Resenha #307 - A Pedra Proibida - O Legado de Copérnico #01 - Tony Abbott - Galera Record


Título: A Pedra Proibida
Série: O Legado de Copérnio #1
Autor(a): Tony Abbott
Editora: Galera Record
Páginas: 322
ISBN: 9788501107411
Ano: 2016

*Livro recebido em parceria pela editora.

Sinopse: Espécie de O código Da Vinci para jovens, O legado de Copérnico mistura intriga e teorias da conspiração a muita aventura. Após a estranha morte de seu tio, os irmãos Wade e Darrell acompanhados de sua prima Lily e da amiga dela, Becca, partem numa missão cheia de ação em busca das relíquias que revelam o Legado de Copérnico. Pistas cada vez mais misteriosas os conduzem a uma assustadora tumba familiar. Quanto mais informações encontram, mais se aprofundam em um caminho tortuoso na direção de um antigo e perigoso segredo, destinado a lhes fazer acreditar em verdades que mais parecem ficção. Em uma corrida sem trégua, ameaçados por uma organização criminosa e lutando por suas vidas, a única esperança dos meninos é de que consigam salvar o mundo e encontrem as relíquias que podem mudar o curso da história.

"O céu é onde a matemática e a mágica se tornam uma só."


Olá, como estão todos?

Hoje vim falar do livro A Pedra Proibida – O Legado de Copérnico do autor Tony Abbott. Uma história recheada de aventuras e muitas incursões por locais e fatos enigmáticos sempre acompanhados de muita adrenalina e descobertas.

Wade é um jovem de apenas treze anos que desde cedo descobriu a paixão pela ciência e seu amor pelas estrelas. Aos sete anos ganhou uma carta celeste do amigo e antigo mentor de seu pai, a quem carinhosamente chama de tio Henry. A carta era gravada e pintada à mão e data do século XVI, uma obra fascinante que combina ciência, arte e história em um item de valor inestimável.

Na noite que antecede a viagem de Sara, sua madrasta, para a América do Sul, Wade tem um sonho estranho onde sua carta celeste pegou fogo. Acordou assustado e constatou que era apenas um sonho esquisito, alinhou a carta de acordo com as constelações que via por sua janela e ao fitar a janela percebeu um meteoro cruzar a escuridão, como se estivesse esperando por ele. Tudo parecia calmo e normal, mas a partir dali sua vida seria dividia em antes e depois daquele sonho e daquela noite estrelada.

Nessa história recheada de aventuras e que realmente pode ser comparada aos livros de Dan Brown para jovens leitores, conheceremos Wade; Darrel, seu irmão de criação; Lily, a prima deles e Becca, amiga de Lily e junto com eles seremos imersos em uma aventura recheada de enigmas, fatos históricos, amizade e muito suspense a cerca da morte de tio Henry e de outros personagens ligados a um segredo de longa data. Pessoas estão sumindo e começa uma caçada sem igual pelas relíquias de Copérnico.

"Wade Kaplan não sabia nem como nem por que - menos ainda quando - sonhou que sua preciosa carta celeste tinha sido tomada por chamas, mas acordou assustado no instante em que as espirais de tinta prateada e as elaboradas pinturas das constelações pegaram fogo."

Wade e Darrel desde o instante em que se conhecem se tornaram irmãos; mesmo com muitas diferenças os meninos possuem uma ligação linda e palpável. Darrel é musical, tocando sua guitarra de maneira que pode impressionar e é muito sociável, enquanto Wade curte Bach e tranquilidade, além de sua paixão pela ciência. Mesmo com as diferenças, o casamento de seus pais não poderia ter trazido presente melhor do que essa irmandade improvável e especial.

Tudo parecia ir normal para a família Kaplan, até que uma visita ao telescópio de Painter Hall muda tudo. Os meninos foram para lá enquanto o Sr. Kaplan levou Sara ao aeroporto e acabaram se deparando com um e-mail codificado no computador do pai de Wade enviado pelo tio Henry (um físico muito importante). Isso aguça a imaginação e curiosidade dos meninos e quando o Sr. Kaplan vê o e-mail imprime e deleta a mensagem, isso da margem a várias especulações por parte dos jovens. 

Quando chegam a casa, se deparam com Lily e Becca, que acabaram indo passar as férias com eles e juntos começam a desvendar o mistério do e-mail codificado que leva claro, a mais mistérios e charadas. O pai de Wade revela que quando ainda era aluno de Henry, fazia parte de um pequeno grupo conhecido como Asterias (estrela-do-mar em latim) e falava coisas que na época parecia apenas excentricidade, mas que agora se mostrava muito mais que palavras peculiares. 

Ao ligar para Henry e descobrir pela faxineira que ele havia morrido e que seu funeral seria no dia seguinte às 11h, Roald Kaplan acaba sendo convencido pelos meninos a ir para a Alemanha e levá-los. Todos bastante intrigados pelo e-mail e curiosos quanto à morte repentina do tio Henry, acabam partindo rumo aquela que não seria apenas uma viagem de despedida a alguém querido e sim descobertas maiores que estão relacionadas com todo o mundo e uma organização perigosa que está caçando aqueles que tiveram ligação com Henry. 

