quero para mim! A trama parece mesmo ser eletrizante e cheia de mistérios, sem contar que é um mundo totalmente diferente do que conhecemos. Tá na lista porque quero saber o que vai acontecer com Sophia e se ela vai encontrar as respostas que quer.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Este livro parece ser bem interessante bem diferente do que costumo ler,a sinopse me chamou a atenção a a resenha me deu muita vontade de conhecer esta história,valeu pela dica.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, Karini. O Mapa de Vidro já me conquistou por sua capa e título. Mas, me surpreendi quando, também, gostei de sua sinopse. Gosto muito de estórias que se passam pré ou pós fatos importantes do nosso mundo, e com este livro não foi diferente. Além, de estar super curioso para conhecer a magia e realidade deste mundo literário.

    ResponderExcluir
  11. O que me fez amar o livro foi a magia com toda a certeza. Eu amo todo o tipo de sobrenaturalidade em um livro. E pelo titulo percebemos que nele carrega uma boa historia. E embora tudo isto esteja acontecendo na vida de Sophia quero saber mais.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser recheado de aventuras, fiquei bastante animada para lê-lo
    Eu adoro livros que tem mapas, acho tão divertidos. Já percebi que a Sophia vai embarcar em uma leitura bem gostosa de se ler.
    Ótima indicação de leitura, como eu não conheci esse livro antes? rsrs bjo

    ResponderExcluir
  13. OI Karini, estou me aventurando mais pela fantasia, e adorei entrar aqui e me deparar com mais uma boa dica, e ainda com uma trama super original, fiquei curiosa quanto aos mapas de vidro e como aconteceu esta ruptura. Espero ter a oportunidade de ler em breve!

    Beijos Joi Cardoso
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  14. Yes baby, este livro que ganhou na sinopse mas no decorrer da leitura de sua resenha percebi que ele tem muitos atrativos também, afinal quem não gosta de um livro com uma boa dose de magia. Parabéns para que nos apresentou também essa belíssima. Vou colocar na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  15. Depois de ler sua resenha super positiva sobre esse livro, confesso que fiquei bem curiosa em relação a história, apesar de não ser meu estilo de leituras, parece ser bem interessante.
    Sua resenha está muito boa e quem sabe futuramente eu resolva ler esse livro.

    ResponderExcluir
  16. Primeira resenha que leio e fiquei super empolgada! Mas como é uma trilogia, prefiro esperar os livros serem publicados, assim leio de uma tacada só e não fico na ansiedade.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Gostei muitooo! Amo livros de fantaasia, e esse parece bem escrito,com muitas aventuras, reviravoltas e surpresas!
    A capa é linda, e por ser trilogia, é melhor ainda! Assim fica mais completo e nada de muito extenso!
    Já está anotado aqui, agora só falta a grana pra comprar kkkkk
    bjos
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Karini, tudo bem? A sua resenha está ótima, mas é um livro que não leria. Não gosto de mapas e muito menos livros sobre explorações, mas parece conter bastante informações curiosas sobre cartografia. A Sophia parece ser bastante inteligente e corajosa e espero que ela tenha encontrado seus pais e descoberto o que aconteceu com eles e seu tio. A capa está muito bonita.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  19. Eu achei bem interessante a estória desse livro e achei bem legal abordarem sobre cartografia pois podemos aprender sobre isso. Eu não sei nada de cartografia kkk,parece ser um livro legal. E eu gosto de livros que tem magia. Quem sabe vira filme né?kkk

    ResponderExcluir
  20. Oiii Karini! Tudo bom? Estou amando livros de fantasia nesse ano e já vou colocar esse na minha lista porque parece ser muito bom mesmo e amei a capa. Além de ter uma quantidade generosa de geografia... Não sou a doida pela matéria, mas gosto *-* Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Esse é o tipo de livro que gosto de ler cheio de aventura e cheio de magia, a capa está muito bonito e li um livro recentemente onde avia citações a cartografia também me deixando muito interessada e adorei essa mistura com a magia e principalmente achei a historia bem criativa e diferente !!

    ResponderExcluir
  22. Gostei da premissa desse livro, não faz muito o gênero de livros que eu leio mas essa fantasia me interessou bastante.
    Eu nunca ouvi falar desses livro, que bom que li sua resenha e pude conhece-os. Para ter uma aventura muito boa. Gostei bastante

    ResponderExcluir
  23. esse livro parece conter uma histporia totalmente detalhada, daquelas que vc pode e consegue entender tudo o que está acontecendo. eu gosto de livro de fantasia, o mundo criado é totalmente diferente do nosso e bem diferente do mundo de outros gêneros. eu acho incrível poder conhecer outros mundos, até pq estimula a criatividade.
    gostei do livro, parece que a cada página tem uma nova aventura e eu quero muito conferir

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Karini,amo livro de aventuras ainda mais com mapas inseridos na história,gosto muito de personagens corajosos e inteligentes como Sophia,quero muito acompanhá-la nessa trajetória com seu amigo Theo,com certeza a trilogia entrou para a lista.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  25. Nossa Karini! Tá aí um livro que me chamou bastante atenção... Adoro livros de fantasia, ainda mais quando a personagem é destemida e faz oque é preciso. A Sophia parece uma personagem corajosa e vai com tudo para tentar encontrar seus pais e tio desaparecidos.
    Livros assim costumam ser eletrizantes, como vc mesma disse e nos prende do início ao fim, a premissa do livro foi i que me conquistou, pois nunca li nada baseado na cartografia. Espero gostar tanto quanto você. Abraços!!!

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!