Resenha #282 - O coração do Leão - Mia Sheridan - Arqueiro


Título: O Coração do Leão
Autor (a): Mia Sheridan
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414691
Ano: 2015
Páginas: 208
Onde comprarAmazon / Saraiva


- Livro recebido em parceria com a editora


Sinopse: Evie e Leo se conheceram ainda crianças, em um lar adotivo, e logo se tornaram grandes amigos. Com o tempo, a amizade se transformou em uma paixão avassaladora, e eles juraram ficar juntos para sempre.
Quando Leo foi inesperadamente adotado na adolescência e teve que se mudar para outra cidade, prometeu a Evie que entraria em contato com ela assim que chegasse lá e que voltaria para buscá-la quando ela fizesse 18 anos. Mas ele nunca mais deu notícias.
Oito anos depois, apesar das circunstâncias, Evie conseguiu dar a volta por cima. Tem um emprego, amigos e está feliz. Então, de repente, um homem chamado Jake Madsen surge em sua vida, alegando ter sido enviado por Leo para saber como ela está.
Evie não consegue evitar a atração que sente por esse homem sensual e misterioso. Mas será que ela pode confiar em um estranho? Ou será que ele está guardando um segredo sobre sua real ligação com Leo e os motivos que o levaram a sumir de sua vida anos atrás?

Eu amo olhar para as estrelas porque elas me fazem acreditar que algumas coisas nesse mundo são permanentes.

O coração do Leão é o segundo livro da série Signos do Amor de Mia Sheridan, mesmo sendo parte de uma série as histórias são distintas, então se você não leu A voz do Arqueiro (meu preferido até agora), e nem pretende ler (o que eu sinceramente acho que não pode passar pela sua cabeça), pode começar a série por O coração de Leão.

Ontem publiquei a resenha de A Voz do Arqueiro  e tenho certeza que deixei bem claro o quanto me apaixonei pelo livro, e como não poderia ser diferente, resolvi ler os outros livros da série. A narrativa de Mia Sheridan se mostrou consistente, O coração do Leão envolve, prende o leitor e emociona, não é meu livro preferido da série, Leo não conseguiu bater Archer. Mas a história de Evie e Leo merece com toda certeza ser lida.

Evie e Leo se conheceram na infância, ambos viviam no mesmo lar adotivo. Quando não tinham ninguém com quem contar, eles tiveram um ao outro para superar seus problemas. Leo sempre defendeu Evie de tudo e todos, e o que começou como uma amizade verdadeira aos poucos foi se transformando em amor. Aquele tipo de amor singelo e inocente. Porém, Leo é adotado e vai embora prometendo a Evie que virá busca-la em seu aniversário de 18 anos. E Evie promete esperar por Leo para que daqui a quatro anos possam ficar finalmente juntos. Mas Evie nunca mais ouviu falar em Leo, ele nunca lhe escreverá uma carta sequer, e no seu aniversário de 18 anos Evie o esperou, porém Leo nunca mais voltou.

Passados oito anos, Evie é uma mulher responsável por si mesma, trabalhando em dois empregos, ela conseguiu sozinha construir uma vida para si. Possui amigos fieis, e um teto (mesmo que seja alugado) para chamar de seu. Agora depois de tanto tempo a sombra de Leo aparece em sua vida, e a notícia que Evie recebe não é nada boa. Ela confronta um estranho que a está perseguindo durante semanas, e acaba descobrindo por intermédio dele que Leo morreu. Só que antes de morrer Leo pediu ao amigo Jake para procurar Evie e descobrir como ela estava.

Jake mesmo após de cumprir a promessa do amigo não se afasta de Evie, sentimos que ele não é capaz de ficar longe dela. Seu instinto protetor aparece assim que ele coloca os olhos em Evie. Porém suas vidas não podiam ser mais diferentes, ela é uma camareira e trabalha como garçonete em alguns eventos, ele é um empresário de sucesso que assumiu o controle da empresa com a morte do pai. Duas realidades distintas que se cruzam.

