Resenha #293 - Before - A História de Hardin Antes de Tessa - Anna Todd - Paralela


Título: Before - A história de Hardin Antes de Tessa
Autor (a): Anna Todd
Editora: Paralela
ISBN: B01BDX57M8
Ano: 2016
Páginas: 304



- Livro recebido em parceria com a Editora


Sinopse: Antes de Tessa, Hardin era um jovem rude e, às vezes, cruel. O que será que fez com que ele se tornasse esse bad boy tão revoltado? E o que se passava em sua cabeça naqueles primeiros momentos com Tessa, a menina irritantemente certinha de quem ele não conseguia ficar longe? Contado sob o ponto de vista de Hardin e de outros personagens da série, Before acompanha de perto esse complexo e cativante personagem, desde seus problemas de infância até sua turbulenta juventude. O livro traz também passagens inéditas do romance de Tessa e Hardin e revela, ao fim, o futuro desse casal intenso que conquistou o coração de leitores no mundo inteiro!
"Quando era pequeno, o menino costumava sonhar com o que seria quando crescesse.
Talvez policial ou professor. Vance, o amigo de sua mãe, trabalhava lendo livros, e isso parecia divertido. Mas o menino não sabia ao certo quais eram suas habilidades - não tinha nenhum talento... A única coisa que gostava de fazer era ler páginas e mais páginas de seus livros."

Antes de começar a falar sobre o livro, tenho que agradecer a Editora Paralela que mais uma vez me deixou sem palavras ao citar o blog em mais um livro da série. Somente quem é muito apaixonado por algo sabe o quanto isso significa. After me marcou, e com certeza será uma série da qual eu vou me lembrar para o resto da vida. Sim o CdT foi mencionado também em Before. FELIZ FELIZ FELIZ!!!


Before é o sexto livro da série After e vem para fechar a história de Hardin e Tessa. Fiquei muito empolgada ao saber que a editora iria lançar o livro aqui no Brasil. Afinal como uma pessoa que é totalmente louca pelo personagem Hardin, eu estava em cólicas para saber mais sobre a história dele antes da Tessa.

Acontece que Before não foi bem aquilo que eu esperava, o livro é divido em três partes e narrado por vários personagens. Eu até entendo que a autora quis dar voz a outros personagens, porém o livro se tornou para mim uma grande colcha de retalhos. Fragmentos de histórias e tudo muito superficial.

Os capítulos onde a autora discorre sobre a infância de Hardin e os problemas com os pais, me deixaram mais uma vez de coração partido. E tenho certeza que se Anna tivesse seguido por esse caminho, o livro teria se tornado meu preferido. Ficamos sabendo muito pouco da História de Hardin antes de Tessa, e o pior é que nada de novo é apresentado. Salvo a narrativa de Natalie, que nos apresenta como Hardin conheceu a garota e de onde veio a ideia da aposta, todo o restante parece ser um flashback dos livros anteriores.
"A cada inocência roubada, eles sentiam suas veias pulsarem com mais arrogância, mais vontade e menos limites.
O menino ainda era o mais sensível deles, mas já tinha perdido o impulso que o fizera sonhar em se tornar bombeiro ou professor."
A parte I do livro que é intitulada o "ANTES" traz além da narrativa do Hardin, a de alguns outros personagens. Temos um vislumbre do passado de Natalie, de Molly, da Mellisa e da Steph. Como eu disse, tudo muito supérfluo, como se a autora precisasse justificar os comportamentos desses personagens durante a série.

A parte II, que seria o "DURANTE" nada mais é que um resumão do que aconteceu depois que Hardin conhece Tessa, basicamente o que lemos no primeiro livro da série, porém em uma versão muito, mais muito resumida. Percebemos que na lógica de Hardin, Tessa sempre consegue dele o que ela quer. Essa parte é interessante, pois o primeiro livro da série é narrado pela Tessa e claro que somos influenciados pela sua versão da história. Mas toda história tem dois lados.

Nada que justifique o que Hardin faz com Tessa, quem leu a minha resenha do primeiro livro sabe o quanto eu terminei ele odiando o Hardin. Mas conseguimos enxergar um pouco de lógica totalmente furada do Hardin sobre o relacionamento dos dois, ou sobre seu convívio com a família.

