Resenha #287 - Trono de Vidro - Rainha das Sombras - Sarah J Maas - Galera Record

 Título: Rainha das Sombras
Série: Trono de Vidro #4
Autor(a): Sarah J Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 642
ISBN: 9788501106841
Ano: 2016


*Livro recebido em parceria com a Editora


Sinopse: Todos que Celaena Sardothien amou lhe foram tirados. Mas finalmente chegou a hora da retribuição. A vingança promete ser tão dura quanto o aço da Espada de Orynth — a espada de seu pai. Finalmente Celaena retornou ao império; por justiça, para resgatar seu reino e confrontar as sombras do passado.
A assassina está morta. Ela abraçou a identidade de Aelin Galathynius, rainha de Terrasen. Mas antes de reclamar o trono, precisa lutar. E ela vai lutar. Por seu primo, a Puta de Adarlan, o general do Norte... um guerreiro preparado para morrer por sua soberana; por seu amigo Dorian, um príncipe preso em uma inimaginável prisão; por seu povo, escravizado por um rei cruel e à espera do retorno triunfante de sua líder; por seu carranam e a libertação da magia.
Ao avançar em seu plano, no entanto, Aelin precisa tomar cuidado com velhos inimigos. E abrir o coração para novos e improváveis aliados. Tudo isso enquanto os valg continuam trabalhando nas sombras. E Manon Bico Negro, a Líder Alada das Treze, treina suas bestas voadoras. Mas é de Morath, a fortaleza montanhosa do Duque de Perrington, que uma ameaça como nenhuma outra promete destroçar seu grupo de rebeldes e sua corte recém-formada.

Vamos com calma tentar entender o que aconteceu nessas 642 páginas, sim?

Celaena Sardothien está voltando para Forte da Fenda parar acertar as contas com o rei.

Ela deixou a Assassina de Adarlan para trás e abraçou Aelin Galanthynios, Rainha de Terrassen. Aelin do Fogo Selvagem.

Muitas perguntas, muitas curiosidades que "A Herdeira do Fogo" deixou foram respondidas e reveladas nesse quarto volume. Eu já sabia um pouco do que poderia esperar desse livro, quais tipos de acertos de contas eu encontraria quem, que revelações eu descobriria, mas nada, e e repito, nada, me preparou para tudo o que esse livro trouxe.

Essa, sem sombra de dúvida, é a primeira resenha que escrevo que estou completamente sem saber como falar do livro sem soltar spoilers, porque, gente, sério, a minha vontade é sair comentando tudo o que achei, de cada capítulo, de cada personagem. Mas, é claro que não farei isso. Então nem pense em parar de ler esta resenha por aqui, hein? Nada de spoilers a frente!

Sarah com certeza se superou. Toda a trama foi muitíssimo bem planejada. Os planos, os golpes, o passado que refletiu no presente, certas atitudes de certos personagens, tudo foi encaixado como um perfeito quebra-cabeças.

Os planos de Aelin, a situação de Dorian e seu destino, a incrível e às vezes até estúpida lealdade de Chaol para com o príncipe de Adarlan, o papel de Arobynn, mestre Assassino de Aelin (Celaena), tudo foi muitíssimo bem planejado.

A forma complexa dos pensamentos e sentimentos dos personagens hora fazia você o odiar, hora amar, hora morrer de desespero se ele morreria ou não.

Até mesmo o clã das Bruxas Dentes de Ferro que mencionei na resenha do terceiro livro, está completamente perfeito! E eu disse que elas teriam um papel importante na história, não disse?
Eu só não imaginava o quanto seria importante. Sarah, você sempre consegue me surpreender!

A Complexidade de Manon, a líder das Bruxas e as 13 e o papel delas na trama tornou a história incrivelmente clara e o grande por que das bruxas terem ganhado tanto destaque a partir do terceiro livro foi comprovada nesse quarto volume.

Temos um gostinho maior também da relação de Aelin com Rowan. O tão esperado reencontro de Aelin com Chaol e o que, de fato, aconteceu com ele. Além de presenciarmos de perto a situação de Dorian, que devo dizer é a mais dolorosa de todos os personagens.

Em meio a acertos de contas, traições, corações partidos, alianças inesperadas e amizades mais inesperadas ainda, você não vai conseguir largar esse livro até chegar ao fim.

E antes de terminar só tenho mais uma coisa a acrescentar: Team Rowan 4ever!

Sério, gente, leiam essa série. Leiam e vocês vão pensar depois: Poxa, bem que a tia Beta falou!