Aos poucos descobrimos que a vida de Jake não é o mar de rosas que aparenta ser, ele possui segredos, é atormentado por eles, seu passado esconde algo degradante, algo que envolve seus pais, algo pelo qual ele se culpa, algo que vai segui-lo para o resto de sua vida. Não se pode negar que há química entre o casal é latente, e mesmo triste com a morte de Leo, Evie resolve dar uma chance a essa relacionamento inesperado.

Quantas pessoas realmente apreciam o que elas tem porque sabem como é não ter absolutamente nada? Eu passei por muita coisa para chegar onde cheguei e eu não tomo nada do que eu tenho como garantido, nunca. Essa é a minha recompensa.

Eu gostei bastante do livro, mas é claro que não há como não fazer comparações entre o primeiro livro da série e esse. A voz do Arqueiro ainda é meu queridinho, mas há uma razão ele me emocionou mais, tem uma história mais original. O coração de Leão traz um casal atormentado pelo passado, cada um de sua maneira não teve uma infância e adolescência fácil. Não é algo realmente inovador, afinal quantos livros já lemos com o mesmo enredo? Mas afinal, por que eu dei quatro estrelas para um livro que não achei original, o que faz dele ser um livro ótimo? Qual foi seu diferencial?

Só tenho uma resposta para essas perguntas. Os personagens. Mia Sheridan traz uma marca em seu estilo de narrativa e na construção de seus personagens, percebemos que apesar de todos os problemas, seus personagens não se acomodam e ficam bancando de "coitadinhos" eles arregaçam as mangas e vão à luta. Traçam objetivos e os perseguem. São personagens que possuem carácter e são bem construídos.

Eu adorei o fato de Evie não ter se tornado o estereótipo da garota cujos pais abandonaram e se perdeu na vida, que por conta disso repete os mesmos erros. Ela assim que saiu do "sistema" foi à luta, sofreu, passou por dificuldades. Dificuldades que algumas pessoas não teriam suportado teriam sucumbido, mas ela se manteve forte e perseverante. Muitos achariam um ultraje ser uma camareira, mas Evie tinha orgulho do seu trabalho, e através dele que podia sonhar com um futuro melhor. Mesmo que em alguns momentos eu tenha sentido que de alguma forma ela estava traindo Leo com Jake, algo meio insano na realidade, uma vez que Leo estava morto, eu compreendi a necessidade da personagem que preencher uma lacuna de sua vida.

Fiquei encantada com o jeito do Jake logo de cara, seu jeito protetor, acolhedor, envolvente. O jeito de ele tratar Evie, o orgulho com que fala do trabalho dela, nunca desmerecendo o que ela faz é encantador. Tudo bem, que em determinados momentos não conseguia confiar nele 100%, afinal ele escondia algo que poderia mudar seu relacionamento com Evie para sempre. Mas ele sem dúvida é um personagem generoso, bondoso, fiel e carinhoso, qualidades de um bom leonino. 

Eu gostei muito da história e com o desenvolvimento da trama. Acabamos descobrindo o porquê Leo não procurou por Evie, o que aconteceu com ele quando foi adotado. É claro que fiquei empolgada para ler a sequência dessa história, no próximo livro O Leão ferido, iremos descobrir o passado de Leo e Jake, e onde suas vidas de cruzaram. O coração do Leão e mais um livro muito bem escrito por Mia Sheridan e que vale a pena ser lido.

O mundo todo é um circo. Às vezes você escolhe seu número e às vezes ele lhe é determinado. Eu perambulei a esmo pela arena por tempo demais, rugindo e urrando, acreditando que não era corajoso o suficiente para pular através do fogo. Mas, durante todo esse tempo, Evie permaneceu lá, firme e calma. "Não posso fazer o fogo ir embora", ela parecia dizer. "Não posso lhe garantir que você não vá se queimar. Mas posso segurar o arco para você. Posso permanecer forte, porque acredito em você. Porque você é meu."