A terceira parte do livro, que seria o "DEPOIS" traz alguns outros personagens como narradores, pequenos vislumbres do futuro e do passado de Zed, Landom, Christian, Smith e Tessa é o que vamos encontrar nessa parte do livro. Não completamente desnecessário, a narrativa do Christian nos dá uma ideia de como aconteceram as coisas no passado, e mais uma vez temos a impressão que não passa de uma grande justificativa. Já a narrativa de Smith é uma graça, é gostoso ver como o personagem se aproximou do Hardin e como os dois ficaram amigos com o passar do anos. Sempre gostei do Smith e sua narrativa é um doce deleite para quem se encantou com o personagem.

"Começou a aceitar que sempre ficaria sozinho. Ele era bom em magoar pessoas, em arrumar encrenca. Magoou outra garota, como a anterior, e sentiu a mesma tempestade percorrer seu corpo, tentando destruir sua vida com uma energia poderosa. Começou a beber como seu pai, passou a ser um hipócrita do pior tipo."

Como sempre a narrativa de Anna Todd é o ponto alto do livro, essa mulher escreve de um tal forma que eu leria qualquer coisas que escrevesse. Porém, o que mais me desapontou nesse último livro? Como o título do livro diz Before seria a história de Hardin antes de Tessa, eu até agora não entendi o porquê desse título. Das 304 páginas do livro, 44 páginas refere-se ao passado, que por ter sido narrado por mais quatro personagens não é necessariamente sobre a vida do Hardin antes de conhecer a Tessa.

Meu descontentamento é justamente por esperar um outro livro. É sempre assim, altas expectativas estão fadadas a grandes decepções. Entenda não é que o livro seja ruim, eu amo a narrativa da autora, é que eu esperava realmente conhecer mais do passado do Hardin, sua trajetória até conhecer Tessa. Não ligaria de ter que ler o DURANTE e o DEPOIS, caso o ANTES fosse um pouquinho mais focado no Hardin.

Se eu continuo amando a série??? Lógico que sim!!!
Se eu continuo louquinha pelo Hardin??? Nem precisa perguntar, eu me casaria com ele amanhã!!!
Se eu indicaria a série??? Como assim tem gente que ainda não leu???

"Estava se virando bem antes de cometer o lindo erro de permitir que ela se tornasse seu mundo. Mas ele a amava, ele a amava tanto que sentia medo de perdê-la - já que perdê-la seria perder a si mesmo, e ele sabia que não seria capaz de enfrentar tamanha perda depois de passar a vida toda sem nada a perder."







13 comentários:

  1. Oi Patty!
    Já conversamos sobre o livro pq vi que vc tinha se decepcionado no skoob e me surpreendi por vc ser uma grande fã como eu. Parece então que foi por vc ter criado grandes expectativas, né? Eu tava bem ansiosa, mas não fantasiei muito, rsrs. Eu concordo com mto do que vc disse na resenha, mas gostei muito do livro mesmo assim. Encarei como um presente aos fãs, onde pudemos conhecer melhor alguns personagens. E Smith... Ahhhh, o Smith... Melhor pessoa!!!! A parte em que mais chorei. Foi uma narração super fofa e ver o Hardin em família cercado de amor foi pra suspirar e chorar. Só quem ama o Hardin como nós sabe como é sofrer com ele, não é mesmo? hahahahaha ;)

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que o livro tenha te decepcionado, pelas resenhas que li sobre os livros da série imaginava que seu amor pelo Hardin a faria ter grandes expectativa, e infelizmente, não foram atingidas. Não me interesso pela série, mas acho que talvez tivesse sido melhor se a autora tivesse evitado tantos pontos de vistas diferentes durante esse livro, já que pela resenha o foco pareceu fugir um pouco do Hardin e seu passado. Ao menos, é o que dá para perceber a partir de resenhas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Patty.
    Parabéns por mais uma vez ser mencionado em um livro.
    Eu gostei bastante da resenha, porém eu não curto esse género literário, e infelizmente também não curto livros narrados por um Monte de pessoas, por que torna tudo cansativo, repetitivo e sinceramente sem graça.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  4. Que honra do blog ter seu comentário no livro, um grande sonho
    Não conheci ainda a série, mas quero conferir por ser inspirada em uma fanfic do 1D e por ter um casal bem construído como principal elemento
    Minha opinião é que, ter 1 ou 2 personagens narrando tudo bem, fica até emocionante, mas vários? acaba cansando ver a mesma coisa várias vezes
    Mesmo assim, vou ler essa série e tomar minha própria opinião