A história é daquelas que nos prende e nos deixa cada vez mais instigados a descobrir novas aventuras com o grupo. Gostei de cada um dos personagens que me foi apresentado e mais ainda da união do grupo para descobrir o que estava acontecendo.

Todos são muito diferentes um dos outros, mas essas diferenças completam o necessário para viverem essa grande aventura. O mais bacana foi ver Roald Kaplan prestar atenção e levar a sério o grupo de "meninos" que o seguiu, ou melhor, acho que ele seguiu os meninos nessa aventura. O final me deixou bastante curiosa por mais, pois nesse primeiro volume não serão descobertas todas as relíquias e mistérios e eu estou curiosa para conhecer cada uma delas.

"Um e-mail codificado de um amigo que havia morrido de repente tinha de significar algo na capital mundial da espionagem. Claro que sim."

17 comentários:

  1. Parece ser interessante, vou colocar na lista, preciso terminar os meus e estou sem tempo, beijos

    ritinhaangel.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uau,adorei a resenha,que história linda,ain já quero,adorei a capa também.

    ResponderExcluir
  3. Oi Karini.
    A Pedra Proibida parece ser recheado de aventuras e mistérios a serem desvendados pelos jovens Wade, Darrel, Lily e Becca. Pela sua resenha deu para perceber que ocorre muita ação e que a história prende o leitor.
    Mesmo assim, a história não me cativou. Já faz um tempo que as histórias mais juvenis não me atrai.

    ResponderExcluir
  4. Senti uma certa adrenalina, o livro parece ser bem frenético e fantasioso, com muitos mistérios que aparecerem na trama, os personagens parecem ser bem construídos e a narrativa parece ser excelente, amei a capa e a premissa, quero ler essa série, e conhecer mais sobre as aventuras do grupo

    ResponderExcluir
  5. A capa é linda e a história cheia de aventura. Fiquei curioso para ler!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que capa linda :O
    Não conhecia esse livro mas já pela capa o compraria rs
    Lendo a sua resenha me lembrei bastante da época em que li Percy Jackson e também A maldição do tigre, livros que gostei bastante. Acho que também gostaria bastante de ler esse. Gosto muito de aventuras que nos prendem a história e ainda mais quando tem um suspense por trás disso tudo, o que nos instiga a ler rápido para saber o que irá acontecer. Livro anotado ;)

    ResponderExcluir
  7. Fiquei com vontade de ler esse livro, já adicionei na minha lista.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas essa me deixou bastante curiosa para conhecer melhor a obra; vou acrescentar na lista de desejados e ler assim que possível.


    www.emcadapgina.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei sua resenha e fiquei muito curiosa pra ler o livro. Já havia adicionado a minha lista de futuras leituras, apenas pela sinopse e capa, agora com sua resenha, só confirmou!Gosto muito de enredos com aventura e mistério, com personagens cativantes. Quase sempre é diversão na certa. Obrigada pela ótima dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Não posso dizer que sou uma grande apreciadora da matemática, mas adorei a trama e sempre gostei muito de charadas e mistérios. Já fiquei morrendo de curiosidade de fazer a leitura e indiquei para um primo meu, que acho que pode gostar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Mais uma fantasia cheia de aventuras né, essa ainda tem uns mistérios e enigmas a serem desvendados, parece interessante. E ainda é daquele livros que deixam a pessoa ansiosa pela continuação, ou seja, do tipo tenso rsrs

    ResponderExcluir
  12. Adorei a trama do livro, principalmente após você tê-lo comparado com os livros do Dan Brown. Claro que a história vai ser mais leve por se tratar de um livro para jovens.
    Fiquei bem curiosa com o enredo do livro e o mistério que esse quarteto vai desvendar.
    Não sei se leria o livro, mas ele chamou a minha atenção.

    ResponderExcluir
  13. E um livro muito bom , nos prende a ele e não deixa sair , tem de tudo : ação , romance , aventura , mistério ... principalmente mistério . Gosto dele pois ele praticamente nos da uma aula , fala de geografia , ciências , matemática e ensina algumas coisas associadas a isso sem nem mesmo notarmos . Indico muito para quem é igual a mim , que adora uma aventura !

    ResponderExcluir
  14. Parece ser uma história interessante, mais acho que não seria um livro que eu leria, não por enquanto rsrs.

    ResponderExcluir
  15. Amei a sua resenha,com certeza esse entra para a minha lista de desejados que quero ler, amo livros de aventura, tambem gostei da capa, obrigado pela dica pois nunca tinha visto nada sobre esse livro

    ResponderExcluir
  16. Caramba, que resenha! A capa é perfeita, não tem como não chamar a atenção. Esse livro ja me ganhou, amo historias assim, cheias de emoção e aventura que prende a nossa atenção do inicio ao fim.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante, como gosto desse estilo de histórias acredito que irei gostar da leitura deste livro, pretendo ler futuramente.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!