12 comentários:

  1. Parece que Rainha das Sombras foi um volume de tirar o fôlego, estou curiosa para saber a reação de uma amiga minha quando ela finalmente ler esse livro que comprou faz pouco tempo. Os acontecimentos parecem ter sido bem eletrizantes e surpreendentes, o modo como falou dos personagens e tudo que acontece acaba deixando qualquer um curioso.
    Mesmo tendo comentários ruins como qualquer série, Sarah J. Maas parece estar indo por um caminho muito bom para fechar a série com chave de ouro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ja li e amei, gostei de destacar as mulheres, esse livro é essencial pois é onde as ''peças'' vão se juntando para o final, indico muito .

    ResponderExcluir
  3. Eita, esse parece ser ainda melhor que os outros se tem tantas surpresas e coisas novas e elaboradas na trama. Uma história bem feita e planejada pra dar gosto de ler. Vi algumas coisas desse livro que só me fazem querer pegar logo a série pra ler. Parece que é de tirar o folego, que é aquele livro que você come páginas e quando acaba quer voltar pro começo e ler tudo de novo porque foi pra lá de bom! Ou é só a euforia louca do povo ou vale mesmo a pena se jogar nessa história.

    ResponderExcluir
  4. Olha, você está me fazendo ficar cada vez com mais vontade de ler essa série. Pensando seriamente em pegar o primeiro da série que está esquecido na minha estante e começar na próxima leitura kkk
    Essa capa está ainda mais bonita que as outras 😱
    É bom ler resenhas assim positivas e que te fazem querer ler mesmo o livro. Fora que saber que a série continua boa em suas continuações dá um incentivo a mais p ler. Estou ansiosa p entrar no mundo da Celaena! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Trono de vidro está entro os 16 livros para 2016 que separei, mas sei que depois que ler ele nao vou consegui parar e ficar lendo tudoo, quero mto! 642 paginas <3 quanto mais melhor hahah

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da resenha essa série parece ser muito boa. Li resenha anterior do livro 3 mas porém ainda continuo sem entender nada Como já havia comentado vou dar uma pesquisada sobre os livros anteriores, porque o enredo me chamou bastante atenção e esse livro fax muito Meu gênero literário. Então vou com certeza dá uma chance espero gostar de disputar essa leitura.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Li esse livro e com certeza a Sarah se superou ela conseguiu amarra a trama muito bem, adorei, foi uma leitura surpreendente e com certeza muita coisas acontece, gostei muito do final que me deixou bem curiosa para o próxima e da Aelin e como ela está um passo a frente, também gostei de conhecer personagens que já tinha sido sitados melhor e o Chaol me irritou muito em alguns momentos, estou doida para ler o próximo !!

    ResponderExcluir
  8. Amo a série, mas ainda não li os dois últimos e nem livro extra, como disse no post anterior.
    Gostei da sua resenha pq não deu muitos spoilers sobre o que vai vir por ai!
    Tô loucaaa para ler ele, amo a Sarah!

    ResponderExcluir
  9. Amei a sua resenha, eu ja queria ler antes, agora mais do que nunca, já tenho o primeiro livro, mas quero ter os outros pois sei que irei gostar e vou querer ler os outros.
    Eu adoro as capas de todos os livros dessa serie.

    ResponderExcluir
  10. Quando comecei a ler a resenha eu gelei pensando que ia ter spoiler, ainda bem que não tem!
    Eu só li o primeiro livro até hoje e achei a história muito bem construída, a Sarah é uma das melhores autoras da atualidade e está em outro nível com essa série, cada novo livro pelo que eu vejo ela acresenta elementos, faz revelações, reviravoltas e não fica aquela coisa enrolada, isso que é um bom desenvolvimento de ideias.
    Eu não tenho muito o que comentar por ainda estar apenas no primeiro volume, entenderei mais quando avançar na leitura, mas uma coisa que impede é o preço dos livros, essa série não tem os livros baratos e raramente tem promoção o que dificulta para meu bolso, mas um dia eu consigo!

    ResponderExcluir
  11. Eu amo essa série. Só li o primeiro por enquanto, que foi o que a crise permitiu, mas já amei.
    Quando comecei a ler esperava somente algo historico, medieval com um romance e tal, mas aí surge seres fantásticos e sobrenaturais (que não gosto). Mas como a história me prendeu, vou ler.

    ResponderExcluir
  12. Olá!Eu amo essa série! sofri muito com a situação de Dorian :,( Amei a Manon e o destino dela me deixou muito curiosa. Lysandra foi uma grata surpresa, Kaltain ganhou meu respeito, Chaol já tinha me irritado há tempos e nesse livro meus sentimentos por ele se alteraram entre raiva e pena, Rowan me mostrou um lado mais gentil e protetor, A devoção e lealdade de Aedion são admiráveis, Asterin me emocionou com seu passado, Aelin é incrível, mas comete erros e essa humanidade dela só enriquece a trama, os vilões são do tipo que amamos odiar e só a Maas pra fazer a fragilizada Elide ser um peão "curinga" no futuro desse jogo. (Quem leu entenderá)

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!