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito dos seus comentários, são bem realistas, li outras resenhas para Before e concordo com a sua, mas também achei que as outras histórias incluídas, ficaram meio perdidas, no meio de tudo. Estou realmente tocada por esta serie, amei. Gostaria que existisse um Hardin é uma Tessa em algum lugar para conhecê-los, pois é essa sensação que estes livros me deixaram. Li suas outras resenhas sobre a série amei todas, gosto de seu jeito sincero de falar sobre ela. O que gostei neste livro foi, que no fim descobrimos que eles não casaram legalmente, e vemos um pouco mais do que o relacionamento deles se tornou. Enfim amei essa história e agora acompanharei a autora com outras novidades sobre outros livros. Ainda estou anestesiada com After!!!!

    ResponderExcluir
  6. Sou fascinada por essa série e por esse casal. Ouso dizer até que é a minha preferida dos livros que já li até hoje. Estava louca para ler logo esse livro, mesmo antes de lançar. Comprei ele na pré venda e assim que chegou aqui em casa comecei logo a lê-lo porém também passei pelo mesmo que você, achei que ele fosse contar a história de Hardin antes de conhecer a Tessa e me surpreendi por não encontrar o que eu estava esperando, mas logo eu me acostumei e me envolvi com o livro. Hessa nunca é demais para mim rs
    Agora é só esperar que lancem os livros do Landon ❤️

    ResponderExcluir
  7. Oi Patty!
    Já li várias resenhas sobre essa série, ainda não li nada da autora e ainda estou na dúvida se leio ou não pelo fato que você mencionou acima e que tbm é um fato recorrente em todas as resenhas que eu leio: o comportamento de Hardin, em todas elas é mencionado que mesmo que autora no final se justifique, os leitores sempre acham que nada justifica tal comportamento. Então mesmo estando curiosa sobre a série ainda tô na dúvida se lerei ela ou não :/
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Parabéns para o blog !!
    Assim que lançou a serie After vi as pessoas falarem muito dela tanto positivamente quando negativamente o que me deixou curiosa para conhecer a escrita da Anna Todd e na duvida se irei ler ou não, gostei muito da historia da serie e dos personagens que parecem marcar o leitor e com esse livro não foi diferente mesmo esperando falar um pouco mais da historia do Hardin e o primeiro livro da serie está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  9. Teveuma época que eu estava louca para começar After mas depois li algumas resenhas negativas e outras positivas acabei ficando em duvidas, o casal parece ótimo e confesso que ainda tenho um pouco de curiosidade, mas já não é muita.

    ResponderExcluir
  10. Essa série é gigante!
    Uma pena que a autora deixou um pouco a desejar contando a vida do Hardin antes da Tessa e colocando partes dos outros livros e vários personagens que não precisariam necessariamente estar narrando. Podia ter focado mais na ideia principal.
    Eu não li nenhum livro dessa série, por ter livros muito grandes e ser basicamente o romance e as brigas entre Tessa e Hardin, isso não me agrada e acabei deixando de lado, mas a autora encontrou uma base fiel de leitores que adoram seus livros, fico feliz pelo sucesso dela. Quando lançar algo diferente talvez dê uma chance para conhecer a escrita da Anna.

    ResponderExcluir
  11. Um conhecido falou mto bem do primeiro livro e agora ja ta no setimo, Senhor, o que perdi? to mto atrasada hahahahah mas mesmo sendo uma serie enorme tenho mta curiosidade em ler! pode deixar que o hardin é seu hahaha

    ResponderExcluir
  12. Oiee tudo bem? eu iniciei a leitura e por algum motivo não terminei, considero a série After como meu prazer culpado, pois apesar de ter odiado o Hardin desde o começo não consegui parar de ler, até entendo alguns dos motivos para ele agir daquela forma, mas não acho que aceitaria este tipo de relacionamento...

    XoXo

    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  13. Até hoje só li duas séries que são narradas por vários personagens: As Crônicas de Gelo e Fogo e Heróis do Olimpo. Amo ambas, então isso não seria um problema, acho.
    Mas a pior coisa que existe é você esperar algo de um livro e ele não lhe dar aquilo.
    Nunca li essa série mas vou procurar mais sobre ela.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!