13 comentários:

  1. Oi Patty, tudo bem?
    Você gostou mesmo dos livros da autora. Percebi que os livros da autora sempre envolvem algum sofrimento, perda, questões familiares. Quando você falou dela ser camareira e ele empresário me lembrou aquele filme com a Jennifer Lopez, só que no filme o homem é candidato famoso, lembrei o nome, Encontro de amor. E gostei disso que falaste, dos personagens dela serem batalhadores, me irritam personagens que se fazem de coitadinhos, e aceitam tudo. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. eu estou gostando muito da série de Mia, ela é uma verdadeira diva na hora de escrever histórias com emoção
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece que é quase todos acham que O Coração do Leão, apesar de ser um bom livro, não supera A Voz do Arqueiro. De fato, a base dele não é original, ainda mais se levarmos em conta isso da garota pobre e o cara rico, isso há em diversas histórias, mas me agrada saber que até agora ao menos, a autora soube criar personagens cativantes que conseguem a simpatia do leitor. Parece que todos eles possuem em comum algum sofrimento no passado, e a forma como lidam e enfrentam isso é algo que admiro somente pelas resenhas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Patty,
    Realmente o outro livro tem uma história mais original, lendo a resenha me senti em um filme da Sessão da Tarde O.o, mesmo isso não tirou o brilho do livro hein? Quero começar ler essa série, porque amo personagens bem construídos e parece que a escrita da autora é super cativante. Espero gostar tanto quanto você.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  5. Preciso desses livros para ontem! Não sabia que eles eram assim tão bons e não estava dando nada por essa série, mas depois de ver a resenha do primeiro livro aqui no blog, estou muito ansiosa para fazer as leituras. Mesmo que você ainda tenha preferido o anterior, esse também parece muito bom. Quero ler logo!

    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  6. Somente quero dizer que desejo demais esse livro na minha estante, pode não ser o melhor livro da série mas com certeza essa historia mereceu a sua resenha. Estou loca pra ler o livro, mas por enquanto eu me contento em esperar porque não ta fácil pra ninguém.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gostei muito da historia de O coração de Leão, parece ser linda e bem emocionante me deixando interessada, gostei da Evie que pareceu uma personagem forte e do Jake que fiquei curiosa sobre o seu passada e esse livro já está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  8. Gostei mais do outro, mas ainda não superei a criatividade dessa autora

    ResponderExcluir
  9. Parece haver um consenso geral de que o primeiro é mais arrebatador, mas esse é tão bom quanto. Outra ótima história e que segue a linha viciante e bem desenvolvida que a autora fez com o outro. Gostei dessa ideia de signos de fundo também, deu um charme pra série, achei legal. Nem que seja só nos nomes. Querendo ler também!

    ResponderExcluir
  10. O fato das histórias de Signos do Amor serem distintas, me fez ficar com mais vontade de ler a série, pois muitas vezes, as continuações da história deixam a desejar.
    Saber da amizade forte entre Evie e Leo e ao mesmo tempo, saber que mais tarde eles precisaram se separar, já me deixou com uma lágrima aqui. Haha
    Creio que a leitura emociona bastante.

    ResponderExcluir
  11. Que vontade de ler essa série! Gostei muito da resenha e já deu pra perceber que a autora sempre cria personagens marcantes e fortes, já gostei dela *-*.
    Fiquei ainda mais curiosa em relação ao primeiro livro, já que esse não conseguiu superá-lo. Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Bom saber que apesar de um enredo tão comum, o livro consegue ser especial. Quero muito conhecer mais os personagens! Jake me pareceu bem misterioso. A capa está linda e a série já está nos meus desejados.

    ResponderExcluir
  13. Nunca imaginei que esse livro fosse de volume. Lendo a resenha, ja deu uma curiosidade para saber logo o que acontece no final, apesar de ter idéia do que vai acontecer, da uma ansiedade.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!